Paula Peres Jornalista pela Universidade de São Paulo (USP), trabalhou com Educação antes mesmo de entrar na faculdade e foi educadora voluntária do Projeto Redigir por quatro anos. Nasceu no Capão Redondo, periferia de São Paulo, é feminista, pagodeira e tem sempre uma piada na ponta da língua. Gosta do cheiro de escola, café e pipoca.

Está na hora de se conhecer, conectar e celebrar quem você é

Hoje falamos de autoconhecimento e lançamos o Desafio Nova Escola para reconectar você à sala de aula

POR:
Soraia Yoshida

Tudo bom?

Eu quero confessar uma coisa: desde pequena, sempre fui muito ansiosa. Na véspera de provas, eu me consumia nos estudos para garantir que saberia tudo na hora H. A minha tática nunca me falhou. A ironia é perceber que, de alguma forma, eu ainda sou aquela menina que diante de grandes desafios se sente muito solitária e incapaz de vencer as provas da vida. O que melhorou é que eu aprendi a lidar melhor com a minha ansiedade. E saber que nos dias ruins não há nada que um chocolate não resolva.

O autoconhecimento é uma etapa importante nas nossas vidas e deve ser desenvolvido desde a infância. A Base Nacional Comum Curricular lista o autoconhecimento entre as Competências Gerais. Ainda bem, assim todos teremos mais tempo para desenvolver esse conhecimento de quem somos. Afinal, quando nos conhecemos melhor, também cuidamos melhor de nós mesmos. E continuamos nesse aprendizado ao longo da vida. Leia o artigo na íntegra.

Desafio Nova Escola

Nós sabemos que o professor se sente solitário. E que essa solidão pode ter impactos fortes na saúde emocional. Estresse e ansiedade podem tornar a vida ainda mais difícil - mesmo para quem conta com um grupo de apoio. Pensando nisso, estamos lançando o Desafio Nova Escola: vamos falar sobre solidão? Você terá a chance de trabalhar o autoconhecimento e as relações interpessoais. Basta se inscrever e acessar diariamente os conteúdos exclusivos. Venha conosco nessa reflexão para se reconectar. Veja como funciona e faça parte do Desafio Nova Escola!

Muito obrigado pela leitura, se cuide

Soraia Yoshida
Editora de Nova Escola e Nova Escola Gestão