13033
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - O QUE SABEMOS SOBRE OS ANIMAIS DIURNOS E NOTURNOS?

Plano de aula de Ciências com atividades para 1o ano do EF sobre O QUE SABEMOS SOBRE OS ANIMAIS DIURNOS E NOTURNOS?

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cibele Diogo Kimura

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências envolvendo diferentes escalas de tempo. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ser aprofundadas em aulas subsequentes. O objetivo da atividade é que os alunos estabeleçam relações entre sucessões de dias e noites, percebendo os diferentes comportamentos e características entre os animais diurnos e noturnos.

Materiais necessários para a aula: fichas para impressão, cola ou fita crepe, papel pardo e canetinha.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Leia o tema da aula para a turma. Comente que na aula de hoje vamos identificar os diferentes modos de vidas e o que diferenciam os animais diurnos e noturnos.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Leia o texto abaixo e contextualize com a turma de uma forma geral o que são animais diurnos e noturnos. Enfatize que essa classificação é mais uma forma de perceber como as sucessões dos dias e das noites orientam os hábitos diários dos animais.

VOCÊ SABIA…

… que existem animais com hábitos totalmente noturnos? Isso mesmo! Existem animais que dormem durante o dia e desenvolvem suas ações predominantemente a noite. Como também temos animais como nós, seres humanos que dormem durante a noite e ficam acordados durante o dia, que são chamados de animais diurnos.

Essa definição se dá para cada tipo, cada espécie, levando em consideração os hábitos de cada um. Portanto, assim como os seres humanos ou outros seres vivos também determinam seus ritmos de atividades diárias de acordo com a sucessão de dias e noites.

Em seguida, converse com as crianças exemplos de animais noturnos e diurnos: "Alguém saberia me falar o nome de um animal com hábitos diurnos e outro com hábitos noturnos"?

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Leia a questão disparadora para os alunos. Deixe-os que falem livremente suas possibilidades. Não responda aos questionamentos agora, apenas observe os conhecimentos que os alunos demonstram e anote no quadro.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos

Orientações: Organize a sala em seis grupos. Explique para a turma que cada grupo ouvirá uma curiosidade de um animal, em seguida, o grupo precisa conversar e definir se o animal melhor se classifica no grupo de animais diurnos ou no grupo de animais noturnos. Desenhe em um papel pardo um quadro com o desenho de um Sol e de uma Lua, explique que o Sol refere-se aos animais que predominam seus hábitos diurnos e a Lua simboliza os hábitos noturnos. Peça que uma criança do grupo cole a ficha do lugar correspondente escolhido pelo grupo, conforme classificaram o animal. Leia uma ficha por vez e faça a mediação da reflexão quando necessário, sempre enfatize que os hábitos dos animais acontecem com a sucessão dos dias e das noites e determinam seus ritmos de vida. Acesse as fichas no material complementar.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Explore o quadro concluído, leia todos as fichas classificados pelos animais diurnos e, em seguida, leia dos animais noturnos e discuta com a turma se existem dúvidas ou necessidade de alguma alteração. Faça uma sistematização com as principais características que diferenciam os animais diurnos e noturnos. Retome com os alunos a questão disparadora, procure identificar e anotar os comentários de cada um para futuras intervenções. Finalize a aula enfatizando alguns exemplos de como a sucessão de dias e noites orientam o ritmo das atividades dos diferentes animais.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências envolvendo diferentes escalas de tempo. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ser aprofundadas em aulas subsequentes. O objetivo da atividade é que os alunos estabeleçam relações entre sucessões de dias e noites, percebendo os diferentes comportamentos e características entre os animais diurnos e noturnos.

Materiais necessários para a aula: fichas para impressão, cola ou fita crepe, papel pardo e canetinha.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Leia o tema da aula para a turma. Comente que na aula de hoje vamos identificar os diferentes modos de vidas e o que diferenciam os animais diurnos e noturnos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Leia o texto abaixo e contextualize com a turma de uma forma geral o que são animais diurnos e noturnos. Enfatize que essa classificação é mais uma forma de perceber como as sucessões dos dias e das noites orientam os hábitos diários dos animais.

VOCÊ SABIA…

… que existem animais com hábitos totalmente noturnos? Isso mesmo! Existem animais que dormem durante o dia e desenvolvem suas ações predominantemente a noite. Como também temos animais como nós, seres humanos que dormem durante a noite e ficam acordados durante o dia, que são chamados de animais diurnos.

Essa definição se dá para cada tipo, cada espécie, levando em consideração os hábitos de cada um. Portanto, assim como os seres humanos ou outros seres vivos também determinam seus ritmos de atividades diárias de acordo com a sucessão de dias e noites.

Em seguida, converse com as crianças exemplos de animais noturnos e diurnos: "Alguém saberia me falar o nome de um animal com hábitos diurnos e outro com hábitos noturnos"?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Leia a questão disparadora para os alunos. Deixe-os que falem livremente suas possibilidades. Não responda aos questionamentos agora, apenas observe os conhecimentos que os alunos demonstram e anote no quadro.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos

Orientações: Organize a sala em seis grupos. Explique para a turma que cada grupo ouvirá uma curiosidade de um animal, em seguida, o grupo precisa conversar e definir se o animal melhor se classifica no grupo de animais diurnos ou no grupo de animais noturnos. Desenhe em um papel pardo um quadro com o desenho de um Sol e de uma Lua, explique que o Sol refere-se aos animais que predominam seus hábitos diurnos e a Lua simboliza os hábitos noturnos. Peça que uma criança do grupo cole a ficha do lugar correspondente escolhido pelo grupo, conforme classificaram o animal. Leia uma ficha por vez e faça a mediação da reflexão quando necessário, sempre enfatize que os hábitos dos animais acontecem com a sucessão dos dias e das noites e determinam seus ritmos de vida. Acesse as fichas no material complementar.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Explore o quadro concluído, leia todos as fichas classificados pelos animais diurnos e, em seguida, leia dos animais noturnos e discuta com a turma se existem dúvidas ou necessidade de alguma alteração. Faça uma sistematização com as principais características que diferenciam os animais diurnos e noturnos. Retome com os alunos a questão disparadora, procure identificar e anotar os comentários de cada um para futuras intervenções. Finalize a aula enfatizando alguns exemplos de como a sucessão de dias e noites orientam o ritmo das atividades dos diferentes animais.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Terra e Universo do 1º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano