Texto de apoio - Contextualização - O dia e a noite
Plano de Aula
Plano de aula: O dia e a noite
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Escalas de tempo
Por: Cibele Diogo Kimura
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências envolvendo diferentes escalas de tempo. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ser aprofundadas em aulas subsequentes. Para que os alunos tenham mais embasamentos e um melhor aproveitamento da temática proposta nesta aula, é aconselhável aplicar o plano indicado pelo código CIE1_05TU02, denominado “Observando o céu”. O objetivo da atividade é que os alunos sejam capazes de identificar e diferenciar elementos que caracterizam o dia e a noite, apoiando-se por meio de fenômenos naturais e a comportamentos dos seres vivos.
Materiais necessários para a aula: Vídeo: “Como surgiu a noite?”, disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=zXSBsQnDM6k; cartolinas, canetas, canetinhas, lápis e lápis de cor para produção dos cartazes; filipetas para impressão, cola e tesoura.
Título da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Leia o tema da aula para a turma. Comente que na aula de hoje vamos discutir sobre os elementos que caracterizam o dia e a noite.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA