12985
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 2º ano > Terra e Universo

Plano de aula - O SOL COMO FONTE LUZ

Plano de aula de Ciências com atividades para 2o ano do EF sobre O SOL COMO FONTE LUZ

Plano 08 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Simone dos Santos Ribeiro

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Sobre esta aula: este plano apresenta uma proposta para investigar como a luz do sol pode ser utilizada para iluminar os ambientes.

Materiais necessários para a aula: escolha a contextualização conforme a disponibilidade da unidade educativa (vídeo ou texto). No caso da opção pelo vídeo, será necessário um equipamento de projeção, som e acesso à internet.

Material para o mão na massa: caixas de papelão (uma por grupo), tesoura, garrafas pet pequenas (importante só utilizar caso tenha disponível na comunidade, não comprar para este fim), cola, papéis diversos coloridos e fita adesiva.

Material de apoio e pesquisa para o professor - https://www.portalsolar.com.br/o-que-e-energia-solar-.html , http://chc.org.br/energia-solar-uma-solucao-eletrizante/ , https://escolakids.uol.com.br/energia-solar.htm , https://novaescola.org.br/conteudo/334/como-funciona-a-energia-solar , https://www.enel.com.br/pr/midia/news/d201711-o-sertao-vai-virar-luz-poesia-celebra-os-beneficios-do-sol-nordestino.html

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: leia o tema da aula e comente com os estudantes que eles irão discutir maneiras de utilizar a luz do sol para iluminar os ambientes de maneira natural.

Questione:

  • Que tipo de materiais permitem a passagem da luz do sol?
  • Você acha que as casas são construídas de modo que a luz do sol seja aproveitada da melhor maneira possível?

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 08 minutos

Orientações: organize os estudantes em semicírculo e prepare-os para o momento de contextualização. Explique que se trata de uma reportagem que mostra a vida em comunidades pelo Brasil que ainda vivem sem energia elétrica e que viver sem eletricidade significa também viver sem iluminação noturna.

Faça a leitura do texto introdutório ou reproduza o vídeo.

Depois da contextualização, utilize questões como:

  • Quais seriam as dificuldades encontradas em uma comunidade sem luz elétrica?
  • Em que horário do dia podemos ter mais dificuldade sem iluminação elétrica?

Frisar que este caso acontece em uma comunidade indígena. Porém no contexto brasileiro esta realidade pode ser percebida em comunidades quilombola, rurais, ribeirinhas e até em locais urbanizados. Ter iluminação elétrica requer organização social e interesse político.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: ainda no semicírculo, proponha para os estudantes pensarem no suporte utilizado na contextualização. Leia a questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem hipóteses sobre a questão apontada.

Procure estimulá-los com os questionamentos:

  • Será que pode existir outras soluções para as comunidades que não tem iluminação elétrica?
  • Caso os estudantes façam referência a fogueira, por exemplo, questione o uso de madeira e como seria ter uma fogueira dentro de casa (falar de questões ambientais é riscos para a saúde).
  • Que tipos de materiais permitem a passagem da luz do sol?
  • Que tipo de materiais impedem que a luz do sol seja transmitida?
  • Vamos pensar em uma casa, o que temos que permite que a luz do sol possa iluminar os ambientes?

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: divida a turma em grupos e organize a sala para trabalho em grupos. Projete este slide, imprima ou reproduza as informações no quadro. Informe os estudantes que os grupos terão o desafio de projetar uma casa que utilize a luz do sol para iluminar os ambientes e, para isso, eles deverão seguir as orientações.

Disponibilize em uma mesa os materiais que os estudantes poderão utilizar para a confecção da casa (é importante que tenha materiais para todos os grupos): papel para anotação, lápis de escrever, lápis de cor, caixas de papelão, papel branco, cola, tesoura, fita crepe, imagem de duas células fotovoltaicas recortadas para cada grupo (disponíveis no material complementar).

  • Projetar- Os estudantes terão 05 minutos para construírem o projeto da casa que utilizará a luz solar para iluminar os ambientes. Para isso relembre sobre os materiais que já foram estudados e que permitem a passagem da luz do sol. Para o projeto, os estudantes irão fazer um desenho e prever, entre os materiais disponíveis, aqueles que irão utilizar para os pontos de iluminação.
  • Colaborar- Os estudantes terão 05 minutos para explicar brevemente para os outros grupos o que irão fazer. Tenha uma postura firme quanto ao tempo e ajude os grupos a serem breves nas explicações que podem servir para que possam ter mais idéias para o trabalho. Circule pelos grupos e explique que a iluminação precisa ser de baixo custo e que só terão duas células fotovoltaicas por grupo.

Lembre-os que, em comunidades que não têm luz elétrica, não existe iluminação nas ruas e que eles precisam discutir entre os grupos as soluções para a iluminação nas ruas pela noite. Lembre que cada grupo terá duas células fotovoltaicas e precisará decidir o melhor uso delas, escolhendo entre o bem comum é o bem somente para as residências. EXPLIQUE QUE CÉLULA FOTOVOLTAICA É UM TIPO DE BATERIA QUE SE CARREGA COM ENERGIA LUMINOSA VINDA DO SOL. Ela recebe a energia luminosa e armazena como uma bateria comum, essa energia pode ser utilizada, neste caso, para acender uma lâmpada.

  • Construir - Os estudantes terão 10 minutos para construir colaborativamente com o grupo o projeto que foi pensado.
  • Compartilhar - A turma toda terá 10 minutos para fazer as apresentações dos projetos. Divida os 10 minutos entre os grupos para que todos tenham o mesmo tempo de apresentação.

Circule pelos grupos e instrua sobre a importância de utilizar materiais de baixo custo e de fácil disponibilidade.

Questione:

  • Quais as dificuldades de projetar os ambientes?
  • Quais projetos atendem melhor as especificidades de iluminação natural?
  • Sobre a iluminação externa, tiveram dificuldades para definir como seria?
  • Como foi o compartilhamento das células fotovoltaicas? Conseguiram compartilhar com os outros grupos?

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: projete o slide, escreva no quadro, imprima o último slide ou leia as informações para sistematizar as aprendizagens da aula. Organize brevemente, com os estudantes, uma exposição com os croquis e projetos construídos.

Retome o que haviam dito na apresentação da questão disparadora e ressalte o que eles aprenderam na aula. Espera-se que tenham entendido que a luz solar pode ser utilizada para iluminar os ambientes e que é preciso pensar nos projetos das casas, para que possa ter focos de iluminação natural sem necessitar utilizar energia elétrica durante o dia. Saliente as questões ambientais, de economia de dinheiro e energia.

Questione:

  • Quais materiais podem favorecer a passagem da luz solar?
  • Sobre a iluminação noturna dos espaços comuns, quais foram as soluções encontradas?
  • Por que é importante que tenhamos iluminação em espaços comuns, como nas ruas durante noite?
  • Quais projetos atendem bem a iluminação natural?
  • O que poderia ser mudado nos projetos para que a luz solar possa ser melhor utilizada?

Material para o professor: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/energia-solar.htm , https://www.youtube.com/watch?v=m2BAbarwa_8 ,

https://www.youtube.com/watch?v=TCQhdAHOSIk

Resumo da aula

download Baixar plano

Sobre esta aula: este plano apresenta uma proposta para investigar como a luz do sol pode ser utilizada para iluminar os ambientes.

Materiais necessários para a aula: escolha a contextualização conforme a disponibilidade da unidade educativa (vídeo ou texto). No caso da opção pelo vídeo, será necessário um equipamento de projeção, som e acesso à internet.

Material para o mão na massa: caixas de papelão (uma por grupo), tesoura, garrafas pet pequenas (importante só utilizar caso tenha disponível na comunidade, não comprar para este fim), cola, papéis diversos coloridos e fita adesiva.

Material de apoio e pesquisa para o professor - https://www.portalsolar.com.br/o-que-e-energia-solar-.html , http://chc.org.br/energia-solar-uma-solucao-eletrizante/ , https://escolakids.uol.com.br/energia-solar.htm , https://novaescola.org.br/conteudo/334/como-funciona-a-energia-solar , https://www.enel.com.br/pr/midia/news/d201711-o-sertao-vai-virar-luz-poesia-celebra-os-beneficios-do-sol-nordestino.html

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: leia o tema da aula e comente com os estudantes que eles irão discutir maneiras de utilizar a luz do sol para iluminar os ambientes de maneira natural.

Questione:

  • Que tipo de materiais permitem a passagem da luz do sol?
  • Você acha que as casas são construídas de modo que a luz do sol seja aproveitada da melhor maneira possível?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 08 minutos

Orientações: organize os estudantes em semicírculo e prepare-os para o momento de contextualização. Explique que se trata de uma reportagem que mostra a vida em comunidades pelo Brasil que ainda vivem sem energia elétrica e que viver sem eletricidade significa também viver sem iluminação noturna.

Faça a leitura do texto introdutório ou reproduza o vídeo.

Depois da contextualização, utilize questões como:

  • Quais seriam as dificuldades encontradas em uma comunidade sem luz elétrica?
  • Em que horário do dia podemos ter mais dificuldade sem iluminação elétrica?

Frisar que este caso acontece em uma comunidade indígena. Porém no contexto brasileiro esta realidade pode ser percebida em comunidades quilombola, rurais, ribeirinhas e até em locais urbanizados. Ter iluminação elétrica requer organização social e interesse político.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: ainda no semicírculo, proponha para os estudantes pensarem no suporte utilizado na contextualização. Leia a questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem hipóteses sobre a questão apontada.

Procure estimulá-los com os questionamentos:

  • Será que pode existir outras soluções para as comunidades que não tem iluminação elétrica?
  • Caso os estudantes façam referência a fogueira, por exemplo, questione o uso de madeira e como seria ter uma fogueira dentro de casa (falar de questões ambientais é riscos para a saúde).
  • Que tipos de materiais permitem a passagem da luz do sol?
  • Que tipo de materiais impedem que a luz do sol seja transmitida?
  • Vamos pensar em uma casa, o que temos que permite que a luz do sol possa iluminar os ambientes?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: divida a turma em grupos e organize a sala para trabalho em grupos. Projete este slide, imprima ou reproduza as informações no quadro. Informe os estudantes que os grupos terão o desafio de projetar uma casa que utilize a luz do sol para iluminar os ambientes e, para isso, eles deverão seguir as orientações.

Disponibilize em uma mesa os materiais que os estudantes poderão utilizar para a confecção da casa (é importante que tenha materiais para todos os grupos): papel para anotação, lápis de escrever, lápis de cor, caixas de papelão, papel branco, cola, tesoura, fita crepe, imagem de duas células fotovoltaicas recortadas para cada grupo (disponíveis no material complementar).

  • Projetar- Os estudantes terão 05 minutos para construírem o projeto da casa que utilizará a luz solar para iluminar os ambientes. Para isso relembre sobre os materiais que já foram estudados e que permitem a passagem da luz do sol. Para o projeto, os estudantes irão fazer um desenho e prever, entre os materiais disponíveis, aqueles que irão utilizar para os pontos de iluminação.
  • Colaborar- Os estudantes terão 05 minutos para explicar brevemente para os outros grupos o que irão fazer. Tenha uma postura firme quanto ao tempo e ajude os grupos a serem breves nas explicações que podem servir para que possam ter mais idéias para o trabalho. Circule pelos grupos e explique que a iluminação precisa ser de baixo custo e que só terão duas células fotovoltaicas por grupo.

Lembre-os que, em comunidades que não têm luz elétrica, não existe iluminação nas ruas e que eles precisam discutir entre os grupos as soluções para a iluminação nas ruas pela noite. Lembre que cada grupo terá duas células fotovoltaicas e precisará decidir o melhor uso delas, escolhendo entre o bem comum é o bem somente para as residências. EXPLIQUE QUE CÉLULA FOTOVOLTAICA É UM TIPO DE BATERIA QUE SE CARREGA COM ENERGIA LUMINOSA VINDA DO SOL. Ela recebe a energia luminosa e armazena como uma bateria comum, essa energia pode ser utilizada, neste caso, para acender uma lâmpada.

  • Construir - Os estudantes terão 10 minutos para construir colaborativamente com o grupo o projeto que foi pensado.
  • Compartilhar - A turma toda terá 10 minutos para fazer as apresentações dos projetos. Divida os 10 minutos entre os grupos para que todos tenham o mesmo tempo de apresentação.

Circule pelos grupos e instrua sobre a importância de utilizar materiais de baixo custo e de fácil disponibilidade.

Questione:

  • Quais as dificuldades de projetar os ambientes?
  • Quais projetos atendem melhor as especificidades de iluminação natural?
  • Sobre a iluminação externa, tiveram dificuldades para definir como seria?
  • Como foi o compartilhamento das células fotovoltaicas? Conseguiram compartilhar com os outros grupos?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: projete o slide, escreva no quadro, imprima o último slide ou leia as informações para sistematizar as aprendizagens da aula. Organize brevemente, com os estudantes, uma exposição com os croquis e projetos construídos.

Retome o que haviam dito na apresentação da questão disparadora e ressalte o que eles aprenderam na aula. Espera-se que tenham entendido que a luz solar pode ser utilizada para iluminar os ambientes e que é preciso pensar nos projetos das casas, para que possa ter focos de iluminação natural sem necessitar utilizar energia elétrica durante o dia. Saliente as questões ambientais, de economia de dinheiro e energia.

Questione:

  • Quais materiais podem favorecer a passagem da luz solar?
  • Sobre a iluminação noturna dos espaços comuns, quais foram as soluções encontradas?
  • Por que é importante que tenhamos iluminação em espaços comuns, como nas ruas durante noite?
  • Quais projetos atendem bem a iluminação natural?
  • O que poderia ser mudado nos projetos para que a luz solar possa ser melhor utilizada?

Material para o professor: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/energia-solar.htm , https://www.youtube.com/watch?v=m2BAbarwa_8 ,

https://www.youtube.com/watch?v=TCQhdAHOSIk

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Terra e Universo do 2º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 2º ano:

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02CI08 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano