12948
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Biografia

POR: Renata Luz de Lima Lourenço 26/10/2018
Código: ING7_11UND02

7º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF07LI14) Produzir textos diversos sobre fatos, acontecimentos e personalidades do passado (linha do tempo/ timelines, biografias, verbetes de enciclopédias, blogues, entre outros).

Plano de aula de Inglês com atividades para 7o ano do EF sobre Biografia

 

Sobre este plano select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Preparação para a aula: Para estarem mais preparados para esta aula, os alunos devem trazer uma atividade pronta de casa. Eles devem pensar em alguém que admiram e tomar notas de algumas referências sobre a pessoa como nome, local de origem, data de nascimento e feitos importantes e/ou que eles admiram nele ou nela. Você encontra o modelo para esta atividade aqui. Essas informações serão usadas para a produção do texto no OUTPUT. Eles devem trazer uma foto da pessoa. Importante deixar claro que eles não podem colar a foto na folha de tarefa.

Objective select-down

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Mostre ou leia o objetivo desta aula para os alunos. Explique que ao final dessa aula os alunos terão escrito a biografia de alguém que eles admiram Diga: At the end of this class you’ll have written a biography of someone you admire.

Context select-down

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Comece perguntando aos alunos: Do you have a dream? What do you dream of? Deixe que eles respondam.

Explique que eles irão assistir um vídeo sobre sonhos e devem tentar identificar sobre qual tipo de sonho o garoto do vídeo fala.

Esclareça: You’re going to watch a video in which a boy talks about dreaming. What kind of dream does he talk about?

Abra o vídeo aqui.

O vídeo faz referência ao discurso feito por Martin Luther King Jr, intitulado “I have a dream” e fala sobre o sonho de um mundo melhor. O garoto diz que nunca devemos parar de sonhar. Ele pergunta como seria se Cristóvão Colombo resolvesse não sonhar em encontrar um mundo novo e decidisse ficar em casa assistindo Netflix? É a partir dos sonhos que muitas coisas acontecem.

Os alunos não precisam entender o vídeo completamente, apenas que o menino fala de um sonho de um mundo melhor sempre. Se você preferir, pode colocar legendas em inglês. É só clicar no ícone quadrado ao lado esquerdo do ícone em formato de engrenagem.

Se você não tiver acesso ao vídeo durante a aula você pode ler a transcrição do vídeo para os alunos.

Material complementar:

Para estar melhor preparado para esta aula, você encontra mais informações sobre o discurso de Martin Luther King Jr aqui, aqui (em inglês) e aqui (em português)

Clique aqui para a transcrição do vídeo.

Input select-down

Tempo sugerido: 15 minutos

Propósito: Apresentar um texto do gênero biografia

Expectativa: Que os alunos vejam quais informações há nesse gênero textual e aprendam um pouco mais sobre quem foi Martin Luther King Jr.

Orientações: Mostre o slide e pergunte: What kind of text is it? Pela imagem, eles provavelmente saberão que é uma biografia. Se você não tiver acesso à internet você pode imprimir a imagem em tamanho grande (mínimo A3).

Continue: How do you know that? Eles podem se referir diretamente à palavra biography ao lado do nome de Martin Luther King Jr.

Procure explorar mais: What kind of information is there that shows us this is a biography? A foto, informações pessoais como nome, data de nascimento e profissão, por exemplo.

Continue: Where was it published? How do you know that? Foi publicado em um site. Podemos reconhecer isso pelo endereço da página acima do texto.

Siga: Why do people write biographies? É muito comum encontrarmos biografias de pessoas famosas. Por serem admiradas, muitos querem saber como foi sua vida antes de se tornar famoso e como ele/ela conseguiu ou consegue influenciar tantas pessoas.

Prossiga questionando os alunos sobre Martin Luther King Jr: Students, you heard of Martin Luther King Jr in the previous activity. Do you know something about his life? Who was he? What did he do? É bem provável que eles não conheçam sobre a vida dele. Caso algum aluno o conheça, deixe que ele conte o que sabe.

Em seguida diga que irão conhecer um pouco mais sobre essa pessoa que teve um papel importantíssimo na história dos Estados Unidos na luta contra a segregação racial. Diga: Today, we’re going to learn a bit more about this man who made such a big difference in the US during the Civil Rights Movement against segregation laws. Você não precisa se aprofundar no assunto do Movimento dos Direitos Civis, mas no caso de surgir alguma pergunta, você pode ir preparado para a aula. Encontre informações aqui (em inglês) e aqui (em português).

Abra o site aqui. Leia ou peça para algum aluno ler apenas o primeiro parágrafo do texto (Martin Luther king Jr. Facts). Se você não tiver acesso à internet pode escrever o texto em tamanho grande (mínimo A3) e mostrar aos alunos.

Após a leitura faça perguntas de compreensão e anote no quadro conforme eles respondem. A anotação é importante para que eles vejam que em uma biografia esses dados são essenciais (nome, cidade e país, data de nascimento e/ou morte; acontecimentos da vida do biografado). Você pode usar as perguntas abaixo. As respostas foram retiradas diretamente do texto.

  • Who was Martin Luther King Jr? (Martin Luther King Jr. was a Baptist minister and social activist, who led the Civil Rights Movement in the United States from the mid-1950s until his death by assassination in 1968)
  • When was he born? (He was born in 1929)
  • Where was he born? (He was born in Atlanta, Georgia, the USA)
  • When did he die? (He died in 1968)
  • What happened in his life that made him such an admired person?
  • He had a seismic (very important) impact on race relations in the US
  • He headed the Southern Christian Leadership Conference
  • Through his activism and inspirational speeches he played a pivotal role in ending the legal segregation of African-American citizens in the United States , as well as the creation of the Civil Rights Act of 1964 and the Voting Rights Act of 1965.
  • He received the Nobel Peace Prize in 1964, among several other honors
  • He was assassinated in April 1968, and continues to be remembered as one of the most influential and inspirational African-American leaders in history.

Diga: All this personal information is essential in a biographical text.

Logo após a discussão sobre o conteúdo chame atenção dos alunos sobre o tempo verbal usado no texto. Pergunte: Does the text tell about the present or the past? Neste caso o passado é óbvio pois Martin Luther king Jr já morreu. Porém, enfatize que textos biográficos são geralmente escritos no passado.

Explique: Generally, biographies are written using the simple past, even if the person is not dead. Se achar interessante encontre os verbos no passado usado no texto: was, led, had, headed, played, received, was assassinated. Há uma parte no texto que está no presente: [...], and continues to be remembered as one of the most influential[...] Se algum aluno questionar, explique que é porque ela se refere ao presente e não aos acontecimentos da vida de Martin Luther King Jr que já estão no passado. O fato de ele ser lembrado com uma dos maiores líderes Afro-Americanos acontece até hoje.

Para mostrar que mesmo que a pessoa biografada esteja viva os verbos são usados no passado, você pode mostrar rapidamente a biografia de Barack Obama, e apontar todos os verbos usados no passado. Você encontra aqui.

Output select-down

Tempo sugerido: 23 minutos

Propósito: Escrever um texto biográfico a partir das informações trazidas pelos alunos como dever de casa

Expectativa: Que os alunos consigam organizar suas anotações em forma de texto e escrevam um texto coeso e coerente. Não se espera que eles escrevam textos muito elaborados, mas textos simples, com vocabulário que eles conheçam.

Orientações: Peça para pegarem a foto e as anotações que fizeram em casa sobre uma pessoa que admiram. Eles irão organizar as informações em um parágrafo, assim como viram sobre Martin Luther King Jr. Se você quiser apresentar aos alunos mais textos de biografias como modelo, é só clicar no nome abaixo (apenas o primeiro parágrafo de cada texto é suficiente):

Rosa Parks

Ruby Bridges

Abraham Lincoln

Nelson Mandela

Mahatma Gandhi

Aung San Suu Kyi

Malala Yousafzai

Você pode copiar os textos em folhas grandes e colar no quadro como referência. Não há necessidade de fazer a leitura com eles.

Explique: Now we’re going to use the photo and the notes you took at home about someone you admire.

Entregue o worksheet 1 e esclareça: First you need to organize your notes into a paragraph. Remember to use the verbs in the simple past. Dê a eles 15 minutos para escrever. Circule pela sala, esclareça qualquer dúvida e auxilie no que for preciso.

Após a escrita dos textos, os alunos irão fazer a revisão. Entregue uma legenda de correção para cada aluno ou escreva-a em uma folha de tamanho grande, mínimo A3, e cole no quadro ou em algum lugar que todos consigam ver. Peça para trocarem de texto com um colega. Eles deverão ler o texto e anotar conforme a legenda caso achem algo errado.

Explique: Now I want you to exchange your text with a friend. You must read the text and take notes according to the correction key. Do not write what you think is correct, just sinalize it using the keys.

Escreva um exemplo no quadro: João is a firefighter. he was born in Australia. Pergunte: What’s the mistake here? Eles provavelmente identificarão a letra minúscula no início da frase. Explique: When you start a sentence you must use capital letter. So, you need to underline the letter ‘h’ to show the writer he needs to use capital letter there. Faça conforme você explica e sublinhe o h da palavra he.

Dê a eles 5 minutos para fazerem a leitura e anotações dos textos. Em seguida eles devem devolver o texto e verificar as anotações que o colega fez eu seus textos. Eles devem conversar sobre qualquer discordância sobre as marcações. Explique: Now check if your text has any notes. If you don’t agree with any of them, talk to your partner. Eles devem argumentar com o colega caso discorde de alguma correção.

Após esse exercício eles podem fazer as devidas correções em seus textos.

Você pode expor todos os textos na parede da sala ou no mural da escola. Você pode também recolher todos os trabalhos e fazer um livro de biografias da sala. Peça para algum aluno mais criativo criar a capa e encaderne todos os textos. Cada dia um aluno leva para casa para mostrar para seus familiares.

Feedback select-down

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Organizar o que foi aprendido durante a aula

Expectativa: Que os alunos saiam da aula conhecendo um pouco mais sobre Martin Luther King Jr e que eles pensem um pouco mais sobre a constante busca de um mundo melhor. Além disso, espera-se que entendam o uso do passado simples e o gênero biografia.

Orientações: Pergunte a eles o que aprenderam durante a aula. Você pode ir anotando no quadro ou mostrar esse slide. Se algum aluno sugerir algo mais, considere se achar válido.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Preparação para a aula: Para estarem mais preparados para esta aula, os alunos devem trazer uma atividade pronta de casa. Eles devem pensar em alguém que admiram e tomar notas de algumas referências sobre a pessoa como nome, local de origem, data de nascimento e feitos importantes e/ou que eles admiram nele ou nela. Você encontra o modelo para esta atividade aqui. Essas informações serão usadas para a produção do texto no OUTPUT. Eles devem trazer uma foto da pessoa. Importante deixar claro que eles não podem colar a foto na folha de tarefa.

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Mostre ou leia o objetivo desta aula para os alunos. Explique que ao final dessa aula os alunos terão escrito a biografia de alguém que eles admiram Diga: At the end of this class you’ll have written a biography of someone you admire.

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Comece perguntando aos alunos: Do you have a dream? What do you dream of? Deixe que eles respondam.

Explique que eles irão assistir um vídeo sobre sonhos e devem tentar identificar sobre qual tipo de sonho o garoto do vídeo fala.

Esclareça: You’re going to watch a video in which a boy talks about dreaming. What kind of dream does he talk about?

Abra o vídeo aqui.

O vídeo faz referência ao discurso feito por Martin Luther King Jr, intitulado “I have a dream” e fala sobre o sonho de um mundo melhor. O garoto diz que nunca devemos parar de sonhar. Ele pergunta como seria se Cristóvão Colombo resolvesse não sonhar em encontrar um mundo novo e decidisse ficar em casa assistindo Netflix? É a partir dos sonhos que muitas coisas acontecem.

Os alunos não precisam entender o vídeo completamente, apenas que o menino fala de um sonho de um mundo melhor sempre. Se você preferir, pode colocar legendas em inglês. É só clicar no ícone quadrado ao lado esquerdo do ícone em formato de engrenagem.

Se você não tiver acesso ao vídeo durante a aula você pode ler a transcrição do vídeo para os alunos.

Material complementar:

Para estar melhor preparado para esta aula, você encontra mais informações sobre o discurso de Martin Luther King Jr aqui, aqui (em inglês) e aqui (em português)

Clique aqui para a transcrição do vídeo.

Tempo sugerido: 15 minutos

Propósito: Apresentar um texto do gênero biografia

Expectativa: Que os alunos vejam quais informações há nesse gênero textual e aprendam um pouco mais sobre quem foi Martin Luther King Jr.

Orientações: Mostre o slide e pergunte: What kind of text is it? Pela imagem, eles provavelmente saberão que é uma biografia. Se você não tiver acesso à internet você pode imprimir a imagem em tamanho grande (mínimo A3).

Continue: How do you know that? Eles podem se referir diretamente à palavra biography ao lado do nome de Martin Luther King Jr.

Procure explorar mais: What kind of information is there that shows us this is a biography? A foto, informações pessoais como nome, data de nascimento e profissão, por exemplo.

Continue: Where was it published? How do you know that? Foi publicado em um site. Podemos reconhecer isso pelo endereço da página acima do texto.

Siga: Why do people write biographies? É muito comum encontrarmos biografias de pessoas famosas. Por serem admiradas, muitos querem saber como foi sua vida antes de se tornar famoso e como ele/ela conseguiu ou consegue influenciar tantas pessoas.

Prossiga questionando os alunos sobre Martin Luther King Jr: Students, you heard of Martin Luther King Jr in the previous activity. Do you know something about his life? Who was he? What did he do? É bem provável que eles não conheçam sobre a vida dele. Caso algum aluno o conheça, deixe que ele conte o que sabe.

Em seguida diga que irão conhecer um pouco mais sobre essa pessoa que teve um papel importantíssimo na história dos Estados Unidos na luta contra a segregação racial. Diga: Today, we’re going to learn a bit more about this man who made such a big difference in the US during the Civil Rights Movement against segregation laws. Você não precisa se aprofundar no assunto do Movimento dos Direitos Civis, mas no caso de surgir alguma pergunta, você pode ir preparado para a aula. Encontre informações aqui (em inglês) e aqui (em português).

Abra o site aqui. Leia ou peça para algum aluno ler apenas o primeiro parágrafo do texto (Martin Luther king Jr. Facts). Se você não tiver acesso à internet pode escrever o texto em tamanho grande (mínimo A3) e mostrar aos alunos.

Após a leitura faça perguntas de compreensão e anote no quadro conforme eles respondem. A anotação é importante para que eles vejam que em uma biografia esses dados são essenciais (nome, cidade e país, data de nascimento e/ou morte; acontecimentos da vida do biografado). Você pode usar as perguntas abaixo. As respostas foram retiradas diretamente do texto.

  • Who was Martin Luther King Jr? (Martin Luther King Jr. was a Baptist minister and social activist, who led the Civil Rights Movement in the United States from the mid-1950s until his death by assassination in 1968)
  • When was he born? (He was born in 1929)
  • Where was he born? (He was born in Atlanta, Georgia, the USA)
  • When did he die? (He died in 1968)
  • What happened in his life that made him such an admired person?
  • He had a seismic (very important) impact on race relations in the US
  • He headed the Southern Christian Leadership Conference
  • Through his activism and inspirational speeches he played a pivotal role in ending the legal segregation of African-American citizens in the United States , as well as the creation of the Civil Rights Act of 1964 and the Voting Rights Act of 1965.
  • He received the Nobel Peace Prize in 1964, among several other honors
  • He was assassinated in April 1968, and continues to be remembered as one of the most influential and inspirational African-American leaders in history.

Diga: All this personal information is essential in a biographical text.

Logo após a discussão sobre o conteúdo chame atenção dos alunos sobre o tempo verbal usado no texto. Pergunte: Does the text tell about the present or the past? Neste caso o passado é óbvio pois Martin Luther king Jr já morreu. Porém, enfatize que textos biográficos são geralmente escritos no passado.

Explique: Generally, biographies are written using the simple past, even if the person is not dead. Se achar interessante encontre os verbos no passado usado no texto: was, led, had, headed, played, received, was assassinated. Há uma parte no texto que está no presente: [...], and continues to be remembered as one of the most influential[...] Se algum aluno questionar, explique que é porque ela se refere ao presente e não aos acontecimentos da vida de Martin Luther King Jr que já estão no passado. O fato de ele ser lembrado com uma dos maiores líderes Afro-Americanos acontece até hoje.

Para mostrar que mesmo que a pessoa biografada esteja viva os verbos são usados no passado, você pode mostrar rapidamente a biografia de Barack Obama, e apontar todos os verbos usados no passado. Você encontra aqui.

Tempo sugerido: 23 minutos

Propósito: Escrever um texto biográfico a partir das informações trazidas pelos alunos como dever de casa

Expectativa: Que os alunos consigam organizar suas anotações em forma de texto e escrevam um texto coeso e coerente. Não se espera que eles escrevam textos muito elaborados, mas textos simples, com vocabulário que eles conheçam.

Orientações: Peça para pegarem a foto e as anotações que fizeram em casa sobre uma pessoa que admiram. Eles irão organizar as informações em um parágrafo, assim como viram sobre Martin Luther King Jr. Se você quiser apresentar aos alunos mais textos de biografias como modelo, é só clicar no nome abaixo (apenas o primeiro parágrafo de cada texto é suficiente):

Rosa Parks

Ruby Bridges

Abraham Lincoln

Nelson Mandela

Mahatma Gandhi

Aung San Suu Kyi

Malala Yousafzai

Você pode copiar os textos em folhas grandes e colar no quadro como referência. Não há necessidade de fazer a leitura com eles.

Explique: Now we’re going to use the photo and the notes you took at home about someone you admire.

Entregue o worksheet 1 e esclareça: First you need to organize your notes into a paragraph. Remember to use the verbs in the simple past. Dê a eles 15 minutos para escrever. Circule pela sala, esclareça qualquer dúvida e auxilie no que for preciso.

Após a escrita dos textos, os alunos irão fazer a revisão. Entregue uma legenda de correção para cada aluno ou escreva-a em uma folha de tamanho grande, mínimo A3, e cole no quadro ou em algum lugar que todos consigam ver. Peça para trocarem de texto com um colega. Eles deverão ler o texto e anotar conforme a legenda caso achem algo errado.

Explique: Now I want you to exchange your text with a friend. You must read the text and take notes according to the correction key. Do not write what you think is correct, just sinalize it using the keys.

Escreva um exemplo no quadro: João is a firefighter. he was born in Australia. Pergunte: What’s the mistake here? Eles provavelmente identificarão a letra minúscula no início da frase. Explique: When you start a sentence you must use capital letter. So, you need to underline the letter ‘h’ to show the writer he needs to use capital letter there. Faça conforme você explica e sublinhe o h da palavra he.

Dê a eles 5 minutos para fazerem a leitura e anotações dos textos. Em seguida eles devem devolver o texto e verificar as anotações que o colega fez eu seus textos. Eles devem conversar sobre qualquer discordância sobre as marcações. Explique: Now check if your text has any notes. If you don’t agree with any of them, talk to your partner. Eles devem argumentar com o colega caso discorde de alguma correção.

Após esse exercício eles podem fazer as devidas correções em seus textos.

Você pode expor todos os textos na parede da sala ou no mural da escola. Você pode também recolher todos os trabalhos e fazer um livro de biografias da sala. Peça para algum aluno mais criativo criar a capa e encaderne todos os textos. Cada dia um aluno leva para casa para mostrar para seus familiares.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Organizar o que foi aprendido durante a aula

Expectativa: Que os alunos saiam da aula conhecendo um pouco mais sobre Martin Luther King Jr e que eles pensem um pouco mais sobre a constante busca de um mundo melhor. Além disso, espera-se que entendam o uso do passado simples e o gênero biografia.

Orientações: Pergunte a eles o que aprenderam durante a aula. Você pode ir anotando no quadro ou mostrar esse slide. Se algum aluno sugerir algo mais, considere se achar válido.

Contents

  1. INPUT: An excerpt of Martin Luther King Jr.’s biography
  2. OUTPUT: Write a biography of someone the student admires

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF07LI14) Produzir textos diversos sobre fatos, acontecimentos e personalidades do passado (linha do tempo/timelines, biografias, verbetes de enciclopédias, blogues, entre outros.

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Professor-autor: Renata Luz de Lima Lourenço

Mentor: Tatiana Martin

Especialista: Celina Fernandes


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

OUTRAS AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes