12897
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Diversidade de Materiais

Plano de aula de Ciências para o 1º ano do Ensino Fundamental sobre as caracteristicas de diferentes materiais (textura, forma, cor etc.).

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Helisabety Barros Mendes de Melo

 

Sobre esta aula select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: uma cópia do slide 5 para cada aluno(a). Revistas para recorte, tesoura, cola, caneta permanente e 1 papel 40Kg.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Leia o título da aula e solicite que os alunos nomeiem os diferentes tipos de materiais que compõem alguns dos objetos que fazem parte do nosso cotidiano. Explore objetos presentes no ambiente da sala de aula, tais como: cadeira; lâmpada; caderno etc.

Registre no quadro esses dados para que os alunos se familiarizem com a forma de registro que deverá ser feita na folha que será disponibilizada para cada um deles, contendo a tabela equivalente a ser preenchida no slide 5.

CONTEXTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Leia o texto e informe as situações representadas nas imagens, apontando alguns dos materiais que compõem os objetos que fazem parte da vida cotidiana.

QUESTÃO DISPARADORA select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia a questão disparadora e explique que para respondê-la é necessário a observação de alguns aspectos da nossa rotina, a partir do reconhecimento dos objetos/materiais de uso cotidiano e do que são feitos. Em seguida, solicite que se organizem em grupos de até 3 ou 4 integrantes.

MÃO NA MASSA select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Distribua uma cópia do slide para cada integrante do grupo e solicite que em grupos de até 3 ou 4 alunos, façam um levantamento de cinco objetos mais utilizados pelo grupo em um determinado contexto do seu dia a dia e de que material esses objetos são feitos.

Os grupos deverão listar os objetos/materiais a partir de diferentes contextos do seu dia a dia, por exemplo:

Grupo 1: Quando está no quarto;

Grupo 2: Quando está no banheiro;

Grupo 3: Quando está realizando a sua refeição;

Grupo 4: Quando está estudando na escola;

Grupo 5: Quando está brincando no pátio.

SISTEMATIZAÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Leia o texto. Em seguida, converse sobre a diversidade de materiais presentes em objetos de uso cotidiano. Feito isso, coletivamente, liste os materiais mais presentes no cotidiano dos alunos conforme o registro dos mesmos e exponha os resultados em um cartaz painel ilustrando os diferentes tipos de material (plástico, madeira, papel, metal, etc.) nos diferentes contextos. Os alunos poderão pesquisar as gravuras ou desenhar. Ao final, o painel deve ser fixado na sala de aula para que os alunos visualizem.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: uma cópia do slide 5 para cada aluno(a). Revistas para recorte, tesoura, cola, caneta permanente e 1 papel 40Kg.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Leia o título da aula e solicite que os alunos nomeiem os diferentes tipos de materiais que compõem alguns dos objetos que fazem parte do nosso cotidiano. Explore objetos presentes no ambiente da sala de aula, tais como: cadeira; lâmpada; caderno etc.

Registre no quadro esses dados para que os alunos se familiarizem com a forma de registro que deverá ser feita na folha que será disponibilizada para cada um deles, contendo a tabela equivalente a ser preenchida no slide 5.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Leia o texto e informe as situações representadas nas imagens, apontando alguns dos materiais que compõem os objetos que fazem parte da vida cotidiana.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia a questão disparadora e explique que para respondê-la é necessário a observação de alguns aspectos da nossa rotina, a partir do reconhecimento dos objetos/materiais de uso cotidiano e do que são feitos. Em seguida, solicite que se organizem em grupos de até 3 ou 4 integrantes.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Distribua uma cópia do slide para cada integrante do grupo e solicite que em grupos de até 3 ou 4 alunos, façam um levantamento de cinco objetos mais utilizados pelo grupo em um determinado contexto do seu dia a dia e de que material esses objetos são feitos.

Os grupos deverão listar os objetos/materiais a partir de diferentes contextos do seu dia a dia, por exemplo:

Grupo 1: Quando está no quarto;

Grupo 2: Quando está no banheiro;

Grupo 3: Quando está realizando a sua refeição;

Grupo 4: Quando está estudando na escola;

Grupo 5: Quando está brincando no pátio.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Leia o texto. Em seguida, converse sobre a diversidade de materiais presentes em objetos de uso cotidiano. Feito isso, coletivamente, liste os materiais mais presentes no cotidiano dos alunos conforme o registro dos mesmos e exponha os resultados em um cartaz painel ilustrando os diferentes tipos de material (plástico, madeira, papel, metal, etc.) nos diferentes contextos. Os alunos poderão pesquisar as gravuras ou desenhar. Ao final, o painel deve ser fixado na sala de aula para que os alunos visualizem.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Matéria e Energia do 1º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01CI01 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano