Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Este plano é o três de uma sequência de cinco planos, abordando a competência oral e o gênero debate. A escolha é sua: você pode usá-los articulados ou individualmente, pois cada um apresenta alternativas para uso sem os outros. Abaixo, são apresentados os tópicos trabalhados em cada um dos planos:
- Aula 1: Passo a passo de um debate
- Aula 2: Elaborar argumentos
- Aula 3: Aprender a expressar diferentes maneiras de concordar
- Aula 4: Aprender a expressar diferentes modos de discordar
- Aula 5: Participar de um debate
Preparação da aula: Caso não tenha acesso à tecnologia em sala (computador, internet e projetor), imprima o material com antecedência, o que inclui o context, o objective, a atividade de input, o output e a atividade de output. A resolução da atividade de output pode ser encontrada aqui.
Context
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande aqui, de modo que toda a turma consiga enxergar) e pergunte:
- What can you see in the image? (Espera-se que respondam Names). And what do these people do? (Provavelmente dirão They sing).
Caso queira adaptar a nuvem com outros nomes, busque algum word cloud generator na internet.
- What kind of music do the singers in the cloud sing? (Espera-se que digam Rap and Hip Hop). And what do they usually sing about? (Aceite quaisquer respostas que expressem a ideia de protesto, preconceitos, desigualdades, autoridades, superação, violência, dificuldades [protest, prejudice, inequalities, authorities, overcoming, violence, difficulties]. Anote-as no quadro).
- Do you listen to them? What calls your attention in their music? (Motive-os a expressar suas opiniões).
- Do you agree music is a good way to spread ideas and make a point? (Espera-se que respondam yes or no). Continue a perguntar: Why? (Motive-os a expressar suas opiniões).
Seria interessante expor os alunos a exemplos de rap ou hip hop em inglês. A sugestão é a de se usar versos ou estrofes das músicas, para otimizar o tempo de aula, e explorar os temas que aparecem, e cotejá-los com a temática dos cantores brasileiros.
Objective
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete, mostre ou leia o objetivo desta aula. Explique que a aula será focada na prática das expressões de concordância a partir de opiniões vistas previamente.
Input
Tempo sugerido: 25 minutos.
Propósito: Organizar as expressões usadas para expressar concordância.
Expectativa: Que os alunos consigam organizar as frases usadas para concordar.
Orientações: Mostre a folha de atividade aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar). Diga aos alunos que colocarão frases em ordem e que elas se referem a expressões que usamos para mostrar que estamos de acordo com ideias ou pessoas. Este exercício pode ser realizado em duplas, mas certifique-se de que cada aluno preencha sua própria folha de exercícios. Entregue cópias da atividade, que também pode ser acessada aqui. A resolução da atividade pode ser encontrada aqui.
- Look at the exercise. There are many sentences there but they’re all out of order. What do you have to do here? (Espera-se que os alunos respondam Put them in the correct order).
- In pairs/trios, rewrite the sentences.
Dê tempo para que eles trabalhem. Após todas as duplas/trios terminarem o exercício, corrija-o (na lousa ou através de projeção) e pergunte aos alunos se eles acrescentariam mais alguma expressão. Caso haja mais frases, escreva-as no quadro e peça aos alunos que tomem nota também na própria folha de atividade. Em seguida, retome a ideia de que essas expressões são usadas quando queremos demonstrar que concordamos com a opinião ou ideia de outra pessoa.
Material complementar: As expressões usadas na atividade foram retiradas dos sites https://freeenglishlessonplans.com/2013/01/31/language-of-agreement-and-disagreement/ e http://yvanbaptiste.pagesperso-orange.fr/methodo/opinion.htm.
Input
Tempo sugerido: Input.
Propósito: Apresentar o conteúdo (vídeo) que servirá de base para a atividade de output.
Expectativa: Que os alunos identifiquem a importância do contato com outras culturas e idiomas.
Orientações: Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar) e pergunte:
- What do the two words have in common? (Quaisquer respostas são bem-vindas neste momento. Anote algumas palavras-chave no quadro.)
- Do you think learning another language is important? Why? (Quaisquer respostas são bem-vindas neste momento).
- And what about getting to know a different culture? Is it important? (Motive-os a expressar opiniões).
- Now think about the word cloud we saw with all the names of hip hop and rap singers (Mostre a imagem novamente). Do you think we can find out about their culture by listening to their music? Why? (Aceite quaisquer respostas que falem da música como uma manifestação cultural).
- Faça a projeção do vídeo disponível em https://www.youtube.com/watch?v=kDSznObj_bw. Let’s watch this video. It has no sound; only images and phrases. If you want, you can take notes of words or ideas you consider interesting or important in the video.
Ao final da projeção, pergunte: Was there any connection between sentences and images? (Provavelmente os alunos dirão Yes). Siga com a pergunta Can you give examples? (Espera-se que os alunos façam comentários a partir de suas anotações ou sobre palavras e/ou imagens que recordarem).
Output
Tempo sugerido: 12 minutos.
Propósito: A partir de opiniões apresentadas no vídeo do input e das expressões estudadas na atividade de input, selecionar algumas e dizer o por quê de estar de acordo.
Expectativa: Que os alunos escrevam frases que expressem concordância com as opiniões apresentadas.
Orientações: Projete ou imprima o slide em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar, e mostre aos alunos. Diga que eles trabalharão em pares/trios na elaboração de frases que mostrem que estão de acordo com as ideias apresentadas e o por quê da concordância. Oriente-os sobre a possibilidade de usar dicionários físicos ou online para realizar a atividade.
- Now you will work with these opinions (mostrar as frases para eles). Read all of them. Dê algum tempo para que leiam e resolvam possíveis dúvidas de vocabulário.
- Pay attention to the instructions. Step one: in pairs/trios you’ll choose one opinion from the video that you all agree with.
- Step two: write this opinion on the sheet of paper. Mostre a folha de atividade (que pode ser encontrada aqui).
- Then, think of an explanation why the pair/group agrees with the video and write down your argument using the expressions you learned in the input activity.
- For this activity, you can use online or physical dictionaries to write your ideas.
Monitore o trabalho de cada grupo, auxiliando-os quanto a dúvidas. À medida que os grupos acabem as produções, corrija-as, e peça, ao final, que compartilhem com todo o grupo.
Sugestões se houver tempo disponível:
- Diga aos grupos que podem escolher outra frase para realizar a mesma atividade proposta;
- Expor as produções na sala (após a correção).
Feedback
Tempo sugerido: 3 minutos.
Propósito: Organizar os saberes ativados durante essa aula.
Expectativa: Que os alunos saiam da aula com a impressão de que aprenderam a expressar concordância com outras opiniões.
Orientações: Escreva ou projete a pergunta no quadro e espere que eles deem suas opiniões, e então mostre os tópicos para que comparem com o que disseram. Caso o tempo seja pouco, apenas projete ou comente sobre os saberes da aula.