Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
Contexto e questão disparadora
Marque uma videochamada com a turma, apresente os slides “contexto” e motive-os a entrar na história.
Apresente a questão disparadora:
- O leite é uma mistura homogênea ou heterogênea?
Peça a eles que reflitam sobre o assunto.
Mão na massa
Organize a turma em grupos de até 5 estudantes e proporcione um meio de comunicação entre eles (disponibilizando um link para videoconferência ou criando um grupo em aplicativo de mensagens).
Envie aos grupos as fichas caça-produtos e pergunte se eles possuem em casa os produtos descritos nas fichas. Quando encontrarem os produtos, peça que respondam se é um colóide e qual o tipo.
Os produtos que os estudantes deverão procurar em casa são:
Gel de cabelo, maionese embalada, vinagre, desodorante spray, espuma de sabão (prepare uma mistura com água e sabão), embalagem de gelatina, creme corporal, loção hidratante, shampoo, creme de cabelo, água sanitária, suco, água mineral, água de coco ou chá, leite, esponja para limpeza, pasta de dente, pote de margarina, isopor (pedaço ou caixa), detergente, amaciante, geleia de frutas, pote de sorvete, inseticida aerossol, creme de leite e sabonete.
Explique que basta 1 integrante do grupo ter o produto em casa, mas, caso ninguém do grupo possua, não tem problema. Oriente-os a passarem para o próximo.
Sistematização
Marque outra videochamada com toda a turma. Reserve um tempo para que os grupos compartilhem o que encontraram em casa e como responderam as perguntas. Siga as orientações propostas no slide “sistematização”.
Convite às famílias
Peça que as famílias auxiliem os estudantes a identificar se possuem o produto em casa. Não há a necessidade de comprar nenhum produto.
Sugestão Enviada Por: Fransueli Bahr
Código: CIE6_01M&E07
(EF06CI01) Classificar como homogênea ou heterogênea a mistura de dois ou mais materiais (água e sal, água e óleo, água e areia etc.).
AULA 01
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes