12802
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 4º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Pirâmide ecológica de energia: o fluxo de energia nas cadeias alimentares

Plano de aula de Ciências com atividades para 4o ano do EF sobre Pirâmide ecológica de energia: o fluxo de energia nas cadeias alimentares

Plano 07 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Lenira Tamanini

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Você observará que a habilidade indicada não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em outras aulas. Esta pode ser considerada uma aula sequencial, posterior aos planos CIE4_0401,CIE4_0402, CIE4_0403, CIE4_0404, CIE4_0405 e CIE4_0406.

Materiais necessários para a aula: Retângulos de tamanhos diferentes, imagens de seres vivos que integram uma cadeia alimentar (encontradas no material complementar deste plano) e lápis de cor. Os retângulos podem ser substituídos por tiras de papel colorido.

Abaixo há algumas sugestões de recursos que o professor pode acessar, a fim de que haja um melhor embasamento para o desenvolvimento da aula. É interessante que este material seja para aproveitamento do professor, já que não é nosso objetivo trazer conceitos pré-elaborados para a turma, mas que, a partir da análise investigativa, as crianças consigam compreendê-los significamente.

Texto: Pirâmides ecológicas

https://brasilescola.uol.com.br/biologia/piramides-ecologicas.htm

Fluxo de energia nos ecossistemas

https://www.infoescola.com/ecologia/fluxo-de-energia-nos-ecossistemas/

Fluxos de energia e ciclo de matéria da cadeia alimentar

https://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/biologia/fluxos-de-energia-e-ciclo-de-materia-da-cadeia-alimentar.htm

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia para os alunos o título da aula. Pergunte o que eles entendem por pirâmide. Provavelmente, os alunos citarão as famosas pirâmides do Egito. O importante neste momento é que os alunos conheçam a estrutura. Questione o significado da palavra ecológica. Possivelmente, surgirão palavras relacionadas ao meio ambiente, como animais, plantas, água, floresta. Essa concepção dependerá do nível de compreensão que os alunos já tiverem sobre o tema. Na sequência, aborde a palavra energia, estabelecendo relação com a cadeia alimentar, ou seja, para que serve a energia e como ela é fornecida entre os níveis tróficos. Finalize a discussão relendo o título da aula e indagando sobre o que os estudantes acreditam que será tratado nesta aula.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Projete a imagem para os alunos. Caso não seja possível, viabilize a imagem para observação de forma coletiva, em grupo ou individual. Solicite aos alunos que observem atentamente as duas imagens. No momento da observação, permita que eles troquem algumas informações, pois normalmente as percepções são diferentes. Em seguida, levante questionamentos, como:

  • O que as imagens estão representando?
  • Como são os ecossistemas representados nas figuras?
  • Qual a principal fonte de energia para os dois ecossistemas retratados?
  • Quem utiliza a energia do Sol para produzir seu próprio alimento? Como são chamados?
  • Como ocorre o fluxo de energia na cadeia alimentar (nível a nível)?
  • É possível identificar alguma relação entre os seres vivos do ecossistema aquático? E do terrestre? E entre um e outro?

Essas questões devem introduzir a discussão desta aula. Este não é o momento de trazer conceitos pré-estabelecidos para os alunos, mas de envolvê-los na temática, estimulando a participação de todos e descobrindo quais conhecimentos prévios eles trazem consigo.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia a questão disparadora para os alunos. Pergunte sobre o conceito de cadeia alimentar. Os alunos poderão apresentar a concepção de cadeia alimentar como um processo de transferência de matéria e energia entre os seres vivos por meio da alimentação. Contudo, se o conceito não estiver bem consolidado, as crianças podem verbalizar palavras isoladas, como alimentação, sequência, ordem, energia, processo, seres vivos, entre outras. Questione quais são as condições que o meio dispõe para a alimentação dos seres vivos, ou seja, relembre os níveis tróficos da cadeia alimentar (produtores, consumidores, decompositores) e, ainda, o que é uma cadeia alimentar em equilíbrio e desequilíbrio. Vale salientar que tais conceitos foram apresentados em aulas anteriores e, neste momento, já devem ter sido compreendidos. Todavia, caso haja alguma dúvida retome-os. Pergunte o que acontece com a energia transferida de nível trófico para nível trófico. Permita que os alunos digam suas percepções, possibilitando a troca de informações e verificando as concepções prévias deles.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 24 minutos.

Orientações: Solicite que as crianças se organizem em duplas. Leia ou projete para os alunos as orientações. Antes de entregar o material, pergunte novamente o que é uma pirâmide e, se possível, mostre uma imagem a eles. É extremamente importante que eles saibam que as pirâmides construídas apresentam “degraus” ou patamares. Entregue para cada grupo os retângulos e as imagens dos seres vivos que integram a cadeia alimentar a ser representada na pirâmide ecológica (esse material está disponível no material complementar deste plano). A pirâmide será composta por cinco degraus, a seguir: produtores - gramíneas, consumidores primários - gafanhotos, consumidores secundários - sapos, consumidores terciários - cobras e consumidores quaternários - gaviões.

Solicite que os alunos pintem os retângulos de cores diferentes e depois montem a pirâmide colocando os seres vivos na sequência da cadeia alimentar. Nesse momento, ande pela sala e verifique quais são as ideias iniciais sobre a posição dos seres vivos. Inicialmente, os alunos podem ter claro que quem dá início a base da pirâmide são os produtores, todavia é possível que alguma dupla coloque em sentido inverso, mas, no segundo momento essa ação será discutida entre os grupos. Determine cinco minutos para essa atividade. Solicite, então, que as duplas se juntem a outra dupla para conferir a ordem da pirâmide. Caso haja algum grupo que apresente divergências ou ordem invertida, é preciso acompanhar a troca de ideias e realizar questionamentos que ativem conceitos pré-elaborados.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Leia ou projete a sequência da atividade para os alunos. As perguntas podem ser passadas no quadro. Ao ler as perguntas, esclareça o que é metabolismo. Solicite aos alunos que observem a pirâmide, que pensem na cadeia alimentar e que registrem as próprias conclusões. Caminhe entre os grupos, auxiliando e ouvindo os argumentos que são utilizados pelos alunos para determinar as respostas, e, se for o caso, intervenha em alguma equipe que apresente divergências, estabelecendo ações reflexivas. Terminada esta atividade, proponha aos estudantes a organização de um semicírculo, no qual cada grupo apresentará as conclusões às quais chegaram. Determine a ordem de apresentação, que pode ser feita por sorteio, por disposição dos grupos em sala de aula ou por outro critério que atenda à sua necessidade.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Projete o slide ou realize a leitura da atividade para os alunos. No centro do semicírculo, monte com eles uma pirâmide de energia grande. Em seguida, nomeie os níveis tróficos e sinalize com uma flecha o sentido da energia. Aproveite o momento para realizar os seguintes questionamentos:

  • Por que o nível da cadeia alimentar precisa ser trocado?
  • Por que as gramíneas (produtores) estão na base da pirâmide e possuem o maior degrau?
  • O gavião está no último degrau dessa pirâmide. Que tipo de consumidor ele é?
  • A transferência de energia ocorre em que direção?
  • O aproveitamento de energia é maior ou menor numa cadeia alimentar pequena (três níveis)?
  • Para onde vai a energia liberada (perdida) pelos seres vivos? No que ela se transforma?

Relembre aos alunos que a alimentação é transformada em energia e que essa energia é transferida de nível trófico a nível trófico no processo da cadeia alimentar. As reflexões e os questionamentos sugeridos são importantes para que os alunos indiquem os elementos essenciais na elaboração do conceito científico, dentre eles, o de que o fluxo de energia é unidirecional. Realize a produção coletiva do conceito de transferência de energia na cadeia alimentar. Saliente que os seres vivos utilizam parte da energia que recebem em atividades vitais, portanto, ao transferirem parte de sua energia para outro nível trófico, ocorre uma diminuição progressiva da quantidade transferida. Além disso, todos os seres vivos liberam energia para o meio em forma de calor. Normalmente, uma cadeia alimentar não apresenta mais que cinco níveis tróficos, pois a energia vai se tornando mínima, ou seja, quanto mais curta for a cadeia alimentar, maior será o aproveitamento da energia.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Projete o slide para os alunos. Em seguida, verifique se a construção da pirâmide de energia está correta. Como sugestão, caso haja tempo hábil, ou para uma próxima aula, segue o link de um vídeo, para complementar a aula.

Como funciona um ecossistema (2:02) -https://www.youtube.com/watch?v=_d0mo6MK4TE

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Você observará que a habilidade indicada não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em outras aulas. Esta pode ser considerada uma aula sequencial, posterior aos planos CIE4_0401,CIE4_0402, CIE4_0403, CIE4_0404, CIE4_0405 e CIE4_0406.

Materiais necessários para a aula: Retângulos de tamanhos diferentes, imagens de seres vivos que integram uma cadeia alimentar (encontradas no material complementar deste plano) e lápis de cor. Os retângulos podem ser substituídos por tiras de papel colorido.

Abaixo há algumas sugestões de recursos que o professor pode acessar, a fim de que haja um melhor embasamento para o desenvolvimento da aula. É interessante que este material seja para aproveitamento do professor, já que não é nosso objetivo trazer conceitos pré-elaborados para a turma, mas que, a partir da análise investigativa, as crianças consigam compreendê-los significamente.

Texto: Pirâmides ecológicas

https://brasilescola.uol.com.br/biologia/piramides-ecologicas.htm

Fluxo de energia nos ecossistemas

https://www.infoescola.com/ecologia/fluxo-de-energia-nos-ecossistemas/

Fluxos de energia e ciclo de matéria da cadeia alimentar

https://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/biologia/fluxos-de-energia-e-ciclo-de-materia-da-cadeia-alimentar.htm

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia para os alunos o título da aula. Pergunte o que eles entendem por pirâmide. Provavelmente, os alunos citarão as famosas pirâmides do Egito. O importante neste momento é que os alunos conheçam a estrutura. Questione o significado da palavra ecológica. Possivelmente, surgirão palavras relacionadas ao meio ambiente, como animais, plantas, água, floresta. Essa concepção dependerá do nível de compreensão que os alunos já tiverem sobre o tema. Na sequência, aborde a palavra energia, estabelecendo relação com a cadeia alimentar, ou seja, para que serve a energia e como ela é fornecida entre os níveis tróficos. Finalize a discussão relendo o título da aula e indagando sobre o que os estudantes acreditam que será tratado nesta aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Projete a imagem para os alunos. Caso não seja possível, viabilize a imagem para observação de forma coletiva, em grupo ou individual. Solicite aos alunos que observem atentamente as duas imagens. No momento da observação, permita que eles troquem algumas informações, pois normalmente as percepções são diferentes. Em seguida, levante questionamentos, como:

  • O que as imagens estão representando?
  • Como são os ecossistemas representados nas figuras?
  • Qual a principal fonte de energia para os dois ecossistemas retratados?
  • Quem utiliza a energia do Sol para produzir seu próprio alimento? Como são chamados?
  • Como ocorre o fluxo de energia na cadeia alimentar (nível a nível)?
  • É possível identificar alguma relação entre os seres vivos do ecossistema aquático? E do terrestre? E entre um e outro?

Essas questões devem introduzir a discussão desta aula. Este não é o momento de trazer conceitos pré-estabelecidos para os alunos, mas de envolvê-los na temática, estimulando a participação de todos e descobrindo quais conhecimentos prévios eles trazem consigo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia a questão disparadora para os alunos. Pergunte sobre o conceito de cadeia alimentar. Os alunos poderão apresentar a concepção de cadeia alimentar como um processo de transferência de matéria e energia entre os seres vivos por meio da alimentação. Contudo, se o conceito não estiver bem consolidado, as crianças podem verbalizar palavras isoladas, como alimentação, sequência, ordem, energia, processo, seres vivos, entre outras. Questione quais são as condições que o meio dispõe para a alimentação dos seres vivos, ou seja, relembre os níveis tróficos da cadeia alimentar (produtores, consumidores, decompositores) e, ainda, o que é uma cadeia alimentar em equilíbrio e desequilíbrio. Vale salientar que tais conceitos foram apresentados em aulas anteriores e, neste momento, já devem ter sido compreendidos. Todavia, caso haja alguma dúvida retome-os. Pergunte o que acontece com a energia transferida de nível trófico para nível trófico. Permita que os alunos digam suas percepções, possibilitando a troca de informações e verificando as concepções prévias deles.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 24 minutos.

Orientações: Solicite que as crianças se organizem em duplas. Leia ou projete para os alunos as orientações. Antes de entregar o material, pergunte novamente o que é uma pirâmide e, se possível, mostre uma imagem a eles. É extremamente importante que eles saibam que as pirâmides construídas apresentam “degraus” ou patamares. Entregue para cada grupo os retângulos e as imagens dos seres vivos que integram a cadeia alimentar a ser representada na pirâmide ecológica (esse material está disponível no material complementar deste plano). A pirâmide será composta por cinco degraus, a seguir: produtores - gramíneas, consumidores primários - gafanhotos, consumidores secundários - sapos, consumidores terciários - cobras e consumidores quaternários - gaviões.

Solicite que os alunos pintem os retângulos de cores diferentes e depois montem a pirâmide colocando os seres vivos na sequência da cadeia alimentar. Nesse momento, ande pela sala e verifique quais são as ideias iniciais sobre a posição dos seres vivos. Inicialmente, os alunos podem ter claro que quem dá início a base da pirâmide são os produtores, todavia é possível que alguma dupla coloque em sentido inverso, mas, no segundo momento essa ação será discutida entre os grupos. Determine cinco minutos para essa atividade. Solicite, então, que as duplas se juntem a outra dupla para conferir a ordem da pirâmide. Caso haja algum grupo que apresente divergências ou ordem invertida, é preciso acompanhar a troca de ideias e realizar questionamentos que ativem conceitos pré-elaborados.

Slide Plano Aula

Orientações: Leia ou projete a sequência da atividade para os alunos. As perguntas podem ser passadas no quadro. Ao ler as perguntas, esclareça o que é metabolismo. Solicite aos alunos que observem a pirâmide, que pensem na cadeia alimentar e que registrem as próprias conclusões. Caminhe entre os grupos, auxiliando e ouvindo os argumentos que são utilizados pelos alunos para determinar as respostas, e, se for o caso, intervenha em alguma equipe que apresente divergências, estabelecendo ações reflexivas. Terminada esta atividade, proponha aos estudantes a organização de um semicírculo, no qual cada grupo apresentará as conclusões às quais chegaram. Determine a ordem de apresentação, que pode ser feita por sorteio, por disposição dos grupos em sala de aula ou por outro critério que atenda à sua necessidade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Projete o slide ou realize a leitura da atividade para os alunos. No centro do semicírculo, monte com eles uma pirâmide de energia grande. Em seguida, nomeie os níveis tróficos e sinalize com uma flecha o sentido da energia. Aproveite o momento para realizar os seguintes questionamentos:

  • Por que o nível da cadeia alimentar precisa ser trocado?
  • Por que as gramíneas (produtores) estão na base da pirâmide e possuem o maior degrau?
  • O gavião está no último degrau dessa pirâmide. Que tipo de consumidor ele é?
  • A transferência de energia ocorre em que direção?
  • O aproveitamento de energia é maior ou menor numa cadeia alimentar pequena (três níveis)?
  • Para onde vai a energia liberada (perdida) pelos seres vivos? No que ela se transforma?

Relembre aos alunos que a alimentação é transformada em energia e que essa energia é transferida de nível trófico a nível trófico no processo da cadeia alimentar. As reflexões e os questionamentos sugeridos são importantes para que os alunos indiquem os elementos essenciais na elaboração do conceito científico, dentre eles, o de que o fluxo de energia é unidirecional. Realize a produção coletiva do conceito de transferência de energia na cadeia alimentar. Saliente que os seres vivos utilizam parte da energia que recebem em atividades vitais, portanto, ao transferirem parte de sua energia para outro nível trófico, ocorre uma diminuição progressiva da quantidade transferida. Além disso, todos os seres vivos liberam energia para o meio em forma de calor. Normalmente, uma cadeia alimentar não apresenta mais que cinco níveis tróficos, pois a energia vai se tornando mínima, ou seja, quanto mais curta for a cadeia alimentar, maior será o aproveitamento da energia.

Slide Plano Aula

Orientações: Projete o slide para os alunos. Em seguida, verifique se a construção da pirâmide de energia está correta. Como sugestão, caso haja tempo hábil, ou para uma próxima aula, segue o link de um vídeo, para complementar a aula.

Como funciona um ecossistema (2:02) -https://www.youtube.com/watch?v=_d0mo6MK4TE

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 4º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04CI04 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04CI05 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano