12796
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 4º ano > Matéria e Energia

Plano de aula - Misturas homogêneas e heterogêneas

Plano de aula de Ciências com atividades para 4o ano do EF sobre Misturas homogêneas e heterogêneas

Plano 06 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Elisa Greenhalgh Vilalta

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta é a sexta aula sobre a temática e deve ser utilizada preferencialmente na sequência das aulas da unidade para que os alunos tenham uma melhor compreensão dos assuntos trabalhados.

Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nas aulas que tratam desta habilidade, consulte o site:

Materiais necessários para a aula: Preparar uma caixa com os seguintes materiais: cinco copos ou potes transparentes, cinco pedaços de tecido ou TNT, etiquetas, água, óleo, areia, sal, açúcar, álcool, água com gás, pedrinhas, mel, duas bolinhas de gude e serragem.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão discutir sobre uma importante propriedade da água que é a solubilidade.
Neste momento, você pode retomar o que foi trabalhado no plano CIE4_01ME03, em que os alunos trabalharam com materiais que eram solúveis na água.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Organize os alunos em um semicírculo. Em seguida, leia o artigo ou imprima o artigo, se for possível. Converse sobre o soro e para que serve. Leve para a sala o soro caseiro pronto e mostre para os alunos. Você pode também prepará-lo na frente da classe com a ajuda de um aluno. Pergunte para os alunos:

Alguém já precisou tomar o soro caseiro? Por quê?

Qual é a aparência do sal? E do açúcar?

O que acontece quando misturamos o sal e o açúcar?

Conseguimos ver o sal e o açúcar depois de dissolvidos na água?

Há misturas em que conseguimos distinguir os materiais que foram colocados nela?

Vocês podem dar outros exemplos?

Em seguida, comente sobre a atividade que eles irão realizar: Hoje vocês farão e observarão diferentes tipos de mistura.

Site de consulta para o professor:

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Ainda no semicírculo, leia a Questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem hipóteses sobre como podemos diferenciar pela observação os materiais que formam uma mistura. Não se preocupe em responder os questionamentos deles, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Organize os alunos em cinco grupos. Explique a atividade usando o slide projetado ou imprima as orientações para a atividade no arquivo disponível. Caso você não tenha impressora, pode escrever as orientações para o jogo no quadro para assegurar que todos compreendam as regras.

Leia as orientações para a classe, peça que cada grupo escolha um líder. Os cinco líderes devem ir até a mesa e utilizar o material das caixas para realizar as misturas. O professor dará um cartão para cada um com os materiais que devem misturar para que haja misturas homogêneas e heterogêneas. Os alunos deverão misturar: água com óleo e areia, água, sal e açúcar, água e álcool, água com gás e pedrinhas e água, mel, bolinhas de gude e serragem. Quando terminarem de misturar, devem colocar uma etiqueta numerando as misturas sem colocar o cartão com os componentes da mistura e cobrir sua mistura com um tecido. Os líderes se posicionam separados em cinco pontos da sala e os cinco grupos se organizam, cada um na frente do seu líder. Ao seu sinal, os líderes descobrem as misturas e os alunos do grupo a observam, tentam descobrir o que foi misturado e fazem suas anotações. Após 2 minutos, dê novamente o sinal. O líder cobre novamente a mistura e os alunos passam para a próxima mistura e fazem o mesmo procedimento, tentam descobrir e anotam quais materiais foram misturados. Os grupos irão circular por todas as misturas.

Acompanhe o trabalho e procure colaborar com os grupos que tiverem dúvidas. Observe se todos os grupos estão passando por todas as misturas e realizando anotações. Há um modelo de relatório de observaçõesi, mas você pode deixar que os alunos façam as anotações da forma que quiserem.

Materiais necessários: Preparar uma caixa com os seguintes materiais: cinco copos ou potes transparentes, cinco pedaços de tecido ou TNT, etiquetas, água, óleo, areia, sal, açúcar, álcool, água com gás, pedrinhas, mel, duas bolinhas de gude e serragem.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Reúna novamente os alunos em um semicírculo e abra o debate. Cada grupo deve apresentar o que achou que estava misturado no copo mistura por mistura. Na mistura 1, o aluno que preparou esta mistura fica na frente com a mistura coberta e vai dizendo se os grupos acertaram ou não, ou quantos materiais acertaram em cada mistura. Neste momento deixe que os próprios grupos discutam e cheguem às conclusões. No final de cada mistura o líder pode dizer o que misturou. Faça a projeção com o slide, imprima ou escreva no quadro as perguntas para orientar um pouco a discussão e não deixar que os alunos se dispersem. Observe as discussões e levante outras perguntas conforme o desenvolvimento da discussão de cada grupo. Intervenha quando perceber que os grupos não conseguem interagir de forma construtiva, indique soluções, faça questionamentos para estimular um trabalho produtivo. É importante a limitação do tempo para que o foco não se perca e que a sistematização e conclusão da aula sejam realizadas.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Após a discussão em grupos, peça os grupos separem as misturas em dois grupos: misturas que conseguimos distinguir os materiais que as formavam e misturas em que não conseguimos distinguir os materiais que as formavam. Peça para que cada grupo sistematize no seu caderno as suas descobertas por meio de um mapa conceitual ou de uma tabela e depois compartilhe com a turma.

Se os alunos nunca trabalharam com mapas conceituais, sugira ou coloque no quadro um modelo simples para que eles possam completar, como o que foi sugerido no slide. Se os alunos estiverem acostumados com este tipo de registro, deixe que cada grupo organize utilizando sua criatividade e exponha para a turma. Você pode pedir que façam este mapa conceitual em papel A3 ou cartolina para expor na sala. Se a escola tiver recursos, há o aplicativo SimpleMind,
que é muito interessante para realizar mapas conceituais.

SimpleMind - https://simplemind.eu/ - Acesso em: 22 de junho de 2018.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Projete o slide ou leia as informações para sistematizar os aprendizados da aula. Comente com os alunos que, como conseguimos comprovar nas observações, há dois tipos de mistura: aquelas em que conseguimos perceber os materiais que fazem parte dela e aquelas em que não conseguimos perceber estes materiais. Retome o Contexto, a Questão disparadora, as hipóteses que foram levantadas, a apresentação realizada pelos alunos e destaque o que eles aprenderam na aula. Espera-se que os alunos percebam que nem sempre eles conseguirão distinguir o soluto e o solvente das misturas, respondendo, então a Questão disparadora. Agora é a hora de nomear os dois tipos de mistura, homogêneas e heterogêneas, e relacioná-las com o que já foi trabalhado em outras aulas.

Termine a aula com o desafio: A água com gelo é uma mistura homogênea ou heterogênea? Escute as hipóteses dos alunos e verifique se algum deles chegará à conclusão de que é uma mistura heterogênea, apesar de o gelo também ser água, conseguimos distingui-lo da água, ou seja, a solução tem duas fases. Esta aula é a sexta de uma unidade que aborda o tema de misturas de substâncias. Em aulas posteriores, a temática será encaminhada para que utilizem estes conceitos para começar a separar misturas homogêneas e heterogêneas.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta é a sexta aula sobre a temática e deve ser utilizada preferencialmente na sequência das aulas da unidade para que os alunos tenham uma melhor compreensão dos assuntos trabalhados.

Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nas aulas que tratam desta habilidade, consulte o site:

Materiais necessários para a aula: Preparar uma caixa com os seguintes materiais: cinco copos ou potes transparentes, cinco pedaços de tecido ou TNT, etiquetas, água, óleo, areia, sal, açúcar, álcool, água com gás, pedrinhas, mel, duas bolinhas de gude e serragem.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão discutir sobre uma importante propriedade da água que é a solubilidade.
Neste momento, você pode retomar o que foi trabalhado no plano CIE4_01ME03, em que os alunos trabalharam com materiais que eram solúveis na água.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Organize os alunos em um semicírculo. Em seguida, leia o artigo ou imprima o artigo, se for possível. Converse sobre o soro e para que serve. Leve para a sala o soro caseiro pronto e mostre para os alunos. Você pode também prepará-lo na frente da classe com a ajuda de um aluno. Pergunte para os alunos:

Alguém já precisou tomar o soro caseiro? Por quê?

Qual é a aparência do sal? E do açúcar?

O que acontece quando misturamos o sal e o açúcar?

Conseguimos ver o sal e o açúcar depois de dissolvidos na água?

Há misturas em que conseguimos distinguir os materiais que foram colocados nela?

Vocês podem dar outros exemplos?

Em seguida, comente sobre a atividade que eles irão realizar: Hoje vocês farão e observarão diferentes tipos de mistura.

Site de consulta para o professor:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Ainda no semicírculo, leia a Questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem hipóteses sobre como podemos diferenciar pela observação os materiais que formam uma mistura. Não se preocupe em responder os questionamentos deles, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Organize os alunos em cinco grupos. Explique a atividade usando o slide projetado ou imprima as orientações para a atividade no arquivo disponível. Caso você não tenha impressora, pode escrever as orientações para o jogo no quadro para assegurar que todos compreendam as regras.

Leia as orientações para a classe, peça que cada grupo escolha um líder. Os cinco líderes devem ir até a mesa e utilizar o material das caixas para realizar as misturas. O professor dará um cartão para cada um com os materiais que devem misturar para que haja misturas homogêneas e heterogêneas. Os alunos deverão misturar: água com óleo e areia, água, sal e açúcar, água e álcool, água com gás e pedrinhas e água, mel, bolinhas de gude e serragem. Quando terminarem de misturar, devem colocar uma etiqueta numerando as misturas sem colocar o cartão com os componentes da mistura e cobrir sua mistura com um tecido. Os líderes se posicionam separados em cinco pontos da sala e os cinco grupos se organizam, cada um na frente do seu líder. Ao seu sinal, os líderes descobrem as misturas e os alunos do grupo a observam, tentam descobrir o que foi misturado e fazem suas anotações. Após 2 minutos, dê novamente o sinal. O líder cobre novamente a mistura e os alunos passam para a próxima mistura e fazem o mesmo procedimento, tentam descobrir e anotam quais materiais foram misturados. Os grupos irão circular por todas as misturas.

Acompanhe o trabalho e procure colaborar com os grupos que tiverem dúvidas. Observe se todos os grupos estão passando por todas as misturas e realizando anotações. Há um modelo de relatório de observaçõesi, mas você pode deixar que os alunos façam as anotações da forma que quiserem.

Materiais necessários: Preparar uma caixa com os seguintes materiais: cinco copos ou potes transparentes, cinco pedaços de tecido ou TNT, etiquetas, água, óleo, areia, sal, açúcar, álcool, água com gás, pedrinhas, mel, duas bolinhas de gude e serragem.

Slide Plano Aula

Orientações: Reúna novamente os alunos em um semicírculo e abra o debate. Cada grupo deve apresentar o que achou que estava misturado no copo mistura por mistura. Na mistura 1, o aluno que preparou esta mistura fica na frente com a mistura coberta e vai dizendo se os grupos acertaram ou não, ou quantos materiais acertaram em cada mistura. Neste momento deixe que os próprios grupos discutam e cheguem às conclusões. No final de cada mistura o líder pode dizer o que misturou. Faça a projeção com o slide, imprima ou escreva no quadro as perguntas para orientar um pouco a discussão e não deixar que os alunos se dispersem. Observe as discussões e levante outras perguntas conforme o desenvolvimento da discussão de cada grupo. Intervenha quando perceber que os grupos não conseguem interagir de forma construtiva, indique soluções, faça questionamentos para estimular um trabalho produtivo. É importante a limitação do tempo para que o foco não se perca e que a sistematização e conclusão da aula sejam realizadas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Após a discussão em grupos, peça os grupos separem as misturas em dois grupos: misturas que conseguimos distinguir os materiais que as formavam e misturas em que não conseguimos distinguir os materiais que as formavam. Peça para que cada grupo sistematize no seu caderno as suas descobertas por meio de um mapa conceitual ou de uma tabela e depois compartilhe com a turma.

Se os alunos nunca trabalharam com mapas conceituais, sugira ou coloque no quadro um modelo simples para que eles possam completar, como o que foi sugerido no slide. Se os alunos estiverem acostumados com este tipo de registro, deixe que cada grupo organize utilizando sua criatividade e exponha para a turma. Você pode pedir que façam este mapa conceitual em papel A3 ou cartolina para expor na sala. Se a escola tiver recursos, há o aplicativo SimpleMind,
que é muito interessante para realizar mapas conceituais.

SimpleMind - https://simplemind.eu/ - Acesso em: 22 de junho de 2018.

Slide Plano Aula

Orientações: Projete o slide ou leia as informações para sistematizar os aprendizados da aula. Comente com os alunos que, como conseguimos comprovar nas observações, há dois tipos de mistura: aquelas em que conseguimos perceber os materiais que fazem parte dela e aquelas em que não conseguimos perceber estes materiais. Retome o Contexto, a Questão disparadora, as hipóteses que foram levantadas, a apresentação realizada pelos alunos e destaque o que eles aprenderam na aula. Espera-se que os alunos percebam que nem sempre eles conseguirão distinguir o soluto e o solvente das misturas, respondendo, então a Questão disparadora. Agora é a hora de nomear os dois tipos de mistura, homogêneas e heterogêneas, e relacioná-las com o que já foi trabalhado em outras aulas.

Termine a aula com o desafio: A água com gelo é uma mistura homogênea ou heterogênea? Escute as hipóteses dos alunos e verifique se algum deles chegará à conclusão de que é uma mistura heterogênea, apesar de o gelo também ser água, conseguimos distingui-lo da água, ou seja, a solução tem duas fases. Esta aula é a sexta de uma unidade que aborda o tema de misturas de substâncias. Em aulas posteriores, a temática será encaminhada para que utilizem estes conceitos para começar a separar misturas homogêneas e heterogêneas.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Matéria e Energia do 4º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04CI01 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano