Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: O foco desta aula é o caráter cíclico da matéria na natureza, em contraponto à produção e acúmulo de lixo na sociedade. Apesar de poder ser aplicada individualmente, ela é parte de uma sequência didática sobre os problemas ambientais e a busca por uma sociedade mais sustentável. Na Base Nacional Curricular Comum, ela contempla a habilidade 13 de ciências do 9º ano do ensino fundamental.
Materiais necessários para a aula: Pote de vidro com tampa, pedrinhas (pode ser seixo), pequenos pedaços de carvão, terra adubada e uma (ou algumas) mudinha de planta. Você construirá um terrário na frente da turma. Se houver tempo, divida a turma em grupos com antecedência e peça que cada grupo providencie esses materiais para a próxima a aula, assim eles também construirão o terrário e a aula ficará ainda mais interessante para eles. Você também pode levar os materiais e pedir que os estudantes levem apenas os potes de vidro com tampa. Obs.: Não precisa necessariamente ser vidro, basta ser um recipiente transparente e com tampa.
Título da aula
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Divida a turma em grupos de até cinco estudantes. Leia o título da aula e pergunte o significado da palavra “ciclo”. Comente brevemente as respostas. Caso os estudantes já tenham visto em outro momento os ciclos biogeoquímicos, você pode relembrar o tema.
Mais informações sobre ciclos na natureza, acesse o Site da Khan Academy, disponível em: <https://pt.khanacademy.org/science/biology/ecology/biogeochemical-cycles/a/introduction-to-biogeochemical-cycles>.
Se você tiver aplicado a aula anterior desta sequência didática (Consumismo e degradação ambiental), relembre os estudantes da economia linear, modelo no qual a natureza é tratada como fonte de recursos e depósito de lixo. Contraponha esse modelo ao significado da palavra ciclo.
Contexto
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações: Se houver datashow, leia o significado de “terrário” e pergunte se os estudantes já conheciam esse termo e se já viram algum. Depois comente o caso da reportagem no qual um terrário não é aberto para receber adubo e água há mais de 40 anos. Caso não haja datashow, escreva a palavra no quadro e pergunte se os estudantes sabem o que é. Após as respostas, escreva o significado no quadro e em seguida comente o caso do terrário de 40 anos.
Link para a matéria sobre o terrário: ROMANZOTI, Natasha. Jardim garrafa: plantas florescem em ecossistema que não tem sido aberto desde 1972. Disponível em <https://hypescience.com/jardim-garrafa-plantas-florescem-em-ecossistema-que-nao-tem-sido-aberto-desde-1972/>. Acesso em: 19 de Maio de 2018
Questão disparadora
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Faça a pergunta do slide ou a escreva no quadro. Se os estudantes disserem simplesmente que não sabem o que é um terrário, provoque algumas respostas com perguntas como:
- O que as plantas precisam para viver?
- Será que este material está presente dentro do terrário?
- Será que não acaba? Por quê?
Mão na massa
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Distribua a apostila (disponível no material complementar) aos grupos e, em seguida, comece a construção do terrário. A medida que for distribuindo os materiais, comente sobre a função de cada um deles, necessários para a sobrevivência do terrário.(Neste link você encontra essas funções: Site Terra Jardim, disponível em: <http://terrajardim.com.br/como-cuidar/como-funcionam/>).
Caso os estudantes tenham levado material para o terrário, você não precisa construí-lo antecipadamente, apenas oriente-os na construção do deles (a receita está na apostila). Esta atividade não deve levar muito tempo, cronometre até 7 minutos para construção do terrário.
Mão na massa
Orientações: Após a construção do terrário, é a hora da reflexão. Peça que os grupos respondam aos questionamentos da apostila (os mesmos deste slide). Eles devem escrever as respostas no caderno. Além dos questionamentos, a apostila tem um texto que os auxiliará nesta reflexão. Por fim, os grupos devem expor suas respostas.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Após as respostas dos estudantes é possível saber se eles conseguiram atingir o objetivo desta aula, que é compreender o caráter cíclico da matéria em um sistema natural. Eles devem relacionar a manutenção da vida no terrário à reciclagem contínua dos compostos químicos presentes no substrato e nas plantas (ciclo do Carbono e do Nitrogênio, por exemplo). Converse com eles sobre quem transforma a matéria inorgânica do substrato em matéria orgânica (as plantas, por meio da fotossíntese) e quem faz o inverso (bactérias e fungos).
Comente também sobre o ciclo da água, que do mesmo modo é continuamente reciclada pelas plantas que a absorvem do solo e a utilizam no processo da fotossíntese, sendo posteriormente novamente liberada por meio da respiração. Pergunte por que o terrário precisa ser transparente, isso para lembrar-lhes que a luz é a energia usada para manter o sistema funcionando. Certifique-se de que os estudantes compreenderam que, nesta aula, o terrário é uma excelente metáfora do planeta Terra, pois representa todos os processo cíclicos envolvidos na manutenção da vida no planeta.
Sistematização
Tempo sugerido:
Orientações: Para finalizar a aula, apresente esses dois esquemas e peça que eles o reproduzam no caderno. O primeiro resume o caminho da matéria em um sistema natural onde tudo é reaproveitado em um processo cíclico e “infinito”. O segundo resume o caráter linear do processo produtivo na sociedade (como já discutido no P2 desta unidade), onde ainda não há uma reciclagem significativa a ponto de reverter o cenário de degradação causado pelo modo como a natureza é tratada: fonte de extração de recursos no início do processo e depósito de lixo ao final.
Os estudantes devem completar o esquema do ciclo da matéria na natureza indicando o nível trófico de cada grupo de organismos.
Gabarito: Plantas - Produção; Animais - Consumo; Bactérias e fungos - Decomposição.