Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Para um melhor aproveitamento da aula, utilize anteriormente o plano “Vaporização e condensação da água”.
Materiais necessários para a aula: imprima um tabuleiro para cada grupo de até 6 estudantes, um kit de fichas de informações para cada tabuleiro e uma carta do tempo para cada estudante. Forneça um dado para cada tabuleiro.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia o título com a turma e questione-os sobre como eles fazem para saber se irá chover e qual a importância dessa informação.
Contexto
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações: Oriente os estudantes a procurarem por uma previsão do tempo antes da aula, ou leve uma previsão em vídeo ou texto. Mostre o material procurado para a turma. Promova uma breve discussão sobre as informações apresentadas na previsão e quem as fez.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia a questão disparadora com a turma e promova uma breve discussão para identificar as concepções dos alunos sobre o tema.
Mão na massa
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Organize a turma em grupos de até 6 estudantes. Leia as regras do jogo.
Para saber mais sobre os instrumentos meteorológicos, acesse: http://www.inmet.gov.br/portal/index.php?r=home/page&page=instrumentos
Mão na massa
Orientações: Distribua uma Carta do tempo para cada estudante e um tabuleiro com um dado para cada grupo. Escolha, aleatoriamente, uma ficha de informação de cada estação e posicione-a na estação correspondente, o lado com a informação deve ficar virado para baixo de modo que os alunos não consigam ler a distância. Oriente os estudantes para que só leia a informação quando conquistá-la, ou seja, quando chegar à estação.
Enquanto os grupos jogam, oriente os alunos com os registros e análise de sua carta do tempo. A pontuação presente em cada ficha indica o quanto aquela informação influencia na formação de nuvens e possibilidade de chuva. A soma da pontuação vai direcioná-los a uma previsão. O objeto é que os estudantes percebam as diversas informações necessárias para realizar uma previsão do tempo.
O jogo termina quando o primeiro participante de cada grupo conseguir fazer sua previsão.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Organize a turma para que os grupos possam compartilhar quais informações foram usadas para realizar a previsão do tempo. Leia o slide com a turma e auxilie-os na sistematização dos conceitos. O plano de aula “Vaporização e Condensação da água” pode auxiliar com o entendimento desses processos se implementado antes desta aula.
Para saber mais, acesse: https://fisica.ufpr.br/grimm/aposmeteo/cap6/cap6-2-1.html
http://www.ebc.com.br/infantil/voce-sabia/2015/07/como-se-formam-nuvens
https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-e-feita-a-previsao-do-tempo/
http://g1.globo.com/brasil/noticia/2010/05/saiba-como-e-feita-previsao-do-tempo.html
Sistematização