12740
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 5º ano > Matéria e Energia

Plano de aula - Fatores que influenciam a formação de nuvens e possibilidade de chuva

Plano de aula de Ciências com atividades para 5o ano do EF sobre Fatores que influenciam a formação de nuvens e possibilidade de chuva

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fransueli Bahr da Silva de Góes

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Para um melhor aproveitamento da aula, utilize anteriormente o plano “Vaporização e condensação da água”.

Materiais necessários para a aula: imprima um tabuleiro para cada grupo de até 6 estudantes, um kit de fichas de informações para cada tabuleiro e uma carta do tempo para cada estudante. Forneça um dado para cada tabuleiro.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o título com a turma e questione-os sobre como eles fazem para saber se irá chover e qual a importância dessa informação.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Oriente os estudantes a procurarem por uma previsão do tempo antes da aula, ou leve uma previsão em vídeo ou texto. Mostre o material procurado para a turma. Promova uma breve discussão sobre as informações apresentadas na previsão e quem as fez.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia a questão disparadora com a turma e promova uma breve discussão para identificar as concepções dos alunos sobre o tema.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Organize a turma em grupos de até 6 estudantes. Leia as regras do jogo.

Para saber mais sobre os instrumentos meteorológicos, acesse: http://www.inmet.gov.br/portal/index.php?r=home/page&page=instrumentos

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Distribua uma Carta do tempo para cada estudante e um tabuleiro com um dado para cada grupo. Escolha, aleatoriamente, uma ficha de informação de cada estação e posicione-a na estação correspondente, o lado com a informação deve ficar virado para baixo de modo que os alunos não consigam ler a distância. Oriente os estudantes para que só leia a informação quando conquistá-la, ou seja, quando chegar à estação.

Enquanto os grupos jogam, oriente os alunos com os registros e análise de sua carta do tempo. A pontuação presente em cada ficha indica o quanto aquela informação influencia na formação de nuvens e possibilidade de chuva. A soma da pontuação vai direcioná-los a uma previsão. O objeto é que os estudantes percebam as diversas informações necessárias para realizar uma previsão do tempo.

O jogo termina quando o primeiro participante de cada grupo conseguir fazer sua previsão.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Organize a turma para que os grupos possam compartilhar quais informações foram usadas para realizar a previsão do tempo. Leia o slide com a turma e auxilie-os na sistematização dos conceitos. O plano de aula “Vaporização e Condensação da água” pode auxiliar com o entendimento desses processos se implementado antes desta aula.

Para saber mais, acesse: https://fisica.ufpr.br/grimm/aposmeteo/cap6/cap6-2-1.html

http://www.ebc.com.br/infantil/voce-sabia/2015/07/como-se-formam-nuvens

https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-e-feita-a-previsao-do-tempo/

http://g1.globo.com/brasil/noticia/2010/05/saiba-como-e-feita-previsao-do-tempo.html

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Para um melhor aproveitamento da aula, utilize anteriormente o plano “Vaporização e condensação da água”.

Materiais necessários para a aula: imprima um tabuleiro para cada grupo de até 6 estudantes, um kit de fichas de informações para cada tabuleiro e uma carta do tempo para cada estudante. Forneça um dado para cada tabuleiro.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o título com a turma e questione-os sobre como eles fazem para saber se irá chover e qual a importância dessa informação.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Oriente os estudantes a procurarem por uma previsão do tempo antes da aula, ou leve uma previsão em vídeo ou texto. Mostre o material procurado para a turma. Promova uma breve discussão sobre as informações apresentadas na previsão e quem as fez.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia a questão disparadora com a turma e promova uma breve discussão para identificar as concepções dos alunos sobre o tema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Organize a turma em grupos de até 6 estudantes. Leia as regras do jogo.

Para saber mais sobre os instrumentos meteorológicos, acesse: http://www.inmet.gov.br/portal/index.php?r=home/page&page=instrumentos

Slide Plano Aula

Orientações: Distribua uma Carta do tempo para cada estudante e um tabuleiro com um dado para cada grupo. Escolha, aleatoriamente, uma ficha de informação de cada estação e posicione-a na estação correspondente, o lado com a informação deve ficar virado para baixo de modo que os alunos não consigam ler a distância. Oriente os estudantes para que só leia a informação quando conquistá-la, ou seja, quando chegar à estação.

Enquanto os grupos jogam, oriente os alunos com os registros e análise de sua carta do tempo. A pontuação presente em cada ficha indica o quanto aquela informação influencia na formação de nuvens e possibilidade de chuva. A soma da pontuação vai direcioná-los a uma previsão. O objeto é que os estudantes percebam as diversas informações necessárias para realizar uma previsão do tempo.

O jogo termina quando o primeiro participante de cada grupo conseguir fazer sua previsão.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Organize a turma para que os grupos possam compartilhar quais informações foram usadas para realizar a previsão do tempo. Leia o slide com a turma e auxilie-os na sistematização dos conceitos. O plano de aula “Vaporização e Condensação da água” pode auxiliar com o entendimento desses processos se implementado antes desta aula.

Para saber mais, acesse: https://fisica.ufpr.br/grimm/aposmeteo/cap6/cap6-2-1.html

http://www.ebc.com.br/infantil/voce-sabia/2015/07/como-se-formam-nuvens

https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-e-feita-a-previsao-do-tempo/

http://g1.globo.com/brasil/noticia/2010/05/saiba-como-e-feita-previsao-do-tempo.html

Slide Plano Aula

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Matéria e Energia do 5º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05CI04 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05CI02 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano