12494
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Inglês > 9º ano > Dimensão cultural

Plano de aula - Discordar em debates

Plano de aula de Inglês com atividades para 9o ano do EF sobre Discordar em debates

Plano 04 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Virginia de Sousa Bonfim

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano é o quarto de uma sequência de 5 planos, abordando a competência oral e o gênero debate. A escolha é sua: você pode usá-los articulados ou individualmente, pois cada um apresenta alternativas para uso sem os outros. Abaixo, são apresentados os tópicos trabalhados em cada um dos planos:

  • Aula 1: Passo a passo de um debate
  • Aula 2: Elaborar argumentos
  • Aula 3: Aprender a expressar diferentes maneiras de concordar
  • Aula 4: Aprender a expressar diferentes modos de discordar
  • Aula 5: Participar de um debate

Preparação da aula: Caso não tenha acesso à tecnologia em sala (computador, internet e projetor), imprima o material com antecedência, o que inclui o context, o objective, o input, a atividade de input, o output e a atividade de output.

Context select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar) e pergunte:

  • Look at the image. What do you think they’re talking about? (Motive-os a dar sua opinião, pois não há resposta correta para as perguntas. Anote as ideias no quadro.)
  • And could they be disagreeing about a topic? Why do you think so? (Aceite quaisquer respostas que expressem a ideia de que as pessoas não conseguem se entender ou que a comunicação não é efetiva por causa das linhas emaranhadas).
  • Do you think it’s normal to disagree with people or ideas? Why? (Motive-os a expressar-se, e ressalte a importância de que é normal e saudável ter opiniões diferentes e discordar porque ao escutar o que o outro tem a dizer desenvolvemos nossos argumentos e aprendemos com a diversidade.)

Material complementar:

Para saber mais sobre o lado positivo de discordar, consulte Why Disagreement Is A Good Thing e What Good Can Come from Disagreements?.

Objective select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete, mostre ou leia o objetivo desta aula. Explique que a aula será focada na prática de expressões de desacordo em inglês.

Input select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Propósito: Apresentar o tema que servirá para a atividade de output.

Expectativa: Que os alunos opinem sobre o tema de corporal punishment e relatem dados de uma pesquisa.

Orientações: Mostre o slide aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar) e pergunte:

  • Imagine this situation: you made a mistake. Do you think you should be punished? (Espera-se que os alunos respondam Yes or No e justifiquem suas respostas).
  • Escreva punishment no quadro e pergunte-lhes sobre o significado: Is a punishment a good or a bad treatment? (Espera-se que respondam A bad treatment).
  • What about corporal punishment: is it a correct kind of punishment? Why? (Não há resposta correta para a pergunta. Por isso, motive-os a expressar suas opiniões em relação ao tema).
  • Escreva outlawed no quadro e explique que a palavra se refere à make something illegal or unacceptable.
  • Now analyze the question: “Should corporal punishment be outlawed?”. What do you think about it? Is spanking the best response for bad behavior? (Motive-os a compartilhar suas ideias sobre castigo corporal. Porém, é importante ter em mente que o tema é delicado e pode trazer à tona situações adversas, por isso preste atenção à reação dos alunos e adapte as perguntas sempre que necessário.)
  • Let’s see some information about this kind of punishment in the USA. Read the ‘Spanking Approval Poll’ and choose the best alternative. (Peça aos alunos que interpretem a pesquisa sobre o lugar da punição - se na escola ou em casa - e escolham a alternativa que melhor responde à pergunta. [Alternativa A]). Complemente a pesquisa com a informação de que nos EUA, ainda há 19 estados que permitem o corporal punishment, inclusive na pré-escola. Para saber mais, acesse 19 US states allow corporal punishment in preschools.
  • Do you think schools should also use corporal punishment on students? Why/why not? (Não há resposta correta para a pergunta. Por isso, motive-os a expressar suas opiniões em relação ao tema).

Input select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Propósito: Apresentar o conteúdo que servirá de base para a atividade de output.

Expectativa: Que os alunos completem as frases que se usam para discordar de pessoas ou ideias.

Orientações: Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar) e diga que completarão as frases com as palavras da tabela, e que as expressões são usadas para expressar desacordo com ideias ou pessoas. Este exercício pode ser realizado em duplas, mas certifique-se de que cada aluno preencha sua própria folha de exercícios. Entregue cópias da atividade, que também pode ser acessada aqui.

  • Look at the exercise. In pairs or trios, complete the sentences with the words from the box. You only need one word for each phrase.

Dê tempo para que eles trabalhem. Após todas as duplas/trios terminarem o exercício, corrija-o (no quadro ou através de projeção) e pergunte aos alunos se eles acrescentariam mais alguma expressão de desacordo. Caso haja mais frases, escreva-as no quadro e peça aos alunos que tomem nota também na própria folha de atividade. Após, retome a ideia de que essas expressões são usadas quando queremos demonstrar que discordância de opiniões.

Material complementar:

As expressões usadas na atividade foram retiradas dos sites https://freeenglishlessonplans.com/2013/01/31/language-of-agreement-and-disagreement/, http://yvanbaptiste.pagesperso-orange.fr/methodo/opinion.htm e https://www.speakconfidentenglish.com/disagree-in-english/. Sinta-se à vontade para editar a atividade de acordo com as suas necessidades.

Output select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Propósito: A partir de alguns statements, os alunos se posicionarão contra as frases utilizando as frases estudadas no input.

Expectativa: Que os alunos escrevam frases que expressem discordância com as opiniões apresentadas.

Orientações: Projete ou imprima o slide em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar, e mostre aos alunos. Diga que eles trabalharão em pares/trios na elaboração de frases que mostrem que estão em desacordo e o porquê de não concordarem com os statements. Oriente-os sobre a possibilidade de usar dicionários físicos ou online para realizar a atividade.

  • Now you will work with these statements (mostrar as frases para eles). Read all of them. Dê algum tempo para que leiam e resolvam possíveis dúvidas de vocabulário.
  • Pay attention to the instructions. In pairs or trios, choose one expression of disagreement you learned in the input activity and write here (mostre a folha) why the pair or trio doesn’t agree with the statements. (A atividade pode ser encontrada aqui).
  • For this activity, you can use online or physical dictionaries to write your arguments.

Monitore o trabalho de cada grupo, auxiliando-os quanto a dúvidas. À medida que os grupos acabarem as produções, corrija-as e, ao final, peça que compartilhem com todo o grupo.

*A fonte sobre os dados dos Estados Unidos pode ser acessada em https://guiadoestudante.abril.com.br/universidades/palmatoria-ainda-e-usada-como-punicao-corporal-em-20-estados-norte-americanos/.

Sugestão se houver tempo disponível:

Expor as produções na sala (após a correção).

Feedback select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Propósito: Organizar os saberes ativados durante essa aula.

Expectativa: Que os alunos saiam da aula com a impressão de que aprenderam a expressar discordância com outras opiniões.

Orientações: Escreva ou projete a pergunta no quadro e espere que eles deem suas opiniões, e então mostre os tópicos para que comparem com o que disseram. Caso o tempo seja pouco, apenas projete ou comente sobre os saberes da aula.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano é o quarto de uma sequência de 5 planos, abordando a competência oral e o gênero debate. A escolha é sua: você pode usá-los articulados ou individualmente, pois cada um apresenta alternativas para uso sem os outros. Abaixo, são apresentados os tópicos trabalhados em cada um dos planos:

  • Aula 1: Passo a passo de um debate
  • Aula 2: Elaborar argumentos
  • Aula 3: Aprender a expressar diferentes maneiras de concordar
  • Aula 4: Aprender a expressar diferentes modos de discordar
  • Aula 5: Participar de um debate

Preparação da aula: Caso não tenha acesso à tecnologia em sala (computador, internet e projetor), imprima o material com antecedência, o que inclui o context, o objective, o input, a atividade de input, o output e a atividade de output.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar) e pergunte:

  • Look at the image. What do you think they’re talking about? (Motive-os a dar sua opinião, pois não há resposta correta para as perguntas. Anote as ideias no quadro.)
  • And could they be disagreeing about a topic? Why do you think so? (Aceite quaisquer respostas que expressem a ideia de que as pessoas não conseguem se entender ou que a comunicação não é efetiva por causa das linhas emaranhadas).
  • Do you think it’s normal to disagree with people or ideas? Why? (Motive-os a expressar-se, e ressalte a importância de que é normal e saudável ter opiniões diferentes e discordar porque ao escutar o que o outro tem a dizer desenvolvemos nossos argumentos e aprendemos com a diversidade.)

Material complementar:

Para saber mais sobre o lado positivo de discordar, consulte Why Disagreement Is A Good Thing e What Good Can Come from Disagreements?.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete, mostre ou leia o objetivo desta aula. Explique que a aula será focada na prática de expressões de desacordo em inglês.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Propósito: Apresentar o tema que servirá para a atividade de output.

Expectativa: Que os alunos opinem sobre o tema de corporal punishment e relatem dados de uma pesquisa.

Orientações: Mostre o slide aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar) e pergunte:

  • Imagine this situation: you made a mistake. Do you think you should be punished? (Espera-se que os alunos respondam Yes or No e justifiquem suas respostas).
  • Escreva punishment no quadro e pergunte-lhes sobre o significado: Is a punishment a good or a bad treatment? (Espera-se que respondam A bad treatment).
  • What about corporal punishment: is it a correct kind of punishment? Why? (Não há resposta correta para a pergunta. Por isso, motive-os a expressar suas opiniões em relação ao tema).
  • Escreva outlawed no quadro e explique que a palavra se refere à make something illegal or unacceptable.
  • Now analyze the question: “Should corporal punishment be outlawed?”. What do you think about it? Is spanking the best response for bad behavior? (Motive-os a compartilhar suas ideias sobre castigo corporal. Porém, é importante ter em mente que o tema é delicado e pode trazer à tona situações adversas, por isso preste atenção à reação dos alunos e adapte as perguntas sempre que necessário.)
  • Let’s see some information about this kind of punishment in the USA. Read the ‘Spanking Approval Poll’ and choose the best alternative. (Peça aos alunos que interpretem a pesquisa sobre o lugar da punição - se na escola ou em casa - e escolham a alternativa que melhor responde à pergunta. [Alternativa A]). Complemente a pesquisa com a informação de que nos EUA, ainda há 19 estados que permitem o corporal punishment, inclusive na pré-escola. Para saber mais, acesse 19 US states allow corporal punishment in preschools.
  • Do you think schools should also use corporal punishment on students? Why/why not? (Não há resposta correta para a pergunta. Por isso, motive-os a expressar suas opiniões em relação ao tema).
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Propósito: Apresentar o conteúdo que servirá de base para a atividade de output.

Expectativa: Que os alunos completem as frases que se usam para discordar de pessoas ou ideias.

Orientações: Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar) e diga que completarão as frases com as palavras da tabela, e que as expressões são usadas para expressar desacordo com ideias ou pessoas. Este exercício pode ser realizado em duplas, mas certifique-se de que cada aluno preencha sua própria folha de exercícios. Entregue cópias da atividade, que também pode ser acessada aqui.

  • Look at the exercise. In pairs or trios, complete the sentences with the words from the box. You only need one word for each phrase.

Dê tempo para que eles trabalhem. Após todas as duplas/trios terminarem o exercício, corrija-o (no quadro ou através de projeção) e pergunte aos alunos se eles acrescentariam mais alguma expressão de desacordo. Caso haja mais frases, escreva-as no quadro e peça aos alunos que tomem nota também na própria folha de atividade. Após, retome a ideia de que essas expressões são usadas quando queremos demonstrar que discordância de opiniões.

Material complementar:

As expressões usadas na atividade foram retiradas dos sites https://freeenglishlessonplans.com/2013/01/31/language-of-agreement-and-disagreement/, http://yvanbaptiste.pagesperso-orange.fr/methodo/opinion.htm e https://www.speakconfidentenglish.com/disagree-in-english/. Sinta-se à vontade para editar a atividade de acordo com as suas necessidades.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Propósito: A partir de alguns statements, os alunos se posicionarão contra as frases utilizando as frases estudadas no input.

Expectativa: Que os alunos escrevam frases que expressem discordância com as opiniões apresentadas.

Orientações: Projete ou imprima o slide em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar, e mostre aos alunos. Diga que eles trabalharão em pares/trios na elaboração de frases que mostrem que estão em desacordo e o porquê de não concordarem com os statements. Oriente-os sobre a possibilidade de usar dicionários físicos ou online para realizar a atividade.

  • Now you will work with these statements (mostrar as frases para eles). Read all of them. Dê algum tempo para que leiam e resolvam possíveis dúvidas de vocabulário.
  • Pay attention to the instructions. In pairs or trios, choose one expression of disagreement you learned in the input activity and write here (mostre a folha) why the pair or trio doesn’t agree with the statements. (A atividade pode ser encontrada aqui).
  • For this activity, you can use online or physical dictionaries to write your arguments.

Monitore o trabalho de cada grupo, auxiliando-os quanto a dúvidas. À medida que os grupos acabarem as produções, corrija-as e, ao final, peça que compartilhem com todo o grupo.

*A fonte sobre os dados dos Estados Unidos pode ser acessada em https://guiadoestudante.abril.com.br/universidades/palmatoria-ainda-e-usada-como-punicao-corporal-em-20-estados-norte-americanos/.

Sugestão se houver tempo disponível:

Expor as produções na sala (após a correção).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Propósito: Organizar os saberes ativados durante essa aula.

Expectativa: Que os alunos saiam da aula com a impressão de que aprenderam a expressar discordância com outras opiniões.

Orientações: Escreva ou projete a pergunta no quadro e espere que eles deem suas opiniões, e então mostre os tópicos para que comparem com o que disseram. Caso o tempo seja pouco, apenas projete ou comente sobre os saberes da aula.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Dimensão cultural do 9º ano :

MAIS AULAS DE Inglês do 9º ano:

9º ano / Inglês / Conhecimentos linguísticos

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09LI19 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Inglês

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano