Atividade para impressão - Mão na Massa - Campanhas de vacinação
Plano de Aula
Plano de aula: Campanhas de vacinação
Plano 5 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Programas e indicadores de saúde pública
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Este plano de aula não faz parte de uma sequência, mas é interessante que anteriormente a ele seja trabalhado o CIE7_10VE01.
Materiais necessários para a aula: Para esta aula será necessário disponibilizar alguns materiais impressos para manuseio dos alunos, por exemplo, cartazes do Ministério da Saúde. Alguns vídeos também podem ser apresentados. Caso não seja possível, peça nos postos de saúde da sua localidade cartazes de campanhas de vacinação e monte a aula com esses materiais. Outra possibilidade é a realização da aula em uma sala de informática, disponibilizando os conteúdos nos computadores para serem explorados pelos alunos.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Apresente o título da aula aos alunos. Comente como somos expostos a essas campanhas o tempo todo e diga que nesta aula vamos explorar com mais profundidade as características delas.
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Apresente esse slide aos alunos ou disponibilize um cartaz de campanha - que poderá ser recolhido de um posto de saúde ou impresso do material sugerido no “Mão na Massa”. A imagem ajudará a mobilizá-los e participar da introdução da aula. Instigue os estudantes com perguntas como: Onde vocês costumam ver as campanhas? De quais campanhas vocês se lembram? Você ou seus pais Já se sentiram mobilizados a ir ao posto de saúde após ver uma campanha? Desta forma, inicie uma reflexão sobre o conteúdo e o impacto das campanhas de vacinação no país.
Cartaz retirado do site: http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/campanhas/hpv-2018/V01_MS_Vacinacao_HPV_CARTAZ_46x64cm.png
Questão disparadora
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Apresente a questão disparadora aos alunos. Anote no quadro as ideias que surgirem. Elas serão retomadas na sistematização da aula.
Mão na massa
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações: Para o mão na massa, os alunos poderão ser organizados em duplas ou trios. Se possível, arranje a sala com as carteiras em meia-lua, para facilitar o trânsito dos alunos. Disponibilize os materiais a serem manipulados pela sala em dispositivos eletrônicos como computadores, tablets. Caso a escola não disponha desses aparelhos, traga os textos e as imagens impressas e numere as estações (1,2,3, …), para facilitar a referência a eles. Peça aos alunos que analisem nos materiais os três tópicos indicados no slide, compreendendo o valor e as características de cada uma dessas campanhas ou a necessidade de campanha, como no caso das notícias. Peça que os estudantes anotem as respostas, para facilitar o compartilhamento. Eles poderão utilizar o material deste link para organizar as ideias. Garanta a circulação dos pequenos grupos por diferentes materiais. Estipule um tempo para a atividade. Se todos os grupos não conseguirem transitar em todos os materiais, comente que eles poderão conhecer essas informações no momento de troca, na sistematização.
Abaixo estão listados os links com os materiais a serem disponibilizados:
Campanha de vacinação contra meningite C e HPV de 2018 (imagem): http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/campanhas/hpv-2018/V01_MS_Vacinacao_HPV_BANNER_1x2m.png
Campanha de vacinação contra meningite C e HPV de 2017 (vídeo): http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/campanhas/vacinacao-meningitec-e-hpv/FILME30_MeningiteC_e_HPV.mp4
Campanha de vacinação contra o vírus Influenza de 2017 (imagem): http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/campanhas/Vacinacao-Gripe-2017/Cartaz-Gripe-46x64cm.jpg
Campanha de vacinação contra o Sarampo em Roraima de 2018 (vídeo): http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/campanhas/sarampo-2018/Filme-Sarampo-30-segundos--alta.mp4
Notícia sobre a necessidade de vacinação contra raiva em humanos no Pará em 2018 (site): https://g1.globo.com/pa/para/noticia/suspeita-de-infeccao-pelo-virus-da-raiva-humana-e-investigada-no-para.ghtml
Notícia sobre a cobertura vacinal e o aumento da campanha de vacinação contra o vírus Influenza em 2018 (site): http://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2018-06/apos-baixa-procura-campanha-de-vacinacao-contra-gripe-e-prorrogada
Neste link você encontra a resolução da atividade.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Após finalizar a atividade do Mão na Massa, instigue os alunos a compartilhar as informações que encontraram. Aponte como alguns dados são interessantes conforme os alunos trouxerem ou exponha-os, caso não o tragam: há campanhas falam de um público-alvo, que pode ser bem específico: jovens de 11 a 13 anos, gestantes, idosos ou mais gerais. Já outras são regionais, ou seja, específicas para cada local do país, de acordo com as doenças que estão circulando ali - como no caso da raiva em humanos e da campanha contra o Sarampo. Há ainda aquelas que são de abrangência nacional; algumas as ocorrem todos os anos, como a da gripe, enquanto outras sugerem que os vacinados não precisam tomar outra dose. Comente que bebês com menos de um ano quase não aparecem em campanhas gerais de vacinação porque para eles há um Calendário próprio, possível de ser visto na própria caderneta de vacinação. Esclareça que a caderneta de vacinação é citada em todas as campanhas e sempre deve ser levada aos locais de vacina - neste momento, caso tenha trabalhado o plano de aula CIE7_10VE01, no qual os alunos entram em contato com a caderneta, compreendendo seu conteúdo e sua função, retome o que foi discutido, relembrando-os dos dados recolhidos e discutidos durante a aula. Reserve um espaço para tratar da importância das notícias, que oferecem o ângulo de reflexão sobre o perigo da não adesão às campanhas ou da necessidade de campanhas para garantir a saúde da população devido à maior circulação de uma doença. Analisadas as respostas dos materiais, proponha a construção de uma resposta em conjunto sobre a questão disparadora, retomando as ideias que os alunos trouxeram quando ela foi exposta no início da aula. Essas características sobre as campanhas mostram como são necessários diferentes estudos e dados para se pensar uma campanha de vacinação, procurando garantir que parcelas da população ou a região com mais necessidades sejam atendidas.
Materiais Complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
Optativas: caso a turma disponha de tempo e de conexão síncrona de qualidade, os alunos podem construir a cadeia virtualmente, com o professor compartilhando as imagens em arquivos do Google Drive.
Contexto e questão disparadora
Peça aos estudantes que assistam aos vídeos:
- Dia D - Campanha de Vacinação contra o Sarampo - 5 a 19 anos (disponível aqui).
- Vacinação contra a Gripe 2020 (disponível aqui).
Oriente-os a discutirem com a família as seguintes questões:
- Vocês já tinham visto essas campanhas?
- Lembram de outras campanhas de vacinação?
- Onde costumam ver campanhas de vacinação?
- Vocês já se sentiram mobilizados a irem ao posto de saúde após ver uma campanha?
Apresente a questão disparadora aos estudantese peça a eles que reflitam sobre:
- Qual a importância de uma campanha de vacinação?
Mão na massa
Envie aos estudantes a atividade disponível na aba “materiais e atividades” e links de campanhas de vacinação.
- Campanha de vacinação contra meningite C e HPV de 2018 (imagem) (disponível aqui).
- Campanha de vacinação contra meningite C e HPV de 2017 (vídeo) (disponível aqui).
- Campanha de vacinação contra o vírus Influenza de 2017 (imagem) (disponível aqui).
- Campanha de vacinação contra o Sarampo em Roraima de 2018 (vídeo) (disponível aqui).
- Notícia sobre a necessidade de vacinação contra raiva em humanos no Pará em 2018 (site) (disponível aqui).
- Notícia sobre a cobertura vacinal e o aumento da campanha de vacinação contra o vírus Influenza em 2018 (site) (disponível aqui).
Oriente-os a analisarem os documentos e registrarem as respostas no cartão de atividades.
Sistematização
Marque uma videochamada com toda a turma e reserve um tempo para que os estudantes cometem as respostas que encontraram. Finalize seguindo as orientações disponíveis nos slides “sistematização”.
Convite às famílias
As famílias podem auxiliar o estudante refletindo sobre as campanhas de vacinação que já participaram e sobre a importância e finalidade delas.
7º Ano
Objetivos de aprendizagem
Analisar diferentes aspectos das campanhas de vacinação no Brasil, compreendendo sua importância para saúde pública.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF07Cl10) Argumentar sobre a importância da vacinação para a saúde pública, com base em informações sobre como a vacina atua no organismo e o papel histórico da vacinação para a manutenção da saúde individual e coletiva e para a erradicação de doenças.
(EF07Cl11) Analisar historicamente o uso da tecnologia, incluindo a digital, nas diferentes dimensões da vida humana, considerando indicadores ambientais e de qualidade de vida.
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA.
Professor-autor: Elka Waideman Martinez
Mentor: Rossana Ishii Chida
Especialista: Juliane Marques de Souza