12418
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 7º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Campanhas de vacinação

Plano de aula de Ciências com atividades para 7o ano do EF sobre Campanhas de vacinação

Plano 05 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Elka Waideman Martinez

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano de aula não faz parte de uma sequência, mas é interessante que anteriormente a ele seja trabalhado o CIE7_10VE01.

Materiais necessários para a aula: Para esta aula será necessário disponibilizar alguns materiais impressos para manuseio dos alunos, por exemplo, cartazes do Ministério da Saúde. Alguns vídeos também podem ser apresentados. Caso não seja possível, peça nos postos de saúde da sua localidade cartazes de campanhas de vacinação e monte a aula com esses materiais. Outra possibilidade é a realização da aula em uma sala de informática, disponibilizando os conteúdos nos computadores para serem explorados pelos alunos.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente o título da aula aos alunos. Comente como somos expostos a essas campanhas o tempo todo e diga que nesta aula vamos explorar com mais profundidade as características delas.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Apresente esse slide aos alunos ou disponibilize um cartaz de campanha - que poderá ser recolhido de um posto de saúde ou impresso do material sugerido no “Mão na Massa”. A imagem ajudará a mobilizá-los e participar da introdução da aula. Instigue os estudantes com perguntas como: Onde vocês costumam ver as campanhas? De quais campanhas vocês se lembram? Você ou seus pais Já se sentiram mobilizados a ir ao posto de saúde após ver uma campanha? Desta forma, inicie uma reflexão sobre o conteúdo e o impacto das campanhas de vacinação no país.

Cartaz retirado do site: http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/campanhas/hpv-2018/V01_MS_Vacinacao_HPV_CARTAZ_46x64cm.png

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente a questão disparadora aos alunos. Anote no quadro as ideias que surgirem. Elas serão retomadas na sistematização da aula.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: Para o mão na massa, os alunos poderão ser organizados em duplas ou trios. Se possível, arranje a sala com as carteiras em meia-lua, para facilitar o trânsito dos alunos. Disponibilize os materiais a serem manipulados pela sala em dispositivos eletrônicos como computadores, tablets. Caso a escola não disponha desses aparelhos, traga os textos e as imagens impressas e numere as estações (1,2,3, …), para facilitar a referência a eles. Peça aos alunos que analisem nos materiais os três tópicos indicados no slide, compreendendo o valor e as características de cada uma dessas campanhas ou a necessidade de campanha, como no caso das notícias. Peça que os estudantes anotem as respostas, para facilitar o compartilhamento. Eles poderão utilizar o material deste link para organizar as ideias. Garanta a circulação dos pequenos grupos por diferentes materiais. Estipule um tempo para a atividade. Se todos os grupos não conseguirem transitar em todos os materiais, comente que eles poderão conhecer essas informações no momento de troca, na sistematização.

Abaixo estão listados os links com os materiais a serem disponibilizados:

Campanha de vacinação contra meningite C e HPV de 2018 (imagem): http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/campanhas/hpv-2018/V01_MS_Vacinacao_HPV_BANNER_1x2m.png

Campanha de vacinação contra meningite C e HPV de 2017 (vídeo): http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/campanhas/vacinacao-meningitec-e-hpv/FILME30_MeningiteC_e_HPV.mp4

Campanha de vacinação contra o vírus Influenza de 2017 (imagem): http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/campanhas/Vacinacao-Gripe-2017/Cartaz-Gripe-46x64cm.jpg

Campanha de vacinação contra o Sarampo em Roraima de 2018 (vídeo): http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/campanhas/sarampo-2018/Filme-Sarampo-30-segundos--alta.mp4

Notícia sobre a necessidade de vacinação contra raiva em humanos no Pará em 2018 (site): https://g1.globo.com/pa/para/noticia/suspeita-de-infeccao-pelo-virus-da-raiva-humana-e-investigada-no-para.ghtml

Notícia sobre a cobertura vacinal e o aumento da campanha de vacinação contra o vírus Influenza em 2018 (site): http://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2018-06/apos-baixa-procura-campanha-de-vacinacao-contra-gripe-e-prorrogada

Neste link você encontra a resolução da atividade.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Após finalizar a atividade do Mão na Massa, instigue os alunos a compartilhar as informações que encontraram. Aponte como alguns dados são interessantes conforme os alunos trouxerem ou exponha-os, caso não o tragam: há campanhas falam de um público-alvo, que pode ser bem específico: jovens de 11 a 13 anos, gestantes, idosos ou mais gerais. Já outras são regionais, ou seja, específicas para cada local do país, de acordo com as doenças que estão circulando ali - como no caso da raiva em humanos e da campanha contra o Sarampo. Há ainda aquelas que são de abrangência nacional; algumas as ocorrem todos os anos, como a da gripe, enquanto outras sugerem que os vacinados não precisam tomar outra dose. Comente que bebês com menos de um ano quase não aparecem em campanhas gerais de vacinação porque para eles há um Calendário próprio, possível de ser visto na própria caderneta de vacinação. Esclareça que a caderneta de vacinação é citada em todas as campanhas e sempre deve ser levada aos locais de vacina - neste momento, caso tenha trabalhado o plano de aula CIE7_10VE01, no qual os alunos entram em contato com a caderneta, compreendendo seu conteúdo e sua função, retome o que foi discutido, relembrando-os dos dados recolhidos e discutidos durante a aula. Reserve um espaço para tratar da importância das notícias, que oferecem o ângulo de reflexão sobre o perigo da não adesão às campanhas ou da necessidade de campanhas para garantir a saúde da população devido à maior circulação de uma doença. Analisadas as respostas dos materiais, proponha a construção de uma resposta em conjunto sobre a questão disparadora, retomando as ideias que os alunos trouxeram quando ela foi exposta no início da aula. Essas características sobre as campanhas mostram como são necessários diferentes estudos e dados para se pensar uma campanha de vacinação, procurando garantir que parcelas da população ou a região com mais necessidades sejam atendidas.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano de aula não faz parte de uma sequência, mas é interessante que anteriormente a ele seja trabalhado o CIE7_10VE01.

Materiais necessários para a aula: Para esta aula será necessário disponibilizar alguns materiais impressos para manuseio dos alunos, por exemplo, cartazes do Ministério da Saúde. Alguns vídeos também podem ser apresentados. Caso não seja possível, peça nos postos de saúde da sua localidade cartazes de campanhas de vacinação e monte a aula com esses materiais. Outra possibilidade é a realização da aula em uma sala de informática, disponibilizando os conteúdos nos computadores para serem explorados pelos alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente o título da aula aos alunos. Comente como somos expostos a essas campanhas o tempo todo e diga que nesta aula vamos explorar com mais profundidade as características delas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Apresente esse slide aos alunos ou disponibilize um cartaz de campanha - que poderá ser recolhido de um posto de saúde ou impresso do material sugerido no “Mão na Massa”. A imagem ajudará a mobilizá-los e participar da introdução da aula. Instigue os estudantes com perguntas como: Onde vocês costumam ver as campanhas? De quais campanhas vocês se lembram? Você ou seus pais Já se sentiram mobilizados a ir ao posto de saúde após ver uma campanha? Desta forma, inicie uma reflexão sobre o conteúdo e o impacto das campanhas de vacinação no país.

Cartaz retirado do site: http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/campanhas/hpv-2018/V01_MS_Vacinacao_HPV_CARTAZ_46x64cm.png

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente a questão disparadora aos alunos. Anote no quadro as ideias que surgirem. Elas serão retomadas na sistematização da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: Para o mão na massa, os alunos poderão ser organizados em duplas ou trios. Se possível, arranje a sala com as carteiras em meia-lua, para facilitar o trânsito dos alunos. Disponibilize os materiais a serem manipulados pela sala em dispositivos eletrônicos como computadores, tablets. Caso a escola não disponha desses aparelhos, traga os textos e as imagens impressas e numere as estações (1,2,3, …), para facilitar a referência a eles. Peça aos alunos que analisem nos materiais os três tópicos indicados no slide, compreendendo o valor e as características de cada uma dessas campanhas ou a necessidade de campanha, como no caso das notícias. Peça que os estudantes anotem as respostas, para facilitar o compartilhamento. Eles poderão utilizar o material deste link para organizar as ideias. Garanta a circulação dos pequenos grupos por diferentes materiais. Estipule um tempo para a atividade. Se todos os grupos não conseguirem transitar em todos os materiais, comente que eles poderão conhecer essas informações no momento de troca, na sistematização.

Abaixo estão listados os links com os materiais a serem disponibilizados:

Campanha de vacinação contra meningite C e HPV de 2018 (imagem): http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/campanhas/hpv-2018/V01_MS_Vacinacao_HPV_BANNER_1x2m.png

Campanha de vacinação contra meningite C e HPV de 2017 (vídeo): http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/campanhas/vacinacao-meningitec-e-hpv/FILME30_MeningiteC_e_HPV.mp4

Campanha de vacinação contra o vírus Influenza de 2017 (imagem): http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/campanhas/Vacinacao-Gripe-2017/Cartaz-Gripe-46x64cm.jpg

Campanha de vacinação contra o Sarampo em Roraima de 2018 (vídeo): http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/campanhas/sarampo-2018/Filme-Sarampo-30-segundos--alta.mp4

Notícia sobre a necessidade de vacinação contra raiva em humanos no Pará em 2018 (site): https://g1.globo.com/pa/para/noticia/suspeita-de-infeccao-pelo-virus-da-raiva-humana-e-investigada-no-para.ghtml

Notícia sobre a cobertura vacinal e o aumento da campanha de vacinação contra o vírus Influenza em 2018 (site): http://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2018-06/apos-baixa-procura-campanha-de-vacinacao-contra-gripe-e-prorrogada

Neste link você encontra a resolução da atividade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Após finalizar a atividade do Mão na Massa, instigue os alunos a compartilhar as informações que encontraram. Aponte como alguns dados são interessantes conforme os alunos trouxerem ou exponha-os, caso não o tragam: há campanhas falam de um público-alvo, que pode ser bem específico: jovens de 11 a 13 anos, gestantes, idosos ou mais gerais. Já outras são regionais, ou seja, específicas para cada local do país, de acordo com as doenças que estão circulando ali - como no caso da raiva em humanos e da campanha contra o Sarampo. Há ainda aquelas que são de abrangência nacional; algumas as ocorrem todos os anos, como a da gripe, enquanto outras sugerem que os vacinados não precisam tomar outra dose. Comente que bebês com menos de um ano quase não aparecem em campanhas gerais de vacinação porque para eles há um Calendário próprio, possível de ser visto na própria caderneta de vacinação. Esclareça que a caderneta de vacinação é citada em todas as campanhas e sempre deve ser levada aos locais de vacina - neste momento, caso tenha trabalhado o plano de aula CIE7_10VE01, no qual os alunos entram em contato com a caderneta, compreendendo seu conteúdo e sua função, retome o que foi discutido, relembrando-os dos dados recolhidos e discutidos durante a aula. Reserve um espaço para tratar da importância das notícias, que oferecem o ângulo de reflexão sobre o perigo da não adesão às campanhas ou da necessidade de campanhas para garantir a saúde da população devido à maior circulação de uma doença. Analisadas as respostas dos materiais, proponha a construção de uma resposta em conjunto sobre a questão disparadora, retomando as ideias que os alunos trouxeram quando ela foi exposta no início da aula. Essas características sobre as campanhas mostram como são necessários diferentes estudos e dados para se pensar uma campanha de vacinação, procurando garantir que parcelas da população ou a região com mais necessidades sejam atendidas.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 7º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 7º ano:

7º ano / Ciências / Matéria e Energia

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07CI10 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07CI11 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano