12353
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 7º ano > Terra e Universo

Plano de aula - O equilíbrio térmico e a vida na Terra

Plano de aula de Ciências com atividades para 7o ano do EF sobre O equilíbrio térmico e a vida na Terra

Plano 05 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Paula de Souza Almeida Silva

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências envolvendo o mecanismo natural do efeito estufa e seu papel fundamental para o desenvolvimento da vida na Terra (EF07CI13). Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas desta aula podem ter continuidade em aulas subsequentes. Trata-se da quinta aula sobre a temática e será mais bem aproveitada se trabalhada após o plano de aula CIE7_12TU04. O objetivo do plano é que os alunos relacionem o efeito estufa à vida na Terra.

Materiais necessários para a aula:

  • Datashow ou cópias dos slides impressos.
  • Lápis, borracha, lápis de cor e/ou canetas hidrográficas.
  • Atividade Mão na massa impressa* (quatro folhas para cada grupo de quatro a cinco alunos). Disponível aqui.
  • Texto sobre os seres vivos impressos, mas poderá optar por outros textos, disponíveis em livros didáticos, paradidáticos, revistas ou a consulta diretamente em sites). Disponível aqui.

Sugestão de material para ampliação da temática com os alunos:

Sugestões de aprofundamento para o(a) professor(a):

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Organize as carteiras de forma que os alunos consigam visualizar a apresentação.

Leia o tema da aula para turma e comente que na aula de hoje iremos discutir um dos fenômenos que influenciam o equilíbrio térmico (o efeito estufa) e a sua relação com a vida no planeta.

Projete o próximo slide (ou entregue o material impresso aos alunos).

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Projete e leia o slide.

Explique que as temperaturas apresentadas referem-se à maior e à menor temperatura que temos registro na atualidade.

É importante explicar que não estamos considerando a história geológica do planeta, e que este já passou por diversas eras, com temperaturas muito diferentes.

Esclareça que, mesmo com esta grande variação, na realidade temos uma média planetária de 15°C. O equilíbrio térmico é importante para que a variação de temperatura não seja tão extrema e, entre entre outros fatores, o efeito estufa é um dos responsáveis por este equilíbrio térmico.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia a Questão disparadora. Ouça os comentários realizados pelos alunos a respeito da questão.

Nesta etapa é esperado que os alunos consigam explicar como o efeito estufa acontece na Terra e a sua relação com o aquecimento do planeta. Assim poderão apresentar respostas como: A Terra seria mais fria, A temperatura seria muito variável no decorrer do dia, Seria muito quente durante o dia e muito frio durante a noite etc.

Atente que os alunos estejam realizando relações com as aulas anteriores. Se necessário que fomente a discussão relembrando o experimento da primeira aula (CIE7_12TU01), no qual eles verificaram que dentro do modelo de estufa a temperatura foi maior e mais constante do que fora. E na aula passada (CIE7_12TU04) eles concluíram que algo análogo acontece com o nosso planeta graças a alguns gases presentes na nossa atmosfera, você poderá retomar estas informações com base no mapa conceitual fixado na sala.

Projete o próximo slide.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos.

Orientações: Organize os alunos em pequenos grupos de quatro a cinco alunos e distribua a atividade Mão na massa impressa (uma folha por grupo). Disponível aqui.

Os alunos deverão ler o texto e discutir em grupo como seria o planeta sem o efeito estufa. Circule pelos grupos para acompanhar as discussões, caso necessário faça perguntas para ampliar a discussão:

  • Como seria a atmosfera neste caso (sem o efeito estufa)? Seria igual à atual? O que ela teria de diferente? Quais gases ela não apresentaria?
  • Como seria a temperatura do planeta? Seria maior? Seria menor? Qual a média de temperatura? Ela seria constante ou apresentaria uma grande variação?
  • Em quais estados físicos a água poderia ser encontrado nestas condições?
  • Alguma forma de vida poderia existir? Quais? Em que circunstâncias?

Reserve aproximadamente 15 minutos da aula para esta etapa.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Distribua as fichas (uma diferente para cada grupo). Disponível aqui

As fichas contêm algumas características de diferentes seres vivos e as condições necessárias para a sua sobrevivência. Solicite que os alunos leiam e discutam se no cenário apresentado por eles estes seres vivos teriam condições de sobreviver.

Oriente que eles deverão registrar os argumentos de todos do grupo e com base no cenário criado e dos argumentos apresentados organizar uma pequena apresentação (1 a 2 minutos) para a turma.

Reserve aproximadamente 10 minutos para esta etapa.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Organize a sala para que todos possam visualizar as apresentações dos colegas.

Cada grupo deverá apresentar o seu cenário, o ser vivo presente na ficha e quais os argumentos discutidos a respeito da sobrevivência deste ser vivo no cenário apresentado. Reserve aproximadamente 10 minutos para esta etapa.

Projete o próximo slide.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Projete o slide e auxilie os alunos na leitura da imagem. Eles deverão perceber que numa atmosfera sem os gases do efeito estufa a radiação perde-se diretamente no espaço e como consequência a temperatura média global seria muito menor.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Orientações: Este é apenas um exemplo de Sistematização. Poderá se optar por registrar um texto coletivo no quadro, em vez da apresentação deste slide.

Os alunos também poderão ampliar o mapa conceitual coletivo (iniciado no plano de aula CIE7_12TU04).

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências envolvendo o mecanismo natural do efeito estufa e seu papel fundamental para o desenvolvimento da vida na Terra (EF07CI13). Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas desta aula podem ter continuidade em aulas subsequentes. Trata-se da quinta aula sobre a temática e será mais bem aproveitada se trabalhada após o plano de aula CIE7_12TU04. O objetivo do plano é que os alunos relacionem o efeito estufa à vida na Terra.

Materiais necessários para a aula:

  • Datashow ou cópias dos slides impressos.
  • Lápis, borracha, lápis de cor e/ou canetas hidrográficas.
  • Atividade Mão na massa impressa* (quatro folhas para cada grupo de quatro a cinco alunos). Disponível aqui.
  • Texto sobre os seres vivos impressos, mas poderá optar por outros textos, disponíveis em livros didáticos, paradidáticos, revistas ou a consulta diretamente em sites). Disponível aqui.

Sugestão de material para ampliação da temática com os alunos:

Sugestões de aprofundamento para o(a) professor(a):

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Organize as carteiras de forma que os alunos consigam visualizar a apresentação.

Leia o tema da aula para turma e comente que na aula de hoje iremos discutir um dos fenômenos que influenciam o equilíbrio térmico (o efeito estufa) e a sua relação com a vida no planeta.

Projete o próximo slide (ou entregue o material impresso aos alunos).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Projete e leia o slide.

Explique que as temperaturas apresentadas referem-se à maior e à menor temperatura que temos registro na atualidade.

É importante explicar que não estamos considerando a história geológica do planeta, e que este já passou por diversas eras, com temperaturas muito diferentes.

Esclareça que, mesmo com esta grande variação, na realidade temos uma média planetária de 15°C. O equilíbrio térmico é importante para que a variação de temperatura não seja tão extrema e, entre entre outros fatores, o efeito estufa é um dos responsáveis por este equilíbrio térmico.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia a Questão disparadora. Ouça os comentários realizados pelos alunos a respeito da questão.

Nesta etapa é esperado que os alunos consigam explicar como o efeito estufa acontece na Terra e a sua relação com o aquecimento do planeta. Assim poderão apresentar respostas como: A Terra seria mais fria, A temperatura seria muito variável no decorrer do dia, Seria muito quente durante o dia e muito frio durante a noite etc.

Atente que os alunos estejam realizando relações com as aulas anteriores. Se necessário que fomente a discussão relembrando o experimento da primeira aula (CIE7_12TU01), no qual eles verificaram que dentro do modelo de estufa a temperatura foi maior e mais constante do que fora. E na aula passada (CIE7_12TU04) eles concluíram que algo análogo acontece com o nosso planeta graças a alguns gases presentes na nossa atmosfera, você poderá retomar estas informações com base no mapa conceitual fixado na sala.

Projete o próximo slide.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos.

Orientações: Organize os alunos em pequenos grupos de quatro a cinco alunos e distribua a atividade Mão na massa impressa (uma folha por grupo). Disponível aqui.

Os alunos deverão ler o texto e discutir em grupo como seria o planeta sem o efeito estufa. Circule pelos grupos para acompanhar as discussões, caso necessário faça perguntas para ampliar a discussão:

  • Como seria a atmosfera neste caso (sem o efeito estufa)? Seria igual à atual? O que ela teria de diferente? Quais gases ela não apresentaria?
  • Como seria a temperatura do planeta? Seria maior? Seria menor? Qual a média de temperatura? Ela seria constante ou apresentaria uma grande variação?
  • Em quais estados físicos a água poderia ser encontrado nestas condições?
  • Alguma forma de vida poderia existir? Quais? Em que circunstâncias?

Reserve aproximadamente 15 minutos da aula para esta etapa.

Slide Plano Aula

Orientações: Distribua as fichas (uma diferente para cada grupo). Disponível aqui

As fichas contêm algumas características de diferentes seres vivos e as condições necessárias para a sua sobrevivência. Solicite que os alunos leiam e discutam se no cenário apresentado por eles estes seres vivos teriam condições de sobreviver.

Oriente que eles deverão registrar os argumentos de todos do grupo e com base no cenário criado e dos argumentos apresentados organizar uma pequena apresentação (1 a 2 minutos) para a turma.

Reserve aproximadamente 10 minutos para esta etapa.

Slide Plano Aula

Orientações: Organize a sala para que todos possam visualizar as apresentações dos colegas.

Cada grupo deverá apresentar o seu cenário, o ser vivo presente na ficha e quais os argumentos discutidos a respeito da sobrevivência deste ser vivo no cenário apresentado. Reserve aproximadamente 10 minutos para esta etapa.

Projete o próximo slide.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Projete o slide e auxilie os alunos na leitura da imagem. Eles deverão perceber que numa atmosfera sem os gases do efeito estufa a radiação perde-se diretamente no espaço e como consequência a temperatura média global seria muito menor.

Slide Plano Aula

Orientações: Orientações: Este é apenas um exemplo de Sistematização. Poderá se optar por registrar um texto coletivo no quadro, em vez da apresentação deste slide.

Os alunos também poderão ampliar o mapa conceitual coletivo (iniciado no plano de aula CIE7_12TU04).

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Terra e Universo do 7º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 7º ano:

7º ano / Ciências / Matéria e Energia

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07CI13 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano