12353
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Associação Nova Escola
Fale conosco

Entrar ou crie uma conta

Entrar com Facebook Entrar com Facebook
Entrar com Google Entrar com Google

Esqueci minha senha

Área usuário Assine Nova Escola
Acesse conteúdos exclusivos

Assine

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Notícias
  • BNCC na Prática
  • Bem-estar
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar

Fale Conosco

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 7º ano > Terra e Universo

Plano de aula - O equilíbrio térmico e a vida na Terra

Plano de aula de Ciências com atividades para 7o ano do EF sobre O equilíbrio térmico e a vida na Terra

Plano 05 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Paula de Souza Almeida Silva

  • Atividade
  • Materiais e Atividades
  • Sobre o plano
 
1. Sobre este plano 2. Título da aula 3. Contexto 4. Questão disparadora 5. Mão na massa 6. Sistematização Materiais e Atividades
download Baixar plano

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências envolvendo o mecanismo natural do efeito estufa e seu papel fundamental para o desenvolvimento da vida na Terra (EF07CI13). Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas desta aula podem ter continuidade em aulas subsequentes. Trata-se da quinta aula sobre a temática e será mais bem aproveitada se trabalhada após o plano de aula CIE7_12TU04. O objetivo do plano é que os alunos relacionem o efeito estufa à vida na Terra.

Materiais necessários para a aula:

  • Datashow ou cópias dos slides impressos.
  • Lápis, borracha, lápis de cor e/ou canetas hidrográficas.
  • Atividade Mão na massa impressa* (quatro folhas para cada grupo de quatro a cinco alunos). Disponível aqui.
  • Texto sobre os seres vivos impressos, mas poderá optar por outros textos, disponíveis em livros didáticos, paradidáticos, revistas ou a consulta diretamente em sites). Disponível aqui.

Sugestão de material para ampliação da temática com os alunos:

  • Revista Terra: conhecendo melhor o nosso planeta, do Observatório Nacional: http://www.on.br/daed/pequeno_cientista/conteudo/revista/pdf/revista_terra.pd

Sugestões de aprofundamento para o(a) professor(a):

  • Matéria da revista Ciência Hoje: O equilíbrio é mesmo necessário? http://cienciahoje.org.br/coluna/o-equilibrio-e-mesmo-necessario/
  • Videoaula do portal e-Aulas da USP ”Efeito estufa e a temperatura do planeta” http://eaulas.usp.br/portal/video.action?idItem=5203

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Organize as carteiras de forma que os alunos consigam visualizar a apresentação.

Leia o tema da aula para turma e comente que na aula de hoje iremos discutir um dos fenômenos que influenciam o equilíbrio térmico (o efeito estufa) e a sua relação com a vida no planeta.

Projete o próximo slide (ou entregue o material impresso aos alunos).

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Projete e leia o slide.

Explique que as temperaturas apresentadas referem-se à maior e à menor temperatura que temos registro na atualidade.

É importante explicar que não estamos considerando a história geológica do planeta, e que este já passou por diversas eras, com temperaturas muito diferentes.

Esclareça que, mesmo com esta grande variação, na realidade temos uma média planetária de 15°C. O equilíbrio térmico é importante para que a variação de temperatura não seja tão extrema e, entre entre outros fatores, o efeito estufa é um dos responsáveis por este equilíbrio térmico.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia a Questão disparadora. Ouça os comentários realizados pelos alunos a respeito da questão.

Nesta etapa é esperado que os alunos consigam explicar como o efeito estufa acontece na Terra e a sua relação com o aquecimento do planeta. Assim poderão apresentar respostas como: A Terra seria mais fria, A temperatura seria muito variável no decorrer do dia, Seria muito quente durante o dia e muito frio durante a noite etc.

Atente que os alunos estejam realizando relações com as aulas anteriores. Se necessário que fomente a discussão relembrando o experimento da primeira aula (CIE7_12TU01), no qual eles verificaram que dentro do modelo de estufa a temperatura foi maior e mais constante do que fora. E na aula passada (CIE7_12TU04) eles concluíram que algo análogo acontece com o nosso planeta graças a alguns gases presentes na nossa atmosfera, você poderá retomar estas informações com base no mapa conceitual fixado na sala.

Projete o próximo slide.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos.

Orientações: Organize os alunos em pequenos grupos de quatro a cinco alunos e distribua a atividade Mão na massa impressa (uma folha por grupo). Disponível aqui.

Os alunos deverão ler o texto e discutir em grupo como seria o planeta sem o efeito estufa. Circule pelos grupos para acompanhar as discussões, caso necessário faça perguntas para ampliar a discussão:

  • Como seria a atmosfera neste caso (sem o efeito estufa)? Seria igual à atual? O que ela teria de diferente? Quais gases ela não apresentaria?
  • Como seria a temperatura do planeta? Seria maior? Seria menor? Qual a média de temperatura? Ela seria constante ou apresentaria uma grande variação?
  • Em quais estados físicos a água poderia ser encontrado nestas condições?
  • Alguma forma de vida poderia existir? Quais? Em que circunstâncias?

Reserve aproximadamente 15 minutos da aula para esta etapa.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Distribua as fichas (uma diferente para cada grupo). Disponível aqui

As fichas contêm algumas características de diferentes seres vivos e as condições necessárias para a sua sobrevivência. Solicite que os alunos leiam e discutam se no cenário apresentado por eles estes seres vivos teriam condições de sobreviver.

Oriente que eles deverão registrar os argumentos de todos do grupo e com base no cenário criado e dos argumentos apresentados organizar uma pequena apresentação (1 a 2 minutos) para a turma.

Reserve aproximadamente 10 minutos para esta etapa.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Organize a sala para que todos possam visualizar as apresentações dos colegas.

Cada grupo deverá apresentar o seu cenário, o ser vivo presente na ficha e quais os argumentos discutidos a respeito da sobrevivência deste ser vivo no cenário apresentado. Reserve aproximadamente 10 minutos para esta etapa.

Projete o próximo slide.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Projete o slide e auxilie os alunos na leitura da imagem. Eles deverão perceber que numa atmosfera sem os gases do efeito estufa a radiação perde-se diretamente no espaço e como consequência a temperatura média global seria muito menor.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Orientações: Este é apenas um exemplo de Sistematização. Poderá se optar por registrar um texto coletivo no quadro, em vez da apresentação deste slide.

Os alunos também poderão ampliar o mapa conceitual coletivo (iniciado no plano de aula CIE7_12TU04).

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências envolvendo o mecanismo natural do efeito estufa e seu papel fundamental para o desenvolvimento da vida na Terra (EF07CI13). Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas desta aula podem ter continuidade em aulas subsequentes. Trata-se da quinta aula sobre a temática e será mais bem aproveitada se trabalhada após o plano de aula CIE7_12TU04. O objetivo do plano é que os alunos relacionem o efeito estufa à vida na Terra.

Materiais necessários para a aula:

  • Datashow ou cópias dos slides impressos.
  • Lápis, borracha, lápis de cor e/ou canetas hidrográficas.
  • Atividade Mão na massa impressa* (quatro folhas para cada grupo de quatro a cinco alunos). Disponível aqui.
  • Texto sobre os seres vivos impressos, mas poderá optar por outros textos, disponíveis em livros didáticos, paradidáticos, revistas ou a consulta diretamente em sites). Disponível aqui.

Sugestão de material para ampliação da temática com os alunos:

  • Revista Terra: conhecendo melhor o nosso planeta, do Observatório Nacional: http://www.on.br/daed/pequeno_cientista/conteudo/revista/pdf/revista_terra.pd

Sugestões de aprofundamento para o(a) professor(a):

  • Matéria da revista Ciência Hoje: O equilíbrio é mesmo necessário? http://cienciahoje.org.br/coluna/o-equilibrio-e-mesmo-necessario/
  • Videoaula do portal e-Aulas da USP ”Efeito estufa e a temperatura do planeta” http://eaulas.usp.br/portal/video.action?idItem=5203

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Organize as carteiras de forma que os alunos consigam visualizar a apresentação.

Leia o tema da aula para turma e comente que na aula de hoje iremos discutir um dos fenômenos que influenciam o equilíbrio térmico (o efeito estufa) e a sua relação com a vida no planeta.

Projete o próximo slide (ou entregue o material impresso aos alunos).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Projete e leia o slide.

Explique que as temperaturas apresentadas referem-se à maior e à menor temperatura que temos registro na atualidade.

É importante explicar que não estamos considerando a história geológica do planeta, e que este já passou por diversas eras, com temperaturas muito diferentes.

Esclareça que, mesmo com esta grande variação, na realidade temos uma média planetária de 15°C. O equilíbrio térmico é importante para que a variação de temperatura não seja tão extrema e, entre entre outros fatores, o efeito estufa é um dos responsáveis por este equilíbrio térmico.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia a Questão disparadora. Ouça os comentários realizados pelos alunos a respeito da questão.

Nesta etapa é esperado que os alunos consigam explicar como o efeito estufa acontece na Terra e a sua relação com o aquecimento do planeta. Assim poderão apresentar respostas como: A Terra seria mais fria, A temperatura seria muito variável no decorrer do dia, Seria muito quente durante o dia e muito frio durante a noite etc.

Atente que os alunos estejam realizando relações com as aulas anteriores. Se necessário que fomente a discussão relembrando o experimento da primeira aula (CIE7_12TU01), no qual eles verificaram que dentro do modelo de estufa a temperatura foi maior e mais constante do que fora. E na aula passada (CIE7_12TU04) eles concluíram que algo análogo acontece com o nosso planeta graças a alguns gases presentes na nossa atmosfera, você poderá retomar estas informações com base no mapa conceitual fixado na sala.

Projete o próximo slide.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos.

Orientações: Organize os alunos em pequenos grupos de quatro a cinco alunos e distribua a atividade Mão na massa impressa (uma folha por grupo). Disponível aqui.

Os alunos deverão ler o texto e discutir em grupo como seria o planeta sem o efeito estufa. Circule pelos grupos para acompanhar as discussões, caso necessário faça perguntas para ampliar a discussão:

  • Como seria a atmosfera neste caso (sem o efeito estufa)? Seria igual à atual? O que ela teria de diferente? Quais gases ela não apresentaria?
  • Como seria a temperatura do planeta? Seria maior? Seria menor? Qual a média de temperatura? Ela seria constante ou apresentaria uma grande variação?
  • Em quais estados físicos a água poderia ser encontrado nestas condições?
  • Alguma forma de vida poderia existir? Quais? Em que circunstâncias?

Reserve aproximadamente 15 minutos da aula para esta etapa.

Slide Plano Aula

Orientações: Distribua as fichas (uma diferente para cada grupo). Disponível aqui

As fichas contêm algumas características de diferentes seres vivos e as condições necessárias para a sua sobrevivência. Solicite que os alunos leiam e discutam se no cenário apresentado por eles estes seres vivos teriam condições de sobreviver.

Oriente que eles deverão registrar os argumentos de todos do grupo e com base no cenário criado e dos argumentos apresentados organizar uma pequena apresentação (1 a 2 minutos) para a turma.

Reserve aproximadamente 10 minutos para esta etapa.

Slide Plano Aula

Orientações: Organize a sala para que todos possam visualizar as apresentações dos colegas.

Cada grupo deverá apresentar o seu cenário, o ser vivo presente na ficha e quais os argumentos discutidos a respeito da sobrevivência deste ser vivo no cenário apresentado. Reserve aproximadamente 10 minutos para esta etapa.

Projete o próximo slide.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Projete o slide e auxilie os alunos na leitura da imagem. Eles deverão perceber que numa atmosfera sem os gases do efeito estufa a radiação perde-se diretamente no espaço e como consequência a temperatura média global seria muito menor.

Slide Plano Aula

Orientações: Orientações: Este é apenas um exemplo de Sistematização. Poderá se optar por registrar um texto coletivo no quadro, em vez da apresentação deste slide.

Os alunos também poderão ampliar o mapa conceitual coletivo (iniciado no plano de aula CIE7_12TU04).

Slide Plano Aula
  • Materiais Complementares
  • Documento

    Atividade para Impressão - Texto: Seres Vivos - O equilíbrio térmico e a vida na Terra

  • Documento

    Atividade para Impressão - Mão na Massa - O equilíbrio térmico e a vida na Terra


Sobre o plano select-down

Compartilhe este conteúdo:

facebook-color pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULA 01

Estufa de plantas

AULA 02

O que é o efeito estufa?

AULA 03

Gases do efeito estufa

AULA 04

O efeito estufa terrestre

AULA 06

O efeito estufa em outros planetas

AULA 07

Atividades humanas e a intensificação do efeito estufa

AULA 08

Consequências da intensificação do efeito estufa

AULA 09

Como o Mundo se organiza diante das mudanças climáticas

AULA 10

Mudanças climáticas: O que podemos fazer?

AULAS DE Terra e Universo do 7º ano :

7º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Estufa de plantas

7º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Principais características do ozônio

7º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo A atmosfera varia suas características

7º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Atmosfera - O ar que nos cerca

7º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo As principais características do ozônio

7º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Envolvidos por todos os lados: pressão atmosférica

7º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo A atmosfera se move

7º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Gases do efeito estufa

7º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo O equilíbrio térmico e a vida na Terra

7º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo O efeito estufa em outros planetas

7º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Principais características do ozônio

7º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo O papel da camada de ozônio

7º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Ozônio e os Raios Ultravioletas

7º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Do que a atmosfera é feita: os componentes do ar

7º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Diferentes partes: as camadas da atmosfera

7º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo O efeito estufa terrestre

7º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo A atmosfera e a vida na Terra

7º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo A natureza muda a atmosfera

7º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo As ações humanas afetam a atmosfera

7º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo O que é o efeito estufa?

7º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Atividades humanas e a intensificação do efeito estufa

7º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Como o Mundo se organiza diante das mudanças climáticas

7º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Impacto da Camada de Ozônio nos seres vivos e na economia

7º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Doenças de pele e a camada de ozônio

7º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo O papel da camada de ozônio

MAIS AULAS DE Ciências do 7º ano:

7º ano / Ciências / Matéria e Energia

Calor

7º ano / Ciências / Matéria e Energia

Temperatura e Calor

7º ano / Ciências / Matéria e Energia

Máquinas

7º ano / Ciências / Matéria e Energia

Máquinas Hidráulicas

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Os biomas brasileiros: caracterização

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Descobrindo a vacina

7º ano / Ciências / Terra e Universo

Estufa de plantas

7º ano / Ciências / Terra e Universo

Principais características do ozônio

7º ano / Ciências / Matéria e Energia

Sensação térmica

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

A tecnologia na produção das vacinas

7º ano / Ciências / Terra e Universo

A atmosfera varia suas características

7º ano / Ciências / Terra e Universo

Atmosfera - O ar que nos cerca

7º ano / Ciências / Terra e Universo

As principais características do ozônio

7º ano / Ciências / Matéria e Energia

Construção de um forno caseiro

7º ano / Ciências / Matéria e Energia

Materiais condutores e isolantes térmicos

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Bioma Cerrado

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Imunização: a vacina no organismo

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Epidemias: fatores ambientais e vacinação

7º ano / Ciências / Terra e Universo

Envolvidos por todos os lados: pressão atmosférica

7º ano / Ciências / Terra e Universo

A atmosfera se move

7º ano / Ciências / Matéria e Energia

Calorias dos Alimentos

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Identificar e definir bioma

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Mapeando os biomas brasileiros

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Bioma Amazônia

7º ano / Ciências / Terra e Universo

Gases do efeito estufa

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07CI13 da BNCC

7º ano / Ciências / Terra e Universo

Estufa de plantas

7º ano / Ciências / Terra e Universo

Gases do efeito estufa

7º ano / Ciências / Terra e Universo

O equilíbrio térmico e a vida na Terra

7º ano / Ciências / Terra e Universo

O efeito estufa em outros planetas

7º ano / Ciências / Terra e Universo

O efeito estufa terrestre

7º ano / Ciências / Terra e Universo

O que é o efeito estufa?

7º ano / Ciências / Terra e Universo

Atividades humanas e a intensificação do efeito estufa

7º ano / Ciências / Terra e Universo

Como o Mundo se organiza diante das mudanças climáticas

7º ano / Ciências / Terra e Universo

Consequências da intensificação do efeito estufa

7º ano / Ciências / Terra e Universo

Mudanças climáticas: O que podemos fazer?

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Ciências 1º ANO Ciências 2º ANO Ciências 3º ANO Ciências 4º ANO Ciências 5º ANO Ciências 6º ANO Ciências 7º ANO Ciências 8º ANO Ciências 9º ANO

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Educação Infantil Matemática Língua Portuguesa Ciências História Geografia Inglês
Baixar plano
Associação Nova Escola
Fale Conosco

    Produtos

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Bem-estar
  • Notícias
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • BNCC na prática
  • Vagas e Oportunidades

    Institucional

  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Seja Parceiro
  • Trabalhe Conosco
  • Termos de uso

Newsletter

Quero receber novidades!

Redes Sociais

  • Facebook Nova Escola Twitter Nova Escola Instagram Nova Escola Linkedin Nova Escola Youtube Nova Escola

Associação Nova Escola © 2019 - Todos os direitos reservados.

Mantenedora

Fundação Lemann