12329
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 2º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - A importância da água na vida das plantas

Plano de aula de Ciências com atividades para 2o ano do EF sobre A importância da água na vida das plantas

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Jaiana Richardo

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: Projete essa aula com o uso de um aparelho multimídia para representar melhor as ilustrações nele contidas. Caso não tenha recurso tecnológico disponível, você pode imprimir os slides ou narrar a história do contexto de maneira bem didática.

Para a etapa “Mão na Massa” você vai precisar de:

  • Flores com pétalas brancas ou amarelas;
  • Tesoura
  • Recipientes de plástico ou vidro;
  • Barbantes de 20 cm;
  • Corante de cozinha de duas cores (vermelho e azul, como sugestão);
  • Água;
  • Lupa de mão (opcional).

Organize-se para preparar material suficiente para sua quantidade de alunos. Sugere-se que a prática seja feita em grupos de 4 ou 5 membros.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Faça uma introdução breve sobre o tema “Água” e comente sobre a importância dela para todos os seres vivos. Comente sobre os aspectos gerais da água, relacionando-a com a sobrevivência dos seres vivos. Assim, os alunos começam a construir a ideia de que as plantas também são seres vivos (dê bastante enfoque para a necessidade de água para a sobrevivência de todos os seres vivos).

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Desenvolva o contexto da aula realizando a leitura da proposta para sua turma. Caso você não tenha como projetar o material dos slides, faça apenas a leitura e mostre as imagens para os alunos. A ideia do contexto é mobilizar a reflexão sobre a necessidade ou não da água pelas plantas. Lembre-se que a discussão já começou com a apresentação do tema no slide anterior e seguirá até a proposta de investigação, portanto tenha o cuidado de não antecipar nenhuma resposta com sua mediação.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:

Orientações: Idem a anterior.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Questione a turma com as perguntas acima, mas ainda não interfira. Este é o passo para que os alunos discutam e expressem suas opiniões. Você pode ainda complementar com questões do tipo:

  • Mas por que não é somente Sabrina e Pimpão que precisam de água?

É importante que percebam a necessidade por água de todos os seres vivos e se sintam instigados a descobrir de que forma a água nutre as plantas. Essa curiosidade é essencial para as próximas etapas.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Caso tenha laboratório disponível em sua escola, você pode levar os alunos até ele. Caso não tenha, separe os alunos em grupos de 4 ou 5 membros.

Divida, para cada grupo: dois recipientes (um com a água e outro sem, corante alimentício e um pedaço de barbante. Oriente-os a colocarem uma pequena quantidade do corante, mexendo cuidadosamente. Em seguida, lance o desafio proposto no slide. Determine um tempo para a realização do mesmo, a sugestão é de 3 minutos. Esta etapa fará com que eles pensem e, de alguma maneira, transportem um pouco da água de um recipiente a outro. Explique aos alunos que não é necessário transportar toda a água colorida de um copo a outro, apenas uma parte.

Soluções como colocar um barbante ligando um copo à outro ou encharcar o barbante em um copo e torcer em outro poderão aparecer. Esse é o propósito, fazer com que eles criem estratégias para que o transporte de um copo para o outro aconteça. Lembre-os que a investigação é para saber como a água é transportada das raízes para as outras partes da planta. Passado os 3 minutos, peça para que um representante de cada grupo comente a solução que encontraram. O ideal é que você ainda não interfira com correções, apenas vá acompanhando os grupos e observando como estão realizando o experimento.

Lembre-se que o foco não está na questão da absorção da água pelas raízes, mas no transporte da água pelos condutores.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:

Orientações: Auxilie os alunos no desenvolvimento desse segundo experimento. Sigam juntos as etapas propostas no slide e auxilie-os, principalmente na etapa de fazer um corte transversal na planta. Após inserirem o caule das flores nos recipientes, aguardem cerca de 10 minutos. Vocês irão notar que as pétalas das flores ficarão coloridas. Primeiro, foque no recipiente com a flor colorida e peça para que eles comentem o que possivelmente aconteceu, mas ainda não interfira. Peça para que eles retirem a flor colorida do recipiente e a manuseiem com cuidado. Caso em sua escola tenha lupa de aumento, você pode disponibilizar para os alunos observarem o líquido sendo transportado. Você pode auxiliá-los pedindo para que observem o caule e reflitam sobre como é que a planta ficou colorida.

Na sequência, mude a atenção dos alunos para a flor não colorida do recipiente só com água e pergunte quais as diferenças que eles conseguem observar. Essa pergunta deve ser feita para que você perceba se eles entenderam que a flor não colorida também absorveu água, mas como não havia corante, não mudou de cor.

Observação: É imprescindível que a planta utilizada na realização do experimento não esteja murcha. Para isso, é aconselhável que, ao se coletar a flor, ela seja armazenada em uma garrafa de plástico contendo água. Caso não encontre a flor natural com pétalas claras, você pode fazer o experimento utilizando uma flor de papel crepom confeccionada com um cabo curto para que a água colorida chegue até as “pétalas”. Você pode utilizar um palito de churrasco pela metade para deixar o caule resistente e realizar a prática normalmente.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Após o desenvolvimento da sequência didática, faça a sistematização da importância da água na manutenção da vida das plantas, juntamente com o processo vivido. Explique para a turma que a planta que estava no recipiente com água não mudou de cor pois a água não estava colorida, mas que também ocorreu o processo de absorção, como na planta colorida. Mostre a eles o caule de uma planta e explique que existem vasos condutores que levam água para todo o corpo da planta, desde as raízes até as pétalas (uma opção legal é relacionar as veias do corpo humano com os vasos condutores, relacionando o transporte do sangue com o de água e nutrientes na planta). Você pode comentar sobre a importância da água para o desenvolvimento saudável da planta e que essa absorção acontece pelas raízes, onde são transportadas por vasos condutores. Reforce que a prática do barbante tinha como objetivo fazer com que eles entendessem sobre o transporte da água de um recipiente para o outro, para associarem com o que acontece nas plantas em relação a disponibilidade da água ligada ao crescimento da planta e a absorção da água através das raízes.

Você pode fechar a aula realizando a última pergunta do slide e comentando que, por ser um ser vivo, as plantas também necessitam de água para a sobrevivência, assim como Sabrina, sua família e seu cachorrinho Pimpão. A falta de água pode desencadear ressecamento, dificuldade de desenvolvimento e deficiência de nutrientes.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: Projete essa aula com o uso de um aparelho multimídia para representar melhor as ilustrações nele contidas. Caso não tenha recurso tecnológico disponível, você pode imprimir os slides ou narrar a história do contexto de maneira bem didática.

Para a etapa “Mão na Massa” você vai precisar de:

  • Flores com pétalas brancas ou amarelas;
  • Tesoura
  • Recipientes de plástico ou vidro;
  • Barbantes de 20 cm;
  • Corante de cozinha de duas cores (vermelho e azul, como sugestão);
  • Água;
  • Lupa de mão (opcional).

Organize-se para preparar material suficiente para sua quantidade de alunos. Sugere-se que a prática seja feita em grupos de 4 ou 5 membros.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Faça uma introdução breve sobre o tema “Água” e comente sobre a importância dela para todos os seres vivos. Comente sobre os aspectos gerais da água, relacionando-a com a sobrevivência dos seres vivos. Assim, os alunos começam a construir a ideia de que as plantas também são seres vivos (dê bastante enfoque para a necessidade de água para a sobrevivência de todos os seres vivos).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Desenvolva o contexto da aula realizando a leitura da proposta para sua turma. Caso você não tenha como projetar o material dos slides, faça apenas a leitura e mostre as imagens para os alunos. A ideia do contexto é mobilizar a reflexão sobre a necessidade ou não da água pelas plantas. Lembre-se que a discussão já começou com a apresentação do tema no slide anterior e seguirá até a proposta de investigação, portanto tenha o cuidado de não antecipar nenhuma resposta com sua mediação.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:

Orientações: Idem a anterior.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Questione a turma com as perguntas acima, mas ainda não interfira. Este é o passo para que os alunos discutam e expressem suas opiniões. Você pode ainda complementar com questões do tipo:

  • Mas por que não é somente Sabrina e Pimpão que precisam de água?

É importante que percebam a necessidade por água de todos os seres vivos e se sintam instigados a descobrir de que forma a água nutre as plantas. Essa curiosidade é essencial para as próximas etapas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Caso tenha laboratório disponível em sua escola, você pode levar os alunos até ele. Caso não tenha, separe os alunos em grupos de 4 ou 5 membros.

Divida, para cada grupo: dois recipientes (um com a água e outro sem, corante alimentício e um pedaço de barbante. Oriente-os a colocarem uma pequena quantidade do corante, mexendo cuidadosamente. Em seguida, lance o desafio proposto no slide. Determine um tempo para a realização do mesmo, a sugestão é de 3 minutos. Esta etapa fará com que eles pensem e, de alguma maneira, transportem um pouco da água de um recipiente a outro. Explique aos alunos que não é necessário transportar toda a água colorida de um copo a outro, apenas uma parte.

Soluções como colocar um barbante ligando um copo à outro ou encharcar o barbante em um copo e torcer em outro poderão aparecer. Esse é o propósito, fazer com que eles criem estratégias para que o transporte de um copo para o outro aconteça. Lembre-os que a investigação é para saber como a água é transportada das raízes para as outras partes da planta. Passado os 3 minutos, peça para que um representante de cada grupo comente a solução que encontraram. O ideal é que você ainda não interfira com correções, apenas vá acompanhando os grupos e observando como estão realizando o experimento.

Lembre-se que o foco não está na questão da absorção da água pelas raízes, mas no transporte da água pelos condutores.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:

Orientações: Auxilie os alunos no desenvolvimento desse segundo experimento. Sigam juntos as etapas propostas no slide e auxilie-os, principalmente na etapa de fazer um corte transversal na planta. Após inserirem o caule das flores nos recipientes, aguardem cerca de 10 minutos. Vocês irão notar que as pétalas das flores ficarão coloridas. Primeiro, foque no recipiente com a flor colorida e peça para que eles comentem o que possivelmente aconteceu, mas ainda não interfira. Peça para que eles retirem a flor colorida do recipiente e a manuseiem com cuidado. Caso em sua escola tenha lupa de aumento, você pode disponibilizar para os alunos observarem o líquido sendo transportado. Você pode auxiliá-los pedindo para que observem o caule e reflitam sobre como é que a planta ficou colorida.

Na sequência, mude a atenção dos alunos para a flor não colorida do recipiente só com água e pergunte quais as diferenças que eles conseguem observar. Essa pergunta deve ser feita para que você perceba se eles entenderam que a flor não colorida também absorveu água, mas como não havia corante, não mudou de cor.

Observação: É imprescindível que a planta utilizada na realização do experimento não esteja murcha. Para isso, é aconselhável que, ao se coletar a flor, ela seja armazenada em uma garrafa de plástico contendo água. Caso não encontre a flor natural com pétalas claras, você pode fazer o experimento utilizando uma flor de papel crepom confeccionada com um cabo curto para que a água colorida chegue até as “pétalas”. Você pode utilizar um palito de churrasco pela metade para deixar o caule resistente e realizar a prática normalmente.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Após o desenvolvimento da sequência didática, faça a sistematização da importância da água na manutenção da vida das plantas, juntamente com o processo vivido. Explique para a turma que a planta que estava no recipiente com água não mudou de cor pois a água não estava colorida, mas que também ocorreu o processo de absorção, como na planta colorida. Mostre a eles o caule de uma planta e explique que existem vasos condutores que levam água para todo o corpo da planta, desde as raízes até as pétalas (uma opção legal é relacionar as veias do corpo humano com os vasos condutores, relacionando o transporte do sangue com o de água e nutrientes na planta). Você pode comentar sobre a importância da água para o desenvolvimento saudável da planta e que essa absorção acontece pelas raízes, onde são transportadas por vasos condutores. Reforce que a prática do barbante tinha como objetivo fazer com que eles entendessem sobre o transporte da água de um recipiente para o outro, para associarem com o que acontece nas plantas em relação a disponibilidade da água ligada ao crescimento da planta e a absorção da água através das raízes.

Você pode fechar a aula realizando a última pergunta do slide e comentando que, por ser um ser vivo, as plantas também necessitam de água para a sobrevivência, assim como Sabrina, sua família e seu cachorrinho Pimpão. A falta de água pode desencadear ressecamento, dificuldade de desenvolvimento e deficiência de nutrientes.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 2º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 2º ano:

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02CI04 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02CI05 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano