Plano de aula: A transpiração das plantas

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Plantas

Materiais necessários para a aula: Imagens de uma pessoa suando e outra de uma planta com aparência seca, murcha. Os slides a seguir apresentam opção das imagens representativas, você pode projetar esse slide com um aparelho multimídia, imprimi-las ou recortar de livros ou revistas, desde que atendam o proposto.

Providencie também, previamente, uma planta em vaso. A sugestão é que você utilize a Elodea canadensis, pois possui características que se enquadram nesta aula. Caso não a encontre, utilize outra planta que contenha bastante galhos e folhas. Há também a opção de utilizar uma planta presente no ambiente escolar, assim, você pode acompanhar os alunos até ela para a etapa “Mão na Massa”.

Providencie também: Sacos plásticos, tesoura e barbante.

Título da aula

Orientações: Uma sugestão para iniciar esta aula é: pergunte aos alunos o que é transpiração. Questione o que acontece com o corpo deles nos dias de muito calor e por que eles acham que isso acontece. Explique que a transpiração é o processo de eliminação da água presente em um corpo. Após essa introdução, pergunte a eles se as plantas transpiram como nós, levando os alunos a pensar sobre o propósito da aula. Ouça com atenção as respostas, mas não interfira com correções.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA