12284
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 4º ano > Terra e Universo

Plano de aula - Causas das estações do ano - Translação da Terra e inclinação do eixo de rotação

Plano de aula de Ciências com atividades para 4o ano do EF sobre Causas das estações do ano - Translação da Terra e inclinação do eixo de rotação

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Andresa Prata Cirino Cuginotti

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Google meet.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, WhatsApp ou Google Classroom.
- Documentos colaborativos Google: Apresentações e Docs.
- Apresentações Google para projeção.
- Lousa virtual: Google Jamboard.

Contexto e questão disparadora
Faça uma videochamada com a turma através do Zoom ou Google meet. Leia o tema da aula e siga para o slide 3.

Use o google apresentações para projetar as imagens e questões sugeridas para as crianças. Na sequência, projete o vídeo sugerido (disponível aqui).

Instigue os alunos a partilharem o que pensam sobre as questões propostas e, em seguida, apresente a “questão disparadora” da aula.

Mão na massa
Durante a videochamada, divida a turma em 2 grupos. Explique que os grupos farão as duas atividades, mas cada um em um momento diferente.
Para isso, crie duas salas:

Sala 1 - Estação vídeo (grupo dividido em grupos menores).
Sala 2 - Estação Modelo (grupo dividido em grupos menores).

Uma delas sem o seu auxílioe outra durante a vídeo chamada. Assim, você terá um grupo autônomo e outro guiado por você.

1 - Oriente os alunos, por meio dos materiais disponíveis, sobre o trabalho a ser feito e peça para que entrem na sala. Disponibilize um documento Jamboard, já com os nomes dos alunos, para que façam seus registros.
2 - Faça a simulação do experimento para todo o grupo. Em seguida, oriente a separação em grupos menores para que respondam as perguntas por meio de desenho e esquemas. Disponibilize outro documento Jamboard, já com os nomes dos alunos, para que façam os registros. Faça questionamentos e intervenha com perguntas que auxiliem os alunos a consolidarem seus conhecimentos.

Ao final da atividade de cada grupo, faça a rotação e troque os grupos, para que cada um realize a atividade ainda não feita.

Sistematização
Siga as orientações do slide 7 para a sistematização. Peça para os grupos compartilharem descobertas após a etapa “mão na massa”, evidenciando o que perceberam sobre o movimento da Terra. Vocês podem retomar os registros do Jamboard e pedir para que um integrante do grupo apresente as aprendizagens adquiridas. Leia o slide 8 de modo a sanar as dúvidas dos alunos.

Convite às famílias
As famílias serão convidadas a ajudarem as crianças no acesso às plataformas digitais para a aula.

Sugestão Enviada Por: Aline Soares Silva


Código: CIE4_08T&U04

(EF04CI11) Associar os movimentos cíclicos da Lua e da Terra a períodos de tempo regulares e ao uso desse conhecimento para a construção de calendários em diferentes culturas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Terra e Universo do 4º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas