12280
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 4º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Conhecendo os protozoários

Plano de aula de Ciências com atividades para 4o ano do EF sobre Conhecendo os protozoários

Plano 05 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Cristina Muñoz Franco

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências da Natureza. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta pode ser considerada uma aula inicial, antecedendo o plano CIE4_06VE06, pois introduz o conceito de protozoários.

Para atender ao objetivo proposto neste plano, as intervenções do professor serão elementos-chave para o desenvolvimento da postura investigativa que se espera dos alunos como protagonistas da construção dos conhecimentos. Assim, fique atento às questões sugeridas e sinta-se à vontade para ampliá-las, conforme a dinâmica da sala.

Materiais necessários para a aula: Para a realização desta aula serão necessários equipamentos audiovisuais para projeção de vídeo ou uso de imagem, texto informativo presente no material complementar deste plano, folhas de papel sulfite, cordão e pregadores para o varal dos novos conhecimentos.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o título da aula e pergunte se algum aluno sabe algo sobre os protozoários. Permita que as crianças se expressem livremente. Valorize a fala de cada aluno, permitindo que seus conhecimentos prévios e hipóteses entrem em foco neste momento. Caso seja levantado algum conceito errôneo, traga novos questionamentos, a fim de que haja uma reflexão sobre o assunto, mas não corrija o conceito imediatamente. Informe à turma que, durante esta aula, iremos compreender melhor sobre protozoários e verificaremos se o que sabemos antes da investigação corresponde ao que de fato eles são. Solicite aos alunos uma postura investigativa, pois a curiosidade deles será importante para levarmos o conteúdo da aula adiante.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Em diálogo com os alunos, faça algumas perguntas, como:

  • O que vocês sabem sobre microorganismos?
  • É possível enxergá-los? De que maneira?
  • Alguém já viu um microscópio? Sabem como funciona?

Conte aos alunos que o microscópio é um instrumento que possui lentes especiais destinadas a ampliar a visualização de um determinado objeto de tamanho reduzido. Sua capacidade de ampliação pode chegar a um milhão de vezes o tamanho real do objeto em observação, dependendo do tipo de microscópio. Acredita-se que o microscópio tenha sido inventado em 1590, por holandeses fabricantes de óculos. Cerca de 50 anos depois, passou a ser utilizado também para

fazer observações microscópicas de materiais biológicos. Diga aos alunos que vocês verão algumas imagens microscópicas. Passe o vídeo disponível em https://www.youtube.com/watch?v=rVulMefVkds&t=1s ou mostre imagens microscopicas, que podem ser impressas ou projetadas, disponíveis em https://www.todabiologia.com/zoologia/fotos_protozoarios.htm

Durante a exploração das imagens, indague os alunos:

  • O que são esses seres que podemos ver nas imagens?

Permita que os alunos levantem hipóteses sobre a imagem. Informe-os que se trata de um tipo específico de microorganismo chamado protozoário.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Para introduzir a questão disparadora, pergunte para os alunos:

  • Vocês já ouviram falar sobre protozoários?
  • O que vocês sabem sobre esses microorganismos?
  • Será que os protozoários possuem alguma característica semelhante aos outros microorganismos (vírus e bactérias, por exemplo)?

Verifique se, na contextualização inicial, os alunos indicaram como características dos microorganismos uma possível ação positiva ou negativa na saúde dos seres vivos. Caso não tenham feito, traga essa informação para a sala. Leia a pergunta disparadora para os alunos e informe-os que, para se aprofundarem na compreensão sobre os protozoários, vocês precisarão reconhecer as características dos microrganismos para compreender as formas como se relacionam com os demais seres vivos.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Organize os alunos em duplas e distribua o texto informativo sobre protozoários (disponível no material complementar deste plano). Realize uma primeira leitura do texto com os alunos. Em seguida solicite que façam uma nova leitura, identificando as características dos protozoários e exemplos de como se relacionam com os demais seres vivos.

Circule pela sala enquanto os alunos realizam a pesquisa no texto, faça intervenções nas duplas:

  • Como os protozoários se alimentam?
  • Quais as estratégias utilizadas pelos protozoários para obtenção de alimento?
  • O que os termos harmônico e desarmônico representam nessas relações?

Explore com os alunos o conceito de relações ecológicas harmônicas e desarmônicas: nas relações harmônicas não há prejuízos para nenhum dos envolvidos, já na desarmônica, pelo menos um dos envolvidos é prejudicado. Fique atento para auxiliar alguma dupla que estiver apresentando dificuldade, tanto na busca de informações quanto na relação entre si no momento da atividade, pois o trabalho coletivo é uma procedimento a ser aprendido.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Após a pesquisa das informações no texto, organize a sala em círculo e indague aos alunos:

  • Quais características descobrimos sobre os protozoários?
  • Como são as relações desses microrganismos com os demais seres vivos?

Solicite que leiam as informações encontradas no texto. Informe aos alunos que eles construirão um “Varal dos novos conhecimentos”. Em seguida, distribua para as duplas pedaços de folhas de sulfite cortadas ao meio e organize a turma de modo que cada dupla registre um novo conhecimento sobre os protozoários que aprenderam na aula. Ao final dos registros, solicite que coloquem seu registro pendurado no varal. Na sequência, peça que façam o registro de todos os novos conhecimentos do varal em seus cadernos.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências da Natureza. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta pode ser considerada uma aula inicial, antecedendo o plano CIE4_06VE06, pois introduz o conceito de protozoários.

Para atender ao objetivo proposto neste plano, as intervenções do professor serão elementos-chave para o desenvolvimento da postura investigativa que se espera dos alunos como protagonistas da construção dos conhecimentos. Assim, fique atento às questões sugeridas e sinta-se à vontade para ampliá-las, conforme a dinâmica da sala.

Materiais necessários para a aula: Para a realização desta aula serão necessários equipamentos audiovisuais para projeção de vídeo ou uso de imagem, texto informativo presente no material complementar deste plano, folhas de papel sulfite, cordão e pregadores para o varal dos novos conhecimentos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o título da aula e pergunte se algum aluno sabe algo sobre os protozoários. Permita que as crianças se expressem livremente. Valorize a fala de cada aluno, permitindo que seus conhecimentos prévios e hipóteses entrem em foco neste momento. Caso seja levantado algum conceito errôneo, traga novos questionamentos, a fim de que haja uma reflexão sobre o assunto, mas não corrija o conceito imediatamente. Informe à turma que, durante esta aula, iremos compreender melhor sobre protozoários e verificaremos se o que sabemos antes da investigação corresponde ao que de fato eles são. Solicite aos alunos uma postura investigativa, pois a curiosidade deles será importante para levarmos o conteúdo da aula adiante.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Em diálogo com os alunos, faça algumas perguntas, como:

  • O que vocês sabem sobre microorganismos?
  • É possível enxergá-los? De que maneira?
  • Alguém já viu um microscópio? Sabem como funciona?

Conte aos alunos que o microscópio é um instrumento que possui lentes especiais destinadas a ampliar a visualização de um determinado objeto de tamanho reduzido. Sua capacidade de ampliação pode chegar a um milhão de vezes o tamanho real do objeto em observação, dependendo do tipo de microscópio. Acredita-se que o microscópio tenha sido inventado em 1590, por holandeses fabricantes de óculos. Cerca de 50 anos depois, passou a ser utilizado também para

fazer observações microscópicas de materiais biológicos. Diga aos alunos que vocês verão algumas imagens microscópicas. Passe o vídeo disponível em https://www.youtube.com/watch?v=rVulMefVkds&t=1s ou mostre imagens microscopicas, que podem ser impressas ou projetadas, disponíveis em https://www.todabiologia.com/zoologia/fotos_protozoarios.htm

Durante a exploração das imagens, indague os alunos:

  • O que são esses seres que podemos ver nas imagens?

Permita que os alunos levantem hipóteses sobre a imagem. Informe-os que se trata de um tipo específico de microorganismo chamado protozoário.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Para introduzir a questão disparadora, pergunte para os alunos:

  • Vocês já ouviram falar sobre protozoários?
  • O que vocês sabem sobre esses microorganismos?
  • Será que os protozoários possuem alguma característica semelhante aos outros microorganismos (vírus e bactérias, por exemplo)?

Verifique se, na contextualização inicial, os alunos indicaram como características dos microorganismos uma possível ação positiva ou negativa na saúde dos seres vivos. Caso não tenham feito, traga essa informação para a sala. Leia a pergunta disparadora para os alunos e informe-os que, para se aprofundarem na compreensão sobre os protozoários, vocês precisarão reconhecer as características dos microrganismos para compreender as formas como se relacionam com os demais seres vivos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Organize os alunos em duplas e distribua o texto informativo sobre protozoários (disponível no material complementar deste plano). Realize uma primeira leitura do texto com os alunos. Em seguida solicite que façam uma nova leitura, identificando as características dos protozoários e exemplos de como se relacionam com os demais seres vivos.

Circule pela sala enquanto os alunos realizam a pesquisa no texto, faça intervenções nas duplas:

  • Como os protozoários se alimentam?
  • Quais as estratégias utilizadas pelos protozoários para obtenção de alimento?
  • O que os termos harmônico e desarmônico representam nessas relações?

Explore com os alunos o conceito de relações ecológicas harmônicas e desarmônicas: nas relações harmônicas não há prejuízos para nenhum dos envolvidos, já na desarmônica, pelo menos um dos envolvidos é prejudicado. Fique atento para auxiliar alguma dupla que estiver apresentando dificuldade, tanto na busca de informações quanto na relação entre si no momento da atividade, pois o trabalho coletivo é uma procedimento a ser aprendido.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Após a pesquisa das informações no texto, organize a sala em círculo e indague aos alunos:

  • Quais características descobrimos sobre os protozoários?
  • Como são as relações desses microrganismos com os demais seres vivos?

Solicite que leiam as informações encontradas no texto. Informe aos alunos que eles construirão um “Varal dos novos conhecimentos”. Em seguida, distribua para as duplas pedaços de folhas de sulfite cortadas ao meio e organize a turma de modo que cada dupla registre um novo conhecimento sobre os protozoários que aprenderam na aula. Ao final dos registros, solicite que coloquem seu registro pendurado no varal. Na sequência, peça que façam o registro de todos os novos conhecimentos do varal em seus cadernos.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 4º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04CI08 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano