Plano de Aula

Plano de aula: Conhecendo melhor os fungos e bactérias

Plano 1 de uma sequência de 6 planos. Veja todos os planos sobre Microrganismos

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre esta aula
Sobre esta aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Para atender ao objetivo proposto neste plano, as intervenções do professor serão elementos-chave para o desenvolvimento da postura investigativa que se espera dos alunos como protagonistas da construção dos conhecimentos, assim, fique atento às questões sugeridas e sinta-se à vontade para ampliá-las, conforme a dinâmica da sala.

Durante o desenvolvimento da aula, se houver a necessidade de abordar o conceito de célula, pode-se trazer a ideia de célula como a menor parte viva de nosso corpo. O aprofundamento no conceito de célula se dará em abordagens posteriores.

Materiais necessários para a aula: Equipamento visual ou impressões dos slides de contexto para mostrar as figuras para os alunos, cópias do mapas conceituais dos fungos e bactérias para distribuir aos alunos (disponíveis no material complementar desta aula). Placa de petri com cultura de bactérias (https://novaescola.org.br/conteudo/5891/cultura-de-bacterias ou https://novaescola.org.br/conteudo/385/como-ensinar-microbiologia), pão mofado e champignon, não havendo a disponibilidade desses itens, mostrar as imagens do slide de mão na massa.

Material de apoio:

https://educacao.uol.com.br/disciplinas/ciencias/fungos-o-que-sao-e-qual-e-a-importancia-dos-fungos.htm

https://educacao.uol.com.br/disciplinas/ciencias/bacterias-conheca-a-importancia-e-as-varias-utilidades-das-bacterias.htm

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Informe que a aula terá momentos de participação intensa dos alunos e que há a necessidade de alguma organização e combinados para que a proposta seja produtiva, como definir alguns alunos para ser escribas e registrar as principais falas dos colegas.

Leia o título da aula e pergunte aos alunos:

  • Vocês já ouviram falar sobre fungos e bactérias?
  • O que vocês sabem sobre eles?

Solicite que os alunos escribas já estejam registrando na lousa as palavras chave das respostas dos colegas. Verifique se os alunos abordam somente aspectos negativos sobre esses microrganismos, ou se surgem ideias sobre seus diferentes usos.