12268
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Para o que serve o esqueleto?

Plano de aula de Ciências com atividades para 3o ano do EF sobre Para o que serve o esqueleto?

Plano 05 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Marluci Turquiai Goulart

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta aula irá abordar a classificação dos animais quanto a presença ou ausência de esqueleto interno, ou seja, vertebrados e invertebrados. Para isso, será proposta uma busca por imagens de diferentes animais e a produção de um cartaz coletivo. Para a finalização do mão na massa, deixe pré elaborado um cartaz onde os alunos devem classificar os animais encontrados. Para isso, divida o papel utilizado com uma reta ou algo similar e escreva, de uma lado, “vertebrados” e, do outro, “invertebrados”.

Materiais necessários para a aula: Revistas, jornais, livros, internet (opcional), impressora (opcional), tesoura, fita adesiva, cola, cartolinas e palito de sorvete fixado em um pedaço de cartolina escrito “vertebrado” e outro fixado um pedaço de papel escrito “invertebrado”. Este material deve ser previamente preparado pelo professor.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão procurar por diferentes animais e os classificar segundo a presença ou ausência de coluna vertebral.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Projete ou reproduza a imagem do cartaz referente ao filme “A vida é uma festa”, disponível em: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-206775/. Conduza uma análise e breve discussão utilizando os seguintes questionamentos:

  • Você conhece ou já ouviu falar sobre esse filme?
  • Como são os personagens do cartaz?
  • Você sabe dizer onde os ossos estão nos seres vivos?
  • Para que os ossos servem?
  • O que é um esqueleto?

Faça anotações das respostas dadas pelos alunos e, no momento da sistematização, retome as anotações para complementar ou corrigir.

Caso ache necessário, reproduza o trailer do filme, disponível aqui https://www.youtube.com/watch?v=hNU6gq7TFyo, para complementar a contextualização.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Apresente a questão disparadora aos alunos e deixe que compartilhem suas opiniões. Depois, diga a eles para pensarem em animais como as minhocas, as lesmas e as águas-vivas e faça questionamentos como:

  • Como é o corpo desses animais?
  • Eles são moles?
  • São frágeis?
  • Conseguem se sustentar em pé?

Realizar esses questionamentos sobre as características dos invertebrados irá ajudar os alunos a pensarem que nem todos os animais possuem esqueleto. Após esse momento, apresente a proposta do Mão na Massa.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: O mão na massa está dividido em duas etapas. A primeira delas, o “Vamos Pesquisar”, deve durar cerca de 15 minutos. A segunda etapa, a reflexão, deve durar cerca de 5 minutos.

Organize os alunos em duplas e distribua revistas, jornais, livros e outros materiais que possam ser recortados ou prepare a turma para uma pesquisa na internet. Solicite que busquem por imagens de diversos tipos de animais. Se possível, peça para que imprimam ou recortem. Caso não tenha impressora, solicite desenhos dos animais. Estipule um tempo para isso e garanta que os animais invertebrados também estejam presentes entre as imagens. Fale para os alunos que agora é o momento onde eles devem classificar os animais que encontraram. Cole a cartolina ou outro papel na parede e organize as duplas para irem até o cartaz e colarem seus animais (faça isso com fita adesiva). Deixe o cartaz dividido previamente, com os dizeres: vertebrados e invertebrados. Para ajudar os alunos, peça para observarem as características dos animais, mas não dê respostas prontas. Após esse momento, faça uma análise coletiva do cartaz já terminado e explique:

  • Os animais vertebrados são aqueles que possuem esqueleto interno, com crânio e coluna vertebral (peça aos alunos que toquem com as mãos a coluna vertebral e depois explique que o crânio é o osso que protege o nosso cérebro)
  • Os invertebrados não possuem ossos ou esqueleto interno

Questione os alunos se há algum animal que eles achem que foi fixado no local errado. Caso a resposta seja positiva, solicite que troquem a imagem de grupo. Se achar necessário, sinalize as figuras erradas e faça uma análise das características, para ajudar os alunos a entenderem o erro.

Sugestão de links para pesquisa na web:

https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/browse/animals

http://www.zoologico.com.br/nossos-animais/

http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/animais.htm

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:

Orientações: Para concluir a atividade do mão na massa, proponha uma reflexão sobre as características apresentadas pelos indivíduos que compõem os diferentes grupos. Para isso, solicite que olhem os animais fixados no grupo dos invertebrados e pergunte quais são as características apresentadas por eles. Faça uma lista coletiva com a sala e depois repita o mesmo procedimento com o grupo de vertebrados. Se achar necessário, intervenha com algumas informações, como:

  • Invertebrados: Não possuem ossos, não possuem esqueleto interno, muitos apresentam corpo mole, alguns apresentam uma estrutura chamada exoesqueleto, como os insetos e os aracnídeos, etc.
  • Vertebrados: Possuem ossos, os ossos formam o esqueleto, possuem crânio, coluna vertebral, costelas, muitos conseguem se sustentar pelos ossos, os ossos protegem os órgãos internos, etc.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: A sistematização está dividida em três slides, os dois primeiros com informações para complementar os aprendizados da aula (devem durar aproximadamente 5 minutos no total) e o último com uma proposta de dinâmica (deve durar cerca de 10 minutos).

Antes de apresentar esse slide, retome as respostas dadas pelos alunos no momento do contexto e as respostas dadas à questão disparadora “Todos os animais possuem esqueleto? O que você acha?”. Espera-se que os alunos tenham entendido que existem animais que possuem e os que não possuem esqueleto interno. Após esse momento, projete ou leia as informações desse slide para sistematizar os aprendizados dessa aula.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:

Orientações: Antes de apresentar esse slide, retome a questão disparadora “Todos os animais possuem esqueleto? O que você acha?”. Espera-se que os alunos tenham entendido que existem animais que possuem e os que não possuem esqueleto interno. Após esse momento, projete ou leia as informações desse slide para sistematizar os aprendizados da aula.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:

Orientações: As plaquinhas podem ser produzidas com pedaços de cartolinas fixados à palitos de sorvete. De um lado da cartolina deve estar escrito “vertebrado” e do outro “invertebrado”. É muito importante que elas já estejam prontas previamente para o desenvolvimento dessa etapa.

Faça uma lista com nomes de animais diversos e combine com a turma que, quando você disser o nome do animal, todos devem levantar uma das plaquinhas. Essa é uma maneira lúdica e divertida de verificação da aprendizagem.

Você pode ir além: analise de perto um animal. Isso deve aguçar a curiosidade dos pequenos. A sugestão é levar até a sala uma minhoca, para que os alunos possam observar um invertebrado de perto.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta aula irá abordar a classificação dos animais quanto a presença ou ausência de esqueleto interno, ou seja, vertebrados e invertebrados. Para isso, será proposta uma busca por imagens de diferentes animais e a produção de um cartaz coletivo. Para a finalização do mão na massa, deixe pré elaborado um cartaz onde os alunos devem classificar os animais encontrados. Para isso, divida o papel utilizado com uma reta ou algo similar e escreva, de uma lado, “vertebrados” e, do outro, “invertebrados”.

Materiais necessários para a aula: Revistas, jornais, livros, internet (opcional), impressora (opcional), tesoura, fita adesiva, cola, cartolinas e palito de sorvete fixado em um pedaço de cartolina escrito “vertebrado” e outro fixado um pedaço de papel escrito “invertebrado”. Este material deve ser previamente preparado pelo professor.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão procurar por diferentes animais e os classificar segundo a presença ou ausência de coluna vertebral.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Projete ou reproduza a imagem do cartaz referente ao filme “A vida é uma festa”, disponível em: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-206775/. Conduza uma análise e breve discussão utilizando os seguintes questionamentos:

  • Você conhece ou já ouviu falar sobre esse filme?
  • Como são os personagens do cartaz?
  • Você sabe dizer onde os ossos estão nos seres vivos?
  • Para que os ossos servem?
  • O que é um esqueleto?

Faça anotações das respostas dadas pelos alunos e, no momento da sistematização, retome as anotações para complementar ou corrigir.

Caso ache necessário, reproduza o trailer do filme, disponível aqui https://www.youtube.com/watch?v=hNU6gq7TFyo, para complementar a contextualização.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Apresente a questão disparadora aos alunos e deixe que compartilhem suas opiniões. Depois, diga a eles para pensarem em animais como as minhocas, as lesmas e as águas-vivas e faça questionamentos como:

  • Como é o corpo desses animais?
  • Eles são moles?
  • São frágeis?
  • Conseguem se sustentar em pé?

Realizar esses questionamentos sobre as características dos invertebrados irá ajudar os alunos a pensarem que nem todos os animais possuem esqueleto. Após esse momento, apresente a proposta do Mão na Massa.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: O mão na massa está dividido em duas etapas. A primeira delas, o “Vamos Pesquisar”, deve durar cerca de 15 minutos. A segunda etapa, a reflexão, deve durar cerca de 5 minutos.

Organize os alunos em duplas e distribua revistas, jornais, livros e outros materiais que possam ser recortados ou prepare a turma para uma pesquisa na internet. Solicite que busquem por imagens de diversos tipos de animais. Se possível, peça para que imprimam ou recortem. Caso não tenha impressora, solicite desenhos dos animais. Estipule um tempo para isso e garanta que os animais invertebrados também estejam presentes entre as imagens. Fale para os alunos que agora é o momento onde eles devem classificar os animais que encontraram. Cole a cartolina ou outro papel na parede e organize as duplas para irem até o cartaz e colarem seus animais (faça isso com fita adesiva). Deixe o cartaz dividido previamente, com os dizeres: vertebrados e invertebrados. Para ajudar os alunos, peça para observarem as características dos animais, mas não dê respostas prontas. Após esse momento, faça uma análise coletiva do cartaz já terminado e explique:

  • Os animais vertebrados são aqueles que possuem esqueleto interno, com crânio e coluna vertebral (peça aos alunos que toquem com as mãos a coluna vertebral e depois explique que o crânio é o osso que protege o nosso cérebro)
  • Os invertebrados não possuem ossos ou esqueleto interno

Questione os alunos se há algum animal que eles achem que foi fixado no local errado. Caso a resposta seja positiva, solicite que troquem a imagem de grupo. Se achar necessário, sinalize as figuras erradas e faça uma análise das características, para ajudar os alunos a entenderem o erro.

Sugestão de links para pesquisa na web:

https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/browse/animals

http://www.zoologico.com.br/nossos-animais/

http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/animais.htm

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:

Orientações: Para concluir a atividade do mão na massa, proponha uma reflexão sobre as características apresentadas pelos indivíduos que compõem os diferentes grupos. Para isso, solicite que olhem os animais fixados no grupo dos invertebrados e pergunte quais são as características apresentadas por eles. Faça uma lista coletiva com a sala e depois repita o mesmo procedimento com o grupo de vertebrados. Se achar necessário, intervenha com algumas informações, como:

  • Invertebrados: Não possuem ossos, não possuem esqueleto interno, muitos apresentam corpo mole, alguns apresentam uma estrutura chamada exoesqueleto, como os insetos e os aracnídeos, etc.
  • Vertebrados: Possuem ossos, os ossos formam o esqueleto, possuem crânio, coluna vertebral, costelas, muitos conseguem se sustentar pelos ossos, os ossos protegem os órgãos internos, etc.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: A sistematização está dividida em três slides, os dois primeiros com informações para complementar os aprendizados da aula (devem durar aproximadamente 5 minutos no total) e o último com uma proposta de dinâmica (deve durar cerca de 10 minutos).

Antes de apresentar esse slide, retome as respostas dadas pelos alunos no momento do contexto e as respostas dadas à questão disparadora “Todos os animais possuem esqueleto? O que você acha?”. Espera-se que os alunos tenham entendido que existem animais que possuem e os que não possuem esqueleto interno. Após esse momento, projete ou leia as informações desse slide para sistematizar os aprendizados dessa aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:

Orientações: Antes de apresentar esse slide, retome a questão disparadora “Todos os animais possuem esqueleto? O que você acha?”. Espera-se que os alunos tenham entendido que existem animais que possuem e os que não possuem esqueleto interno. Após esse momento, projete ou leia as informações desse slide para sistematizar os aprendizados da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:

Orientações: As plaquinhas podem ser produzidas com pedaços de cartolinas fixados à palitos de sorvete. De um lado da cartolina deve estar escrito “vertebrado” e do outro “invertebrado”. É muito importante que elas já estejam prontas previamente para o desenvolvimento dessa etapa.

Faça uma lista com nomes de animais diversos e combine com a turma que, quando você disser o nome do animal, todos devem levantar uma das plaquinhas. Essa é uma maneira lúdica e divertida de verificação da aprendizagem.

Você pode ir além: analise de perto um animal. Isso deve aguçar a curiosidade dos pequenos. A sugestão é levar até a sala uma minhoca, para que os alunos possam observar um invertebrado de perto.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 3º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03CI04 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03CI06 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano