12133
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Entrevista

POR: Camila Silva Viana 23/10/2018
Código: ING7_09UND03

7º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF07LI14) Produzir textos diversos sobre fatos, acontecimentos e personalidades do passado (linha do tempo/ timelines, biografias, verbetes de enciclopédias, blogues, entre outros).

(EF07LI15) Construir repertório lexical relativo a verbos regulares e irregulares (formas no passado), preposições de tempo (in, on, at) e conectores (and, but, because, then, so, before, after, entre outros).

Plano de aula de Inglês com atividades para 7o ano do EF sobre Entrevista

 

Sobre este plano select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Objective select-down

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Diga aos alunos que hoje vocês conversarão sobre entrevistas e como entrevistar alguém. Today, we are going to talk about interviews and how to interview someone.

SUGESTÃO: Caso não haja a possibilidade de apresentar slides aos alunos (por falta de projetor, computador ou internet), imprima os slides a seguir e cole-os na lousa. É interessante também que, se possível, os slides e o modelo final sejam impressos e distribuídos aos alunos (se não for possível um por aluno, pode-se criar grupos de trabalho para que sejam necessárias apenas algumas cópias que serão divididas entre os alunos).

Context select-down

Tempo sugerido: 5 minutos

Propósito: Instigar a curiosidade dos alunos sobre entrevistas em geral, levantar hipóteses sobre como entrevistas funcionam e sobre o que elas tratam.

Orientações:

  • Pergunte aos alunos se eles já leram ou ouviram alguma entrevista. Have you ever read or heard an interview? Ao ter resposta positiva, pergunte de quem e sobre o quê falava. Who was interviewed? What was it about?.
  • Mostre a foto do slide e diga que, como observado na foto, o Príncipe Harry aparece entrevistando o presidente Obama. As you can see in the picture, Prince Harry in interviewing Barack Obama. Do you know who they are? Sobre o que eles deveriam estar falando? What do you think they are talking about? Pergunte aos alunos se todas as entrevistas falam sobre a mesma coisa e o que muda. Do you think every interview talks about the same thing? What changes?

É interessante que os alunos percebam que, nesta entrevista, provavelmente estão falando sobre política e cultura, tendo em vista que são representantes de duas nações distintas, mas que cada entrevista tem seu tema mudado, de acordo com quem é entrevistado.

MATERIAL COMPLEMENTAR: Se quiser saber mais sobre a entrevista, aqui está o vídeo discutido nesta parte da aula.

Link para acesso: https://www.youtube.com/watch?v=85gmwnfty7o

Input select-down

Tempo sugerido: 17 minutos

Propósito: Apresentar características de entrevista, perguntas no passado e conectores.

Expectativa: Que os alunos identifiquem as principais características de uma entrevista, aprendam a estrutura de pergunta no passado e o uso de conectores.

Orientações:

  • Leia a entrevista com os alunos e pare após cada pergunta e cada resposta para checar compreensão.

  • Pergunte sobre o que as perguntas estão falando. A resposta esperada é que se trata de perguntas sobre esporte e sobre a carreira do jogador e as perguntas falam sobre futebol, por ser uma entrevista com o Messi. Reforce que cada entrevista precisa ser personalizada para a pessoa que será entrevistada, ou seja, é natural que se fale de música com músicos, esportes com atletas, política com políticos, etc. e por isso é importante conhecer o entrevistado. Em inglês, pode ser conduzido da seguinte maneira: What are the questions about? What are they talking about in this interview? Did you notice that since Messi is a soccer player, the interview focuses on soccer. That happens according to the person’s profile. That’s why we need to know very well who we are going to interview.

  • Depois da leitura e discussão do texto, mostre aos alunos a estrutura de pergunta no passado em inglês (DID + verbo no infinitivo). Após apresentar a estrutura de perguntas, volte ao texto com os alunos e mostre os verbos no passado e, por último, os conectores. A cada um deles encontrado no texto, anote-os na lousa para referência dos alunos e futura análise. Os verbos no passado e os conectores presentes no texto podem ser encontrados aqui .

  • Após a sistematização na lousa, instigue análise dos alunos. Pergunte: voltem ao texto e respondam: para quê os conectores são usados? A resposta esperada é que são usados para conectar todo o texto, as frases e parágrafos, para que ele faça mais sentido, seja mais completo, etc. Em inglês, pode ser conduzido da seguinte forma: Now that you have the connectors on the board, go back to the text and find out what we use them for. We use them to connect sentences and paragraphs, so the text has a clear meaning.

  • Por fim, como um wrap up da sistematização gramatical, em um espaço do quadro, monte o esquema das perguntas em inglês (Did + verbo no infinitivo) com exemplos, Did you like music when you were young? Did you go to the concert yesterday? E também uma lista para os conectores mais comuns (so, because, with, after, before, however, finally) e frases os exemplificando, desta forma, os alunos têm um apoio visual e um modelo de registro, caso necessário.

Link pode ser acessado em: http://www.worldsoccer.com/features/lionel-messi-interview-part-one-338553

Para análise do texto, acesse: https://docs.google.com/document/d/1o4txTe7uvJ5Ps6ShlcuPoqkdYzhRY9ugn187GQm2JlU/edit?usp=sharing

Mais informações sobre conectores podem ser encontrados em: http://www.dcf.ds.mpg.de/fileadmin/allgemein/interna/informationsmaterial/List_of_Connectors.pdf

Mais informações sobre Simple Past podem ser encontradas em: https://www.perfect-english-grammar.com/past-simple.html

Sugestões extras para trabalho posterior:

  • Peça que os alunos criem perguntas uns para os outros para treinarem a forma de pergunta.
  • Crie um texto colaborativo para prática extra de conectores. Um aluno fala uma frase e o outro continua usando um conector e assim por diante.

Output select-down

Tempo sugerido: 23 minutos

Propósito: Que os alunos aprendam a preparar um roteiro de entrevista, usem perguntas no passado e conectores. O objetivo das duas primeiras perguntas é que o aluno junte algumas informações sobre a pessoa a ser entrevistada e que isto o ajude a construir perguntas relevantes para aquela pessoa e sua vida. É um exercício preparatório que ocorre na vida de jornalistas.

Expectativa: Que os alunos se organizem e coletem informações relevantes e conheçam bem o entrevistado antes de criar as perguntas a serem feitas.

Orientações:

Peça aos alunos que copiem no caderno o outline acima e que o completem depois de terem informações norteadores sobre a pessoa que querem entrevistar. Explique que eles devem criar cinco (ou mais) perguntas para esta pessoa usando a estrutura de pergunta no passado e conectores vistos. After you have enough information about the person you want to interview, create five creative questions using the structures we have seen before.

Sugestões: os alunos podem entrevistar algum familiar, amigo em sala de aula, pessoas pela escola (para isso, será necessário um tempo maior, pois precisará ser feito uma saída de sala) ou mesmo uma entrevista hipotética para algum ídolo. Pode ser usado como lição de casa também, se for trocado com algum colega de sala ou se for feito com algum familiar. É necessário também ter em mente que, se for entrevistar algum familiar, todo o processo será, provavelmente, feito em português e os alunos terão que fazer uma tradução, o que não é sempre recomendado.

Feedback select-down

Tempo sugerido: 3 minutos

Propósito: Fazer com que os alunos reflitam sobre o que trabalharam nesta aula.

Expectativa: Que os alunos reflitam sobre o que aprenderam nesta aula.

Orientações: Pergunte aos alunos o que eles aprenderam nesta aula. What have you learned today? e leia a imagem perguntando se há alguma dúvida. Do you have any questions?

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Diga aos alunos que hoje vocês conversarão sobre entrevistas e como entrevistar alguém. Today, we are going to talk about interviews and how to interview someone.

SUGESTÃO: Caso não haja a possibilidade de apresentar slides aos alunos (por falta de projetor, computador ou internet), imprima os slides a seguir e cole-os na lousa. É interessante também que, se possível, os slides e o modelo final sejam impressos e distribuídos aos alunos (se não for possível um por aluno, pode-se criar grupos de trabalho para que sejam necessárias apenas algumas cópias que serão divididas entre os alunos).

Tempo sugerido: 5 minutos

Propósito: Instigar a curiosidade dos alunos sobre entrevistas em geral, levantar hipóteses sobre como entrevistas funcionam e sobre o que elas tratam.

Orientações:

  • Pergunte aos alunos se eles já leram ou ouviram alguma entrevista. Have you ever read or heard an interview? Ao ter resposta positiva, pergunte de quem e sobre o quê falava. Who was interviewed? What was it about?.
  • Mostre a foto do slide e diga que, como observado na foto, o Príncipe Harry aparece entrevistando o presidente Obama. As you can see in the picture, Prince Harry in interviewing Barack Obama. Do you know who they are? Sobre o que eles deveriam estar falando? What do you think they are talking about? Pergunte aos alunos se todas as entrevistas falam sobre a mesma coisa e o que muda. Do you think every interview talks about the same thing? What changes?

É interessante que os alunos percebam que, nesta entrevista, provavelmente estão falando sobre política e cultura, tendo em vista que são representantes de duas nações distintas, mas que cada entrevista tem seu tema mudado, de acordo com quem é entrevistado.

MATERIAL COMPLEMENTAR: Se quiser saber mais sobre a entrevista, aqui está o vídeo discutido nesta parte da aula.

Link para acesso: https://www.youtube.com/watch?v=85gmwnfty7o

Tempo sugerido: 17 minutos

Propósito: Apresentar características de entrevista, perguntas no passado e conectores.

Expectativa: Que os alunos identifiquem as principais características de uma entrevista, aprendam a estrutura de pergunta no passado e o uso de conectores.

Orientações:

  • Leia a entrevista com os alunos e pare após cada pergunta e cada resposta para checar compreensão.

  • Pergunte sobre o que as perguntas estão falando. A resposta esperada é que se trata de perguntas sobre esporte e sobre a carreira do jogador e as perguntas falam sobre futebol, por ser uma entrevista com o Messi. Reforce que cada entrevista precisa ser personalizada para a pessoa que será entrevistada, ou seja, é natural que se fale de música com músicos, esportes com atletas, política com políticos, etc. e por isso é importante conhecer o entrevistado. Em inglês, pode ser conduzido da seguinte maneira: What are the questions about? What are they talking about in this interview? Did you notice that since Messi is a soccer player, the interview focuses on soccer. That happens according to the person’s profile. That’s why we need to know very well who we are going to interview.

  • Depois da leitura e discussão do texto, mostre aos alunos a estrutura de pergunta no passado em inglês (DID + verbo no infinitivo). Após apresentar a estrutura de perguntas, volte ao texto com os alunos e mostre os verbos no passado e, por último, os conectores. A cada um deles encontrado no texto, anote-os na lousa para referência dos alunos e futura análise. Os verbos no passado e os conectores presentes no texto podem ser encontrados aqui .

  • Após a sistematização na lousa, instigue análise dos alunos. Pergunte: voltem ao texto e respondam: para quê os conectores são usados? A resposta esperada é que são usados para conectar todo o texto, as frases e parágrafos, para que ele faça mais sentido, seja mais completo, etc. Em inglês, pode ser conduzido da seguinte forma: Now that you have the connectors on the board, go back to the text and find out what we use them for. We use them to connect sentences and paragraphs, so the text has a clear meaning.

  • Por fim, como um wrap up da sistematização gramatical, em um espaço do quadro, monte o esquema das perguntas em inglês (Did + verbo no infinitivo) com exemplos, Did you like music when you were young? Did you go to the concert yesterday? E também uma lista para os conectores mais comuns (so, because, with, after, before, however, finally) e frases os exemplificando, desta forma, os alunos têm um apoio visual e um modelo de registro, caso necessário.

Link pode ser acessado em: http://www.worldsoccer.com/features/lionel-messi-interview-part-one-338553

Para análise do texto, acesse: https://docs.google.com/document/d/1o4txTe7uvJ5Ps6ShlcuPoqkdYzhRY9ugn187GQm2JlU/edit?usp=sharing

Mais informações sobre conectores podem ser encontrados em: http://www.dcf.ds.mpg.de/fileadmin/allgemein/interna/informationsmaterial/List_of_Connectors.pdf

Mais informações sobre Simple Past podem ser encontradas em: https://www.perfect-english-grammar.com/past-simple.html

Sugestões extras para trabalho posterior:

  • Peça que os alunos criem perguntas uns para os outros para treinarem a forma de pergunta.
  • Crie um texto colaborativo para prática extra de conectores. Um aluno fala uma frase e o outro continua usando um conector e assim por diante.

Tempo sugerido: 23 minutos

Propósito: Que os alunos aprendam a preparar um roteiro de entrevista, usem perguntas no passado e conectores. O objetivo das duas primeiras perguntas é que o aluno junte algumas informações sobre a pessoa a ser entrevistada e que isto o ajude a construir perguntas relevantes para aquela pessoa e sua vida. É um exercício preparatório que ocorre na vida de jornalistas.

Expectativa: Que os alunos se organizem e coletem informações relevantes e conheçam bem o entrevistado antes de criar as perguntas a serem feitas.

Orientações:

Peça aos alunos que copiem no caderno o outline acima e que o completem depois de terem informações norteadores sobre a pessoa que querem entrevistar. Explique que eles devem criar cinco (ou mais) perguntas para esta pessoa usando a estrutura de pergunta no passado e conectores vistos. After you have enough information about the person you want to interview, create five creative questions using the structures we have seen before.

Sugestões: os alunos podem entrevistar algum familiar, amigo em sala de aula, pessoas pela escola (para isso, será necessário um tempo maior, pois precisará ser feito uma saída de sala) ou mesmo uma entrevista hipotética para algum ídolo. Pode ser usado como lição de casa também, se for trocado com algum colega de sala ou se for feito com algum familiar. É necessário também ter em mente que, se for entrevistar algum familiar, todo o processo será, provavelmente, feito em português e os alunos terão que fazer uma tradução, o que não é sempre recomendado.

Tempo sugerido: 3 minutos

Propósito: Fazer com que os alunos reflitam sobre o que trabalharam nesta aula.

Expectativa: Que os alunos reflitam sobre o que aprenderam nesta aula.

Orientações: Pergunte aos alunos o que eles aprenderam nesta aula. What have you learned today? e leia a imagem perguntando se há alguma dúvida. Do you have any questions?

Contents

  1. INPUT: Interview.
  2. Connectors  
  3. Simple past questions structure.
  4. OUTPUT: Interview

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF07LI14) Produzir textos diversos sobre fatos, acontecimentos e personalidades do passado (linha do tempo/ timelines, biografias, verbetes de enciclopédias, blogues, entre outros).

(EF07LI15) Construir repertório lexical relativo a verbos regulares e irregulares (formas no passado), preposições de tempo (in, on, at) e conectores (and, but, because, then, so, before, after, entre outros).

Professor-autor: Camila Viana

Mentor: Tatiana Martin

Especialista: Celina Fernandes


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

OUTRAS AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes