Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano: ING7_05UND10
https://novaescola.org.br/plano-de-aula/2753/reading-for-general-idea
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Aplicativo de videochamadas para as aulas síncronas: Zoom ou Hangouts.
- Envio do link do texto via e-mail, WhatsApp, Google Forms ou Classroom.
- Criação de quiz da atividade proposta no Kahoot.
- Acesso ao YouTube.
Optativas:
- Compartilhar as produções no Instagram, site ou blog da escola ou da classe.
Context
Antecipadamente, crie um Kahoot com as perguntas propostas no slide e, em um encontro síncrono, realize o jogo com a turma. Siga as orientações propostas no slide a partir de “Explique: In letter B…”. Mostre e explique o objetivo da aula para o grupo.
Input
Ainda no encontro síncrono, informe aos alunos sobre o material a ser estudado conforme descrito no retângulo do slide 1. Pergunte aos alunos o que eles sabem sobre a mitologia grega. Diga: “Do you know anything about Greek gods and goddesses? Have you ever seen any movies or video games in which you can find them?". Se não houver contribuições, cite o filmes de Percy Jackson ou o jogo God of War, que provavelmente serão conhecidos. Se achar necessário, apresente o vídeo para uma melhor ilustração do tema.
Em seguida, projete a atividade para impressão e estude com os alunos as perguntas propostas. Depois, diga que estas são as perguntas da entrevista estudada e que eles devem associar as perguntas às respostas. Para que este momento fique mais dinâmico, crie antecipadamente um formulário no Google Forms seguindo o padrão da atividade para impressão.
Apresente o slide 2 e revise o entendimento da entrevista, pedindo à turma que identifique a alternativa que melhor a resume.
Output
Apresente o slide, explique as instruções e oriente os alunos a realizarem a atividade após o encontro síncrono. Você pode manter a orientação de trabalharem em duplas ou individualmente. Peça que criem slides de apresentações para compartilhar as perguntas elaboradas. Inicie o próximo momento síncrono com os alunos compartilhando suas produções.
Feedback
Encerre a aula retomando o que aprenderam. Apresente o slide, leia os itens para a sala e peça exemplos de atividades desenvolvidas na aula que demonstrem cada ponto.
Convite às famílias
Estimule os alunos a entrevistar um membro mais velho da família. Eles podem fazer a entrevista em português e traduzir perguntas e respostas para o inglês.