12118
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Aspectos visuais de misturas

Plano de aula de Ciências com atividades para 6o ano do EF sobre Aspectos visuais de misturas

Plano 01 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Thais Moreno Priolli

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte da temática misturas homogêneas e heterogêneas referente a uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta pode ser considerada uma aula inicial sobre a temática, sendo também uma atividade diagnóstica para identificar as concepções dos alunos sobre o tema. Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nas aulas que tratam desta habilidade, você pode consultar livro: <http://www.deboni.he.com.br/livro1_PREVIEW.pdf>. Os conteúdos desta aula estão nas páginas 43 a 49.

Materiais necessários para a aula: Oito recipientes transparentes (copos plásticos ou béqueres) por equipe, colher de sopa, água, óleo, álcool, borracha, pedra, sal, tampinha de caneta, isopor.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão discutir sobre uma maneira de agrupar as misturas.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Pergunte aos alunos quais misturas líquidas eles costumam beber. As bebidas mencionadas pelos alunos podem ser registradas no quadro pelo professor(a). Pergunte aos alunos se eles costumam preparar alguma bebida em casa. Os alunos podem mencionar que preparam suco com frutas, suco com água e suco em pó, leite com achocolatado, entre outros. Mencione que as bebidas preparadas são misturas e que as misturas podem ser classificadas de acordo com alguns critérios.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Leia a Questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema, provavelmente as respostas estarão relacionadas a cor, neste caso pergunte: Será que é só a cor?. Pergunte sobre outros critérios, por exemplo: O gelo presente no suco, tem cor? Ele pode ser um aspecto visual?. Não se preocupe em responder os questionamentos deles, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: Organize os alunos em grupos de quatro ou cinco. Explique a atividade usando o slide projetado, imprima o slide, no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gPspxh98qkQmUvbc5AfhEBny5za59QWFrVjctgnFr5heznXSYJyJcrTuZHPr/atividade-para-impressao-mao-na-massa-cie6-01me01.pdf ou escreva no quadro. Cada grupo deve ter os materiais necessários, isto é, os componentes para as misturas sugeridas, os recipientes para as misturas e a tabela de registro, disponível aqui. Imprima a tabela de registro ou, se não for possível, escreva no quadro e peça para um aluno do grupo copiar. Durante as etapas de I a VIII, ande pela sala e acompanhe as discussões e os critérios dos alunos.

Materiais necessários: Oito recipientes transparentes (copo plástico ou béquer) por equipe, água, óleo, sal, álcool, borracha, bolinhas de isopor, clipes, tampa de canetinha e tabela de registro.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:

Orientações: Após todas as etapas finalizadas, pergunte sobre os critérios utilizados e a justificativa dos alunos para a organização feita.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Proponha uma roda de conversa para que os alunos possam compartilhar o que aprenderam durante a atividade. Peça que algumas equipes compartilhem sua classificação (selecione algumas diferentes) e pergunte a elas se a troca com os colegas influenciou no resultado final. Retome a Questão disparadora: Que aspectos visuais podemos utilizar para agrupar misturas?. É provável que os alunos, após os experimentos, respondam a questão mencionando critérios como cor, estado físico e fase. É importante que após esta atividade o conceito de fase seja definido pelo professor. A quantidade de fase de uma mistura pode ser um critério utilizado para agrupar as misturas. Observe se isso ocorreu na atividade, em caso positivo, mencione aos alunos que o critério utilizado por eles foi a quantidade de fase. Em caso negativo, faça uma discussão relacionando o que eles propuseram e a quantidade de fases das misturas. Sugere-se 15 minutos para a sistematização, sendo 10 minutos para a apresentação (slide 7) e 5 minutos para a leitura (slide 8).

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: --------

Orientações: Projete o slide ou leia as informações. Comente com os alunos que a cor pode ser uma característica para organizar as misturas, porém a quantidade de fase é uma característica muito útil. Espera-se que tenham entendido a importância da fase para organizar as misturas. Esta é uma sequência de aula para o estudo da classificação das misturas homogêneas e heterogêneas, portanto, sugere-se que o professor(a) utilize-a como aula introdutória.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte da temática misturas homogêneas e heterogêneas referente a uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta pode ser considerada uma aula inicial sobre a temática, sendo também uma atividade diagnóstica para identificar as concepções dos alunos sobre o tema. Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nas aulas que tratam desta habilidade, você pode consultar livro: <http://www.deboni.he.com.br/livro1_PREVIEW.pdf>. Os conteúdos desta aula estão nas páginas 43 a 49.

Materiais necessários para a aula: Oito recipientes transparentes (copos plásticos ou béqueres) por equipe, colher de sopa, água, óleo, álcool, borracha, pedra, sal, tampinha de caneta, isopor.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão discutir sobre uma maneira de agrupar as misturas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Pergunte aos alunos quais misturas líquidas eles costumam beber. As bebidas mencionadas pelos alunos podem ser registradas no quadro pelo professor(a). Pergunte aos alunos se eles costumam preparar alguma bebida em casa. Os alunos podem mencionar que preparam suco com frutas, suco com água e suco em pó, leite com achocolatado, entre outros. Mencione que as bebidas preparadas são misturas e que as misturas podem ser classificadas de acordo com alguns critérios.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Leia a Questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema, provavelmente as respostas estarão relacionadas a cor, neste caso pergunte: Será que é só a cor?. Pergunte sobre outros critérios, por exemplo: O gelo presente no suco, tem cor? Ele pode ser um aspecto visual?. Não se preocupe em responder os questionamentos deles, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: Organize os alunos em grupos de quatro ou cinco. Explique a atividade usando o slide projetado, imprima o slide, no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gPspxh98qkQmUvbc5AfhEBny5za59QWFrVjctgnFr5heznXSYJyJcrTuZHPr/atividade-para-impressao-mao-na-massa-cie6-01me01.pdf ou escreva no quadro. Cada grupo deve ter os materiais necessários, isto é, os componentes para as misturas sugeridas, os recipientes para as misturas e a tabela de registro, disponível aqui. Imprima a tabela de registro ou, se não for possível, escreva no quadro e peça para um aluno do grupo copiar. Durante as etapas de I a VIII, ande pela sala e acompanhe as discussões e os critérios dos alunos.

Materiais necessários: Oito recipientes transparentes (copo plástico ou béquer) por equipe, água, óleo, sal, álcool, borracha, bolinhas de isopor, clipes, tampa de canetinha e tabela de registro.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:

Orientações: Após todas as etapas finalizadas, pergunte sobre os critérios utilizados e a justificativa dos alunos para a organização feita.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Proponha uma roda de conversa para que os alunos possam compartilhar o que aprenderam durante a atividade. Peça que algumas equipes compartilhem sua classificação (selecione algumas diferentes) e pergunte a elas se a troca com os colegas influenciou no resultado final. Retome a Questão disparadora: Que aspectos visuais podemos utilizar para agrupar misturas?. É provável que os alunos, após os experimentos, respondam a questão mencionando critérios como cor, estado físico e fase. É importante que após esta atividade o conceito de fase seja definido pelo professor. A quantidade de fase de uma mistura pode ser um critério utilizado para agrupar as misturas. Observe se isso ocorreu na atividade, em caso positivo, mencione aos alunos que o critério utilizado por eles foi a quantidade de fase. Em caso negativo, faça uma discussão relacionando o que eles propuseram e a quantidade de fases das misturas. Sugere-se 15 minutos para a sistematização, sendo 10 minutos para a apresentação (slide 7) e 5 minutos para a leitura (slide 8).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: --------

Orientações: Projete o slide ou leia as informações. Comente com os alunos que a cor pode ser uma característica para organizar as misturas, porém a quantidade de fase é uma característica muito útil. Espera-se que tenham entendido a importância da fase para organizar as misturas. Esta é uma sequência de aula para o estudo da classificação das misturas homogêneas e heterogêneas, portanto, sugere-se que o professor(a) utilize-a como aula introdutória.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Matéria e Energia do 6º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06CI01 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano