12110
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 3º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Bicho pra todo lado: conhecendo os animais da minha região

Plano de aula de Ciências com atividades para 3o ano do EF sobre Bicho pra todo lado: conhecendo os animais da minha região

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Lindsai Santos Amaral Batista

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas

Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
- Documentos colaborativos Google: Apresentações.
- Gravação de aulas: Loom ou Google Meet.

Optativas:
- Gravador de podcast: Audiolab

Contexto e questão disparadora

Com certa antecedência, envie uma tarefa para a turma por meio de vídeo ou podcast. Explique que cada aluno deverá executar uma pesquisa conforme orientação no slide de apresentação da aula: “Faça uma lista de animais nativos da região em que vivemos.”

Monte uma apresentação de slides com vídeo ou áudio, e as fotos dos animais sugeridos no slide 3, a fim de trazer mais ludicidade à aula. Envie este material por e-mail para as crianças ou compartilhe no Classroom. Insira os questionamentos do slide para provocar a construção de hipóteses no grupo. Peça aos alunos que respondam as questões em uma folha à parte.

No slide final, projete a questão disparadora. Como as crianças já fizeram as pesquisas, essa será uma tarefa fácil de resolver, porém, lembre-os que terão que trabalhar em grupos para fazerem as descobertas.

Mão na massa

Antes de iniciar a aula, crie algumas salas de videochamadas de acordo com o número de grupos que você possui na sala.

Chame toda a turma em uma videochamada, siga os passos indicados do “mão na massa” e divida os alunos em grupos de até 5 integrantes. Indique o link de acesso, para que cada grupo se reúna em salas distintas. Explique aos grupos que terão 10 minutos para fazerem a lista de animais da região, conforme as pesquisas realizadas.

Ao final dos 10 minutos, peça para que todos retornem à sala principal da chamada da aula. Prossiga com as orientações do mão na massa. Explique que cada grupo deve eleger um integrante para apresentar a lista produzida. Faça os questionamentos sugeridos no slide 6, a fim de que a turma identifique os animais da região e as características. 

Sistematização

Ainda na videoconferência, à medida que as crianças apresentam e dão opiniões, projete um documento em branco, registre os animais que constarão na lista final do grupo e o que garante a adaptação de cada um deles, conforme as características apresentadas. Diga aos alunos que você fará a função de escriba, mas eles devem dar as próprias opiniões. Ao final, partilhe esse texto com os grupos. 

Convite às famílias

As famílias acompanharão as crianças no momento de execução das pesquisas auxiliando nas descobertas dos animais da região.

Sugestão Enviada Por: Aline Soares Silva


Código: CIE3_04V&E01

(EF03CI04) Identificar características sobre o modo de vida (o que comem, como se reproduzem, como se deslocam etc.) dos animais mais comuns no ambiente próximo.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 3º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 3º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas