12053
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - O plástico

POR: Helisabety Barros Mendes de Melo 25/02/2019
Código: CIE2_01M&E03

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF02CI01) Identificar de que materiais (metais, madeira, vidro etc.) são feitos os objetos que fazem parte da vida cotidiana, como esses objetos são utilizados e com quais materiais eram produzidos no passado.

Plano de Aula de ciências com atividades para 2º Ano do EF sobre O plástico

 

Sobre este plano select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: O professor precisa providenciar, antes da aula, a impressão do slide 4 para ser trabalhado individualmente e dos slides 5 e 6 para ser trabalhados em dupla. Os materiais utilizados são: cola, tesoura e lápis de cor.

Título da aula select-down

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Organize a turma em semicírculo, leia o título da aula.

Prossiga com a apresentação.

Contexto select-down

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: Acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=mdY3sHR6m5Y e assista ao vídeo. No final, explique aos(as) alunos(as) que chamamos de lixo tudo que jogamos fora (embalagens de produtos, restos de comida, objetos quebrados e até sobras da construção civil) mas o nome mais adequado é resíduos sólidos. E que os resíduos sólidos que encontramos numa lixeira, por exemplo, são feitos de diversos materiais e que o plástico é o que encontramos em maior quantidade.

Prossiga com a apresentação.

Questão disparadora select-down

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia a informação contida no slide e, em seguida, explique que esta questão e mais algumas, que serão feitas a seguir, serão retomadas no fim da aula.

Mão na massa select-down

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: Distribua uma cópia do slide 5 para cada aluno. Leia com a turma as questões e explique que cada aluno tem 5 minutos para escrever as suas respostas. No final dos 5 minutos, divida a turma em duplas para discutir as respostas individuais. Após, cada par deve apresentar as suas respostas para toda a turma.

Sistematização select-down

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Leia o texto e discuta em uma roda de conversa as questões que foram propostas no slide 5.

Se julgar necessário, acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=mdY3sHR6m5Y para assistir ao vídeo novamente.

Em seguida, retome a Questão disparadora no slide 4: COMO PODEMOS AMENIZAR O PROBLEMA DO PLÁSTICO EM NOSSO PLANETA?

- e discuta as possíveis respostas para questão. Após, escreva uma resposta no quadro.

Resposta sugerida: A solução para amenizar o problema do plástico em nosso planeta seria o consumo consciente e o descarte adequado deste material.

Como atividade complementar, solicite uma pesquisa na escola, no bairro, no prédio, a respeito dos coletores. Interrogue-os se nesses espaços há coletores com as cores da coleta seletiva? Se sim, complemente:

Quais são as cores?

E as pessoas, respeitam os tipos de resíduo conforme a identificação desses coletores?

Peça que observem por um período a postura das pessoas em relação ao descarte dos resíduos e, em outra aula, explique que eles deverão socializar as suas descobertas.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: O professor precisa providenciar, antes da aula, a impressão do slide 4 para ser trabalhado individualmente e dos slides 5 e 6 para ser trabalhados em dupla. Os materiais utilizados são: cola, tesoura e lápis de cor.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Organize a turma em semicírculo, leia o título da aula.

Prossiga com a apresentação.

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: Acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=mdY3sHR6m5Y e assista ao vídeo. No final, explique aos(as) alunos(as) que chamamos de lixo tudo que jogamos fora (embalagens de produtos, restos de comida, objetos quebrados e até sobras da construção civil) mas o nome mais adequado é resíduos sólidos. E que os resíduos sólidos que encontramos numa lixeira, por exemplo, são feitos de diversos materiais e que o plástico é o que encontramos em maior quantidade.

Prossiga com a apresentação.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia a informação contida no slide e, em seguida, explique que esta questão e mais algumas, que serão feitas a seguir, serão retomadas no fim da aula.

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: Distribua uma cópia do slide 5 para cada aluno. Leia com a turma as questões e explique que cada aluno tem 5 minutos para escrever as suas respostas. No final dos 5 minutos, divida a turma em duplas para discutir as respostas individuais. Após, cada par deve apresentar as suas respostas para toda a turma.

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Leia o texto e discuta em uma roda de conversa as questões que foram propostas no slide 5.

Se julgar necessário, acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=mdY3sHR6m5Y para assistir ao vídeo novamente.

Em seguida, retome a Questão disparadora no slide 4: COMO PODEMOS AMENIZAR O PROBLEMA DO PLÁSTICO EM NOSSO PLANETA?

- e discuta as possíveis respostas para questão. Após, escreva uma resposta no quadro.

Resposta sugerida: A solução para amenizar o problema do plástico em nosso planeta seria o consumo consciente e o descarte adequado deste material.

Como atividade complementar, solicite uma pesquisa na escola, no bairro, no prédio, a respeito dos coletores. Interrogue-os se nesses espaços há coletores com as cores da coleta seletiva? Se sim, complemente:

Quais são as cores?

E as pessoas, respeitam os tipos de resíduo conforme a identificação desses coletores?

Peça que observem por um período a postura das pessoas em relação ao descarte dos resíduos e, em outra aula, explique que eles deverão socializar as suas descobertas.


Objetivos de aprendizagem

Reconhecer a origem comercial do plástico e a necessidade do consumo consciente e do descarte correto deste material para a conservação do meio ambiente.

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF02CI01) Identificar de que materiais (metais, madeira, vidro etc.) são feitos os objetos que fazem parte da vida cotidiana, como estes objetos são utilizados e com quais materiais eram produzidos no passado.

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA.

Professor-autor: Helisabety Melo

Mentor: Lisandra Amaral

Especialista: Margareth


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

OUTRAS AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

AULAS RELACIONADAS:

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes