12019
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 7º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Os biomas brasileiros: caracterização

Plano de Aula de ciências com atividades para 7º ano do EF sobre Os biomas brasileiros: caracterização

Plano 02 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Romualdo Ramon Martins de Queiroz

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor(a), possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: Papel pardo (ou cartolina, ou sulfite) cola, imagens e textos impressos (disponíveis em: <https://bit.ly/2stcdBq>), projetor de imagens.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Leia o título da aula e comente com os alunos que eles irão analisar diferentes paisagens de dois biomas brasileiros.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Mostre este slide aos alunos (caso não haja datashow para a exibição do slide, uma sugestão é imprimir e distribuir para a turma). Logo depois, pergunte aos estudantes o que eles observam na imagem. Após a socialização dos pontos de vista deles, lance outras perguntas: O mapa apresenta apenas uma ou mais paisagens?; Qual paisagem você achou mais bonita? Por quê?; Você já ouviu falar em bioma? Após a abordagem, comente com eles que os mesmos serão detetives e irão analisar e discutir sobre alguns biomas brasileiros.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia a pergunta para os alunos e instigue-os a pensar. Depois, peça que eles compartilhem suas idéias com a turma. Não se preocupe em obter respostas corretas, apenas instigue-os a pensar sobre a temática.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Oriente os alunos para que se dividam em grupos (grupos de quatro ou cinco alunos). Distribua as imagens e os textos (dois textos contendo informações sobre cada bioma), disponíveis em: <https://bit.ly/2stcdBq> (este arquivo traz um gabarito para verificação do professor sobre as imagens). É necessário também: cola branca e duas folhas de cartolina (uma na qual os alunos colocarão o título Amazônia e outra para colocar o título Caatinga ou, se preferir, você pode utilizar papel pardo ou sulfite para esta parte da atividade) para cada equipe.

Leia as perguntas para a turma. Diga aos alunos que eles deverão ler os textos, analisar as imagens e agrupá-las em dois blocos e que deverão colá-las no papel de acordo com o bioma que eles acharem que cada figura se enquadra. Informe-os sobre o número de imagens, ou seja, que são dez da Caatinga e dez da Amazônia.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Solicite que cada equipe apresente para a turma as cartolinas com suas respectivas imagens. Oriente os alunos para que fiquem atentos às conclusões das outras equipes e que eles poderão opinar e sugerir ajustes ou mudanças após o término de cada uma. Será um grupo por vez. Valorize cada opinião e motive-os à socialização. Comente com os alunos que algumas espécies podem aparecer em mais de um bioma, entretanto são mais comuns em um determinado bioma.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações: Peça aos alunos que desfaçam as equipes e se organizem num círculo. Eles deverão responder, oralmente, às perguntas. Para isso, leia uma de cada vez e levante a discussão na sala. Nas suas falas, você deverá conduzi-los a observar que existem características que diferenciam os biomas e, também, que há elementos determinantes, os quais não aparecem claramente nas imagens, como água, solo, ar, temperatura etc.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Ainda em grupos, peça aos alunos que citem algumas características que eles puderam compreender sobre os biomas estudados na aula. Em seguida, leia as perguntas do slide para eles e oriente-os a refletir e lançar suas ideias. Por fim, peça que algum dos alunos leia o texto final do slide (este que vem depois da pergunta) e, após a leitura dele, reforce com a turma o fato de que os animais e as plantas caracterizam os biomas onde habitam porque são adaptados para viver naquele lugar de acordo com as condições que lá encontram.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor(a), possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: Papel pardo (ou cartolina, ou sulfite) cola, imagens e textos impressos (disponíveis em: <https://bit.ly/2stcdBq>), projetor de imagens.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Leia o título da aula e comente com os alunos que eles irão analisar diferentes paisagens de dois biomas brasileiros.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Mostre este slide aos alunos (caso não haja datashow para a exibição do slide, uma sugestão é imprimir e distribuir para a turma). Logo depois, pergunte aos estudantes o que eles observam na imagem. Após a socialização dos pontos de vista deles, lance outras perguntas: O mapa apresenta apenas uma ou mais paisagens?; Qual paisagem você achou mais bonita? Por quê?; Você já ouviu falar em bioma? Após a abordagem, comente com eles que os mesmos serão detetives e irão analisar e discutir sobre alguns biomas brasileiros.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia a pergunta para os alunos e instigue-os a pensar. Depois, peça que eles compartilhem suas idéias com a turma. Não se preocupe em obter respostas corretas, apenas instigue-os a pensar sobre a temática.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Oriente os alunos para que se dividam em grupos (grupos de quatro ou cinco alunos). Distribua as imagens e os textos (dois textos contendo informações sobre cada bioma), disponíveis em: <https://bit.ly/2stcdBq> (este arquivo traz um gabarito para verificação do professor sobre as imagens). É necessário também: cola branca e duas folhas de cartolina (uma na qual os alunos colocarão o título Amazônia e outra para colocar o título Caatinga ou, se preferir, você pode utilizar papel pardo ou sulfite para esta parte da atividade) para cada equipe.

Leia as perguntas para a turma. Diga aos alunos que eles deverão ler os textos, analisar as imagens e agrupá-las em dois blocos e que deverão colá-las no papel de acordo com o bioma que eles acharem que cada figura se enquadra. Informe-os sobre o número de imagens, ou seja, que são dez da Caatinga e dez da Amazônia.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Solicite que cada equipe apresente para a turma as cartolinas com suas respectivas imagens. Oriente os alunos para que fiquem atentos às conclusões das outras equipes e que eles poderão opinar e sugerir ajustes ou mudanças após o término de cada uma. Será um grupo por vez. Valorize cada opinião e motive-os à socialização. Comente com os alunos que algumas espécies podem aparecer em mais de um bioma, entretanto são mais comuns em um determinado bioma.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações: Peça aos alunos que desfaçam as equipes e se organizem num círculo. Eles deverão responder, oralmente, às perguntas. Para isso, leia uma de cada vez e levante a discussão na sala. Nas suas falas, você deverá conduzi-los a observar que existem características que diferenciam os biomas e, também, que há elementos determinantes, os quais não aparecem claramente nas imagens, como água, solo, ar, temperatura etc.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Ainda em grupos, peça aos alunos que citem algumas características que eles puderam compreender sobre os biomas estudados na aula. Em seguida, leia as perguntas do slide para eles e oriente-os a refletir e lançar suas ideias. Por fim, peça que algum dos alunos leia o texto final do slide (este que vem depois da pergunta) e, após a leitura dele, reforce com a turma o fato de que os animais e as plantas caracterizam os biomas onde habitam porque são adaptados para viver naquele lugar de acordo com as condições que lá encontram.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 7º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 7º ano:

7º ano / Ciências / Matéria e Energia

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07CI07 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano