12008
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Inglês > 9º ano > Oralidade

Plano de aula - Argumentação apoiada em evidências

Plano de aula de Inglês com atividades para 9o ano do EF sobre argumentação apoiada em evidências

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Virginia de Sousa Bonfim

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
- Acesso ao YouTube.

Optativas:
Para compartilhar as produções (no caso desta aula, a diagramação do roteiro do debate), usar algum espaço para publicação de imagens ou textos: Instagram, blog da classe, Google Docs.

Context
A imagem do Context já foi compartilhada no momento de feedback da aula anterior. Você pode enviar uma rápida enquete (via Google Forms) para os alunos responderem e relembrá-los do objetivo da aula. Use a imagem do slide para ser colocada na parte superior da enquete, como tema.

Sugestão de perguntas para a enquete:
1. The objective of our next class is:
A) to use evidence to support arguments
B) to see the steps of a debate

2. In a debate/discussion:
A) there are only two sides or points-of-view
B) there are more than two sides or points-of-view.

Input
Envie o conteúdo do slide 4 (input). Peça aos alunos que trabalhem em dupla com um colega, e que postem a lista de palavras em um Padlet, ou Google Docs. Estabeleça um prazo para que os alunos postem o resultado. Envie o link do vídeo do input ou baixe-o e compartilhe.

Input (aula síncrona)
Tempo sugerido: 20 minutos.
Marque um momento síncrono com eles para trabalhar o vídeo (disponível aqui). Faça uma sessão para explorar com os alunos o conteúdo do slide e compartilhe com eles, via Google Docs, uma folha de trabalho para preencherem posteriormente, após o término do momento síncrono. Peça para resolverem a “worksheet” (folha de trabalho) em pares.

Output
Tempo sugerido: 15 minutos.

Encaminhe o conteúdo do slide e oriente para que os alunos façam a tarefa (a worksheet do plano de aula) em grupos de, no máximo, 4 alunos. Os alunos deverão postar as frases completas com os argumentos em uma tabela preparada por você, e que estará disponível no google docs. A tabela deverá ter três colunas: a primeira, para os nomes dos componentes do grupo, a segunda, para os alunos preencherem as frases, e a terceira, para você anotar (dar um check) quando todas as frases estiverem corretas. Use uma linha da tabela para cada grupo. Deixe a primeira linha preenchida como modelo (use nomes fictícios para os alunos de um grupo imaginário e coloque uma frase que sirva como exemplo).

Exemplo da tabela para ser feita no Google Docs:

Group members Statement Status (accurate or not)
Tom, Jerry e Popeye From my point of view, (e o que eles completarem) ok, very good.


Feedback (aula síncrona)
Tempo sugerido: 20 minutos

Trabalhe com os alunos os conteúdos que foram adicionados na tabela. Projete a sua tela com a tabela aberta,e veja possíveis dúvidas. Forneça feedback sobre as idéias e trabalhe com eles o conteúdo do slide 7.

Convite às famílias
Diga aos alunos que solicitem que as famílias façam um comentário sobre os argumentos e expressem uma opinião sobre eles. Os alunos podem colocar a opinião da família na tabela de Output, se desejarem.

Sugestão Enviada Por: Nani Maciel


Código: ING9_01UND02

(EF09LI01) Fazer uso da língua inglesa para expor pontos de vista, argumentos e contra-argumentos, considerando o contexto e os recursos linguísticos voltados para a eficácia da comunicação.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 9º ano:

MAIS AULAS DE Inglês do 9º ano:

9º ano / Inglês / Conhecimentos linguísticos

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Inglês

Encontre planos de aula para outras disciplinas