11996
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Inglês > 9º ano > Oralidade

Plano de aula - Organização de um debate

Plano de aula de Inglês com atividades para 9o ano do EF sobre organização de um debate

Plano 01 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Virginia de Sousa Bonfim

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano é o primeiro de uma sequência de 5 planos, abordando a competência oral e o gênero debate. A escolha é sua: você pode usá-los articulados ou individualmente, pois cada um apresenta alternativas para uso sem os outros. Abaixo, são apresentados os tópicos trabalhados em cada um dos planos:

  • Aula 1: Passo a passo de um debate
  • Aula 2: Praticar expressões de evidência que mostram o uso de outras fontes para argumentar
  • Aula 3: Aprender a expressar diferentes maneiras de concordar
  • Aula 4: Aprender a expressar diferentes modos de discordar
  • Aula 5: Participar de um debate

Preparação da aula: Caso não tenha acesso à tecnologia em sala (computador, internet e projetor), imprima o material com antecedência, o que inclui a imagem do context, o objective, e as do input.

Context select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6-8 minutos.

Orientações: Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar) e pergunte:

  • What can you see in the image? (Espera-se que os alunos respondam Students).
  • Do they form only one group? (Provavelmente responderão There are two groups).
  • What are they doing? (Espera-se que respondam Discussing).
  • Do you think they have the same opinion in the discussion? (Provavelmente responderão No, they have different opinions because they’re in two groups).
  • Why do you think there’s a boy in the middle? (Provavelmente responderão He’s the ‘judge’ (the moderator)).
  • How can we call this situation when groups with different opinions discuss about a topic? (Espera-se que respondam A debate).

É importante que você saliente que não há somente dois lados em uma discussão e que o debate é um instrumento de construção coletiva e que, portanto, há diferentes e diversas posições. Veja mais detalhes sobre esta abordagem nos comentários do slide 6.

Objective select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete, mostre ou leia o objetivo desta aula. Explique que a aula será focada na construção e organização dos passos necessários para a elaboração de um debate. Diga aos alunos: You will learn how to organize ideas and thoughts for a debate.

Input select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Propósito: Ativar os saberes com palavras que fazem parte do tópico da aula.

Expectativa: Que os alunos relacionem o vocabulário da ‘nuvem’ com as etapas de um debate.

Orientações: Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar) e pergunte:

  • Can you recognize all these words? (Espera-se que os alunos consigam exemplificá-las).
  • What do we use persuasion for? (Devem responder algo como Convince people).
  • Why are these words important for a debate? (Espera-se que os estudantes digam Because we need to discuss ideas, to use persuasion, to analyze things).
  • Pergunte se os alunos acrescentariam mais palavras à nuvem. Caso queiram acrescentar mais, acesse o site para criar uma Nuvem de palavras e construa a imagem juntamente com eles.

Input select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: Input.

Propósito: Ativar os saberes dos alunos, através da imagem e do vídeo, sobre a organização de um debate.

Expectativa: Que os alunos consigam identificar os personagens e as etapas que fazem parte de um debate. Não é necessário que os alunos respondam completamente todas as perguntas, mas que verbalizem algumas palavras a partir da observação da imagem e do vídeo.

Orientações: Projete o slide ou imprima a imagem em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar, e mostre aos alunos. Dê um tempo para analisar a imagem e ver o que entendem. Resolva dúvidas de vocabulário, caso surjam. Apresente o vídeo disponível em https://www.youtube.com/watch?v=juuiZPQ1ZWk. Explique que ele não traz pessoas falando mas que há muitas informações visuais, e que eles podem tomar notas de vocabulário que não entendam para perguntar após a projeção. Após a exibição, pergunte:

  • Who are the characters in the video? (Espera-se que respondam Two groups/teams, Timekeeper, Chair).
  • What are the steps presented? (Espera-se que respondam Main argument, Time, Rebuttal, Cross Examination, Final statement, Q & A from Audience)
  • Do both groups have the same opportunities to speak? (Devem responder Yes). How do you know it? (Espera-se que os alunos digam Because when one group gives an opinion, the other one does the same).
  • Do you think the amount of time for the steps is enough? Why? Would you give more time to a step? (Os estudantes darão suas próprias opiniões).

Output select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Propósito: Preparar o roteiro de um debate.

Expectativa: Que os alunos façam o script de um debate a partir das atividades realizadas no input. Este script servirá como ajuda para a organização das ideias deles para o debate que será realizado na aula 5.

Orientações: Há vários formatos para a formatação de um debate. Entretanto, o modelo escolhido para esta aula baseia-se no vídeo utilizado no input. Sinta-se à vontade para adaptá-lo de acordo com suas necessidades. Diga que eles trabalharão em trios na construção de um guia para debate. Além de pensar nas etapas vistas anteriormente (rebuttal, main argument, etc.), eles também terão de escolher um tópico de debate.

  • What do you like to talk about? Music, sports, uniform at school, rights of adolescents, etc.? Let’s select some topics and vote for only one? (Deixe que opinem por alguns minutos pois a partir da escolha do tópico para discussão, seguirão com o próximo passo da atividade).
  • Now that we have a topic, let’s work. In groups, design the diagram of a debate. (Diga que eles escreverão como é a forma de um debate)
  • Write down the words and the time needed for each step according to what we saw in class today:
  • Topic: Here, write down our choice. (Escreva no quadro o assunto escolhido por eles na votação).

And after we know the topic, what do we do?

  • (Team 1 - Main argument - 3 minutes)
  • (Team 2 - Main argument - 3 minutes)
  • (Team 1 - Rebuttal - 2 minutes)
  • (Team 2 - Rebuttal - 2 minutes)
  • (Questions - Team 1 for Team 2 [cross-examination] - 3 minutes)
  • (Questions - Team 2 for Team 1 [cross-examination] - 3 minutes)
  • (Final Statement - Team 1 - 2 minutes)
  • (Final Statement - Team 2 - 2 minutes)
  • Questions from the audience (3 minutes)

Depois que os alunos acabarem, compartilhe os trabalhos para checar as respostas. Complete o roteiro com todos caso seja necessário adicionar algum passo (projete ou escreva no quadro).

Material complementar:

Há outros tipos de debates, os quais apresentam três ou mais possíveis posições. É importante reforçar que esta proposta não é o único modelo de debate possível. Caso queira saber mais, consulte: Gênero oral: debate e Gênero debate - 9º ano .

Feedback select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Organizar os saberes ativados durante essa aula.

Expectativa: Que os alunos saiam da aula com a impressão de que entendem a construção e elaboração de ideias para a organização do debate, e que principalmente compreendam que não somente existem apenas dois lados “da moeda”.

Orientações: Feche a aula com a retomada do que aprenderam. Escreva ou projete a pergunta no quadro e espere que eles deem suas opiniões, e então mostre para que comparem com o que disseram. Caso o tempo seja pouco, apenas projete ou comente sobre os saberes da aula.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano é o primeiro de uma sequência de 5 planos, abordando a competência oral e o gênero debate. A escolha é sua: você pode usá-los articulados ou individualmente, pois cada um apresenta alternativas para uso sem os outros. Abaixo, são apresentados os tópicos trabalhados em cada um dos planos:

  • Aula 1: Passo a passo de um debate
  • Aula 2: Praticar expressões de evidência que mostram o uso de outras fontes para argumentar
  • Aula 3: Aprender a expressar diferentes maneiras de concordar
  • Aula 4: Aprender a expressar diferentes modos de discordar
  • Aula 5: Participar de um debate

Preparação da aula: Caso não tenha acesso à tecnologia em sala (computador, internet e projetor), imprima o material com antecedência, o que inclui a imagem do context, o objective, e as do input.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6-8 minutos.

Orientações: Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar) e pergunte:

  • What can you see in the image? (Espera-se que os alunos respondam Students).
  • Do they form only one group? (Provavelmente responderão There are two groups).
  • What are they doing? (Espera-se que respondam Discussing).
  • Do you think they have the same opinion in the discussion? (Provavelmente responderão No, they have different opinions because they’re in two groups).
  • Why do you think there’s a boy in the middle? (Provavelmente responderão He’s the ‘judge’ (the moderator)).
  • How can we call this situation when groups with different opinions discuss about a topic? (Espera-se que respondam A debate).

É importante que você saliente que não há somente dois lados em uma discussão e que o debate é um instrumento de construção coletiva e que, portanto, há diferentes e diversas posições. Veja mais detalhes sobre esta abordagem nos comentários do slide 6.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete, mostre ou leia o objetivo desta aula. Explique que a aula será focada na construção e organização dos passos necessários para a elaboração de um debate. Diga aos alunos: You will learn how to organize ideas and thoughts for a debate.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Propósito: Ativar os saberes com palavras que fazem parte do tópico da aula.

Expectativa: Que os alunos relacionem o vocabulário da ‘nuvem’ com as etapas de um debate.

Orientações: Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar) e pergunte:

  • Can you recognize all these words? (Espera-se que os alunos consigam exemplificá-las).
  • What do we use persuasion for? (Devem responder algo como Convince people).
  • Why are these words important for a debate? (Espera-se que os estudantes digam Because we need to discuss ideas, to use persuasion, to analyze things).
  • Pergunte se os alunos acrescentariam mais palavras à nuvem. Caso queiram acrescentar mais, acesse o site para criar uma Nuvem de palavras e construa a imagem juntamente com eles.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: Input.

Propósito: Ativar os saberes dos alunos, através da imagem e do vídeo, sobre a organização de um debate.

Expectativa: Que os alunos consigam identificar os personagens e as etapas que fazem parte de um debate. Não é necessário que os alunos respondam completamente todas as perguntas, mas que verbalizem algumas palavras a partir da observação da imagem e do vídeo.

Orientações: Projete o slide ou imprima a imagem em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar, e mostre aos alunos. Dê um tempo para analisar a imagem e ver o que entendem. Resolva dúvidas de vocabulário, caso surjam. Apresente o vídeo disponível em https://www.youtube.com/watch?v=juuiZPQ1ZWk. Explique que ele não traz pessoas falando mas que há muitas informações visuais, e que eles podem tomar notas de vocabulário que não entendam para perguntar após a projeção. Após a exibição, pergunte:

  • Who are the characters in the video? (Espera-se que respondam Two groups/teams, Timekeeper, Chair).
  • What are the steps presented? (Espera-se que respondam Main argument, Time, Rebuttal, Cross Examination, Final statement, Q & A from Audience)
  • Do both groups have the same opportunities to speak? (Devem responder Yes). How do you know it? (Espera-se que os alunos digam Because when one group gives an opinion, the other one does the same).
  • Do you think the amount of time for the steps is enough? Why? Would you give more time to a step? (Os estudantes darão suas próprias opiniões).
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Propósito: Preparar o roteiro de um debate.

Expectativa: Que os alunos façam o script de um debate a partir das atividades realizadas no input. Este script servirá como ajuda para a organização das ideias deles para o debate que será realizado na aula 5.

Orientações: Há vários formatos para a formatação de um debate. Entretanto, o modelo escolhido para esta aula baseia-se no vídeo utilizado no input. Sinta-se à vontade para adaptá-lo de acordo com suas necessidades. Diga que eles trabalharão em trios na construção de um guia para debate. Além de pensar nas etapas vistas anteriormente (rebuttal, main argument, etc.), eles também terão de escolher um tópico de debate.

  • What do you like to talk about? Music, sports, uniform at school, rights of adolescents, etc.? Let’s select some topics and vote for only one? (Deixe que opinem por alguns minutos pois a partir da escolha do tópico para discussão, seguirão com o próximo passo da atividade).
  • Now that we have a topic, let’s work. In groups, design the diagram of a debate. (Diga que eles escreverão como é a forma de um debate)
  • Write down the words and the time needed for each step according to what we saw in class today:
  • Topic: Here, write down our choice. (Escreva no quadro o assunto escolhido por eles na votação).

And after we know the topic, what do we do?

  • (Team 1 - Main argument - 3 minutes)
  • (Team 2 - Main argument - 3 minutes)
  • (Team 1 - Rebuttal - 2 minutes)
  • (Team 2 - Rebuttal - 2 minutes)
  • (Questions - Team 1 for Team 2 [cross-examination] - 3 minutes)
  • (Questions - Team 2 for Team 1 [cross-examination] - 3 minutes)
  • (Final Statement - Team 1 - 2 minutes)
  • (Final Statement - Team 2 - 2 minutes)
  • Questions from the audience (3 minutes)

Depois que os alunos acabarem, compartilhe os trabalhos para checar as respostas. Complete o roteiro com todos caso seja necessário adicionar algum passo (projete ou escreva no quadro).

Material complementar:

Há outros tipos de debates, os quais apresentam três ou mais possíveis posições. É importante reforçar que esta proposta não é o único modelo de debate possível. Caso queira saber mais, consulte: Gênero oral: debate e Gênero debate - 9º ano .

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Organizar os saberes ativados durante essa aula.

Expectativa: Que os alunos saiam da aula com a impressão de que entendem a construção e elaboração de ideias para a organização do debate, e que principalmente compreendam que não somente existem apenas dois lados “da moeda”.

Orientações: Feche a aula com a retomada do que aprenderam. Escreva ou projete a pergunta no quadro e espere que eles deem suas opiniões, e então mostre para que comparem com o que disseram. Caso o tempo seja pouco, apenas projete ou comente sobre os saberes da aula.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 9º ano :

MAIS AULAS DE Inglês do 9º ano:

9º ano / Inglês / Conhecimentos linguísticos

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09LI02 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Inglês

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano