11928
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Objetos e Materiais

POR: Helisabety Barros Mendes de Melo 25/02/2019
Código: CIE2_01M&E01

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF02CI01) Identificar de que materiais (metais, madeira, vidro etc.) são feitos os objetos que fazem parte da vida cotidiana, como esses objetos são utilizados e com quais materiais eram produzidos no passado.

Plano de Aula de Ciências com atividades para 2º Ano do EF sobre Objetos e Materiais.

 

Sobre este plano select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: Impressão do slide 7 para trabalhar em dupla, impressão do slide 8 ou uma folha de papel A4 à parte para cada aluno(a).

Título da aula select-down

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Organize os alunos em um semicírculo. Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão discutir sobre o significado de objeto e material, distinguindo objeto de material. Em seguida, avance para o próximo slide.

Contexto select-down

Tempo sugerido: 12 minutos (slides 3 e 4).

Orientações: Leia as informações do primeiro parágrafo do slide e discuta com a turma:

Quais objetos são feitos de um mesmo material? (cadeira, mesa, gaveteiro=madeira, CD e balde=plástico).

Qual a utilidade destes objetos? (mesa para jantar, cadeira para sentar à mesa, gaveteiro para guardar roupas, CD para gravar músicas e balde para armazenar água).

Que outros objetos, diferentes deste, também são fabricados pelo mesmo tipo de material? (madeira: roupeiro, cama, lápis, portão, colher de pau, porta etc. Plástico: copo, prato, brinquedos, cadeiras).

De que material são feitos os demais objetos? (pneu=borracha, meia=tecido, faca=metal com cabo em madeira, aquário=vidro).

Quais desses objetos poderiam ser feitos de material diferente? Que material seria? (mesa e cadeira poderiam ser de plástico, gaveteiro de metal).

Antigamente, carroças e carruagens usavam rodas de madeira e ferro, e, quando surgiu a borracha, esta tornou-se substituta das rodas de madeira e ferro.
Qual é o motivo de o pneu ser feito de borracha e não de outro material? (Porque a borracha absorve melhor o impacto com o solo tornando o transporte mais confortável, além de ser um material resistente e durável.)

Leia o segundo parágrafo do slide e prossiga para o slide 4.

Contexto select-down

Tempo sugerido: 12 minutos (slides 3 e 4).

Orientações: Leia as informações do slide e continue discutindo com a turma:

Que objetos são esses? (cercas, grades, portas).

De que material esses objetos são feitos? (cerca 1 = madeira, cerca 2 = metal e cerca 3 = madeira e metal).

Qual seria a utilidade desses objetos? (delimitar uma área, conter animais, impedir a passagem, uso para segurança etc.).

Prossiga para o slide 5.

Questão disparadora select-down

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Explique que nos slides anteriores foi possível distinguir objeto de material identificando alguns objetos e o material de que eles eram produzidos. Agora, devem buscar uma resposta para esta questão: Qual a definição de objeto e de material?, formulando uma definição do que seria objeto e material.

Prossiga para o slide 6.

Mão na massa select-down

Tempo sugerido: 25 minutos (slides 6 e 7).

Orientações: Apresente o slide, solicite que juntem-se a um colega e observem as imagens contidas em cada um dos quadros e discutam as questões levantadas no slide.

Quadro: grampos, clip e alfinete com fecho.

  • Que objetos são esses? De que material esses objetos são feitos? (grampos=metal, clip=metal e alfinete com fecho=metal).
  • Qual seria a utilidade desses objetos? (grampos= fixar papéis, documentos, trabalhos da escola, clip= segurar e organizar papéis, e alfinete com fecho= antigamente era usado para prender as fraldas de pano dos bebês).
  • Que outros objetos são fabricados pelo mesmo tipo de material? (talheres: faca, colher, garfo, panela, mesa, cadeira, portão etc.).
  • Qual desses objetos pode ser feito de outro material? Que material é esse? (Existem clip e alfinete feitos de plástico. Já os grampos iguais aos da imagem só são fabricados de metal, mas existem outros tipos de grampo, como os de trilho ou encadernador, que são feitos de plástico.)

Quadro: copo de vidro, copo de plástico e copo de metal ou alumínio.

  • Que objetos são esses? (copo de vidro, copo de plástico e copo de metal ou alumínio)
  • O que há em comum entres eles? (aberto em cima e fechado embaixo, formato circular em cima e embaixo, todos serve para beber água, etc.)
  • E o que os diferenciam? (É desejável que respondam o tipo de material, mas poderão surgir outras respostas como: um é descartável e os outros dois não são; um amassa, um quebra e outro rasga. Peça que indiquem a principal característica que os diferencia.)
  • Que vantagens e desvantagens esses objetos oferecem em relação ao outro? (Copo de vidro: a vantagem do copo de vidro em relação aos demais é que ele é transparente e podemos ver o líquido que está dentro dele, além de permitir bebidas quentes e frias, e a desvantagem é que ele pode quebrar e podemos nos cortar com o vidro. Copo de plástico: a vantagem do copo de plástico em relação ao demais é que ele é mais prático, leve e reciclável, e a desvantagem é que o copo de plástico é menos durável que os demais. Copo de alumínio: A vantagem do copo de alumínio em relação aos demais é que ele é mais seguro que os de vidro e plástico e a desvantagem é que a bebida “esquenta” mais depressa, ou seja, o copo de alumínio perde calor para a água. É por isso que percebemos que o copo fica mais frio, mas a bebida dentro dele fica mais quente.

Mão na massa select-down

Tempo sugerido: 25 minutos (slides 6 e 7).

Orientações: Distribua uma cópia do slide para cada dupla e solicite que escrevam um texto respondendo à questão: Qual definição você daria para objeto e material?

No verso da folha, solicite que cada um escolha um objeto do seu cotidiano, desenhe este objeto e escreva ao lado o nome do material de que ele é feito.

Sistematização select-down

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Marque um tempo máximo de apresentação para cada dupla. Peça que cada dupla leia e apresente a atividade proposta no slide anterior.

Circule pela sala e observe se as demais duplas modificam o texto-resposta para identificar como cada dupla que se apresenta consegue contribuir com a produção das outras duplas. Intervenha quando perceber que as duplas não conseguem trazer uma definição possível, indique soluções, faça questionamentos para estimular a construção de uma definição mais apropriada de objeto e material.

Em síntese, uma definição possível seria:

Material é tudo aquilo que utilizamos para construir objetos. Os objetos têm alguma função (como conter líquidos, segurar papéis, proteger algo (como as cercas que usaram no contexto etc.) e para ter essa função garantida se escolhem os materiais mais adequados.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: Impressão do slide 7 para trabalhar em dupla, impressão do slide 8 ou uma folha de papel A4 à parte para cada aluno(a).

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Organize os alunos em um semicírculo. Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão discutir sobre o significado de objeto e material, distinguindo objeto de material. Em seguida, avance para o próximo slide.

Tempo sugerido: 12 minutos (slides 3 e 4).

Orientações: Leia as informações do primeiro parágrafo do slide e discuta com a turma:

Quais objetos são feitos de um mesmo material? (cadeira, mesa, gaveteiro=madeira, CD e balde=plástico).

Qual a utilidade destes objetos? (mesa para jantar, cadeira para sentar à mesa, gaveteiro para guardar roupas, CD para gravar músicas e balde para armazenar água).

Que outros objetos, diferentes deste, também são fabricados pelo mesmo tipo de material? (madeira: roupeiro, cama, lápis, portão, colher de pau, porta etc. Plástico: copo, prato, brinquedos, cadeiras).

De que material são feitos os demais objetos? (pneu=borracha, meia=tecido, faca=metal com cabo em madeira, aquário=vidro).

Quais desses objetos poderiam ser feitos de material diferente? Que material seria? (mesa e cadeira poderiam ser de plástico, gaveteiro de metal).

Antigamente, carroças e carruagens usavam rodas de madeira e ferro, e, quando surgiu a borracha, esta tornou-se substituta das rodas de madeira e ferro.
Qual é o motivo de o pneu ser feito de borracha e não de outro material? (Porque a borracha absorve melhor o impacto com o solo tornando o transporte mais confortável, além de ser um material resistente e durável.)

Leia o segundo parágrafo do slide e prossiga para o slide 4.

Tempo sugerido: 12 minutos (slides 3 e 4).

Orientações: Leia as informações do slide e continue discutindo com a turma:

Que objetos são esses? (cercas, grades, portas).

De que material esses objetos são feitos? (cerca 1 = madeira, cerca 2 = metal e cerca 3 = madeira e metal).

Qual seria a utilidade desses objetos? (delimitar uma área, conter animais, impedir a passagem, uso para segurança etc.).

Prossiga para o slide 5.

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Explique que nos slides anteriores foi possível distinguir objeto de material identificando alguns objetos e o material de que eles eram produzidos. Agora, devem buscar uma resposta para esta questão: Qual a definição de objeto e de material?, formulando uma definição do que seria objeto e material.

Prossiga para o slide 6.

Tempo sugerido: 25 minutos (slides 6 e 7).

Orientações: Apresente o slide, solicite que juntem-se a um colega e observem as imagens contidas em cada um dos quadros e discutam as questões levantadas no slide.

Quadro: grampos, clip e alfinete com fecho.

  • Que objetos são esses? De que material esses objetos são feitos? (grampos=metal, clip=metal e alfinete com fecho=metal).
  • Qual seria a utilidade desses objetos? (grampos= fixar papéis, documentos, trabalhos da escola, clip= segurar e organizar papéis, e alfinete com fecho= antigamente era usado para prender as fraldas de pano dos bebês).
  • Que outros objetos são fabricados pelo mesmo tipo de material? (talheres: faca, colher, garfo, panela, mesa, cadeira, portão etc.).
  • Qual desses objetos pode ser feito de outro material? Que material é esse? (Existem clip e alfinete feitos de plástico. Já os grampos iguais aos da imagem só são fabricados de metal, mas existem outros tipos de grampo, como os de trilho ou encadernador, que são feitos de plástico.)

Quadro: copo de vidro, copo de plástico e copo de metal ou alumínio.

  • Que objetos são esses? (copo de vidro, copo de plástico e copo de metal ou alumínio)
  • O que há em comum entres eles? (aberto em cima e fechado embaixo, formato circular em cima e embaixo, todos serve para beber água, etc.)
  • E o que os diferenciam? (É desejável que respondam o tipo de material, mas poderão surgir outras respostas como: um é descartável e os outros dois não são; um amassa, um quebra e outro rasga. Peça que indiquem a principal característica que os diferencia.)
  • Que vantagens e desvantagens esses objetos oferecem em relação ao outro? (Copo de vidro: a vantagem do copo de vidro em relação aos demais é que ele é transparente e podemos ver o líquido que está dentro dele, além de permitir bebidas quentes e frias, e a desvantagem é que ele pode quebrar e podemos nos cortar com o vidro. Copo de plástico: a vantagem do copo de plástico em relação ao demais é que ele é mais prático, leve e reciclável, e a desvantagem é que o copo de plástico é menos durável que os demais. Copo de alumínio: A vantagem do copo de alumínio em relação aos demais é que ele é mais seguro que os de vidro e plástico e a desvantagem é que a bebida “esquenta” mais depressa, ou seja, o copo de alumínio perde calor para a água. É por isso que percebemos que o copo fica mais frio, mas a bebida dentro dele fica mais quente.

Tempo sugerido: 25 minutos (slides 6 e 7).

Orientações: Distribua uma cópia do slide para cada dupla e solicite que escrevam um texto respondendo à questão: Qual definição você daria para objeto e material?

No verso da folha, solicite que cada um escolha um objeto do seu cotidiano, desenhe este objeto e escreva ao lado o nome do material de que ele é feito.

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Marque um tempo máximo de apresentação para cada dupla. Peça que cada dupla leia e apresente a atividade proposta no slide anterior.

Circule pela sala e observe se as demais duplas modificam o texto-resposta para identificar como cada dupla que se apresenta consegue contribuir com a produção das outras duplas. Intervenha quando perceber que as duplas não conseguem trazer uma definição possível, indique soluções, faça questionamentos para estimular a construção de uma definição mais apropriada de objeto e material.

Em síntese, uma definição possível seria:

Material é tudo aquilo que utilizamos para construir objetos. Os objetos têm alguma função (como conter líquidos, segurar papéis, proteger algo (como as cercas que usaram no contexto etc.) e para ter essa função garantida se escolhem os materiais mais adequados.


OBJETOS E MATERIAIS

2º ano

Objetivos de aprendizagem

Diferenciar objeto de material, reconhecendo que diferentes objetos podem ser fabricados de um mesmo material e que diferentes materiais podem ser usados na fabricação de um mesmo objeto.

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF02CI01) Identificar de que materiais (metal, madeira, vidro etc.) são feitos os objetos que fazem parte da vida cotidiana, como esses objetos são utilizados e com quais materiais eram produzidos no passado.

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA.

Professor-autor: Helisabety Melo

Mentor: Lisandra Amaral

Especialista: Margareth Polido


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

OUTRAS AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

AULAS RELACIONADAS:

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes