11926
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

1º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano de aula - Diferentes escalas de tempo: ontem, hoje e amanhã

Plano de aula de ciências para 1º ano do EF sobre Diferentes escalas de tempo: ontem, hoje e amanhã

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cibele Diogo Kimura

 

Sobre este plano select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências envolvendo diferentes escalas de tempo. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ser aprofundadas em aulas subsequentes. Trata-se de uma aula inicial para diagnosticar as concepções dos alunos sobre o tema.

Materiais necessários para a aula: ilustrações impressas para atividade, cartolina ou folha de sulfite, cola, tesoura e canetinha.

Título da aula select-down

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Leia o tema da aula para a turma. Comente que na aula de hoje vamos discutir para que serve o tempo e alguns conceitos básicos como ontem, hoje e amanhã.

Contexto select-down

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Organize as crianças em grupos de até quatro alunos, tentando garantir que em cada grupo tenha pelo menos uma criança alfabética para assumir a função de leitora. Se não houver crianças que façam o papel de leitoras, você deverá assumir essa função. Em seguida, pergunte se alguém já escreveu ou leu um diário pessoal? Mesmo para os alunos que ainda não escrevam com autonomia, questione-os como fazem para registrar os momentos importante do dia-a-dia. Discuta com a turma e registre no quadro as respostas levantadas para que, ao final da aula, esses apontamentos sejam retomados. Você pode usar questões como:

  • Porque é interessante registrar os acontecimentos do dia-a-dia?
  • Para que serve o diário pessoal?
  • Se fossemos escrever em um diário agora, quem conseguiria contar o que fez ontem?
  • Alguém sabe dizer que dia é hoje? E que dia será amanhã?
  • Vamos tentar pensar como será nosso dia amanhã?

Em seguida, comente sobre a atividade que realizarão. Diga que eles conhecerão um diário de um garoto chamado Cauê, só que esse diário está um pouco atrapalhado e precisará da ajuda dos grupos para conseguir organizá-lo.

Questão disparadora select-down

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Leia a questão disparadora para os alunos. Peça que pensem em vários pessoas que eles convivem, nos amigos da sala, nas suas famílias, podendo ampliar até para pessoas que não conhecem pessoalmente, mas que podem imaginar o que elas fazem, como por exemplo, nas diferentes profissões. Questione se eles acham que todas essas pessoas fazem as mesmas coisas todos os dias. E se uma delas quisessem escrever seus acontecimentos em um diário, quais estratégias eles poderiam usar para organizar esses momentos?

Não responda aos questionamentos agora, apenas observe os conhecimentos que os alunos demonstram e anote no quadro.

Mão na massa select-down

Tempo sugerido: 40 minutos

Orientações: Leia o contexto da atividade para as crianças (se preferir pode projetar o slide para que os alunos acompanhem a leitura). Garanta que todos os alunos entenderam o que a atividade pede. Questione a turma sobre quais elementos seriam importantes nas observações de Cauê para organizarem os momentos citados. As crianças podem falar que é importante que tenham palavras chave, como ontem, hoje, amanhã, e/ou que tenham informações que demonstre que ele já fez, ou ainda vai fazer, determinada ação.

Mão na massa select-down

Orientações: Avise as crianças que elas receberão em seus grupos fichas no qual estarão descritos os momentos que Cauê escreveu para organizar em seu diário. Explique para a turma que, primeiramente, eles devem recortar as fichas. Oriente os grupos a observarem as ações e as possíveis pistas que podem nos orientar se devemos classificá-las no quadro do ontem, hoje ou amanhã. Por alguns minutos deixe os alunos discutirem suas possibilidades. Se não houver crianças que façam o papel de leitoras das fichas, você deverá assumir essa função.

É importante que circular pelos grupos, fazendo intervenções necessárias. Procure não dar as respostas prontas, levante questionamentos para que as crianças reflitam sobre o conteúdo proposto.

Mão na massa select-down

Orientações: Entregue aos grupos uma folha conforme demonstrado acima. Oriente as crianças a classificarem as ações descritas pelo Cauê de acordo com a ordem de acontecimentos, ou seja, o que aconteceu ontem, o que está acontecendo hoje e o que acontecerá amanhã. Peça para as crianças colarem no quadro correspondente de acordo com a conclusão que chegaram.

Sistematização select-down

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Exponha os quadros dos grupos em um lugar que todos possam visualizar. Discuta com a turma o motivo pelo qual escolheram tal ordem. Peça que alguns alunos expliquem a sequência colocada e peça a opinião dos demais se a ordem faz sentido.

Retome com os alunos a questão disparadora, procure identificar e anotar os comentários de cada um para futuras intervenções. Sistematize o conteúdo trabalhado, enfatizando a importância de considerar a passagem do tempo para classificar as ordem dos acontecimentos.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências envolvendo diferentes escalas de tempo. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ser aprofundadas em aulas subsequentes. Trata-se de uma aula inicial para diagnosticar as concepções dos alunos sobre o tema.

Materiais necessários para a aula: ilustrações impressas para atividade, cartolina ou folha de sulfite, cola, tesoura e canetinha.

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Leia o tema da aula para a turma. Comente que na aula de hoje vamos discutir para que serve o tempo e alguns conceitos básicos como ontem, hoje e amanhã.

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Organize as crianças em grupos de até quatro alunos, tentando garantir que em cada grupo tenha pelo menos uma criança alfabética para assumir a função de leitora. Se não houver crianças que façam o papel de leitoras, você deverá assumir essa função. Em seguida, pergunte se alguém já escreveu ou leu um diário pessoal? Mesmo para os alunos que ainda não escrevam com autonomia, questione-os como fazem para registrar os momentos importante do dia-a-dia. Discuta com a turma e registre no quadro as respostas levantadas para que, ao final da aula, esses apontamentos sejam retomados. Você pode usar questões como:

  • Porque é interessante registrar os acontecimentos do dia-a-dia?
  • Para que serve o diário pessoal?
  • Se fossemos escrever em um diário agora, quem conseguiria contar o que fez ontem?
  • Alguém sabe dizer que dia é hoje? E que dia será amanhã?
  • Vamos tentar pensar como será nosso dia amanhã?

Em seguida, comente sobre a atividade que realizarão. Diga que eles conhecerão um diário de um garoto chamado Cauê, só que esse diário está um pouco atrapalhado e precisará da ajuda dos grupos para conseguir organizá-lo.

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Leia a questão disparadora para os alunos. Peça que pensem em vários pessoas que eles convivem, nos amigos da sala, nas suas famílias, podendo ampliar até para pessoas que não conhecem pessoalmente, mas que podem imaginar o que elas fazem, como por exemplo, nas diferentes profissões. Questione se eles acham que todas essas pessoas fazem as mesmas coisas todos os dias. E se uma delas quisessem escrever seus acontecimentos em um diário, quais estratégias eles poderiam usar para organizar esses momentos?

Não responda aos questionamentos agora, apenas observe os conhecimentos que os alunos demonstram e anote no quadro.

Tempo sugerido: 40 minutos

Orientações: Leia o contexto da atividade para as crianças (se preferir pode projetar o slide para que os alunos acompanhem a leitura). Garanta que todos os alunos entenderam o que a atividade pede. Questione a turma sobre quais elementos seriam importantes nas observações de Cauê para organizarem os momentos citados. As crianças podem falar que é importante que tenham palavras chave, como ontem, hoje, amanhã, e/ou que tenham informações que demonstre que ele já fez, ou ainda vai fazer, determinada ação.

Orientações: Avise as crianças que elas receberão em seus grupos fichas no qual estarão descritos os momentos que Cauê escreveu para organizar em seu diário. Explique para a turma que, primeiramente, eles devem recortar as fichas. Oriente os grupos a observarem as ações e as possíveis pistas que podem nos orientar se devemos classificá-las no quadro do ontem, hoje ou amanhã. Por alguns minutos deixe os alunos discutirem suas possibilidades. Se não houver crianças que façam o papel de leitoras das fichas, você deverá assumir essa função.

É importante que circular pelos grupos, fazendo intervenções necessárias. Procure não dar as respostas prontas, levante questionamentos para que as crianças reflitam sobre o conteúdo proposto.

Orientações: Entregue aos grupos uma folha conforme demonstrado acima. Oriente as crianças a classificarem as ações descritas pelo Cauê de acordo com a ordem de acontecimentos, ou seja, o que aconteceu ontem, o que está acontecendo hoje e o que acontecerá amanhã. Peça para as crianças colarem no quadro correspondente de acordo com a conclusão que chegaram.

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Exponha os quadros dos grupos em um lugar que todos possam visualizar. Discuta com a turma o motivo pelo qual escolheram tal ordem. Peça que alguns alunos expliquem a sequência colocada e peça a opinião dos demais se a ordem faz sentido.

Retome com os alunos a questão disparadora, procure identificar e anotar os comentários de cada um para futuras intervenções. Sistematize o conteúdo trabalhado, enfatizando a importância de considerar a passagem do tempo para classificar as ordem dos acontecimentos.

Diferentes escalas de tempo: ontem, hoje e amanhã

1º ano

Objetivos de aprendizagem

Reconhecer diferentes escalas de tempo e perceber a importância na sua organização diária.

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF01CI05) Identificar e nomear diferentes escalas de tempo: os períodos diários (manhã, tarde, noite) e a sucessão de dias, semanas, meses e anos.

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Professor-autor: Cibele Diogo Kimura.

Mentor: Lisandra Amaral.

Especialista: Margareth Polido.


Código: CIE1_05T&U01

(EF01CI05) Identificar e nomear diferentes escalas de tempo: os períodos diários (manhã, tarde, noite) e a sucessão de dias, semanas, meses e anos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Terra e Universo do 1º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes