11498
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - O jogo das cores, trabalhando com diversas sequências

POR: Erika Christian Fernandes Pettersen 10/12/2018
Código: MAT1_03NUM07

1º ano / Matemática / Números

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF01MA05) Comparar números naturais de até duas ordens em situações cotidianas, com sem suporte da reta numérica.

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre ordenação e sequências numéricas

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma, usando uma linguagem mais simples para as crianças.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Érika Christian Fernandes Pettersen

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista de área: Luciana Tenuta

Habilidade da BNCC

(EF01MA05) - Comparar números naturais de até duas ordens em situações cotidianas, com e sem suporte da reta numérica.

Objetivos específicos

Resolver situações de contagens  em diferentes escalas : de um em um, de dois em dois, de cinco  em cinco de dez em dez.

Conceito-chave

Ordenação e sequências numéricas.

Recursos necessários:

  • Atividades impressas em folha A4 na quantidade total de alunos da turma, para as atividades de:  retomada, principal e raio x.
  • Dados confeccionados com suas faces nas cores amarelo, vermelho e azul. A quantidade deverá ser suficiente para a formação de grupos compostos por 4 alunos, sendo 1 dado por grupo.

Obs.: os dados podem ser confeccionados com embalagens de caixas de leite, sendo forradas com papel fantasia ou pintados com tinta guache nas três cores mencionadas ( amarela, vermelha e azul).

Como fazer o dado: utilize uma embalagem de caixa de leite vazia e limpa. Corte na medida da lateral, por exemplo, se mede 7 cm de largura, recorte a altura na mesma proporção. Com a parte que sobrou recorte até obter a mesma altura e encaixe uma parte dentro da outra. Antes de cobrir com papel colorido, confira as medidas de todos os lados, todas deverão ter o mesmo tamanho. Recorte folhas de papel fantasia e cubra 2 partes de cada lado do dado com cada cor, portanto, serão 6 faces e cada duas delas de uma das cores mencionadas acima.

Caso não tenha como confeccionar os dados com caixas de leite, utilize a planificação em anexo e faça a sua reprodução em papel mais grosso cobrindo-o com as cores mencionadas.




Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Organize a turma em grupos com 4 alunos. Escreva a situação problema no quadro ou apresente-a no slide. Entregue para cada grupo de crianças a atividade impressa e deixe que conversem entre si para resolvê-la. Após perceber que todos já concluíram, promova a exposição dos resultados em uma conversa coletiva. Ao finalizar a correção peça para cada grupo escrever em uma folha o que conseguem observar sobre as regularidades de cada sequência. Essa folha poderá ser de explorada em outra aula.

Propósito: Permitir que os alunos avancem na tarefa de reconhecer e identificar diferentes sequências e suas regularidades nas escalas de 2 em 2, 5 em 5 e 10 em 10.

Materiais complementares para impressão:

Aquecimento

Resolução do aquecimento

Tempo sugerido: 22 minutos ( slides 4, 5 e 6).

Orientação: Providencie dados com as três cores indicadas no slide (amarela, azul e vermelha) em número suficientes para organizar sua turma em grupos de 4 alunos. Imprima a atividade para o registro das jogadas, sendo uma por aluno. O dado de cores poderá ser confeccionado com caixa de leite, sendo coberto por folhas coloridas. Explique a regra do jogo para os alunos e inicie as partidas (a regra poderá ser lida a partir do slide, de folha impressa, confeccionada em um cartaz ou escrita no quadro).

Regra: Um jogador por vez lança o dado e registra em sua folha os pontos de acordo com a cor obtida. o processo de registro deve ficar livre para que possam criar uma maneira própria de registrar suas jogadas. São 8 rodadas, e ganhará o jogo quem fizer mais pontos.

Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem a respeito de contagem e sequência numérica organizando quantidades de diferentes maneiras.

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 22 minutos ( slides 4, 5 e 6)

Orientação: Inicie o jogo. Procure caminhar pela sala para observar como os alunos estão jogando, se compreenderam bem as regras, se estão realizando os registros após as jogadas, quais são as discussões surgidas durante a contagem final dos pontos, etc.

É importante que a criança mobilize seu pensamento para a construção da estratégia de resolução. Por isso, deixe que as crianças pensem em estratégias para o registro na tabela de pontos. Construída a estratégia, o aluno realizará os cálculos, podendo fazer uma contagem por sequências ( 2, 4, 6, 8, …) a fim de alcançar o resultado para cada cor. Ao final, deverá fazer a soma da contagem dos pontos de todas as cores. A realização do registro pode ocorrer de diferentes modos, podendo ser algorítmica ( utilizando algarismos convencionais) ou pictórica ( desenhos). Essa decisão caberá ao aluno, mediante sua reflexão sobre a situação.

Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem a respeito de contagem e sequência numérica organizando quantidades de diferentes maneiras.

Tempo sugerido: 22 minutos ( slides 4, 5 e 6)

Orientação: Finalizado o registro e o cálculo das jogadas, proponha aos alunos o preenchimento da atividade conforme a quantidade de vezes que cada cor saiu e de acordo com o seu valor, mas na sequência numérica. Essa atividade irá dar clareza e reforço para a construção das sequências de 2 em 2, 5 em 5 e 10 em 10.

Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem a respeito de contagem e sequência numérica organizando quantidades de diferentes maneiras.

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação: Projete o slide para a turma. No painel de soluções apresentamos algumas possíveis formas de resolver a situação proposta para serem discutidas com as crianças. No entanto, é melhor explorar as resoluções que surgirem no contexto da aula. Nos exemplos acima existem duas possíveis maneiras de estratégias de registro que podem ser utilizadas pelas crianças, sendo uma algorítmica e a outra pictórica. Reflita com os alunos que, mesmo utilizando maneiras diferentes de realizar os registros, foi possível chegar a um resultado satisfatório para cada situação.

Propósito: Apresentar diferentes estratégias de resolução utilizadas pelos alunos promovendo o debate de ideias de forma positiva e enriquecedora. Contribuir também para a análise de erros/dificuldades e valorizar as diferenças.

Tempo Sugerido: 2 minutos

Orientação: Faça o fechamento da atividade principal retomando brevemente com os alunos o que foi necessário para realizar os registros das jogadas do dado das cores no quadro e, a somatória dos pontos, através do auxílio da tabela numérica com as sequências das pontuações das cores.

Propósito: Reconhecer que existem diferentes sequências numéricas.

Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 9 e 10)

Orientação: Entregue uma cópia da atividade para cada aluno. Leia a situação problema e reserve um tempo para que possam analisar e encontrar uma forma de resolvê-la sozinhos.

O raio x é uma atividade oportuna para verificar e avaliar se os alunos conseguiram compreenderam o conteúdo proposto e alcançar o objetivo de aprendizagem.

Propósito: Auxiliar o aluno a perceber que existe uma regularidade na contagem de uma sequência numérica nas escalas de 2 em 2, 5 em 5 ou de 10 em 10.

Discuta com a turma:

  • Observando cada reta numérica individualmente veja a posição do sapinho e as setas que marcam os seus saltos. Descubra, de quanto foi cada salto dado por ele?
  • Na primeira reta, se o sapo estiver no numeral 0 e parar no numeral 2, quantos pulos ele teve que dar? E do 2 até o 4, quantos pulos ele dará novamente?
  • Na segunda reta estando no numeral 5 e saltando até o numeral 10, de quantos pulos foi preciso dar?
  • Para continuar essa sequência, será necessário dar quantos pulos em seguida?
  • Na terceira reta, o sapinho saltou do numeral 0 até chegar ao numeral 10, sendo assim, qual será o próximo numeral em que o sapinho irá parar?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Tempo sugerido: 8 minutos ( SLIDES 9 e 10).

Orientação: Leia a situação problema e reserve um tempo para que possam analisar e encontrar uma forma de resolvê-la sozinhos.

O raio x é uma atividade oportuna para verificar e avaliar se os alunos conseguiram compreenderam o conteúdo proposto e alcançar o objetivo de aprendizagem. Faça o registro de suas descobertas.

Propósito: Auxiliar o aluno a perceber que existe uma regularidade na contagem de uma sequência numérica nas escalas de 2 em 2, 5 em 5 ou de 10 em 10.

Discuta com a turma:

  • Vamos continuar as sequências até alcançar o número 50?

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Érika Christian Fernandes Pettersen

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista de área: Luciana Tenuta

Habilidade da BNCC

(EF01MA05) - Comparar números naturais de até duas ordens em situações cotidianas, com e sem suporte da reta numérica.

Objetivos específicos

Resolver situações de contagens  em diferentes escalas : de um em um, de dois em dois, de cinco  em cinco de dez em dez.

Conceito-chave

Ordenação e sequências numéricas.

Recursos necessários:

  • Atividades impressas em folha A4 na quantidade total de alunos da turma, para as atividades de:  retomada, principal e raio x.
  • Dados confeccionados com suas faces nas cores amarelo, vermelho e azul. A quantidade deverá ser suficiente para a formação de grupos compostos por 4 alunos, sendo 1 dado por grupo.

Obs.: os dados podem ser confeccionados com embalagens de caixas de leite, sendo forradas com papel fantasia ou pintados com tinta guache nas três cores mencionadas ( amarela, vermelha e azul).

Como fazer o dado: utilize uma embalagem de caixa de leite vazia e limpa. Corte na medida da lateral, por exemplo, se mede 7 cm de largura, recorte a altura na mesma proporção. Com a parte que sobrou recorte até obter a mesma altura e encaixe uma parte dentro da outra. Antes de cobrir com papel colorido, confira as medidas de todos os lados, todas deverão ter o mesmo tamanho. Recorte folhas de papel fantasia e cubra 2 partes de cada lado do dado com cada cor, portanto, serão 6 faces e cada duas delas de uma das cores mencionadas acima.

Caso não tenha como confeccionar os dados com caixas de leite, utilize a planificação em anexo e faça a sua reprodução em papel mais grosso cobrindo-o com as cores mencionadas.





Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes