Objetivo da aula
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA.
Autor: Fátima Aparecida Marques Montesano
Mentor: Eliane Zanin
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF03MA08) Resolver e elaborar problemas de divisão de um número natural por outro (até 10), com resto zero e com resto diferente de zero, com os significados de medida, por meio de estratégias e registros pessoais.
Objetivos específicos
Resolver problemas envolvendo a ideias de medir na divisão.
Conceito-chave
Resolução de situações-problemas com divisão
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
- Quadro ou flip chart para socialização dos registro;
- Data show (opcional).
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Leia com as crianças o objetivo da aula, antes de iniciar o Aquecimento da Aula..
Questione as crianças se elas tem ideia do que a aula vai tratar.
Como será a nossa aula: agradável ou chata? Pelo título da aula, ela será fácil ou difícil?Você também poderá perguntar se alguém acha que poderá ter dificuldades para realizar a atividade? O que podemos fazer para ajudá-las na realização da atividade? Vocês gostam de trocar ideias com seu amigos? Isto ajuda a resolver as atividades das aulas?
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Propósito: Contextualizar o conceito de divisão com situações significativas do cotidiano do aluno- agrupar, distribuir, dividir...
Orientação: Realize uma roda de conversa com seus alunos sobre situações em que é preciso dividir igualmente determinada quantidade de objetos , em grupos, ou seja situações que analisamos se a quantidade de certos objetos são suficiente para repartimos em pequenas ou grandes porções, como por exemplo: quantos saquinhos com 2 bolachas, podem ser montados com 10 bolachas? É possível um saquinho para 5 amigos? No tanque tanque do Gato Cipó tem 12 sardinhas. Quantos grupos de 4 consigo organizar? Cada grupo corresponde a um dia. Quantos dias Cipó vai pescar? Professor, antes de iniciarmos uma atividade com um novo conceito deve se fazer um levantamento do conhecimento prévio desses alunos, e a partir daí elaboramos as atividades para ampliar seus conhecimentos. Os estudos de Ausubel (1982) revelam que a aprendizagem significativa acontece a partir do momento que a criança percebe que os novos conhecimentos são importantes na sua vida além da escola.
Discuta com a turma:
- Vocês separam objetos em grupos em casa?
- O quê? Como vocês organizam os grupos?
- Na escola vocês costumam agrupar alguma coisa? O que?
Professor, você deve explorar este momento de atividade coletiva, para contextualizar as ideias de medir da divisão (Quantos cabem?).
Materiais Complementares:
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Propósito: Contextualizar o conceito de divisão com situações significativas do cotidiano do aluno- agrupar, distribuir, dividir...
Orientação: Realize uma roda de conversa com seus alunos sobre situações em que é preciso dividir igualmente determinada quantidade de objetos , em grupos, ou seja situações que analisamos se a quantidade de certos objetos são suficiente para repartimos em pequenas ou grandes porções, como por exemplo: quantos saquinhos com 2 bolachas, podem ser montados com 10 bolachas? É possível um saquinho para 5 amigos? No tanque do Gato Cipó tem 12 sardinhas. Quantos grupos de 4 consigo organizar? Cada grupo corresponde a um dia. Quantos dias Cipó vai pescar? Professor, antes de iniciarmos uma atividade com um novo conceito deve se fazer um levantamento do conhecimento prévio desses alunos, e a partir daí elaboramos as atividades para ampliar seus conhecimentos. Os estudos de Ausubel (1982) revelam que a aprendizagem significativa acontece a partir do momento que a criança percebe que os novos conhecimentos são importantes na sua vida além da escola.
Discuta com a turma:
- Vocês separam objetos em grupos em casa?
- O quê? Como vocês organizam os grupos?
- Na escola vocês costumam agrupar alguma coisa? O que?
Professor, você deve explorar este momento de atividade coletiva, para contextualizar as ideias de medir da divisão (Quantos cabem?).
Atividade Principal (Slides 5 e 6)
Tempo sugerido: 20 minutos.
Propósito: Levar os alunos a compreensão a ideia de medir da divisão, por meio de resoluções pessoais.
Orientação: Oriente os alunos a lerem o enunciado e pensarem: Qual a melhor forma de resolver essa situação-problema? Motive os a buscarem suas próprias estratégias de resolução. Um momento sozinho é importante para focar suas ideias. Você pode realizar algumas perguntas para guiar esse pensamento, por exemplo:
- O que o estava acontecendo na Floresta? Você entendeu o que os os bichos iam fazer?
- Quantos bichos estão na olimpíada?
- Qual é o pulo de maior tamanho?
- Qual é o pulo de menor tamanho?
- Qual pulo cabe mais vezes na pista? Como podemos saber isso?
- O que você pode fazer para descobrir em cada situação quantos pulos cada bicho saltará?
- Explica melhor isso para mim?
Estimule seus alunos a refletirem por alguns momentos sozinhos, eles são capazes de criarem estratégias incríveis para resolverem as situações-problemas. Depois, os coloque em duplas para discutirem suas propostas de solução. Estimule-os a pensarem sobre outras possibilidades para solucionar a situação-problema. Durante a socialização, você pode combinar com os alunos que eles podem fazer perguntas para os amigos, do tipo:
- O que vocês acharam da minha ideia de resolução, vocês a usariam para resolver um problema? Expliquem o que vocês entenderam do meu registro.
Discuta com a turma: Após a conclusão da atividade você poderá investigar entre os alunos o que ajudou para que encontrassem a resposta correta. Por exemplo: Fazer um desenho, contar nos dedos, trocar ideias com os amigos etc. Questione se as duplas encontraram algum tipo de dificuldade na realização da atividade. Permita que eles reflitam sobre o quanto foi bom ter conversado com o amigo sobre como resolver a atividade em parceria.
- Estar em dupla facilitou para encontrar a resposta correta?
Materiais Complementares:
Atividade Principal (Slides 5 e 6)
Tempo sugerido: 20 minutos.
Propósito: Levar os alunos a compreensão a ideia de medir da divisão, por meio de resoluções pessoais.
Orientação: Oriente os alunos a lerem o enunciado e pensarem: Qual a melhor forma de resolver essa situação-problema? Motive os a buscarem suas próprias estratégias de resolução. Um momento sozinho é importante para focar suas ideias. Você pode realizar algumas perguntas para guiar esse pensamento, por exemplo:
- O que o estava acontecendo na Floresta? Você entendeu o que os os bichos iam fazer?
- Quantos bichos estão na olimpíada?
- Qual é o pulo de maior tamanho?
- Qual é o pulo de menor tamanho?
- Qual pulo cabe mais vezes na pista? Como podemos saber isso?
- O que você pode fazer para descobrir em cada situação quantos pulos cada bicho irá saltar?
- Explica melhor isso para mim?
Estimule seus alunos a refletirem por alguns momentos sozinhos, eles são capazes de criarem estratégias incríveis para resolverem as situações-problemas. Depois, os coloque em duplas para discutir suas propostas de solução. Estimule-os a pensarem sobre outras possibilidades para solucionar a situação-problema. Durante a socialização, você pode combinar com os alunos que eles podem fazer perguntas para os amigos, do tipo:
- O que vocês acharam da minha ideia de resolução, vocês a usariam para resolverem um problema? Expliquem o que vocês entenderam do meu registro.
Discuta com a turma: Após a conclusão da atividade você poderá investigar entre os alunos o que ajudou para que encontrassem a resposta correta. Por exemplo: Fazer um desenho, contar nos dedos, trocar ideias com os amigos etc. Questione se as duplas encontraram algum tipo de dificuldade na realização da atividade. Permita que eles reflitam sobre o quanto foi bom ter conversado com o amigo sobre como resolver a atividade em parceria.
- Estar em dupla facilitou para encontrar a resposta correta?
DIscussão das soluções (Slides 7 à 11)
Tempo sugerido: 12 minutos.
Propósito: Socializar os diferentes registros de resolução da situação-problema com ideia de medir da divisão.
Orientação: Solicite que os alunos socializem seus registros de resolução encontrados no quadro e justifiquem seus procedimentos explicando para a turma.
Determine um tempo para que os alunos individualmente busquem suas soluções para a situação-problema proposta. Após esse momento de refletir consigo mesmo uma possível solução à atividade, organize duplas para discutir suas hipóteses para alcançarem o resultado. Enquanto as duplas trabalharem, circule pela sala analisando e intervindo quando perceber que alguma dupla não está conseguindo encontrar uma solução ou não conseguirem chegar ao fim de algum cálculo pensado. Selecione algumas duplas para socializarem seus registros de estratégias no quadro, no flip chart ou numa folha de papel Kraft. Organize um painel de solução das duplas, este procedimento de socializar os diferentes caminhos percorrido pelas duplas proporciona que cada aluno se apropriar de novas estratégias de solução para uma mesma situação-problema. Professor, você pode escolher um registro que não tenha sido concluído ou não esteja totalmente correto, pois a partir da discussão da turma, os alunos terão que pensar mais para encontrarem os possíveis erros cometidos e encontraram um jeito para alcançar a solução. Este painel de solução pode ser afixado na sala de aula servindo de apoio para novas discussões de outras situações-problema.
Discuta com a turma: A resolução por subtração sucessiva de parcelas iguais é uma boa estratégia, mas observamos que alguns alunos, por meio de uma representação (desenho) conseguem registrar o seu pensamento matemático. Ele tem uma pista (reta numerada) de 12 metros e vai demarcando os diferente tamanhos de pulos para encontrar a solução do problema. Visualmente é fácil do aluno concluir a quantidade de pulos que cada bicho dá.
Materiais Complementares:
Resolução da Atividade Principal
DIscussão das soluções (Slides 7 à 11)
Tempo sugerido: 12 minutos.
Propósito: Socializar os diferentes registros de resolução da situação-problema com ideia de medir da divisão.
Orientação: Solicite que os alunos socializem seus registros de resolução encontrados no quadro e justifiquem seus procedimentos explicando para a turma.
Determine um tempo para que os alunos individualmente busquem suas soluções para a situação-problema proposta. Após esse momento de refletir consigo mesmo uma possível solução à atividade, organize duplas para discutir suas hipóteses para alcançarem o resultado. Enquanto as duplas trabalharem, circule pela sala analisando e intervindo quando perceber que alguma dupla não está conseguindo encontrar uma solução ou não conseguirem chegar ao fim de algum cálculo pensado. Selecione algumas duplas para socializarem seus registros de estratégias no quadro, no flip chart ou numa folha de papel Kraft. Organize um painel de solução das duplas, este procedimento de socializar os diferentes caminhos percorrido pelas duplas proporciona que cada aluno se apropriar de novas estratégias de solução para uma mesma situação-problema. Professor, você pode escolher um registro que não tenha sido concluído ou não esteja totalmente correto, pois a partir da discussão da turma, os alunos terão que pensar mais para encontrarem os possíveis erros cometidos e encontraram um jeito para alcançar a solução. Este painel de solução pode ser afixado na sala de aula servindo de apoio para novas discussões de outras situações-problema.
Discuta com a turma: A resolução por subtração sucessiva de parcelas iguais é uma boa estratégia, mas observamos que alguns alunos, por meio de uma representação (desenho) conseguem registrar o seu pensamento matemático. Ele tem uma pista (reta numerada) de 12 metros e vai demarcando os diferente tamanhos de pulos para encontrar a solução do problema. Visualmente é fácil do aluno concluir a quantidade de pulos que cada bicho dá.
DIscussão das soluções (Slides 7 à 11)
Tempo sugerido: 12 minutos.
Propósito: Socializar os diferentes registros de resolução da situação-problema com ideia de medir da divisão.
Orientação: Solicite que os alunos socializem seus registros de resolução encontrados no quadro e justifiquem seus procedimentos explicando para a turma.
Determine um tempo para que os alunos individualmente busquem suas soluções para a situação-problema proposta. Após esse momento de refletir consigo mesmo uma possível solução à atividade, organize duplas para discutir suas hipóteses para alcançarem o resultado. Enquanto as duplas trabalharem, circule pela sala analisando e intervindo quando perceber que alguma dupla não está conseguindo encontrar uma solução ou não conseguirem chegar ao fim de algum cálculo pensado. Selecione algumas duplas para socializarem seus registros de estratégias no quadro, no flip chart ou numa folha de papel Kraft. Organize um painel de solução das duplas, este procedimento de socializar os diferentes caminhos percorrido pelas duplas proporciona que cada aluno se apropriar de novas estratégias de solução para uma mesma situação-problema. Professor, você pode escolher um registro que não tenha sido concluído ou não esteja totalmente correto, pois a partir da discussão da turma, os alunos terão que pensar mais para encontrarem os possíveis erros cometidos e encontraram um jeito para alcançar a solução. Este painel de solução pode ser afixado na sala de aula servindo de apoio para novas discussões de outras situações-problema.
Discuta com a turma: A resolução por subtração sucessiva de parcelas iguais é uma boa estratégia, mas observamos que alguns aluno, por meio de uma representação (desenho) consegue registrar o seu pensamento matemático. Ele tem uma pista (reta numerada) de 12 metros e vai demarcando os diferente tamanhos de pulos para encontrar a solução do problema. Visualmente é fácil do aluno concluir a quantidade de pulos que cada bicho dá.
DIscussão das soluções (Slides 7 à 11)
Tempo sugerido: 12 minutos.
Propósito: Socializar os diferentes registros de resolução da situação-problema com ideia de medir da divisão.
Orientação: Solicite que os alunos socializem seus registros de resolução encontrados no quadro e justifiquem seus procedimentos explicando para a turma.
Determine um tempo para que os alunos individualmente busquem suas soluções para a situação-problema proposta. Após esse momento de refletir consigo mesmo uma possível solução à atividade, organize duplas para discutir suas hipóteses para alcançarem o resultado. Enquanto as duplas trabalharem, circule pela sala analisando e intervindo quando perceber que alguma dupla não está conseguindo encontrar uma solução ou não conseguirem chegar ao fim de algum cálculo pensado. Selecione algumas duplas para socializarem seus registros de estratégias no quadro, no flip chart ou numa folha de papel Kraft. Organize um painel de solução das duplas, este procedimento de socializar os diferentes caminhos percorrido pelas duplas proporciona que cada aluno se apropriar de novas estratégias de solução para uma mesma situação-problema. Professor, você pode escolher um registro que não tenha sido concluído ou não esteja totalmente correto, pois a partir da discussão da turma, os alunos terão que pensar mais para encontrarem os possíveis erros cometidos e encontraram um jeito para alcançar a solução. Este painel de solução pode ser afixado na sala de aula servindo de apoio para novas discussões de outras situações-problema.
Discuta com a turma: A resolução por subtração sucessiva de parcelas iguais é uma boa estratégia, mas observamos que alguns aluno, por meio de uma representação (desenho) consegue registrar o seu pensamento matemático. Ele tem uma pista (reta numerada) de 12 metros e vai demarcando os diferente tamanhos de pulos para encontrar a solução do problema. Visualmente é fácil do aluno concluir a quantidade de pulos que cada bicho dá.
DIscussão das soluções (Slides 7 à 11)
Tempo sugerido: 12 minutos.
Propósito: Socializar os diferentes registros de resolução da situação-problema com ideia de medir da divisão.
Orientação: Solicite que os alunos socializem seus registros de resolução encontrados no quadro e justifiquem seus procedimentos explicando para a turma.
Determine um tempo para que os alunos individualmente busquem suas soluções para a situação-problema proposta. Após esse momento de refletir consigo mesmo uma possível solução à atividade, organize duplas para discutir suas hipóteses para alcançarem o resultado. Enquanto as duplas trabalharem, circule pela sala analisando e intervindo quando perceber que alguma dupla não está conseguindo encontrar uma solução ou não conseguirem chegar ao fim de algum cálculo pensado. Selecione algumas duplas para socializarem seus registros de estratégias no quadro, no flip chart ou numa folha de papel Kraft. Organize um painel de solução das duplas, este procedimento de socializar os diferentes caminhos percorrido pelas duplas proporciona que cada aluno se apropriar de novas estratégias de solução para uma mesma situação-problema. Professor, você pode escolher um registro que não tenha sido concluído ou não esteja totalmente correto, pois a partir da discussão da turma, os alunos terão que pensar mais para encontrarem os possíveis erros cometidos e encontraram um jeito para alcançar a solução. Este painel de solução pode ser afixado na sala de aula servindo de apoio para novas discussões de outras situações-problema.
Discuta com a turma: A resolução por subtração sucessiva de parcelas iguais é uma boa estratégia, mas observamos que alguns aluno, por meio de uma representação (desenho) consegue registrar o seu pensamento matemático. Ele tem uma pista (reta numerada) de 12 metros e vai demarcando os diferente tamanhos de pulos para encontrar a solução do problema. Visualmente é fácil do aluno concluir a quantidade de pulos que cada bicho dá.
Sistematização do Conceito
Tempo sugerido: 4 minutos.
Propósito: Reforçar e formalizar as aprendizagens da aula.
Orientação: Retome com a turma o aprendizado do dia. Qual a melhor forma de resolver essa situação-problema?
Há muitas maneiras de resolver uma situação-problemas, por exemplo, hoje vimos: subtrações sucessivas, reta numérica e desenhos.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Propósito: Sintetizar a aprendizagem da aula.
Orientação: Retomar com a turma o que foi aprendido nesta aula.
Discuta com a turma:
- O tema foi fácil?
- Ficou alguma dúvida?
- Vocês conseguiram perceber que há várias maneiras de resolver uma situação-problema,
como por exemplo, desenho, esquemas, reta numerada, subtrações sucessivas etc. Mas, logo aprenderemos a operação da divisão que é uma solução prática, econômica e mais ágil.
Materiais Complementares:
Para aprofundar o conceito e saber sobre os estudos dos Campos conceituais clique aqui.
Para aprofundar o conceito e saber mais como trabalhar com situações-problema de multiplicação e divisão nos Anos Iniciais, clique aqui.
Raio X
Tempo sugerido: 5 minutos.
Propósito: Verificar a compreensão dos alunos sobre a divisão com ideia de medir.
Orientações: Solicite aos alunos que leiam individualmente atividade e a realizem. Enquanto elas solucionam a situação-problema, você pode circular pela sala e analisar se os alunos compreenderam a ideia de medir da divisão. Observe os procedimentos que usam para chegarem a solução. Os alunos podem resolver a situação-problema por desenhos, por subtrações sucessivas, com apoio da reta numerada ou até pelo algoritmo da divisão.
Discuta com a turma:
- Quantas notas de R$2,00 o Seu Paulino vai pegar no banco? Como podemos encontrar o resultado?
- Explique o que você fez para chegar ao resultado?
Materiais Complementares: