9611
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 3º ano > Números

Plano de aula - Resolução de Problemas de disposição retangular

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º ano do Fundamental sobre Resolver situação-problema com a ideia de disposição retangular.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fátima Aparecida Marques Montesano,

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT3_09NUM02

Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, WhatsApp, e-mail ou impressão.
Atividade principal.

- Opcionais:
Celular, computador ou tablet
Papel quadriculado
Leitura: Fabulosas coleções

Para este plano, foque na etapa da Atividade principal

Aquecimento
O foco do plano deve ser na atividade principal, entretanto, a atividade de aquecimento é bastante interessante para que os alunos comecem a explorar o assunto. Ao invés de usar o slide, você pode pedir que peguem alguns objetos (clips, botões, palitos…) e espalhem sobre a mesa. Pergunte como eles poderiam dispor esses objetos na mesa para contá-los melhor. Peça que fotografem o antes e o depois da arrumação e enviem pelo meio que você esteja usando como comunicação e interação com os alunos. Esta primeira atividade pode ser assíncrona, como se fosse um levantamento prévio de conhecimentos. Depois, você pode analisar com os alunos as melhores formas de arrumação. Valorize os que arrumaram em uma configuração retangular.

Atividade principal
O foco desta atividade principal é resolução de problemas de multiplicação utilizando a disposição retangular. Os problemas de configuração retangular referem-se à organização de elementos em fileiras e colunas. Os alunos precisam ter acesso pelo menos à ilustração do outdoor do slide 6 da Atividade principal. A parte escrita do slide pode ser enviada por um áudio ou em forma de texto. Se você estiver em uma aula síncrona (Zoom, Meet…), pode apresentar o slide ou o outdoor para os alunos e deixar que eles leiam a situação problema e a copiem no caderno. Caso não tenha Internet, você pode fotografar ou fazer um print da tela dos slides e compartilhar com os alunos via WhatsApp ou e-mail, lembrando que a parte mais importante é o outdoor. Eles também devem copiar a situação no caderno. É importante que eles desenhem o quadriculado para perceber a configuração retangular do outdoor. Se for possível, você pode pedir que eles utilizem papel quadriculado para pintar as partes do outdoor que foram colocadas e deixar as que estão faltando em branco. Dê um tempo para que os alunos realizem a atividade e oriente que eles podem representar sua resolução em forma de cálculos, desenhos ou por escrito. Peça que os alunos compartilhem as suas resoluções com os colegas por escrito, áudio ou fotografia. Se for possível, você pode separar previamente a turma em grupos no Whatsapp para todas as atividades e peça que compartilhem as suas estratégias. No Zoom, isso também é possível. Peça que os alunos expliquem como pensaram para realizar a atividade. A impressão e entrega da atividade para os alunos deve ser a última opção devido ao momento que estamos vivendo.

Painel de soluções
É importante expor o painel de soluções pois mostra, através de desenhos, como resolver o problema. Você pode fotografar principalmente o slide 9, porque ele mostra as diversas formas que os alunos poderiam ter utilizado para encontrar a solução do problema. Envie o print pela via de comunicação e interação que sua escola está utilizando. Os alunos podem escrever ou enviar áudios respondendo ou comentando as soluções encontradas, comparando-as com a forma que eles pensaram e solucionaram o problema.

Sistematização
É interessante que os alunos tenham a anotação do slide de sistematização em seus cadernos para consultas posteriores.

Raio X
A atividade do Raio X pode ser usada como tarefa de casa ou como avaliação da aula. Envie e faça a discussão da mesma forma que fez com a atividade principal. Lembre-se também que há atividades complementares que podem ser enviadas para os alunos como atividades de fixação ou sistematização.

Convite às famílias
É interessante que os alunos envolvam as pessoas que estão ao seu redor em suas atividades escolares, mas devemos considerar que algumas vezes essas pessoas não poderão deixar seus afazeres e trabalhos para ajudá-los. Uma forma de envolvimento da família com os alunos nesta atividade é através de desafios utilizando a configuração retangular no dia a dia mostrando, por exemplo, disposição das cadeiras em um cinema ou teatro. Outra sugestão é propor jogos no tabuleiro quadriculado como damas, xadrez, batalha naval. Proponha que os alunos construam esses tabuleiros para jogar.

Sugestão Enviada Por: Elisa Vilalta


Código: MAT3_09NUM02

(EF03MA07) Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4, 5 e 10) com os significados de adição de parcelas iguais e elementos apresentados em disposição retangular, utilizando diferentes estratégias de cálculo e registros.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 3º ano:

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem compreensão, expressão e comparação de números de até quatro algarismos, desenvolvimento de estratégias pessoais e convencionais de cálculo e resolução de problemas envolvendo adição, subtração, multiplicação e divisão, fluência em cálculos mentais, construção dos fatos fundamentais da multiplicação, exploração das ideias de metade, terça parte, quarta parte, quinta parte e décima parte.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas