11458
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Resolvendo problemas utilizando sequências numéricas com fio de contas

POR: Erika Christian Fernandes Pettersen 10/12/2018
Código: MAT1_03NUM10

1º ano / Matemática / Números

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF01MA05) Comparar números naturais de até duas ordens em situações cotidianas, com sem suporte da reta numérica.

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre Ordenação e sequências numéricas

 

Objetivo select-down

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Érika Christian Fernandes Pettersen

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista de área: Luciana Tenuta

Habilidade da BNCC

(EF01MA05) - Comparar números naturais de até duas ordens em situações cotidianas, com e sem suporte da reta numérica.

Objetivos específicos

Comparar e registrar números em diversas sequências e escalas ascendentes e descendentes (1 em 1, 2 em 2, 5 em 5) a partir de qualquer número dado e resolver problemas de adição.

Conceito-chave

Ordenação e sequências numéricas.

Recursos necessários:

  • Atividades impressas em folha A4 na quantidade suficiente que atenda a formação de duplas em sua classe, para as atividades de: retomada e atividade principal.
  • Atividades impressas em folha A4 na quantidade total de alunos da turma, para as atividades de  raio x.
  • Materiais para a confecção do fio de contas para os alunos: poderão ser utilizados para a montagem do fio, barbantes ou fio de nylon, em tamanho suficiente para enfiar as contas (mais ou menos de 50 cm a 1 metro), no total de pelo menos 50 contas para cada fio. As contas poderão ser de tampinhas plásticas de refrigerantes, miçangas grandes ou mesmo canudinhos de plástico, sendo que deverão ser distribuídas em 2 cores diferentes contadas de 5 em 5.

Obs.: um pacote de miçangão nº 10, com 250gr contém cerca de 650 unidades, sendo divididas por 50 contas, darão em média 13 fios de contas.

  • Fio de contas do professor: poderá ser feito com bolinhas do brinquedo “piscina de bolinhas”, pois é um tamanho maior que facilitará a visualização por toda a turma. Utilizar barbante ou fio de nylon furando as bolinhas e passando o fio por dentro de cada uma delas. Fazer a mesma disposição das duas cores diferentes contadas de 5 em 5 do fio de contas dos alunos.
  • Diversos pregadores de roupa ou clipes para fazer marcações/separações das contas no fio.






Informações adicionais:

Origem do fio de contas:

O colar de contas é um material didático introduzido em 1974 pelo famoso matemático americano Hassier Whitney, do Instituto para Estudos Avançados de Princeton, Nova Jersey, EUA.

Após ter sido reconhecido como um dos maiores matemáticos deste século, o Professor Whitney passou a dedicar-se exclusivamente ao trabalho com crianças, em especial as da pré-escola e dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Funcionalidade:

O FIO DE CONTAS é um material de apoio à Matemática. Através dele os alunos podem fazer contagens simples, de 2 em 2, de 3 em 3 (…), somar, subtrair e resolver situações problemas. Este material didático é extremamente útil para trabalhar a ideia de quantidade, para a construção de conceito de número e para contagem e pequenos cálculos, tornando as quantidades e suas representações simbólicas bastante familiares às crianças




Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma, usando uma linguagem mais simples para as crianças.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação: Organize seus alunos em duplas. Proponha questionamentos para que cada dupla reflita, discuta e execute a tarefa a fim de solucioná-la. Entregue para cada dupla, a atividade impressa e deixe que conversem entre si para resolvê-la. Após perceber que todos já concluíram, promova a exposição dos resultados em uma conversa coletiva.

Propósito: Realizar cálculos mentais na soma de quantidades utilizando as sequências numéricas já aprendidas. Organizar quantidades em diversos tipos de escalas, ascendentes ou descendentes.

Discuta com a turma:

Encontrei um desafio, ajudem-me a resolvê-lo:

  • Estando no número 50 e prosseguindo para o próximo número 45, o que foi preciso?
  • Qual o segredo dessa sequência?
  • Portanto, seguindo essa sequência qual o número que está faltando para completá-la?
  • Agora, você deverá encontrar 2 números no quadro numérico que juntos deverão ter como resultado esse número descoberto, sendo assim, que numerais poderão ser somados?
  • Ajuda a pensar na sequência de 5 em 5 para somá-los?

Materiais complementares:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Atividade principal select-down

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientação: Organize para essa aula os materiais listados no arquivo “Sobre o plano”. Utilize o fio de contas com do professor com pelo menos 50 contas, prendendo-o no quadro de sala e apresente a situação para a turma. Organize os alunos em duplas e para cada uma entregue um fio de contas que tenha 50 contas ou mais. Primeiramente, deixe que explorem o fio, contando quantas bolinhas existem, observando a organização das sequências de cores, etc. Após o manuseio do material, proponha novamente a situação problema para que a dupla reflita, discuta e execute a tarefa a fim de solucioná-la. Entregue para cada dupla de crianças a atividade impressa e deixe que conversem entre si para resolvê-la. Após perceber que todos já concluíram, promova a exposição dos resultados em uma conversa coletiva.

Propósito: Fazer uso de sequências numéricas em estratégias de cálculos. Esta atividade contribuirá para que os alunos tenham oportunidades de pensar e trabalhar com contagens de quantidades utilizando os recursos que já aprenderam sobre sequências numéricas variadas, fazendo a decomposição do número.

Discuta com a turma:

  • É possível descobrir o resultado utilizando o fio de contas?
  • O que é necessário fazer?
  • Ajuda pensar no resultado visualizando as cores desta sequência do fio de contas?
  • Qual é mesmo a sequência numérica organizada nessas contas?
  • O resultado pode ser encontrado de forma mais rápida ou demorada utilizando esta sequência?
  • Como você faria para encontrar o resultado?
  • É possível pensar em outra sequência que ajude a encontrar o resultado?
  • Como podemos pensar no número 13 utilizando as contas?
  • E o número 18?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Dicas de sites com atividades para trabalhar com jogos diversos e o FIO DE CONTAS:

http://www.aprendermatematica.uevora.pt/numeros.htm

https://setepinceladas.wordpress.com/

Discussão das soluções select-down

Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 5 ao 8)

Orientação: Após explorar as resoluções que surgirem no contexto da aula, projete os slides para a turma. No painel de soluções apresentamos algumas possíveis formas de resolver a situação proposta para serem discutidas e analisadas com as crianças.

Propósito: Apresentar diferentes estratégias de resolução e refletir sobre a mais eficiente. Promover o debate de ideias de forma positiva e enriquecedora e, contribuir para a análise de erros/dificuldades e valorizar as diferentes resoluções.

Discussão das soluções select-down

Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 5 ao 8)

Orientação: Após explorar as resoluções que surgirem no contexto da aula, projete os slides para a turma. No painel de soluções apresentamos algumas possíveis formas de resolver a situação proposta para serem discutidas e analisadas com as crianças.

Propósito: Apresentar diferentes estratégias de resolução e refletir sobre a mais eficiente. Promover o debate de ideias de forma positiva e enriquecedora e, contribuir para a análise de erros/dificuldades e valorizar as diferentes resoluções.

Discussão das soluções select-down

Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 5 ao 8)

Orientação: Após explorar as resoluções que surgirem no contexto da aula, projete os slides para a turma. No painel de soluções apresentamos algumas possíveis formas de resolver a situação proposta para serem discutidas e analisadas com as crianças.

Propósito: Apresentar diferentes estratégias de resolução e refletir sobre a mais eficiente. Promover o debate de ideias de forma positiva e enriquecedora e, contribuir para a análise de erros/dificuldades e valorizar as diferentes resoluções.

Discussão das soluções select-down

Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 5 ao 8)

Orientação: Após explorar as resoluções que surgirem no contexto da aula, projete os slides para a turma. No painel de soluções apresentamos algumas possíveis formas de resolver a situação proposta para serem discutidas e analisadas com as crianças.

Propósito: Apresentar diferentes estratégias de resolução e refletir sobre a mais eficiente. Promover o debate de ideias de forma positiva e enriquecedora e, contribuir para a análise de erros/dificuldades e valorizar as diferentes resoluções.

Encerramento select-down

Tempo Sugerido: 2 minutos

Orientação: Faça o fechamento da atividade principal retomando brevemente com os alunos o que foi necessário para resolver a situação problema envolvendo a adição. Enfatize que saber algumas sequências numéricas ajuda muito em estratégias de cálculos.

Propósito: Comparar e registrar números em diversas sequências e escalas ascendentes e descendentes e resolver problemas de adição.

Raio x select-down

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação: Entregue uma cópia atividade para cada aluno. Leia a situação problema e reserve um tempo para que possam analisar e encontrar uma forma de resolvê-la sozinhos. O raio x é uma atividade oportuna para verificar e avaliar se os alunos conseguiram compreenderam o conteúdo proposto e alcançar o objetivo de aprendizagem.

Propósito: Verificar se o aluno utiliza sequências numéricas na resolução de problemas.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma, usando uma linguagem mais simples para as crianças.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Érika Christian Fernandes Pettersen

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista de área: Luciana Tenuta

Habilidade da BNCC

(EF01MA05) - Comparar números naturais de até duas ordens em situações cotidianas, com e sem suporte da reta numérica.

Objetivos específicos

Comparar e registrar números em diversas sequências e escalas ascendentes e descendentes (1 em 1, 2 em 2, 5 em 5) a partir de qualquer número dado e resolver problemas de adição.

Conceito-chave

Ordenação e sequências numéricas.

Recursos necessários:

  • Atividades impressas em folha A4 na quantidade suficiente que atenda a formação de duplas em sua classe, para as atividades de: retomada e atividade principal.
  • Atividades impressas em folha A4 na quantidade total de alunos da turma, para as atividades de  raio x.
  • Materiais para a confecção do fio de contas para os alunos: poderão ser utilizados para a montagem do fio, barbantes ou fio de nylon, em tamanho suficiente para enfiar as contas (mais ou menos de 50 cm a 1 metro), no total de pelo menos 50 contas para cada fio. As contas poderão ser de tampinhas plásticas de refrigerantes, miçangas grandes ou mesmo canudinhos de plástico, sendo que deverão ser distribuídas em 2 cores diferentes contadas de 5 em 5.

Obs.: um pacote de miçangão nº 10, com 250gr contém cerca de 650 unidades, sendo divididas por 50 contas, darão em média 13 fios de contas.

  • Fio de contas do professor: poderá ser feito com bolinhas do brinquedo “piscina de bolinhas”, pois é um tamanho maior que facilitará a visualização por toda a turma. Utilizar barbante ou fio de nylon furando as bolinhas e passando o fio por dentro de cada uma delas. Fazer a mesma disposição das duas cores diferentes contadas de 5 em 5 do fio de contas dos alunos.
  • Diversos pregadores de roupa ou clipes para fazer marcações/separações das contas no fio.






Informações adicionais:

Origem do fio de contas:

O colar de contas é um material didático introduzido em 1974 pelo famoso matemático americano Hassier Whitney, do Instituto para Estudos Avançados de Princeton, Nova Jersey, EUA.

Após ter sido reconhecido como um dos maiores matemáticos deste século, o Professor Whitney passou a dedicar-se exclusivamente ao trabalho com crianças, em especial as da pré-escola e dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Funcionalidade:

O FIO DE CONTAS é um material de apoio à Matemática. Através dele os alunos podem fazer contagens simples, de 2 em 2, de 3 em 3 (…), somar, subtrair e resolver situações problemas. Este material didático é extremamente útil para trabalhar a ideia de quantidade, para a construção de conceito de número e para contagem e pequenos cálculos, tornando as quantidades e suas representações simbólicas bastante familiares às crianças



Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação: Organize seus alunos em duplas. Proponha questionamentos para que cada dupla reflita, discuta e execute a tarefa a fim de solucioná-la. Entregue para cada dupla, a atividade impressa e deixe que conversem entre si para resolvê-la. Após perceber que todos já concluíram, promova a exposição dos resultados em uma conversa coletiva.

Propósito: Realizar cálculos mentais na soma de quantidades utilizando as sequências numéricas já aprendidas. Organizar quantidades em diversos tipos de escalas, ascendentes ou descendentes.

Discuta com a turma:

Encontrei um desafio, ajudem-me a resolvê-lo:

  • Estando no número 50 e prosseguindo para o próximo número 45, o que foi preciso?
  • Qual o segredo dessa sequência?
  • Portanto, seguindo essa sequência qual o número que está faltando para completá-la?
  • Agora, você deverá encontrar 2 números no quadro numérico que juntos deverão ter como resultado esse número descoberto, sendo assim, que numerais poderão ser somados?
  • Ajuda a pensar na sequência de 5 em 5 para somá-los?

Materiais complementares:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientação: Organize para essa aula os materiais listados no arquivo “Sobre o plano”. Utilize o fio de contas com do professor com pelo menos 50 contas, prendendo-o no quadro de sala e apresente a situação para a turma. Organize os alunos em duplas e para cada uma entregue um fio de contas que tenha 50 contas ou mais. Primeiramente, deixe que explorem o fio, contando quantas bolinhas existem, observando a organização das sequências de cores, etc. Após o manuseio do material, proponha novamente a situação problema para que a dupla reflita, discuta e execute a tarefa a fim de solucioná-la. Entregue para cada dupla de crianças a atividade impressa e deixe que conversem entre si para resolvê-la. Após perceber que todos já concluíram, promova a exposição dos resultados em uma conversa coletiva.

Propósito: Fazer uso de sequências numéricas em estratégias de cálculos. Esta atividade contribuirá para que os alunos tenham oportunidades de pensar e trabalhar com contagens de quantidades utilizando os recursos que já aprenderam sobre sequências numéricas variadas, fazendo a decomposição do número.

Discuta com a turma:

  • É possível descobrir o resultado utilizando o fio de contas?
  • O que é necessário fazer?
  • Ajuda pensar no resultado visualizando as cores desta sequência do fio de contas?
  • Qual é mesmo a sequência numérica organizada nessas contas?
  • O resultado pode ser encontrado de forma mais rápida ou demorada utilizando esta sequência?
  • Como você faria para encontrar o resultado?
  • É possível pensar em outra sequência que ajude a encontrar o resultado?
  • Como podemos pensar no número 13 utilizando as contas?
  • E o número 18?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Dicas de sites com atividades para trabalhar com jogos diversos e o FIO DE CONTAS:

http://www.aprendermatematica.uevora.pt/numeros.htm

https://setepinceladas.wordpress.com/

Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 5 ao 8)

Orientação: Após explorar as resoluções que surgirem no contexto da aula, projete os slides para a turma. No painel de soluções apresentamos algumas possíveis formas de resolver a situação proposta para serem discutidas e analisadas com as crianças.

Propósito: Apresentar diferentes estratégias de resolução e refletir sobre a mais eficiente. Promover o debate de ideias de forma positiva e enriquecedora e, contribuir para a análise de erros/dificuldades e valorizar as diferentes resoluções.

Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 5 ao 8)

Orientação: Após explorar as resoluções que surgirem no contexto da aula, projete os slides para a turma. No painel de soluções apresentamos algumas possíveis formas de resolver a situação proposta para serem discutidas e analisadas com as crianças.

Propósito: Apresentar diferentes estratégias de resolução e refletir sobre a mais eficiente. Promover o debate de ideias de forma positiva e enriquecedora e, contribuir para a análise de erros/dificuldades e valorizar as diferentes resoluções.

Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 5 ao 8)

Orientação: Após explorar as resoluções que surgirem no contexto da aula, projete os slides para a turma. No painel de soluções apresentamos algumas possíveis formas de resolver a situação proposta para serem discutidas e analisadas com as crianças.

Propósito: Apresentar diferentes estratégias de resolução e refletir sobre a mais eficiente. Promover o debate de ideias de forma positiva e enriquecedora e, contribuir para a análise de erros/dificuldades e valorizar as diferentes resoluções.

Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 5 ao 8)

Orientação: Após explorar as resoluções que surgirem no contexto da aula, projete os slides para a turma. No painel de soluções apresentamos algumas possíveis formas de resolver a situação proposta para serem discutidas e analisadas com as crianças.

Propósito: Apresentar diferentes estratégias de resolução e refletir sobre a mais eficiente. Promover o debate de ideias de forma positiva e enriquecedora e, contribuir para a análise de erros/dificuldades e valorizar as diferentes resoluções.

Tempo Sugerido: 2 minutos

Orientação: Faça o fechamento da atividade principal retomando brevemente com os alunos o que foi necessário para resolver a situação problema envolvendo a adição. Enfatize que saber algumas sequências numéricas ajuda muito em estratégias de cálculos.

Propósito: Comparar e registrar números em diversas sequências e escalas ascendentes e descendentes e resolver problemas de adição.

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação: Entregue uma cópia atividade para cada aluno. Leia a situação problema e reserve um tempo para que possam analisar e encontrar uma forma de resolvê-la sozinhos. O raio x é uma atividade oportuna para verificar e avaliar se os alunos conseguiram compreenderam o conteúdo proposto e alcançar o objetivo de aprendizagem.

Propósito: Verificar se o aluno utiliza sequências numéricas na resolução de problemas.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Érika Christian Fernandes Pettersen

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista de área: Luciana Tenuta

Habilidade da BNCC

(EF01MA05) - Comparar números naturais de até duas ordens em situações cotidianas, com e sem suporte da reta numérica.

Objetivos específicos

Comparar e registrar números em diversas sequências e escalas ascendentes e descendentes (1 em 1, 2 em 2, 5 em 5) a partir de qualquer número dado e resolver problemas de adição.

Conceito-chave

Ordenação e sequências numéricas.

Recursos necessários:

  • Atividades impressas em folha A4 na quantidade suficiente que atenda a formação de duplas em sua classe, para as atividades de: retomada e atividade principal.
  • Atividades impressas em folha A4 na quantidade total de alunos da turma, para as atividades de  raio x.
  • Materiais para a confecção do fio de contas para os alunos: poderão ser utilizados para a montagem do fio, barbantes ou fio de nylon, em tamanho suficiente para enfiar as contas (mais ou menos de 50 cm a 1 metro), no total de pelo menos 50 contas para cada fio. As contas poderão ser de tampinhas plásticas de refrigerantes, miçangas grandes ou mesmo canudinhos de plástico, sendo que deverão ser distribuídas em 2 cores diferentes contadas de 5 em 5.

Obs.: um pacote de miçangão nº 10, com 250gr contém cerca de 650 unidades, sendo divididas por 50 contas, darão em média 13 fios de contas.

  • Fio de contas do professor: poderá ser feito com bolinhas do brinquedo “piscina de bolinhas”, pois é um tamanho maior que facilitará a visualização por toda a turma. Utilizar barbante ou fio de nylon furando as bolinhas e passando o fio por dentro de cada uma delas. Fazer a mesma disposição das duas cores diferentes contadas de 5 em 5 do fio de contas dos alunos.
  • Diversos pregadores de roupa ou clipes para fazer marcações/separações das contas no fio.






Informações adicionais:

Origem do fio de contas:

O colar de contas é um material didático introduzido em 1974 pelo famoso matemático americano Hassier Whitney, do Instituto para Estudos Avançados de Princeton, Nova Jersey, EUA.

Após ter sido reconhecido como um dos maiores matemáticos deste século, o Professor Whitney passou a dedicar-se exclusivamente ao trabalho com crianças, em especial as da pré-escola e dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Funcionalidade:

O FIO DE CONTAS é um material de apoio à Matemática. Através dele os alunos podem fazer contagens simples, de 2 em 2, de 3 em 3 (…), somar, subtrair e resolver situações problemas. Este material didático é extremamente útil para trabalhar a ideia de quantidade, para a construção de conceito de número e para contagem e pequenos cálculos, tornando as quantidades e suas representações simbólicas bastante familiares às crianças




Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

OUTRAS AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes