11443
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 9º ano > Números

Plano de aula - Realizar operações com radicais.

Plano de aula de Matemática com atividades 9º ano para do Fundamental sobre Realizar operações com radicais.

Plano 10 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fabrício Masaharu Oiwa da Costa

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Fabrício Masaharu Oiwa da Costa

Mentor: Fernando de Mello Trevisani

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

EF09MA03 -  Efetuar cálculos com números reais, inclusive potências com expoentes negativos e fracionários.

Objetivos específicos

Aplicar os conhecimentos das propriedades e operações com números reais.

Conceito-chave

Realizar operações com radicais.  

Recursos necessários

Lousa

Impressão das atividades

Materiais básicos (Lápis, caneta, borracha)


Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Esclarecer o objetivo aos estudantes.

Orientação: Apresente o objetivo aos alunos.

Discuta com a turma:

  • O objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Propósito: Rever algumas propriedades das operações com radicais.

Orientação: Leia atentamente com os estudantes as sentenças. Peça que os estudantes pensem sobre as diferentes propriedades apresentadas, questionando algumas específicas de cada operação.

Discuta com a turma:

  • Quais as diferenças das propriedades entre soma e subtração com multiplicação e divisão?
  • Qual a justificativa para racionalizar um número?

Materiais complementares para impressão:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Comece perguntando aos estudantes quem jogou bingo alguma vez. Peça para que os alunos discutam sobre como jogar bingo. Explique os detalhes desta modalidade.

Propósito: Apresentar o jogo aos estudantes.

Discuta com a turma:

  • Como saber se as expressões são equivalentes?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (Slides 4 e 5).

Orientação: Peça que os alunos olhem aos possíveis números. Diga que todos precisarão justificar as pedras marcadas e que haverá tempo específico para isso.

Propósito: Apresentar aos estudantes as expressões que serão utilizadas no jogo.

Discuta com a turma:

  • Alguém possui dúvidas sobre a tabela ou sobre o jogo?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos. (Slides 6 a 9).

Orientação: Cante as pedras sorteadas lentamente, se possível, anote no quadro negro. Perceba qual a melhor forma de aplicar o jogo, se fornecendo tempo antes de começar para que os estudantes verifiquem suas cartelas, ou se um tempo entre as pedras cantadas para que os estudantes possam resolver. Certifique-se que os estudantes estão justificando suas escolhas.

Propósito: Aplicar o jogo.

Discuta com a turma:

  • Quais as propriedades de cada coluna?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos. (Slides 6 a 9).

Propósito: Rever as propriedades de adição e subtração com radicais.

Orientação: Remeta-se ao jogo para fazer com que os estudantes relacionem as propriedades com momentos do jogo. Discuta com os alunos as sugestões e pergunte se existem outras que eles perceberam.

Discuta com a turma:

  • Como sabe quando devemos aplicar as propriedades?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos. (Slides 6 a 9).

Propósito: Rever as propriedades de multiplicação e divisão com radicais.

Orientação: Remeta-se ao jogo para fazer com que os estudantes relacionem as propriedades com momentos do jogo. Discuta com os alunos as sugestões e pergunte se existem outras que eles perceberam.

Discuta com a turma:

  • Como sabe quando devemos aplicar as propriedades?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos. (Slides 6 a 9).

Propósito: Rever as propriedades de potência com radicais.

Orientação: Remeta-se ao jogo para fazer com que os estudantes relacionem as propriedades com momentos do jogo. Discuta com os alunos as sugestões e pergunte se existem outras que eles perceberam.

Discuta com a turma:

  • Como sabe quando devemos aplicar as propriedades?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Leia com os estudantes o objetivo da aula. Questione quais foram as formas utilizadas em aula para alcançar o objetivo.

Propósito: Retomar o objetivo da aula no intuito de verificar se este foi atingido.

Discuta com a turma:

  • Quais foram os principais assuntos tratados em sala?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Propósito: Verificar se os estudantes conseguem aplicar os conhecimentos vistos em aula.

Orientação: Tente perceber como os estudantes estão. Deixe o questionamento aguçar a curiosidade dos estudantes. Para acessar a atividade para impressão.

Discuta com a turma:

  • A representação em forma de potências com expoente fracionário pode auxiliar na resolução de exercícios?
  • Como proceder no caso da divisão?

Materiais complementares para impressão:
Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Esclarecer o objetivo aos estudantes.

Orientação: Apresente o objetivo aos alunos.

Discuta com a turma:

  • O objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Fabrício Masaharu Oiwa da Costa

Mentor: Fernando de Mello Trevisani

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

EF09MA03 -  Efetuar cálculos com números reais, inclusive potências com expoentes negativos e fracionários.

Objetivos específicos

Aplicar os conhecimentos das propriedades e operações com números reais.

Conceito-chave

Realizar operações com radicais.  

Recursos necessários

Lousa

Impressão das atividades

Materiais básicos (Lápis, caneta, borracha)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Propósito: Rever algumas propriedades das operações com radicais.

Orientação: Leia atentamente com os estudantes as sentenças. Peça que os estudantes pensem sobre as diferentes propriedades apresentadas, questionando algumas específicas de cada operação.

Discuta com a turma:

  • Quais as diferenças das propriedades entre soma e subtração com multiplicação e divisão?
  • Qual a justificativa para racionalizar um número?

Materiais complementares para impressão:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Comece perguntando aos estudantes quem jogou bingo alguma vez. Peça para que os alunos discutam sobre como jogar bingo. Explique os detalhes desta modalidade.

Propósito: Apresentar o jogo aos estudantes.

Discuta com a turma:

  • Como saber se as expressões são equivalentes?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (Slides 4 e 5).

Orientação: Peça que os alunos olhem aos possíveis números. Diga que todos precisarão justificar as pedras marcadas e que haverá tempo específico para isso.

Propósito: Apresentar aos estudantes as expressões que serão utilizadas no jogo.

Discuta com a turma:

  • Alguém possui dúvidas sobre a tabela ou sobre o jogo?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos. (Slides 6 a 9).

Orientação: Cante as pedras sorteadas lentamente, se possível, anote no quadro negro. Perceba qual a melhor forma de aplicar o jogo, se fornecendo tempo antes de começar para que os estudantes verifiquem suas cartelas, ou se um tempo entre as pedras cantadas para que os estudantes possam resolver. Certifique-se que os estudantes estão justificando suas escolhas.

Propósito: Aplicar o jogo.

Discuta com a turma:

  • Quais as propriedades de cada coluna?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos. (Slides 6 a 9).

Propósito: Rever as propriedades de adição e subtração com radicais.

Orientação: Remeta-se ao jogo para fazer com que os estudantes relacionem as propriedades com momentos do jogo. Discuta com os alunos as sugestões e pergunte se existem outras que eles perceberam.

Discuta com a turma:

  • Como sabe quando devemos aplicar as propriedades?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos. (Slides 6 a 9).

Propósito: Rever as propriedades de multiplicação e divisão com radicais.

Orientação: Remeta-se ao jogo para fazer com que os estudantes relacionem as propriedades com momentos do jogo. Discuta com os alunos as sugestões e pergunte se existem outras que eles perceberam.

Discuta com a turma:

  • Como sabe quando devemos aplicar as propriedades?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos. (Slides 6 a 9).

Propósito: Rever as propriedades de potência com radicais.

Orientação: Remeta-se ao jogo para fazer com que os estudantes relacionem as propriedades com momentos do jogo. Discuta com os alunos as sugestões e pergunte se existem outras que eles perceberam.

Discuta com a turma:

  • Como sabe quando devemos aplicar as propriedades?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Leia com os estudantes o objetivo da aula. Questione quais foram as formas utilizadas em aula para alcançar o objetivo.

Propósito: Retomar o objetivo da aula no intuito de verificar se este foi atingido.

Discuta com a turma:

  • Quais foram os principais assuntos tratados em sala?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Propósito: Verificar se os estudantes conseguem aplicar os conhecimentos vistos em aula.

Orientação: Tente perceber como os estudantes estão. Deixe o questionamento aguçar a curiosidade dos estudantes. Para acessar a atividade para impressão.

Discuta com a turma:

  • A representação em forma de potências com expoente fracionário pode auxiliar na resolução de exercícios?
  • Como proceder no caso da divisão?

Materiais complementares para impressão:
Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 9º ano :

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem sobre o conjunto dos números reais como ampliação dos racionais; números irracionais e seu significado; representação dos números reais na reta numerada; cálculos com números reais: as quatro operações, e potências com expoentes negativos e fracionários; resolução de problema envolvendo operações com números escritos em notação científica e operações com percentuais sucessivos.

MAIS AULAS DE Matemática do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09MA03 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano