Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Fabrício Masaharu Oiwa da Costa
Mentor: Fernando de Mello Trevisani
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
EF09MA03 - Efetuar cálculos com números reais, inclusive potências com expoentes negativos e fracionários.
Objetivos específicos
Aplicar os conhecimentos das propriedades e operações com números reais.
Conceito-chave
Realizar operações com radicais.
Recursos necessários
Lousa
Impressão das atividades
Materiais básicos (Lápis, caneta, borracha)
Tempo sugerido: 2 minutos.
Propósito: Esclarecer o objetivo aos estudantes.
Orientação: Apresente o objetivo aos alunos.
Discuta com a turma:
- O objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos.
Propósito: Rever algumas propriedades das operações com radicais.
Orientação: Leia atentamente com os estudantes as sentenças. Peça que os estudantes pensem sobre as diferentes propriedades apresentadas, questionando algumas específicas de cada operação.
Discuta com a turma:
- Quais as diferenças das propriedades entre soma e subtração com multiplicação e divisão?
- Qual a justificativa para racionalizar um número?
Materiais complementares para impressão:
Atividade principal
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Comece perguntando aos estudantes quem jogou bingo alguma vez. Peça para que os alunos discutam sobre como jogar bingo. Explique os detalhes desta modalidade.
Propósito: Apresentar o jogo aos estudantes.
Discuta com a turma:
- Como saber se as expressões são equivalentes?
Materiais complementares para impressão:
Atividade principal
Tempo sugerido: 5 minutos (Slides 4 e 5).
Orientação: Peça que os alunos olhem aos possíveis números. Diga que todos precisarão justificar as pedras marcadas e que haverá tempo específico para isso.
Propósito: Apresentar aos estudantes as expressões que serão utilizadas no jogo.
Discuta com a turma:
- Alguém possui dúvidas sobre a tabela ou sobre o jogo?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 25 minutos. (Slides 6 a 9).
Orientação: Cante as pedras sorteadas lentamente, se possível, anote no quadro negro. Perceba qual a melhor forma de aplicar o jogo, se fornecendo tempo antes de começar para que os estudantes verifiquem suas cartelas, ou se um tempo entre as pedras cantadas para que os estudantes possam resolver. Certifique-se que os estudantes estão justificando suas escolhas.
Propósito: Aplicar o jogo.
Discuta com a turma:
- Quais as propriedades de cada coluna?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 25 minutos. (Slides 6 a 9).
Propósito: Rever as propriedades de adição e subtração com radicais.
Orientação: Remeta-se ao jogo para fazer com que os estudantes relacionem as propriedades com momentos do jogo. Discuta com os alunos as sugestões e pergunte se existem outras que eles perceberam.
Discuta com a turma:
- Como sabe quando devemos aplicar as propriedades?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 25 minutos. (Slides 6 a 9).
Propósito: Rever as propriedades de multiplicação e divisão com radicais.
Orientação: Remeta-se ao jogo para fazer com que os estudantes relacionem as propriedades com momentos do jogo. Discuta com os alunos as sugestões e pergunte se existem outras que eles perceberam.
Discuta com a turma:
- Como sabe quando devemos aplicar as propriedades?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 25 minutos. (Slides 6 a 9).
Propósito: Rever as propriedades de potência com radicais.
Orientação: Remeta-se ao jogo para fazer com que os estudantes relacionem as propriedades com momentos do jogo. Discuta com os alunos as sugestões e pergunte se existem outras que eles perceberam.
Discuta com a turma:
- Como sabe quando devemos aplicar as propriedades?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Leia com os estudantes o objetivo da aula. Questione quais foram as formas utilizadas em aula para alcançar o objetivo.
Propósito: Retomar o objetivo da aula no intuito de verificar se este foi atingido.
Discuta com a turma:
- Quais foram os principais assuntos tratados em sala?
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos.
Propósito: Verificar se os estudantes conseguem aplicar os conhecimentos vistos em aula.
Orientação: Tente perceber como os estudantes estão. Deixe o questionamento aguçar a curiosidade dos estudantes. Para acessar a atividade para impressão.
Discuta com a turma:
- A representação em forma de potências com expoente fracionário pode auxiliar na resolução de exercícios?
- Como proceder no caso da divisão?
Materiais complementares para impressão:
Raio X