Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Apresente o objetivo aos alunos.
Propósito: Apresentar o objetivo aos estudantes.
Discuta com a turma:
Aquecimento
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Verifique se os alunos compreendem as propriedades das operações, ordem de resolução e diferentes formas de resolver estes exercícios.
Propósito: Rever multiplicação e divisão.
Discuta com a turma:
- Começa-se a resolver primeiro pela multiplicação ou pela divisão?
- O que fazemos quando sinais diferentes? E se forem iguais?
Materiais complementares para impressão:
Aquecimento
Resolução do aquecimento
Atividade principal
Tempo sugerido: 40 minutos (Slide 4 ao 8).
Orientação: Entregue os cartão e fique disponível para dúvidas. Passe entre os grupos tirando dúvidas e esclarecendo pontos que os alunos questionarem.
Propósito: Confeccionar cartazes explicativos dos exemplos de sala.
Discuta com a turma:
- O que os outros grupos precisariam saber para resolver as questões.
Materiais complementares para impressão:
Atividade principal
Resolução da atividade principal
Guia de intervenção
Atividade principal
Tempo sugerido: 40 minutos (Slide 4 ao 8).
Orientação: Inicie a explicação questionando aos estudantes como resolveriam o problema. Uma possibilidade não mostrada no slide seria o cálculo mental das raízes exatas. Explique que existem diferentes caminhos para resolver operações.
Propósito: Mostrar aos estudantes as formas de resolver multiplicação de radicais.
Discuta com a turma:
- Qual seria uma forma não mostrada no slide para resolver o problema?
Atividade principal
Tempo sugerido: 40 minutos (Slide 4 ao 8).
Orientação: Converse com os estudantes se existe uma forma de resolver não listada. Mostre que as raízes poderiam ser calculadas mentalmente. Explique que o processo é semelhante ao de multiplicação.
Propósito: Mostrar aos estudantes as formas de resolver divisão de radicais.
Discuta com a turma:
- Quais semelhanças entre a divisão e multiplicação com radicais?
Atividade principal
Tempo sugerido: 40 minutos (Slide 4 ao 8).
Orientação: Faça cada passo detalhadamente, questionando que os alunos percebem o padrão de multiplicação.
Propósito: Ilustrar o caso de multiplicação com raízes não exatas.
Discuta com a turma:
- Qual a diferença dos exemplos visto em aula?
- Pode-se resolver exercícios de mais de uma forma?
- O resultado final, pode ser representado com radicais caso não hajam simplificações.
Atividade principal
Tempo sugerido: 40 minutos (Slide 4 ao 8).
Orientação: Peça a todos se prepararem para prestar atenção.
Propósito: Organizar para que os alunos foquem na discussão da resolução.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 25 minutos (Slides 9 ao 15)
Orientação: Resolva juntamente com os estudantes, pedindo dicas e conversando com eles. Ao final diga aos estudantes se atentarem a escrever com suas palavras e alterar se houver alguma divergência no cartaz.
Propósito: Mostrar a resolução do primeiro item.
Discuta com a turma:
- Existe alguma forma não listada para resolver este exercício?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 25 minutos (Slides 9 ao 15)
Orientação: Resolva juntamente com os estudantes, pedindo dicas e conversando com eles. Ao final diga aos estudantes se atentarem a escrever com suas palavras e alterar se houver alguma divergência no cartaz.
Propósito: Mostrar a resolução do segundo item.
Discuta com a turma:
- Há diferença entre os dois exercícios de multiplicação?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 25 minutos (Slides 9 ao 15)
Orientação: Resolva juntamente com os estudantes, pedindo dicas e conversando com eles. Ao final diga aos estudantes se atentarem a escrever com suas palavras e alterar se houver alguma divergência no cartaz.
Propósito: Mostrar a resolução do terceiro item.
Discuta com a turma:
- Existem semelhanças e diferenças entre a forma de operar multiplicação e divisão de radicais?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 25 minutos (Slides 9 ao 15)
Orientação: Resolva juntamente com os estudantes, pedindo dicas e conversando com eles. Ao final diga aos estudantes se atentarem a escrever com suas palavras e alterar se houver alguma divergência no cartaz.
Propósito: Mostrar a resolução do quarto item.
Discuta com a turma:
- Quais as diferenças entre os exercícios de divisão com radicais?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 25 minutos (Slides 9 ao 15)
Orientação: Resolva juntamente com os estudantes, pedindo dicas e conversando com eles. Ao final diga aos estudantes se atentarem a escrever com suas palavras e alterar se houver alguma divergência no cartaz.
Propósito: Mostrar a resolução do quinto item.
Discuta com a turma:
- Há diferença entre as multiplicações vistas em aula?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 25 minutos (Slides 9 ao 15)
Orientação: Resolva juntamente com os estudantes, pedindo dicas e conversando com eles. Ao final diga aos estudantes se atentarem a escrever com suas palavras e alterar se houver alguma divergência no cartaz.
Propósito: Mostrar a resolução do sexto item.
Discuta com a turma:
- Quais os padrões encontrados na aula?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 25 minutos (Slides 9 ao 15).
Orientação: Aproveite o momento para discutir com os alunos as propriedades vistas em sala. Pergunte o que mais chamou atenção dos alunos e o que tiveram mais dificuldade. Termine fazendo uma síntese das respostas dadas. Comente os cartazes e apresentações, criticando construtivamente e acrescentando informações quando achar necessário.
Propósito: Sintetizar os conceitos que os alunos aprenderam em aula.
Discuta com a turma:
- Existe apenas uma ordem de resolução dos exercícios?
- Quais as vantagens de cada forma de resolução?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Discuta com os alunos os conceitos apresentados no slide. Questione se os estudantes perceberam padrões não listados. Resgate os exemplos de aula e se houver tempo, peça aos alunos se eles saberiam citar exemplos.
Propósito: Sintetizar os conceitos aprendidos em aula.
Discuta com a turma:
- Quais as semelhanças nas operações de multiplicação e divisão com radicais?
- Quando se deve usar a fatoração?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Reveja o objetivo da aula. Comente como o objetivo foi alcançado.
Propósito: Rever o objetivo.
Discuta com a turma:
- O objetivo foi alcançado?
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Oriente os alunos a pensarem sobre as propriedades da radiciação. Ande pela sala fornecendo dicas. Verifique se os estudantes estão fatorando e então resolvendo, ou se estão fazendo primeiro a multiplicação, pois ambas formas estão corretas.
Propósito: Avaliar os conceitos aprendidos em aula.
Discuta com a turma:
- Em qual ordem devemos resolver as expressões?
- Em alguns casos é possível simplificar o resultado?
Materiais complementares para impressão:
Raio X
Resolução do raio x
Atividade complementar
Resolução atividade complementar