11379
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 9º ano > Números

Plano de aula - Jogo da Memória

Plano 04 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fábio Augusto do Nascimento Vieira,

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Fábio Augusto do Nascimento Vieira

Mentor: Fernando de Mello Trevisani

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF09MA04) Resolver e elaborar problemas com números reais, inclusive em notação científica, envolvendo diferentes operações.

Objetivos específicos

Registrar números com expoente negativo em notação científica.

Conceito-chave

Notação Científica.

Recursos necessários

  • Lápis, borracha, papel, régua e tesoura.
  • Atividades impressas em folhas, projetadas ou colocadas na lousa.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Leia o texto com os alunos e discuta como nossa pele é fina e sensível. Faça com que eles observem que medidas representadas por números muito pequenos podem ser observadas no nosso dia-a-dia. Peça que citem outros exemplos.

Propósito: Observar medidas que podem ser escritas com números em notação científica.

Discuta com a turma:

  • Alguém se lembra das regras da notação científica?
  • Qual será a diferença entre valores muito grandes e valores muito pequenos em notação científica?
  • Qual é a menor valor de espessura da atividade?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Leia o texto com os alunos e discuta como nossa pele é fina e sensível. Faça com que eles observem que medidas representadas por números muito pequenos podem ser observadas no nosso dia-a-dia. Peça que citem outros exemplos.

Propósito: Observar medidas que podem ser escritas com números em notação científica.

Discuta com a turma:

  • Alguém se lembra das regras da notação científica?
  • Qual será a diferença entre valores muito grandes e valores muito pequenos em notação científica?
  • Qual é a menor valor de espessura da atividade?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: Orientações: Leia as orientações e explique aos alunos as regras do jogo da memória. É importante que os alunos compreendam o objetivo do jogo e, em seguida, escrevam os números nas duas representações solicitadas. As cartas serão feitas em uma tabela, cada célula da tabela representará uma carta. Imprima ou peça que os alunos façam cartas a mais, para substituir cartas com possíveis erros. Você pode fazer o download de modelos de tabelas aqui. Antes começarem a primeira rodada, confira se todas as representações estão corretas, se, necessário peça para corrigir e substituir cartas com anotações erradas. Reserve essas cartas para discutir os erros, posteriormente. Peça que eles utilizem expoentes negativos. Você pode fazer o download do jogo, com expoentes positivos e fazer o download de modelos de tabelas aqui . Verifique se eles estão entendendo a função do expoente e também o intervalo que o coeficiente da notação deve estar contido.

Propósito: Verificar de forma lúdica a representação de um número em notação científica.

Discuta com a turma:

  • Alguém se lembra do jogo da memória?
  • Por que o jogo recebe esse nome?
  • Qual é uma boa estratégia para ganhar o jogo?

Atividade principal

Resolução do atividade principal

Guia de intervençãor

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: Orientações: Leia as orientações e explique aos alunos as regras do jogo da memória. É importante que os alunos compreendam o objetivo do jogo e, em seguida, escrevam os números nas duas representações solicitadas. As cartas serão feitas em uma tabela, cada célula da tabela representará uma carta. Imprima ou peça que os alunos façam cartas a mais, para substituir cartas com possíveis erros. Você pode fazer o download de modelos de tabelas aqui. Antes começarem a primeira rodada, confira se todas as representações estão corretas, se, necessário peça para corrigir e substituir cartas com anotações erradas. Reserve essas cartas para discutir os erros, posteriormente. Peça que eles utilizem expoentes negativos. Você pode fazer o download do jogo, com expoentes positivos e fazer o download de modelos de tabelas aqui . Verifique se eles estão entendendo a função do expoente e também o intervalo que o coeficiente da notação deve estar contido.

Propósito: Verificar de forma lúdica a representação de um número em notação científica.

Discuta com a turma:

  • Alguém se lembra do jogo da memória?
  • Por que o jogo recebe esse nome?
  • Qual é uma boa estratégia para ganhar o jogo?

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: Orientações: Leia as orientações e explique aos alunos as regras do jogo da memória. É importante que os alunos compreendam o objetivo do jogo e, em seguida, escrevam os números nas duas representações solicitadas. As cartas serão feitas em uma tabela, cada célula da tabela representará uma carta. Imprima ou peça que os alunos façam cartas a mais, para substituir cartas com possíveis erros. Você pode fazer o download de modelos de tabelas aqui. Antes começarem a primeira rodada, confira se todas as representações estão corretas, se, necessário peça para corrigir e substituir cartas com anotações erradas. Reserve essas cartas para discutir os erros, posteriormente. Peça que eles utilizem expoentes negativos. Você pode fazer o download do jogo, com expoentes positivos e fazer o download de modelos de tabelas aqui . Verifique se eles estão entendendo a função do expoente e também o intervalo que o coeficiente da notação deve estar contido.

Propósito: Verificar de forma lúdica a representação de um número em notação científica.

Discuta com a turma:

  • Alguém se lembra do jogo da memória?
  • Por que o jogo recebe esse nome?
  • Qual é uma boa estratégia para ganhar o jogo?

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: Orientações: Leia as orientações e explique aos alunos as regras do jogo da memória. É importante que os alunos compreendam o objetivo do jogo e, em seguida, escrevam os números nas duas representações solicitadas. As cartas serão feitas em uma tabela, cada célula da tabela representará uma carta. Imprima ou peça que os alunos façam cartas a mais, para substituir cartas com possíveis erros. Você pode fazer o download de modelos de tabelas aqui. Antes começarem a primeira rodada, confira se todas as representações estão corretas, se, necessário peça para corrigir e substituir cartas com anotações erradas. Reserve essas cartas para discutir os erros, posteriormente. Peça que eles utilizem expoentes negativos. Você pode fazer o download do jogo, com expoentes positivos e fazer o download de modelos de tabelas aqui . Verifique se eles estão entendendo a função do expoente e também o intervalo que o coeficiente da notação deve estar contido.

Propósito: Verificar de forma lúdica a representação de um número em notação científica.

Discuta com a turma:

  • Alguém se lembra do jogo da memória?
  • Por que o jogo recebe esse nome?
  • Qual é uma boa estratégia para ganhar o jogo?

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: Leia as orientações e explique aos alunos as regras do jogo da memória. É importante que os alunos compreendam o objetivo do jogo e, em seguida, escrevam os números nas duas representações solicitadas. As cartas serão feitas em uma tabela, cada célula da tabela representará uma carta. Peça que eles utilizem expoentes negativos. Verifique se eles estão entendendo a função do expoente e também o intervalo que o coeficiente da notação deve estar contido. Peça que eles utilizem expoentes negativos, pois o objetivo da aula é trabalhar com números muito pequenos. Verifique se eles estão entendendo a função do expoente e também o intervalo que o coeficiente da notação deve estar contido.

Propósito: Verificar de forma lúdica a representação de um número em notação científica.

Discuta com a turma:

  • Registrar os números 0,628 e 0,0000628 em notação científica tem diferença?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Auxilie os alunos a formarem os grupos e deixe que eles joguem pelo menos 1 partida. Peça que os alunos que tiverem maior facilidade auxiliem os colegas que não entenderam a atividade. Observe os grupos que não estão desenvolvendo o jogo e faça intervenções em relação a regras do jogo e, também, sobre o conteúdo sempre que forem necessárias. Uma opção para aumentar o nível de dificuldade é misturar os jogos de 2 grupos (40 peças no total).

Propósito: Verificar de forma lúdica a representação de um número em notação científica.

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Durante a explicação de cada aluno, será possível compartilhar as estratégias/raciocínios e também, se for necessário, difuldades e erros de conceito (teoria) que não ficaram bem compreendidos.

Propósito: Compartilhar estratégias para leitura da notação científica.

Discuta com a turma:

  • Alguém pensou diferente?
  • Será que tem outra forma de fazer?
  • Que tipo de número é mais difícil comparar e achar o correspondente?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Peça que os alunos registrem as conclusões e relembre que o valor do expoente está diretamente relacionado com o fato do número ser maior ou menor.

Propósito: Perceber a função do expoente na notação científica.

Sugestão de fonte sobre o assunto: Portal da Matemática, acesse no link: https://goo.gl/FHyT5o.

Discuta com a turma:

  • Alguma dúvida sobre a função do expoente?
  • Que tipo de número é mais difícil comparar e achar o correspondente?

Orientações select-down

Slide Plano Aula

Peça que os alunos façam a atividade individualmente. Verifique se eles compreenderam como registrar números em notação científica.

Propósito: Registrar números em notação científica.

Discuta com a turma:

  • Todos entenderam o enunciado?
  • Quais regras podem auxiliar na resolução da atividade?

a href="https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hFpSxAAZTbankBcG2ruWjSANECKmvN8p4twrTAu2pwBC5hAdGAqBCtrtjXbT/ativraiox-mat9-03num04.pdf" target="_blank" onclick="ga('send','event','Planos de aula','Download','Anotações | Raio x');">Raio x

Resolução de raio x

Atividade complementar

Resolução de atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Fábio Augusto do Nascimento Vieira

Mentor: Fernando de Mello Trevisani

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF09MA04) Resolver e elaborar problemas com números reais, inclusive em notação científica, envolvendo diferentes operações.

Objetivos específicos

Registrar números com expoente negativo em notação científica.

Conceito-chave

Notação Científica.

Recursos necessários

  • Lápis, borracha, papel, régua e tesoura.
  • Atividades impressas em folhas, projetadas ou colocadas na lousa.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Leia o texto com os alunos e discuta como nossa pele é fina e sensível. Faça com que eles observem que medidas representadas por números muito pequenos podem ser observadas no nosso dia-a-dia. Peça que citem outros exemplos.

Propósito: Observar medidas que podem ser escritas com números em notação científica.

Discuta com a turma:

  • Alguém se lembra das regras da notação científica?
  • Qual será a diferença entre valores muito grandes e valores muito pequenos em notação científica?
  • Qual é a menor valor de espessura da atividade?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Leia o texto com os alunos e discuta como nossa pele é fina e sensível. Faça com que eles observem que medidas representadas por números muito pequenos podem ser observadas no nosso dia-a-dia. Peça que citem outros exemplos.

Propósito: Observar medidas que podem ser escritas com números em notação científica.

Discuta com a turma:

  • Alguém se lembra das regras da notação científica?
  • Qual será a diferença entre valores muito grandes e valores muito pequenos em notação científica?
  • Qual é a menor valor de espessura da atividade?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: Orientações: Leia as orientações e explique aos alunos as regras do jogo da memória. É importante que os alunos compreendam o objetivo do jogo e, em seguida, escrevam os números nas duas representações solicitadas. As cartas serão feitas em uma tabela, cada célula da tabela representará uma carta. Imprima ou peça que os alunos façam cartas a mais, para substituir cartas com possíveis erros. Você pode fazer o download de modelos de tabelas aqui. Antes começarem a primeira rodada, confira se todas as representações estão corretas, se, necessário peça para corrigir e substituir cartas com anotações erradas. Reserve essas cartas para discutir os erros, posteriormente. Peça que eles utilizem expoentes negativos. Você pode fazer o download do jogo, com expoentes positivos e fazer o download de modelos de tabelas aqui . Verifique se eles estão entendendo a função do expoente e também o intervalo que o coeficiente da notação deve estar contido.

Propósito: Verificar de forma lúdica a representação de um número em notação científica.

Discuta com a turma:

  • Alguém se lembra do jogo da memória?
  • Por que o jogo recebe esse nome?
  • Qual é uma boa estratégia para ganhar o jogo?

Atividade principal

Resolução do atividade principal

Guia de intervençãor

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: Orientações: Leia as orientações e explique aos alunos as regras do jogo da memória. É importante que os alunos compreendam o objetivo do jogo e, em seguida, escrevam os números nas duas representações solicitadas. As cartas serão feitas em uma tabela, cada célula da tabela representará uma carta. Imprima ou peça que os alunos façam cartas a mais, para substituir cartas com possíveis erros. Você pode fazer o download de modelos de tabelas aqui. Antes começarem a primeira rodada, confira se todas as representações estão corretas, se, necessário peça para corrigir e substituir cartas com anotações erradas. Reserve essas cartas para discutir os erros, posteriormente. Peça que eles utilizem expoentes negativos. Você pode fazer o download do jogo, com expoentes positivos e fazer o download de modelos de tabelas aqui . Verifique se eles estão entendendo a função do expoente e também o intervalo que o coeficiente da notação deve estar contido.

Propósito: Verificar de forma lúdica a representação de um número em notação científica.

Discuta com a turma:

  • Alguém se lembra do jogo da memória?
  • Por que o jogo recebe esse nome?
  • Qual é uma boa estratégia para ganhar o jogo?

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: Orientações: Leia as orientações e explique aos alunos as regras do jogo da memória. É importante que os alunos compreendam o objetivo do jogo e, em seguida, escrevam os números nas duas representações solicitadas. As cartas serão feitas em uma tabela, cada célula da tabela representará uma carta. Imprima ou peça que os alunos façam cartas a mais, para substituir cartas com possíveis erros. Você pode fazer o download de modelos de tabelas aqui. Antes começarem a primeira rodada, confira se todas as representações estão corretas, se, necessário peça para corrigir e substituir cartas com anotações erradas. Reserve essas cartas para discutir os erros, posteriormente. Peça que eles utilizem expoentes negativos. Você pode fazer o download do jogo, com expoentes positivos e fazer o download de modelos de tabelas aqui . Verifique se eles estão entendendo a função do expoente e também o intervalo que o coeficiente da notação deve estar contido.

Propósito: Verificar de forma lúdica a representação de um número em notação científica.

Discuta com a turma:

  • Alguém se lembra do jogo da memória?
  • Por que o jogo recebe esse nome?
  • Qual é uma boa estratégia para ganhar o jogo?

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: Orientações: Leia as orientações e explique aos alunos as regras do jogo da memória. É importante que os alunos compreendam o objetivo do jogo e, em seguida, escrevam os números nas duas representações solicitadas. As cartas serão feitas em uma tabela, cada célula da tabela representará uma carta. Imprima ou peça que os alunos façam cartas a mais, para substituir cartas com possíveis erros. Você pode fazer o download de modelos de tabelas aqui. Antes começarem a primeira rodada, confira se todas as representações estão corretas, se, necessário peça para corrigir e substituir cartas com anotações erradas. Reserve essas cartas para discutir os erros, posteriormente. Peça que eles utilizem expoentes negativos. Você pode fazer o download do jogo, com expoentes positivos e fazer o download de modelos de tabelas aqui . Verifique se eles estão entendendo a função do expoente e também o intervalo que o coeficiente da notação deve estar contido.

Propósito: Verificar de forma lúdica a representação de um número em notação científica.

Discuta com a turma:

  • Alguém se lembra do jogo da memória?
  • Por que o jogo recebe esse nome?
  • Qual é uma boa estratégia para ganhar o jogo?

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: Leia as orientações e explique aos alunos as regras do jogo da memória. É importante que os alunos compreendam o objetivo do jogo e, em seguida, escrevam os números nas duas representações solicitadas. As cartas serão feitas em uma tabela, cada célula da tabela representará uma carta. Peça que eles utilizem expoentes negativos. Verifique se eles estão entendendo a função do expoente e também o intervalo que o coeficiente da notação deve estar contido. Peça que eles utilizem expoentes negativos, pois o objetivo da aula é trabalhar com números muito pequenos. Verifique se eles estão entendendo a função do expoente e também o intervalo que o coeficiente da notação deve estar contido.

Propósito: Verificar de forma lúdica a representação de um número em notação científica.

Discuta com a turma:

  • Registrar os números 0,628 e 0,0000628 em notação científica tem diferença?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Auxilie os alunos a formarem os grupos e deixe que eles joguem pelo menos 1 partida. Peça que os alunos que tiverem maior facilidade auxiliem os colegas que não entenderam a atividade. Observe os grupos que não estão desenvolvendo o jogo e faça intervenções em relação a regras do jogo e, também, sobre o conteúdo sempre que forem necessárias. Uma opção para aumentar o nível de dificuldade é misturar os jogos de 2 grupos (40 peças no total).

Propósito: Verificar de forma lúdica a representação de um número em notação científica.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Durante a explicação de cada aluno, será possível compartilhar as estratégias/raciocínios e também, se for necessário, difuldades e erros de conceito (teoria) que não ficaram bem compreendidos.

Propósito: Compartilhar estratégias para leitura da notação científica.

Discuta com a turma:

  • Alguém pensou diferente?
  • Será que tem outra forma de fazer?
  • Que tipo de número é mais difícil comparar e achar o correspondente?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Peça que os alunos registrem as conclusões e relembre que o valor do expoente está diretamente relacionado com o fato do número ser maior ou menor.

Propósito: Perceber a função do expoente na notação científica.

Sugestão de fonte sobre o assunto: Portal da Matemática, acesse no link: https://goo.gl/FHyT5o.

Discuta com a turma:

  • Alguma dúvida sobre a função do expoente?
  • Que tipo de número é mais difícil comparar e achar o correspondente?

Slide Plano Aula

Peça que os alunos façam a atividade individualmente. Verifique se eles compreenderam como registrar números em notação científica.

Propósito: Registrar números em notação científica.

Discuta com a turma:

  • Todos entenderam o enunciado?
  • Quais regras podem auxiliar na resolução da atividade?

a href="https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hFpSxAAZTbankBcG2ruWjSANECKmvN8p4twrTAu2pwBC5hAdGAqBCtrtjXbT/ativraiox-mat9-03num04.pdf" target="_blank" onclick="ga('send','event','Planos de aula','Download','Anotações | Raio x');">Raio x

Resolução de raio x

Atividade complementar

Resolução de atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 9º ano :

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem sobre o conjunto dos números reais como ampliação dos racionais; números irracionais e seu significado; representação dos números reais na reta numerada; cálculos com números reais: as quatro operações, e potências com expoentes negativos e fracionários; resolução de problema envolvendo operações com números escritos em notação científica e operações com percentuais sucessivos.

MAIS AULAS DE Matemática do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09MA04 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano