Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Michele Cristina Alves Bento
Mentor: Reginaldo de O. Venâncio
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF01MA19) Reconhecer e relacionar valores de moedas e cédulas do Sistema monetário brasileiro para resolver situações simples do cotidiano do estudante.
Objetivos específicos
Conceito-chave
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
- Canetinhas;
- Fita crepe/adesiva;
- Montes de cédulas e moedas imitações das verdadeiras (existem materiais para recorte, geralmente nos anexos de livros didáticos consumíveis e que poderão ser previamente recortados e guardados, individualmente em envelopes, para serem utilizados em diversas aulas sobre o Sistema Monetário Brasileiro). É interessante que as moedas que representam os centavos também estejam disponíveis no envelope do aluno. As imitações das cédulas e moedas devem estar em quantidade dobrada ou triplicada, para melhor manuseio e maior possibilidade de representações.
Conhecimentos que a turma deve dominar
- Ideias em construção acerca do Sistema de Numeração Decimal: números, quantificação, sequência crescente e decrescente, contagem de um em um, de dois em dois, de cinco em cinco, de dez em dez etc.;
- Ideias acerca do Campo Aditivo: quantos a mais, quantos a menos, noção de acrescentar.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 9 minutos.
Orientação: Inicie a aula com a parlenda cantada um dois, feijão com arroz. Explore a oralidade, uma opção é recitá-la de formas diferenciadas, com grupos alternados, ou mesmo coletivamente. Logo, explore o texto escrito, e observe com os alunos sobre o que a parlenda fala, como os números estão organizados, o que essas quantidades representam, os produtos que eles representam. Retome com os alunos sobre a contagem até dez e que nosso sistema de numeração é de base dez, é interessante levantar o que as crianças pensam sobre essa organização.
Propósito: Fazer um levantamento do conhecimento prévio dos alunos acerca do que é o sistema de base e como podemos fazer representações organizando os números.
Discuta com a turma: (Pensar que as perguntas contribuem para que os alunos reflitam sobre os números de formas diferenciadas, à partir de situações do cotidiano)
- Como os números estão organizados na parlenda?
- O que os números representam na parlenda?
- É possível representar números na parlenda utilizando cédulas e moedas?
- O que cédulas e moedas representam?
- Para que serve o dinheiro?
- Podemos usar os números de várias maneiras?
- É importante saber contar?
- Nosso dinheiro é formado de dez em dez?
Atividade principal
Tempo sugerido: 16 minutos.
Orientação: Escreva o texto do problema no quadro, projete-o ou entregue uma cópia aos alunos. Esta atividade é realizada em dupla.
Esteja atento a escolha das duplas, visando a dinâmica da cooperação.
As duplas deverão realizar uma representação para cada produto, combinando as cédulas e moedas dos seus envelopes de dinheirinho. Cada representação deverá ficar a mostra na mesa de trabalho das crianças. Ao concluírem os valores, é importante escrevê-los na frente de cada produto. Para isso, utilize o impresso da lista.
Propósito: O objetivo desta atividade não é o de reproduzir respostas certas, mas sim direcionar o pensamento dos alunos sobre o valor das cédulas e moedas e a diversidade de combinações possíveis, visando chegar ao valor máximo de dez reais. Portanto, questões que estimulem o pensamento e a retomada do próprio enunciado da tarefa são ações produtivas. É importante que a dupla repense sempre suas representações, revendo-as sempre que surgirem os direcionamentos por parte do professor.
Materiais complementares para impressão:
Raio X
Atividade principal
Orientação: O envelope com o dinheirinho deverá ser utilizado para que os alunos validem a formação dos valores escolhidos e realizem as contagens para chegar ao valor máximo, de R$ 10,00. Um bloquinho de rascunho para possíveis estratégias para contagem, também poderá ser utilizado.
Propósito: O uso do quadro estimula e direciona o esforço produtivo da dupla. Perguntas produtivas, que façam com que esse esforço se expanda, poderão ser feitas, nunca antecipando a resposta correta, mas enriquecendo o percurso de produção reflexiva e construção de conhecimentos.
Observação - após a escolha dos valores, a dupla de alunos poderá registrar os valores escolhidos na lista de produtos.
Discussão de Soluções
Tempo sugerido: 9 minutos.
Orientação: Socialize as ideias das duplas pedindo que cada dupla vá à frente da sala. Solicite que façam a apresentação dos valores, mostrando a folha em que fizeram os registros.
Discuta com a turma:
- Todos utilizaram a mesma representação para cada preço?
- Vocês utilizaram cédulas e moedas para representar todos os preços? Por quê?
- Existem cédulas que vocês não utilizaram nesta atividade? Quais foram?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Retome as ideias da aula, elencando os principais pontos de forma breve e pontual.
Discuta com a turma:
- Quais as cédulas de maior valor?
- Quais as cédulas de menor valor?
- Quais os valores representados pelas moedas?
- Para representar um valor podemos utilizar cédulas e moedas juntas?
- Utilizamos cédulas e moedas em quais situações de nosso cotidiano?
Se for necessário, diga um valor e peça para que os alunos representem, oralmente, utilizando cédulas e moedas e questione se existe mais uma forma de representação.
Encerramento
Tempo sugerido: 2minutos.
Orientação: Encerre a atividade retomando com os alunos que utilizamos cédulas e moedas para formar valores diferentes, em situações de nosso dia a dia.
Raio X
Tempo sugerido: 9 minutos.
Orientação: Retome a informação de que a atividade será individual. Apresente a nova atividade aos alunos lendo-a em voz alta. Durante a resolução, faça as intervenções individualmente.
Materiais complementares para impressão:
Raio X