Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
11357
PAPlanos de aula

Cédulas e moedas brasileiras

Imprimir Salvar PDF
5 4 3 2 1
  • Plano de Aula
    • Cédulas e moedas brasileiras

      Orientações

    • Cédulas e moedas brasileiras

      Objetivo

    • Cédulas e moedas brasileiras

      Aquecimento

    • Cédulas e moedas brasileiras

      Atividade principal

    • Cédulas e moedas brasileiras

      Atividade principal

    • Cédulas e moedas brasileiras

      Discussão de Soluções

    • Cédulas e moedas brasileiras

      Sistematização do conceito

    • Cédulas e moedas brasileiras

      Encerramento

    • Cédulas e moedas brasileiras

      Raio X

    Orientações
    1
    Objetivo
    2
    Aquecimento
    3
    Atividade principal
    4
    Atividade principal
    5
    Discussão de Soluções
    6
    Sistematização do conceito
    7
    Encerramento
    8
    Raio X
    9
  • Materiais Complementares
  • Sobre o Plano

    Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

    Autor: Michele Cristina Alves Bento

    Mentor: Reginaldo de  O. Venâncio

    Especialista de área: Fernando Barnabé



    Habilidade da BNCC

    (EF01MA19) Reconhecer e relacionar valores de moedas e cédulas do Sistema monetário brasileiro para resolver situações simples do cotidiano do estudante.



    Objetivos específicos

    Conceito-chave



    Recursos necessários

    • Folha de papel A4 branca;
    • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
    • Canetinhas;
    • Fita crepe/adesiva;
    • Montes de cédulas e moedas imitações das verdadeiras (existem materiais para recorte, geralmente nos anexos de livros didáticos consumíveis e que poderão ser previamente recortados e guardados, individualmente em envelopes, para serem utilizados em diversas aulas sobre o Sistema Monetário Brasileiro). É interessante que as moedas que representam os centavos também estejam disponíveis no envelope do aluno. As imitações das cédulas e moedas devem estar em quantidade dobrada ou triplicada, para melhor manuseio e maior possibilidade de representações.



    Conhecimentos que a turma deve dominar

    • Ideias em construção acerca do Sistema de Numeração Decimal: números, quantificação, sequência crescente e decrescente, contagem de um em um, de dois em dois, de cinco em cinco, de dez em dez etc.;
    • Ideias acerca do Campo Aditivo: quantos a mais, quantos a menos, noção de acrescentar.