Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT1_16GRM09
Ferramentas sugeridas
- Necessários: Papel, lápis, dinheirinho (impresso e recortado ou dinheirinho de brinquedo - veja orientações na adaptação do plano 1 desta sequência) e as atividades, em imagens digitais ou impressas.
- Opcionais: Celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar a atividade com os alunos e familiares, ou impressão.
Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos.
Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e para tanto pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções e/ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos façam os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminhem à escola, para que possa intervir através das próximas escolhas e enviando alguma devolutiva aos alunos.
Para esta sequência de planos de aulas, será interessante que os alunos tenham “dinheirinho” confeccionado, impresso e recortado ou de brinquedo.
No caso de uma aula síncrona, se for possível, faça a aula com grupos menores, pois será melhor para qualificar as participações e realizar as intervenções necessárias.
Se sua aula for assíncrona é importante contar com a participação de um adulto da família, para que possa ajudar a organizar os materiais e conduzir as propostas.
Aquecimento
Aula síncrona: Realize a atividade conforme as indicações do plano de aula.
Aula assíncrona: Encaminhe a imagem do slide e as questões do Discuta com a turma. Dê orientações às famílias para que possam conversar com as crianças sobre o uso do dinheiro, especialmente sobre o propósito da atividade.
Atividade principal e Discussão das soluções
Aula síncrona: Apresente a situação e dê um tempo para que cada um resolva. Não há necessidade da impressão, pois você pode deixar a lista de produtos visível para os alunos. Indique que tenho em mãos seu “dinheirinho” e papel para rascunho. Utilize as questões do Discuta com a turma e outras, para ampliar as ideias dos alunos, já que estarão resolvendo o problema individualmente. Veja algumas sugestões: Como podemos fazer para saber o quanto Roberta gastará nessa compra? E que informações são necessárias para calcular o troco? Em seguida, faça a discussão das soluções, pedindo a alguns alunos que apresentem suas listas, a soma dos gastos e como calcularam o troco. Procure explorar a maior diversidade possível de listas e estratégias, use as questões sugeridas no plano de aula.
Aula assíncrona: Encaminhe a atividade aos alunos. Se receberem digitalmente, não há necessidade de imprimir, podem apenas apresentar a resolução. Como não terão oportunidade de trocar com os colegas, peça que pensem em duas possibilidades diferentes para resolver a situação e depois respondam às questões (adaptadas dos Discuta com a turma da Discussão das soluções e da Sistematização dos conceitos):
1. COMO VOCÊ PENSOU A ESCOLHA DOS PRODUTOS DA LISTA 1?
2. E DA LISTA 2?
3. O QUE AJUDA A ECONOMIZAR QUANDO SAÍMOS EM SITUAÇÕES DE COMPRA?
4. DEVEMOS PESQUISAR PREÇOS?
5. É IMPORTANTE PLANEJAR?
6. É IMPORTANTE ECONOMIZAR?
7. COMO É POSSÍVEL ECONOMIZAR EM SITUAÇÕES DE NOSSO COTIDIANO?
8. O QUE É TER RESPONSABILIDADE NOS MOMENTOS DE COMPRA?
Se necessário, oriente que um adulto seja leitor e escriba. Peça que te enviem as resoluções e respostas.
Sistematização do conceito e Encerramento
Aula síncrona: Conclua a aula com a sistematização dos conceitos e o encerramento, conforme a proposta do plano de aula.
Aula assíncrona: Faça uma devolutiva com intervenções, se necessário e com uma síntese das aprendizagens, conforme slide do Encerramento.
Raio X
A atividade de Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar, se for oportuno, mas é importante que você tenha acesso, de alguma forma, à resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.
Convite às famílias
Convide as famílias dos alunos a conversarem com eles sobre o uso consciente do dinheiro. Envie orientações bem claras com relação às atividades, os materiais necessários e sobre o propósito da aula. Valorize a participação das famílias nos momentos de aprendizagem dos alunos.