Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: R$ 50,00 e R$ 5,50?
Plano 5 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Sistema monetário brasileiro
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Michele Cristina Alves Bento
Mentor: Reginaldo de O. Venâncio
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF01MA19) Reconhecer e relacionar valores de moedas e cédulas do Sistema monetário brasileiro para resolver situações simples do cotidiano do estudante.
Objetivos específicos
Explorar relações entre as cédulas e moedas do Sistema Monetário Nacional, compor e decompor valores.
Conceito-chave
Cédulas e moedas que compõem o Sistema Monetário Nacional.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
- Canetinhas;
- Fita crepe/adesiva;
- Montes de cédulas e moedas imitações das verdadeiras (existem materiais para recorte, geralmente nos anexos de livros didáticos consumíveis e que poderão ser previamente recortados e guardados, individualmente em envelopes, para serem utilizados em diversas aulas sobre o Sistema Monetário Brasileiro). É interessante que as moedas que representam os centavos também estejam disponíveis no envelope do aluno. As imitações das cédulas e moedas devem estar em quantidade dobrada ou triplicada, para melhor manuseio e maior possibilidade de representações;
- Quadro numérico da centena.
Conhecimentos que a turma deve dominar
- Ideias em construção acerca do Sistema de Numeração Decimal: números, quantificação, sequência crescente e decrescente, contagem de um em um, de dois em dois, de cinco em cinco, de dez em dez etc.;
- Ideias acerca do Campo Aditivo: quantos a mais, quantos a menos, noção de acrescentar.
- Ideias sobre composição numérica, crescente, decrescente.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Explorar relações entre as cédulas e moedas do Sistema Monetário Nacional, compor e decompor valores.
Aula
“R$ 50,00 e R$ 5,50 ?”
Resumo da aulaOrientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA