Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT1_16GRM04
Ferramentas sugeridas
- Necessários: Papel, lápis, dinheirinho (impresso e recortado ou dinheirinho de brinquedo - veja orientações na adaptação do plano 1 desta sequência e as atividades, em imagens digitais ou impressas, incluindo uma ficha representando um folheto promocional de mercado
- Opcionais: Celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar a atividade com os alunos e familiares, ou impressão.
Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal e no painel de soluções lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos.
Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos, que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e para tanto pode, por exemplo solicitar alguns registros de soluções e ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos façam os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminhem à escola, para que possa intervir através das próximas escolhas e enviando alguma devolutiva aos alunos.
Para esta sequência de planos de aulas, será interessante que os alunos tenham “dinheirinho” confeccionado, impresso e recortado ou de brinquedo.
No caso de uma aula síncrona, se for possível, faça a aula com grupos menores, pois será melhor para qualificar as participações e realizar as intervenções necessárias.
Se sua aula for assíncrona é importante contar com a participação de um adulto da família, para que possa ajudar a organizar os materiais e conduzir as propostas.
Aquecimento
Aula síncrona: Realize a discussão conforme as indicações do plano de aula.
Aula assíncrona: Encaminhe a imagem do slide ou uma imagem das moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro e as questões do Discuta com a turma. Dê orientações às famílias para que retomem o que os alunos sabem sobre esse sistema, conversando com eles com base nas questões enviadas.
Atividade principal e Painel de soluções
Aula síncrona: Você pode propor a atividade conforme a sugestão do plano, mas para que façam individualmente. Explique a comanda e apresentando o panfleto de mercado ou a ficha que consta do documento de atividade, no plano de aula. Dê um tempo para que façam suas compras e faça uma discussão com base no painel de soluções, solicitando que alguns alunos apresentem propostas diferentes.
Aula assíncrona: Mande a comanda da atividade e a ficha de produtos que consta do documento da atividade. Peça que te enviem duas propostas de compras diferentes. Não há necessidade de imprimir se receberem a atividade digitalmente. Junto às soluções peça que respondam as seguintes questões adaptadas do Discuta com a turma do Painel de soluções:
FAÇA UM X, NAS SITUAÇÕES CORRETAS E EXPLIQUE O QUE ESTÁ ERRADO NAS OUTRAS:
( ) COM SEUS R$ 20,00, MARINA COMPROU: 1 KG DE CAMARÕES, 1 KG DE MAÇÃS E 1 ROCAMBOLE.
( ) JOANA DEU SEUS R$ 20,00 PARA PAGAR 1 KG DE FRANGO, 1 ABACAXI E 2 REFRIGERANTES DE 1 L, MAS O CAIXA DISSE QUE FALTAVA DINHEIRO.
( ) COM R$ 20,00 COMPREI 2 KG DE FRANGO E RECEBI TROCO.
( ) DEI R$ 20,00 E RECEBI 60 CENTAVOS DE TROCO, PELA COMPRA DE 2 KG DE LARANJAS, 1 KG DE CAMARÕES E 1 REFRIGERANTE DE 1 L.
Sistematização do conceito e Encerramento
Aula síncrona: Faça a sistematização dos conceitos e o encerramento, utilizando os slides do plano de aula.
Aula assíncrona: Faça uma devolutiva à atividade dos alunos, com as intervenções que achar necessárias e um fechamento com base na sistematização do conceito e no encerramento do plano de aula.
Raio X
A atividade de Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar, se for oportuno, mas é importante que você tenha acesso, de alguma forma, à resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.
Convite às famílias
Convide as famílias dos alunos a conversarem com eles sobre o sistema monetário e realizarem as atividades relativas ao uso do dinheiro. Envie orientações bem claras com relação às atividades, os materiais necessários e sobre o propósito da aula. Valorize a participação das famílias nos momentos de aprendizagem dos alunos.