Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Quantas cédulas
Plano 2 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Sistema monetário brasileiro
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Michele Cristina Alves Bento
Mentor: Reginaldo de O. Venâncio
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF01MA19) Reconhecer e relacionar valores de moedas e cédulas do Sistema monetário brasileiro para resolver situações simples do cotidiano do estudante.
Objetivos específicos
Compreender ideias de composição de valores do Sistema Monetário Nacional através de situações do cotidiano.
Conceito-chave
Cédulas e moedas que compõem o Sistema Monetário Nacional.
Recursos necessários
- Caderno;
- Atividades impressas;
- Canetinhas;
- Fita crepe/adesiva;
- Cédulas e moedas sem valor monetário.
- Quadro numérico da centena.
Conhecimentos que a turma deve dominar
- Ideias em construção acerca do Sistema de Numeração Decimal: números, quantificação, sequência crescente e decrescente, contagem de um em um, de dois em dois, de cinco em cinco, de dez em dez etc.;
- Ideias acerca do Campo Aditivo: quantos a mais, quantos a menos, noção de acrescentar.
- Ideias sobre composição numérica, crescente, decrescente.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Compreender ideias de composição de valores do Sistema Monetário Nacional através de situações do cotidiano.
Aula
Resumo da aula
Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar a proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA