Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT1_16GRM10
Ferramentas sugeridas
- Necessários: Papel, lápis, dinheirinho (impresso e recortado ou dinheirinho de brinquedo - veja orientações na adaptação do plano 1 desta sequência) e as atividades, em imagens digitais ou impressas. Se for fazer o jogo: tabuleiro, marcadores, dados e flores (ou canetinhas para desenhá-las).
- Opcionais: Celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar a atividade com os alunos e familiares, ou impressão.
Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos.
Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos, que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e para tanto pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções e/ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos façam os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminhem à escola, para que possa intervir através das próximas escolhas e enviando alguma devolutiva aos alunos.
Para esta sequência de planos de aulas, será interessante que os alunos tenham “dinheirinho” confeccionado, impresso e recortado ou de brinquedo.
No caso de uma aula síncrona, se for possível, faça a aula com grupos menores, pois será melhor para qualificar as participações e realizar as intervenções necessárias.
Se sua aula for assíncrona é importante contar com a participação de um adulto da família, para que possa ajudar a organizar os materiais e conduzir as propostas.
Aquecimento
Aula síncrona: Realize a atividade conforme as indicações do plano de aula.
Aula assíncrona: Encaminhe a imagem do slide e as questões do Discuta com a turma. Dê orientações às famílias para que possam conversar com as crianças sobre o uso do dinheiro e seus conhecimentos sobre o sistema monetário, especialmente sobre o propósito da atividade.
Atividade principal e Discussão das soluções
Aula síncrona: A sugestão é que utilize, para a aula, a cartela de tarefas como atividade (você encontra no documento da atividade da aula, abaixo do tabuleiro). Ela pode ser enviada antes do momento simultâneo e ser discutida no encontro, após o aquecimento. Se preferir que façam durante o encontro, vá apresentando item por item. Eles fazem e vocês já discutem as soluções. Procure ver estratégias e soluções diferenciadas, quando for o caso, e promover a participação do máximo de alunos possível. Outra opção é realizar um jogo utilizando o percurso e as tarefas, sendo que jogam em equipes, mas cada um participa individualmente, pela equipe. As tarefas podem ser sorteadas e todos os alunos resolvem, mas é o jogador da vez que apresenta a solução, que deve ser discutida e validada, aproveitando para trazer outras estratégias e resoluções. Se o jogador acertar, anda, para a sua equipe, a quantidade de casas sorteada no dado e uma flor na cor do grupo é desenhada ou colada no tabuleiro (que estará com você). Vence quem chegar primeiro ao final. Se não utilizarem todas as tarefas pode apresentá-las e realizar no final do jogo.
Aula assíncrona: Encaminhe a cartela de tarefas como atividade (você encontra no documento da atividade da aula, abaixo do tabuleiro), para que os alunos realizem. Como não tem como promover uma discussão de estratégias e possibilidades de soluções, em alguns casos, a sugestão é que inclua algumas perguntas ou peça mais de uma possibilidade de solução. Altere a questão que pede para “ler em voz alta”, para “escreva o valor formado abaixo” Peça que te encaminhem. Se não for possível a impressão, podem enviar as respostas.
Sistematização do conceito e Encerramento
Aula síncrona: Conclua a aula com a sistematização dos conceitos e o encerramento, conforme a proposta do plano de aula.
Aula assíncrona: Faça uma devolutiva à atividade, com intervenções, se necessário, e com uma síntese das aprendizagens, conforme slide do Encerramento.
Raio X
A atividade de Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar, se for oportuno, mas é importante que você tenha acesso, de alguma forma, à resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.
Convite às famílias
Convide as famílias dos alunos a conversarem com eles sobre a utilização do dinheiro. Envie orientações bem claras com relação às atividades, os materiais necessários e sobre o propósito da aula. Valorize a participação das famílias nos momentos de aprendizagem dos alunos.