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Plano de aula > Matemática > 8º ano > Álgebra

Plano de aula - As proporções na Geometria

Plano de aula de Matemática com atividades para 8º do Fundamental sobre variação de grandezas diretamente proporcionais

Plano 02 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Franciely Gomes Favero Ferreira

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Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Franciely Gomes Favero Ferreira

Mentor: Telma Regina França Rosso

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim

Habilidade da BNCC

(EF08MA10) Identificar a natureza da variação de duas grandezas, diretamente, inversamente proporcionais ou não proporcionais, expressando a relação existente por meio de sentença algébrica e representá-la no plano cartesiano.

(EF08MA11)Resolver e elaborar problemas que envolvam grandezas diretamente ou inversamente proporcionais, por meio de estratégias variadas.

Objetivos específicos

Verificar que grandezas diretamente proporcionais variam na mesma razão e identificar a existência de uma constante de proporcionalidade.

Conceito-chave

Variação de grandezas diretamente proporcionais.

Recursos necessários

Quadro, giz ou pincel, projetor de slides ou cópia das atividades, computadores com software GeoGebra instalado ou com acesso à Internet.

Conhecimentos que a turma deve dominar

Multiplicação e divisão envolvendo números racionais, conceito de Perímetro.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 3 e 4).

Orientações: Inicie a aula propondo aos alunos uma situação-problema em que eles precisarão identificar valores para os comprimentos dos lados do triângulo, mantendo a proporcionalidade com os comprimentos fornecidos. Os alunos poderão apresentar respostas como 5m, 5m e 9m para os lados do triângulo da maquete, por exemplo, dividindo os valores reais por 2, que são proporcionais, mas são grandes para a construção com palitos. Nesse caso, pergunte sobre como encontrar valores proporcionais menores. Anote as respostas dos alunos no quadro e pergunte qual o comprimento total dos palitos, necessário para montar a miniatura do telhado, para cada opção de medidas escolhidas para os lados. Questione também se o comprimento dos lados do triângulo e o comprimento total necessário para montar o telhado são grandezas diretamente proporcionais.

Propósito: Possibilitar que os alunos percebam que o perímetro e os comprimentos dos lados dos triângulos da situação-problema são grandezas diretamente proporcionais.

Discuta com a turma:

  • Um triângulo de lados de comprimento 5m, 5m e 10m, por exemplo, tem medidas proporcionais aos triângulos dessa situação-problema? Por quê?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 3 e 4).

Orientações: Inicie a aula propondo aos alunos uma situação-problema em que eles precisarão identificar valores para os comprimentos dos lados do triângulo, mantendo a proporcionalidade com os comprimentos fornecidos. Os alunos poderão apresentar respostas como 5m, 5m e 9m para os lados do triângulo da maquete, por exemplo, dividindo os valores reais por 2, que são proporcionais, mas são grandes para a construção com palitos. Nesse caso, pergunte sobre como encontrar valores proporcionais menores. Anote as respostas dos alunos no quadro e pergunte qual o comprimento total dos palitos, necessário para montar a miniatura do telhado, para cada opção de medidas escolhidas para os lados. Questione também se o comprimento dos lados do triângulo e o comprimento total necessário para montar o telhado são grandezas diretamente proporcionais.

Propósito: Possibilitar que os alunos percebam que o perímetro e os comprimentos dos lados dos triângulos da situação-problema são grandezas diretamente proporcionais.

Discuta com a turma:

  • Um triângulo de lados de comprimento 5m, 5m e 10m, por exemplo, tem medidas proporcionais aos triângulos dessa situação-problema? Por quê?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 5 a 8).

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e, usando o software GeoGebra, façam as medidas e construções sugeridas nos slides 9 e 10. Aguarde alguns minutos e solicite que respondam também aos questionamentos do slide 11 e a seguir do slide 12. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de resolver a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e peça que as duplas compartilhem o que discutiram.

Link da atividade no GeoGebra: https://ggbm.at/jpjPHYzp

Após acessar o link, para manipular o arquivo, escolha no Menu lateral direito a opção “Abrir com GeoGebra APP” para utilizar o programa via Internet, ou a opção “Baixar” caso tenha o programa GeoGebra instalado no computador.

Observação: Se não for possível usar o GeoGebra, imprima as figuras dos triângulos para os alunos. Peça que desenhem outros triângulos e calculem os perímetros de todos eles. Em seguida, solicite que anotem a medida do lado e do perímetro de cada um deles e respondam as perguntas da atividade. Logo após, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de resolver a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e peça que as duplas compartilhem o que discutiram.

Propósito: Fazer com que os alunos percebam que a medida do lado do triângulo equilátero e o seu perímetro são grandezas diretamente proporcionais e identifiquem a constante de proporcionalidade.

Discuta com a turma:

  • Como podemos saber se a medida do lado do triângulo equilátero e o seu perímetro são grandezas diretamente proporcionais?
  • Que cálculo devemos fazer para determinar o perímetro de um triângulo equilátero?

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 5 a 8).

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e, usando o software GeoGebra, façam as medidas e construções sugeridas nos slides 9 e 10. Aguarde alguns minutos e solicite que respondam também aos questionamentos do slide 11 e a seguir do slide 12. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de resolver a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e peça que as duplas compartilhem o que discutiram.

Link da atividade no GeoGebra: https://ggbm.at/jpjPHYzp

Após acessar o link, para manipular o arquivo, escolha no Menu lateral direito a opção “Abrir com GeoGebra APP” para utilizar o programa via Internet, ou a opção “Baixar” caso tenha o programa GeoGebra instalado no computador.

Observação: Se não for possível usar o GeoGebra, imprima as figuras dos triângulos para os alunos. Peça que desenhem outros triângulos e calculem os perímetros de todos eles. Em seguida, solicite que anotem a medida do lado e do perímetro de cada um deles e respondam as perguntas da atividade. Logo após, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de resolver a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e peça que as duplas compartilhem o que discutiram.

Propósito: Fazer com que os alunos percebam que a medida do lado do triângulo equilátero e o seu perímetro são grandezas diretamente proporcionais e identifiquem a constante de proporcionalidade.

Discuta com a turma:

  • Como podemos saber se a medida do lado do triângulo equilátero e o seu perímetro são grandezas diretamente proporcionais?
  • Que cálculo devemos fazer para determinar o perímetro de um triângulo equilátero?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 5 a 8).

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e, usando o software GeoGebra, façam as medidas e construções sugeridas nos slides 9 e 10. Aguarde alguns minutos e solicite que respondam também aos questionamentos do slide 11 e a seguir do slide 12. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de resolver a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e peça que as duplas compartilhem o que discutiram.

Link da atividade no GeoGebra: https://ggbm.at/jpjPHYzp

Após acessar o link, para manipular o arquivo, escolha no Menu lateral direito a opção “Abrir com GeoGebra APP” para utilizar o programa via Internet, ou a opção “Baixar” caso tenha o programa GeoGebra instalado no computador.

Observação: Se não for possível usar o GeoGebra, imprima as figuras dos triângulos para os alunos. Peça que desenhem outros triângulos e calculem os perímetros de todos eles. Em seguida, solicite que anotem a medida do lado e do perímetro de cada um deles e respondam as perguntas da atividade. Logo após, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de resolver a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e peça que as duplas compartilhem o que discutiram.

Propósito: Fazer com que os alunos percebam que a medida do lado do triângulo equilátero e o seu perímetro são grandezas diretamente proporcionais e identifiquem a constante de proporcionalidade.

Discuta com a turma:

  • Como podemos saber se a medida do lado do triângulo equilátero e o seu perímetro são grandezas diretamente proporcionais?
  • Que cálculo devemos fazer para determinar o perímetro de um triângulo equilátero?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 5 a 8).

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e, usando o software GeoGebra, façam as medidas e construções sugeridas nos slides 9 e 10. Aguarde alguns minutos e solicite que respondam também aos questionamentos do slide 11 e a seguir do slide 12. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de resolver a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e peça que as duplas compartilhem o que discutiram.

Link da atividade no GeoGebra: https://ggbm.at/jpjPHYzp

Após acessar o link, para manipular o arquivo, escolha no Menu lateral direito a opção “Abrir com GeoGebra APP” para utilizar o programa via Internet, ou a opção “Baixar” caso tenha o programa GeoGebra instalado no computador.

Observação: Se não for possível usar o GeoGebra, imprima as figuras dos triângulos para os alunos. Peça que desenhem outros triângulos e calculem os perímetros de todos eles. Em seguida, solicite que anotem a medida do lado e do perímetro de cada um deles e respondam as perguntas da atividade. Logo após, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de resolver a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e peça que as duplas compartilhem o que discutiram.

Propósito: Fazer com que os alunos percebam que a medida do lado do triângulo equilátero e o seu perímetro são grandezas diretamente proporcionais e identifiquem a constante de proporcionalidade.

Discuta com a turma:

  • Como podemos saber se a medida do lado do triângulo equilátero e o seu perímetro são grandezas diretamente proporcionais?
  • Que cálculo devemos fazer para determinar o perímetro de um triângulo equilátero?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 9 a 11).

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, peça que observem que diferentes estratégias podem ser utilizadas para resolver o problema. A seguir, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão uma forma de verificar se duas grandezas são diretamente proporcionais.

Propósito: Fazer uma síntese das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Observando os valores obtidos calculando a razão entre as medidas dos lados de dois triângulos equiláteros e a razão entre os perímetros desses mesmos triângulos, o que podemos concluir?
  • Sabendo a medida do lado de um triângulo equilátero, como podemos calcular o seu perímetro?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 9 a 11).

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, peça que observem que diferentes estratégias podem ser utilizadas para resolver o problema. A seguir, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão uma forma de verificar se duas grandezas são diretamente proporcionais.

Propósito: Fazer uma síntese das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Observando os valores obtidos calculando a razão entre as medidas dos lados de dois triângulos equiláteros e a razão entre os perímetros desses mesmos triângulos, o que podemos concluir?
  • Sabendo a medida do lado de um triângulo equilátero, como podemos calcular o seu perímetro?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 9 a 11).

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, peça que observem que diferentes estratégias podem ser utilizadas para resolver o problema. A seguir, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão uma forma de verificar se duas grandezas são diretamente proporcionais.

Propósito: Fazer uma síntese das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Observando os valores obtidos calculando a razão entre as medidas dos lados de dois triângulos equiláteros e a razão entre os perímetros desses mesmos triângulos, o que podemos concluir?
  • Sabendo a medida do lado de um triângulo equilátero, como podemos calcular o seu perímetro?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Destaque para os estudantes a igualdade das razões entre os valores das grandezas e o significado da constante de proporcionalidade.

Propósito: Sintetizar as aprendizagens da aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule para verificar como os alunos estão resolvendo. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da proporcionalidade direta e da constante de proporcionalidade.

Discuta com a turma:

  • Que cálculo devemos fazer para determinar a quantidade de arame necessária para cercar cada terreno?
  • Como podemos saber se a medida do lado do terreno e a quantidade de arame são grandezas diretamente proporcionais?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Franciely Gomes Favero Ferreira

Mentor: Telma Regina França Rosso

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim

Habilidade da BNCC

(EF08MA10) Identificar a natureza da variação de duas grandezas, diretamente, inversamente proporcionais ou não proporcionais, expressando a relação existente por meio de sentença algébrica e representá-la no plano cartesiano.

(EF08MA11)Resolver e elaborar problemas que envolvam grandezas diretamente ou inversamente proporcionais, por meio de estratégias variadas.

Objetivos específicos

Verificar que grandezas diretamente proporcionais variam na mesma razão e identificar a existência de uma constante de proporcionalidade.

Conceito-chave

Variação de grandezas diretamente proporcionais.

Recursos necessários

Quadro, giz ou pincel, projetor de slides ou cópia das atividades, computadores com software GeoGebra instalado ou com acesso à Internet.

Conhecimentos que a turma deve dominar

Multiplicação e divisão envolvendo números racionais, conceito de Perímetro.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 3 e 4).

Orientações: Inicie a aula propondo aos alunos uma situação-problema em que eles precisarão identificar valores para os comprimentos dos lados do triângulo, mantendo a proporcionalidade com os comprimentos fornecidos. Os alunos poderão apresentar respostas como 5m, 5m e 9m para os lados do triângulo da maquete, por exemplo, dividindo os valores reais por 2, que são proporcionais, mas são grandes para a construção com palitos. Nesse caso, pergunte sobre como encontrar valores proporcionais menores. Anote as respostas dos alunos no quadro e pergunte qual o comprimento total dos palitos, necessário para montar a miniatura do telhado, para cada opção de medidas escolhidas para os lados. Questione também se o comprimento dos lados do triângulo e o comprimento total necessário para montar o telhado são grandezas diretamente proporcionais.

Propósito: Possibilitar que os alunos percebam que o perímetro e os comprimentos dos lados dos triângulos da situação-problema são grandezas diretamente proporcionais.

Discuta com a turma:

  • Um triângulo de lados de comprimento 5m, 5m e 10m, por exemplo, tem medidas proporcionais aos triângulos dessa situação-problema? Por quê?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 3 e 4).

Orientações: Inicie a aula propondo aos alunos uma situação-problema em que eles precisarão identificar valores para os comprimentos dos lados do triângulo, mantendo a proporcionalidade com os comprimentos fornecidos. Os alunos poderão apresentar respostas como 5m, 5m e 9m para os lados do triângulo da maquete, por exemplo, dividindo os valores reais por 2, que são proporcionais, mas são grandes para a construção com palitos. Nesse caso, pergunte sobre como encontrar valores proporcionais menores. Anote as respostas dos alunos no quadro e pergunte qual o comprimento total dos palitos, necessário para montar a miniatura do telhado, para cada opção de medidas escolhidas para os lados. Questione também se o comprimento dos lados do triângulo e o comprimento total necessário para montar o telhado são grandezas diretamente proporcionais.

Propósito: Possibilitar que os alunos percebam que o perímetro e os comprimentos dos lados dos triângulos da situação-problema são grandezas diretamente proporcionais.

Discuta com a turma:

  • Um triângulo de lados de comprimento 5m, 5m e 10m, por exemplo, tem medidas proporcionais aos triângulos dessa situação-problema? Por quê?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 5 a 8).

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e, usando o software GeoGebra, façam as medidas e construções sugeridas nos slides 9 e 10. Aguarde alguns minutos e solicite que respondam também aos questionamentos do slide 11 e a seguir do slide 12. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de resolver a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e peça que as duplas compartilhem o que discutiram.

Link da atividade no GeoGebra: https://ggbm.at/jpjPHYzp

Após acessar o link, para manipular o arquivo, escolha no Menu lateral direito a opção “Abrir com GeoGebra APP” para utilizar o programa via Internet, ou a opção “Baixar” caso tenha o programa GeoGebra instalado no computador.

Observação: Se não for possível usar o GeoGebra, imprima as figuras dos triângulos para os alunos. Peça que desenhem outros triângulos e calculem os perímetros de todos eles. Em seguida, solicite que anotem a medida do lado e do perímetro de cada um deles e respondam as perguntas da atividade. Logo após, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de resolver a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e peça que as duplas compartilhem o que discutiram.

Propósito: Fazer com que os alunos percebam que a medida do lado do triângulo equilátero e o seu perímetro são grandezas diretamente proporcionais e identifiquem a constante de proporcionalidade.

Discuta com a turma:

  • Como podemos saber se a medida do lado do triângulo equilátero e o seu perímetro são grandezas diretamente proporcionais?
  • Que cálculo devemos fazer para determinar o perímetro de um triângulo equilátero?

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 5 a 8).

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e, usando o software GeoGebra, façam as medidas e construções sugeridas nos slides 9 e 10. Aguarde alguns minutos e solicite que respondam também aos questionamentos do slide 11 e a seguir do slide 12. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de resolver a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e peça que as duplas compartilhem o que discutiram.

Link da atividade no GeoGebra: https://ggbm.at/jpjPHYzp

Após acessar o link, para manipular o arquivo, escolha no Menu lateral direito a opção “Abrir com GeoGebra APP” para utilizar o programa via Internet, ou a opção “Baixar” caso tenha o programa GeoGebra instalado no computador.

Observação: Se não for possível usar o GeoGebra, imprima as figuras dos triângulos para os alunos. Peça que desenhem outros triângulos e calculem os perímetros de todos eles. Em seguida, solicite que anotem a medida do lado e do perímetro de cada um deles e respondam as perguntas da atividade. Logo após, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de resolver a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e peça que as duplas compartilhem o que discutiram.

Propósito: Fazer com que os alunos percebam que a medida do lado do triângulo equilátero e o seu perímetro são grandezas diretamente proporcionais e identifiquem a constante de proporcionalidade.

Discuta com a turma:

  • Como podemos saber se a medida do lado do triângulo equilátero e o seu perímetro são grandezas diretamente proporcionais?
  • Que cálculo devemos fazer para determinar o perímetro de um triângulo equilátero?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 5 a 8).

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e, usando o software GeoGebra, façam as medidas e construções sugeridas nos slides 9 e 10. Aguarde alguns minutos e solicite que respondam também aos questionamentos do slide 11 e a seguir do slide 12. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de resolver a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e peça que as duplas compartilhem o que discutiram.

Link da atividade no GeoGebra: https://ggbm.at/jpjPHYzp

Após acessar o link, para manipular o arquivo, escolha no Menu lateral direito a opção “Abrir com GeoGebra APP” para utilizar o programa via Internet, ou a opção “Baixar” caso tenha o programa GeoGebra instalado no computador.

Observação: Se não for possível usar o GeoGebra, imprima as figuras dos triângulos para os alunos. Peça que desenhem outros triângulos e calculem os perímetros de todos eles. Em seguida, solicite que anotem a medida do lado e do perímetro de cada um deles e respondam as perguntas da atividade. Logo após, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de resolver a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e peça que as duplas compartilhem o que discutiram.

Propósito: Fazer com que os alunos percebam que a medida do lado do triângulo equilátero e o seu perímetro são grandezas diretamente proporcionais e identifiquem a constante de proporcionalidade.

Discuta com a turma:

  • Como podemos saber se a medida do lado do triângulo equilátero e o seu perímetro são grandezas diretamente proporcionais?
  • Que cálculo devemos fazer para determinar o perímetro de um triângulo equilátero?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 5 a 8).

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e, usando o software GeoGebra, façam as medidas e construções sugeridas nos slides 9 e 10. Aguarde alguns minutos e solicite que respondam também aos questionamentos do slide 11 e a seguir do slide 12. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de resolver a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e peça que as duplas compartilhem o que discutiram.

Link da atividade no GeoGebra: https://ggbm.at/jpjPHYzp

Após acessar o link, para manipular o arquivo, escolha no Menu lateral direito a opção “Abrir com GeoGebra APP” para utilizar o programa via Internet, ou a opção “Baixar” caso tenha o programa GeoGebra instalado no computador.

Observação: Se não for possível usar o GeoGebra, imprima as figuras dos triângulos para os alunos. Peça que desenhem outros triângulos e calculem os perímetros de todos eles. Em seguida, solicite que anotem a medida do lado e do perímetro de cada um deles e respondam as perguntas da atividade. Logo após, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de resolver a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e peça que as duplas compartilhem o que discutiram.

Propósito: Fazer com que os alunos percebam que a medida do lado do triângulo equilátero e o seu perímetro são grandezas diretamente proporcionais e identifiquem a constante de proporcionalidade.

Discuta com a turma:

  • Como podemos saber se a medida do lado do triângulo equilátero e o seu perímetro são grandezas diretamente proporcionais?
  • Que cálculo devemos fazer para determinar o perímetro de um triângulo equilátero?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 9 a 11).

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, peça que observem que diferentes estratégias podem ser utilizadas para resolver o problema. A seguir, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão uma forma de verificar se duas grandezas são diretamente proporcionais.

Propósito: Fazer uma síntese das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Observando os valores obtidos calculando a razão entre as medidas dos lados de dois triângulos equiláteros e a razão entre os perímetros desses mesmos triângulos, o que podemos concluir?
  • Sabendo a medida do lado de um triângulo equilátero, como podemos calcular o seu perímetro?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 9 a 11).

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, peça que observem que diferentes estratégias podem ser utilizadas para resolver o problema. A seguir, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão uma forma de verificar se duas grandezas são diretamente proporcionais.

Propósito: Fazer uma síntese das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Observando os valores obtidos calculando a razão entre as medidas dos lados de dois triângulos equiláteros e a razão entre os perímetros desses mesmos triângulos, o que podemos concluir?
  • Sabendo a medida do lado de um triângulo equilátero, como podemos calcular o seu perímetro?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 9 a 11).

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, peça que observem que diferentes estratégias podem ser utilizadas para resolver o problema. A seguir, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão uma forma de verificar se duas grandezas são diretamente proporcionais.

Propósito: Fazer uma síntese das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Observando os valores obtidos calculando a razão entre as medidas dos lados de dois triângulos equiláteros e a razão entre os perímetros desses mesmos triângulos, o que podemos concluir?
  • Sabendo a medida do lado de um triângulo equilátero, como podemos calcular o seu perímetro?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Destaque para os estudantes a igualdade das razões entre os valores das grandezas e o significado da constante de proporcionalidade.

Propósito: Sintetizar as aprendizagens da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule para verificar como os alunos estão resolvendo. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da proporcionalidade direta e da constante de proporcionalidade.

Discuta com a turma:

  • Que cálculo devemos fazer para determinar a quantidade de arame necessária para cercar cada terreno?
  • Como podemos saber se a medida do lado do terreno e a quantidade de arame são grandezas diretamente proporcionais?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

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