Plano de Aula

Plano de aula: Usando letras para representar as proporções inversas

Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Proporcionalidade direta, inversa e a não proporcionalidade

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Franciely Gomes Favero Ferreira

Mentor: Telma Regina França Rosso

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim

Habilidade da BNCC

Identificar a natureza da variação de duas grandezas, diretamente, inversamente proporcionais ou não proporcionais, expressando a relação existente por meio de sentença algébrica e representá-la no plano cartesiano (EF08MA10).

Resolver e elaborar problemas que envolvam grandezas diretamente ou inversamente proporcionais, por meio de estratégias variadas (EF08MA11).

Objetivos específicos

Resolver problemas que envolvam proporcionalidade inversa entre grandezas, utilizando sentença algébrica para expressar a relação entre elas.

Conceito-chave

Variação de grandezas inversamente proporcionais.

Recursos necessários

Quadro, giz ou pincel, projetor de slides ou cópia das atividades.

Conhecimentos que a turma deve dominar

Multiplicação e divisão envolvendo números racionais, ideia de variável representada por uma letra.






Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Resolver problemas que envolvam proporcionalidade inversa entre grandezas, utilizando sentença algébrica para expressar a relação entre elas.