Plano de Aula

Plano de aula: Situações em que não há proporcionalidade

Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Proporcionalidade direta, inversa e a não proporcionalidade

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Franciely Gomes Favero Ferreira

Mentor: Telma Regina França Rosso

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim

Habilidade da BNCC

Identificar a natureza da variação de duas grandezas, diretamente, inversamente proporcionais ou não proporcionais, expressando a relação existente por meio de sentença algébrica e representá-la no plano cartesiano (EF08MA10).

Resolver e elaborar problemas que envolvam grandezas diretamente ou inversamente proporcionais, por meio de estratégias variadas (EF08MA11).

Objetivos específicos

Identificar situações em que a variação das grandezas não é proporcional e resolver problemas em que as grandezas não variam proporcionalmente.

Conceito-chave

Variação de grandezas não proporcionais.

Recursos necessários

Quadro, giz ou pincel, projetor de slides ou cópia das atividades, calculadora (opcional).

Conhecimentos que a turma deve dominar

Multiplicação e divisão envolvendo números racionais.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Identificar situações em que a variação das grandezas não é proporcional e resolver problemas em que as grandezas não variam proporcionalmente.