Plano de Aula

Plano de aula: Diferenciando a proporcionalidade da não proporcionalidade

Plano 10 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Proporcionalidade direta, inversa e a não proporcionalidade

Descrição

Habilidade da BNCC

Identificar a natureza da variação de duas grandezas, diretamente, inversamente proporcionais ou não proporcionais, expressando a relação existente por meio de sentença algébrica e representá-la no plano cartesiano (EF08MA10).

Resolver e elaborar problemas que envolvam grandezas diretamente ou inversamente proporcionais, por meio de estratégias variadas (EF08MA11).

Objetivos específicos

Diferenciar e resolver problemas que envolvam grandezas diretamente proporcionais, inversamente proporcionais e não proporcionais.

Conceito-chave

Variação de grandezas diretamente proporcionais, inversamente proporcionais e não proporcionais.

Recursos necessários

Quadro, giz ou pincel, projetor de slides ou cópia das atividades.

Conhecimentos que a turma deve dominar

Multiplicação e divisão envolvendo números racionais.



Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Franciely Gomes Favero Ferreira

Mentor: Telma Regina França Rosso

Especialista de área: Sandra Amorim

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Diferenciar e resolver problemas que envolvam grandezas diretamente proporcionais, inversamente proporcionais e não proporcionais.