Resumo da Aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
>Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3 e 4).
Orientações: Inicie a aula perguntando aos alunos sobre o que deve ocorrer com os valores de duas grandezas para que elas sejam diretamente proporcionais. Pergunte também o que deve ocorrer com os seus valores para que elas sejam inversamente proporcionais. Ouça as respostas e destaque que para que duas grandezas sejam diretamente proporcionais, aumentando-se o valor de uma delas, o valor da outra deve aumentar proporcionalmente. E para que duas grandezas sejam inversamente proporcionais, aumentando-se o valor de uma delas, o valor da outra deve diminuir proporcionalmente.
Propósito: Possibilitar que os alunos recordem as condições para que duas grandezas sejam diretamente ou inversamente proporcionais.
Discuta com a turma:
- Como podemos saber se duas grandezas são diretamente proporcionais?
- E como podemos saber se duas grandezas são inversamente proporcionais?
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3 e 4).
Orientações: Inicie a aula perguntando aos alunos sobre o que deve ocorrer com os valores de duas grandezas para que elas sejam diretamente proporcionais. Pergunte também o que deve ocorrer com os seus valores para que elas sejam inversamente proporcionais. Ouça as respostas e destaque que para que duas grandezas sejam diretamente proporcionais, aumentando-se o valor de uma delas, o valor da outra deve aumentar proporcionalmente. E para que duas grandezas sejam inversamente proporcionais, aumentando-se o valor de uma delas, o valor da outra deve diminuir proporcionalmente.
Propósito: Possibilitar que os alunos recordem as condições para que duas grandezas sejam diretamente ou inversamente proporcionais.
Discuta com a turma:
- Como podemos saber se duas grandezas são diretamente proporcionais?
- E como podemos saber se duas grandezas são inversamente proporcionais?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5 e 6).
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos reflitam sobre a atividade e respondam aos questionamentos do Slide 5. Aguarde alguns minutos e peça que respondam também aos questionamentos do slide 6. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de resolver a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.
Propósito: Fazer com que os alunos percebam a diferença entre grandezas diretamente proporcionais, inversamente proporcionais e não proporcionais.
Discuta com a turma:
- Como podemos saber se as grandezas envolvidas são diretamente proporcionais, inversamente proporcionais ou não proporcionais?
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5 e 6).
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos reflitam sobre a atividade e respondam aos questionamentos do Slide 5. Aguarde alguns minutos e peça que respondam também aos questionamentos do slide 6. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de resolver a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.
Propósito: Fazer com que os alunos percebam a diferença entre grandezas diretamente proporcionais, inversamente proporcionais e não proporcionais.
Discuta com a turma:
- Como podemos saber se as grandezas envolvidas são diretamente proporcionais, inversamente proporcionais ou não proporcionais?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 7 a 9).
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, peça que observem que diferentes estratégias podem ser utilizadas para resolver o problema. A seguir, passe para esta série de slides, onde os alunos conhecerão uma forma de verificar se duas grandezas são proporcionais.
Propósito: Fazer uma síntese das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- O que deve ocorrer com os valores de duas grandezas para que elas sejam diretamente proporcionais? E para que elas sejam inversamente proporcionais?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 7 a 9).
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, peça que observem que diferentes estratégias podem ser utilizadas para resolver o problema. A seguir, passe para esta série de slides, onde os alunos conhecerão uma forma de verificar se duas grandezas são proporcionais.
Propósito: Fazer uma síntese das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- O que deve ocorrer com os valores de duas grandezas para que elas sejam diretamente proporcionais? E para que elas sejam inversamente proporcionais?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 7 a 9).
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, peça que observem que diferentes estratégias podem ser utilizadas para resolver o problema. A seguir, passe para esta série de slides, onde os alunos conhecerão uma forma de verificar se duas grandezas são proporcionais.
Propósito: Fazer uma síntese das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- O que deve ocorrer com os valores de duas grandezas para que elas sejam diretamente proporcionais? E para que elas sejam inversamente proporcionais?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Destaque com os alunos que as grandezas envolvidas numa situação-problema podem ser diretamente proporcionais, inversamente proporcionais ou não proporcionais.
Propósito: Sintetizar as aprendizagens da aula.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule para verificar como os alunos estão resolvendo. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da diferença entre grandezas proporcionais e não proporcionais.
Discuta com a turma:
- Como podemos saber se as grandezas envolvidas são proporcionais?
Materiais complementares para impressão:
Raio X
Resolução do raio x
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar