Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Proporções na cozinha
Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Proporcionalidade direta, inversa e a não proporcionalidade
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
Autor: Franciely Gomes Favero Ferreira
Mentor: Telma Regina França Rosso
Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim
Habilidade da BNCC
(EF08MA10) - Identificar a natureza da variação de duas grandezas, diretamente, inversamente proporcionais ou não proporcionais, expressando a relação existente por meio de sentença algébrica e representá-la no plano cartesiano.
(EF08MA11) Resolver e elaborar problemas que envolvam grandezas diretamente ou inversamente proporcionais, por meio de estratégias variadas.
Objetivos específicos
Identificar a variação de grandezas diretamente proporcionais e resolver situações-problemas que envolvam proporcionalidade direta usando diferentes estratégias.
Conceito-chave
Variação de grandezas diretamente proporcionais.
Recursos necessários
Quadro, giz ou pincel, projetor de slides ou cópia das atividades.
Conhecimentos que a turma deve dominar
Multiplicação e divisão envolvendo números racionais.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Identificar a variação de grandezas diretamente proporcionais e resolver situações-problemas que envolvam proporcionalidade direta usando diferentes estratégias.
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Resumo da aula
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO