Resumo da aula
Orientações:
Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 3 e 4).
Orientações: Inicie a aula apresentando aos alunos o gráfico que relaciona os comprimentos da maior vareta usada para a estrutura de uma pipa e de sua rabiola. Após a interpretação dos dados apresentados no gráfico, questione se há outras possibilidades de valores para os comprimentos da vareta e da rabiola. Peça que deem exemplos desses valores e registre-os no quadro, organizando-os em uma tabela. Se os alunos tiverem dificuldades de darem exemplos de outros comprimentos da rabiola, questione sobre os valores correspondentes a 36cm (dobro de 18cm) e 15cm (metade de 30cm) de comprimento da vareta, para facilitar os cálculos a partir dos dobros e metades dos valores apresentados.
Propósito: Possibilitar que os alunos percebam que é possível encontrar outros valores para os comprimentos da vareta e da rabiola, a partir dos valores apresentados no gráfico.
Discuta com a turma:
- Escolhendo o comprimento da vareta, como podemos determinar o comprimento da rabiola da pipa?
Retomada
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 3 e 4).
Orientações: Inicie a aula apresentando aos alunos o gráfico que relaciona os comprimentos da maior vareta usada para a estrutura de uma pipa e de sua rabiola. Após a interpretação dos dados apresentados no gráfico, questione se há outras possibilidades de valores para os comprimentos da vareta e da rabiola. Peça que deem exemplos desses valores e registre-os no quadro, organizando-os em uma tabela. Se os alunos tiverem dificuldades de darem exemplos de outros comprimentos da rabiola, questione sobre os valores correspondentes a 36cm (dobro de 18cm) e 15cm (metade de 30cm) de comprimento da vareta, para facilitar os cálculos a partir dos dobros e metades dos valores apresentados.
Propósito: Possibilitar que os alunos percebam que é possível encontrar outros valores para os comprimentos da vareta e da rabiola, a partir dos valores apresentados no gráfico.
Discuta com a turma:
- Escolhendo o comprimento da vareta, como podemos determinar o comprimento da rabiola da pipa?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 5 e 6).
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade, analisem o gráfico e respondam ao questionamento do slide 5. Aguarde alguns minutos e solicite que construam a tabela e respondam ao questionamento do slide 6. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de resolver a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e peça que as duplas compartilhem o que discutiram.
Propósito: Fazer com que os alunos percebam a relação entre as grandezas diretamente proporcionais a partir da sua representação gráfica no plano cartesiano e representem essa relação organizando os dados em uma tabela.
Discuta com a turma:
- Como podemos determinar a quantidade total necessária de tecido para fazer uma camisa, sabendo o seu comprimento?
- Como podemos saber se as grandezas comprimento da camisa e total de tecido são diretamente proporcionais?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 5 e 6).
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade, analisem o gráfico e respondam ao questionamento do slide 5. Aguarde alguns minutos e solicite que construam a tabela e respondam ao questionamento do slide 6. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de resolver a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e peça que as duplas compartilhem o que discutiram.
Propósito: Fazer com que os alunos percebam a relação entre as grandezas diretamente proporcionais a partir da sua representação gráfica no plano cartesiano e representem essa relação organizando os dados em uma tabela.
Discuta com a turma:
- Como podemos determinar a quantidade total necessária de tecido para fazer uma camisa, sabendo o seu comprimento?
- Como podemos saber se as grandezas comprimento da camisa e total de tecido são diretamente proporcionais?
Materiais complementares:
Atividade principal
Resolução da atividade
Guia de intervenção
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 7 a 10).
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, peça que observem que diferentes estratégias podem ser utilizadas para resolver o problema. A seguir, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão uma forma de determinar outros valores para o total de tecido a partir do comprimento escolhido, com base nos valores apresentados no gráfico.
Propósito: Fazer uma síntese das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Escolhendo um comprimento para a camisa, como podemos calcular o total de tecido necessário?
- Há uma constante de proporcionalidade envolvida nessa situação-problema?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 7 a 10).
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, peça que observem que diferentes estratégias podem ser utilizadas para resolver o problema. A seguir, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão uma forma de determinar outros valores para o total de tecido a partir do comprimento escolhido, com base nos valores apresentados no gráfico.
Propósito: Fazer uma síntese das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Escolhendo um comprimento para a camisa, como podemos calcular o total de tecido necessário?
- Há uma constante de proporcionalidade envolvida nessa situação-problema?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 7 a 10).
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, peça que observem que diferentes estratégias podem ser utilizadas para resolver o problema. A seguir, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão uma forma de determinar outros valores para o total de tecido a partir do comprimento escolhido, com base nos valores apresentados no gráfico.
Propósito: Fazer uma síntese das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Escolhendo um comprimento para a camisa, como podemos calcular o total de tecido necessário?
- Há uma constante de proporcionalidade envolvida nessa situação-problema?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 7 a 10).
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, peça que observem que diferentes estratégias podem ser utilizadas para resolver o problema. A seguir, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão uma forma de determinar outros valores para o total de tecido a partir do comprimento escolhido, com base nos valores apresentados no gráfico.
Propósito: Fazer uma síntese das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Escolhendo um comprimento para a camisa, como podemos calcular o total de tecido necessário?
- Há uma constante de proporcionalidade envolvida nessa situação-problema?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Destaque para os alunos que a relação existente entre grandezas diretamente proporcionais pode ser representada em tabelas e gráficos.
Propósito: Sintetizar as aprendizagens da aula.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 12 e 13).
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule para verificar como os alunos estão resolvendo. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da representação gráfica da relação entre grandezas diretamente proporcionais e da organização desses dados em tabelas.
Discuta com a turma:
- Como podemos encontrar a quantidade de fita necessária para outras quantidades de papel, além do valor expresso pelo ponto marcado no gráfico?
- Os comprimentos do papel e da fita são grandezas diretamente proporcionais?
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 12 e 13).
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule para verificar como os alunos estão resolvendo. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da representação gráfica da relação entre grandezas diretamente proporcionais e da organização desses dados em tabelas.
Discuta com a turma:
- Como podemos encontrar a quantidade de fita necessária para outras quantidades de papel, além do valor expresso pelo ponto marcado no gráfico?
- Os comprimentos do papel e da fita são grandezas diretamente proporcionais?
Materiais complementares:
Raio X para impressão
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade complementar